Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

o contrato chegou hoje, e já foi devolvido... mais uma etapa cumprida.

pronto para começar a ver a luz...


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

ligação à rede agendada para dia 30/06 (quarta-feira)... afinal a edp até funciona no que respeita ao cumprimentos dos prazos estipulados!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Volt »

sim, grande parte das vezes funciona bem. aqui com um amigo meu do trabalho, falharam no envio do contrato. o primeiro não chegou (talvez se tenha perdido pelo caminho ou tenha caído na casa errada), mas chegou uma segunda via.

a edp até está a trabalhar... não sei é se precisam de pagar tanto aos seus administradores... mas isso é outra conversa...

vamos a isso amigo duarte.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

original
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por original »

jduarte Escreveu: nas duas últimas fases de inscrição de 2009 (ainda com tarifa de 0,62€) não consegui fazer o registo mesmo recorrendo a algumas empresas instaladoras e até mesmo a um call center.
com a nova modalidade de inscrições de 2010, só consegui o registo na 4.ª fase, tarifa 0,5573€ com pedido de inspecção a partir de 15/05.
viva,
estava convencido que o valor era sempre fixo nos 0.62€, o valor varia consoante o quê ?


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

original Escreveu:
jduarte Escreveu: nas duas últimas fases de inscrição de 2009 (ainda com tarifa de 0,62€) não consegui fazer o registo mesmo recorrendo a algumas empresas instaladoras e até mesmo a um call center.
com a nova modalidade de inscrições de 2010, só consegui o registo na 4.ª fase, tarifa 0,5573€ com pedido de inspecção a partir de 15/05.
viva,
estava convencido que o valor era sempre fixo nos 0.62€, o valor varia consoante o quê ?
o valor por kw produzido é determinado na fase de registo e vai diminuindo em 5% por cada 10 mw instalados. (ver guia da microprodução do site renovaveisnahora)

bem, o dl diz por cada 10mw instalados, mas o srm está a ler "por cada 10mw registados" e como todos sabemos registados não significa instalados.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Valter Silva »

jduarte Escreveu:
original Escreveu:
jduarte Escreveu: nas duas últimas fases de inscrição de 2009 (ainda com tarifa de 0,62€) não consegui fazer o registo mesmo recorrendo a algumas empresas instaladoras e até mesmo a um call center.
com a nova modalidade de inscrições de 2010, só consegui o registo na 4.ª fase, tarifa 0,5573€ com pedido de inspecção a partir de 15/05.
viva,
estava convencido que o valor era sempre fixo nos 0.62€, o valor varia consoante o quê ?
o valor por kw produzido é determinado na fase de registo e vai diminuindo em 5% por cada 10 mw instalados. (ver guia da microprodução do site renovaveisnahora)

bem, o dl diz por cada 10mw instalados, mas o srm está a ler "por cada 10mw registados" e como todos sabemos registados não significa instalados.
não... o srm leu (sim, porque a lei já "acabou" a sua aplicação), 10 mw que pensamos irem ser instalados... o que era feito era uma estimativa das instalações feitas relativas aos registos efectuados.

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

viva valter...

concordo com a leitura da "estimativa"...

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Volt »

é hoje, é hoje?

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

olá...

pois hoje por volta das 11:45 lá "nasceu" mais uma mp.

o sol estava tapado pelos habituais nevoeiros da zona oeste, quem mora por estes lados sabe do que falo e por volta da 13:00 já com os raios de sol atingiram-se os 5kw de produção facilmente, mas depois disso....

das 13:00 às 17:00 o inversor esteve constantemente a desligar por falha do lado ac. quando o inversor não está a injectar a vac está entre 243 e 245, mas assim que o inversor liga e ultrapassa os 2500w ac a tensão ultrapassa os 252v e o inversor volta a desligar mais 180 segundos.

liguei para a linha de apoio à mp da edp e disseram-me que iriam enviar um técnico para verificar se existe alguma fase com tensão mais baixa.

espero que amanhã, receba a prometida visita.

moral da história, hoje ficou-se a produção pelos 8,9kw com pico de 3897w ac e pico de 4126w dc.

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Bubas »

parabéns, e agora é sempre a bombar!


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

bubas Escreveu:parabéns, e agora é sempre a bombar!
parece que a bombar, tem de ser com muita moderação.

hoje recebi a visita da edp e constataram que qual das fases possui tensão superior a 243v, como tal foi prometido um reajuste do transformador do pt que nos serve.

quanto a produções ficou-se pelos 15,96kw e apenas 9:45h ligado. aqui mesmo ao lado a minha visinha com um kaco conseguiu 24,47kw estando o inversor ligado durante 13:45h.

perdi cerca de 4 horas de produção porque entre as 11:30 e as 16:30 o inversor esteve constantemente a desligar (desliga ao 253v ac).

alguém tem uma situação parecida em termos de tensão de rede? quando é que o vosso inversor desliga?

votos de muito sol!


FIRE
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jun 17, 2010 10:56 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por FIRE »

jduarte Escreveu:
bubas Escreveu:parabéns, e agora é sempre a bombar!
parece que a bombar, tem de ser com muita moderação.

hoje recebi a visita da edp e constataram que qual das fases possui tensão superior a 243v, como tal foi prometido um reajuste do transformador do pt que nos serve.

quanto a produções ficou-se pelos 15,96kw e apenas 9:45h ligado. aqui mesmo ao lado a minha visinha com um kaco conseguiu 24,47kw estando o inversor ligado durante 13:45h.

perdi cerca de 4 horas de produção porque entre as 11:30 e as 16:30 o inversor esteve constantemente a desligar (desliga ao 253v ac).

alguém tem uma situação parecida em termos de tensão de rede? quando é que o vosso inversor desliga?

votos de muito sol!
também tenho tensões de rede bastante elevadas, sendo que quando o inversor está a injectar acima de 3000wh a tensão está sempre acima de 255v, e quando está ao máximo (3800wh) chega a atingir os 262v!!!!!!!!!!!
no início pensei que ia ter um problema dos grandes, o que é certo é que durante o dia aguenta-se a bombar para cima de 3300wh com a tensão sempre próxima dos 260v. com 1 mês e uns dias de vida nunca dei conta que se tivesse desligado!!!
os kaco são um espetáculo, e ainda por cima contam menos que o contador da edp.
kaco the best!!!!!!


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

também tenho tensões de rede bastante elevadas, sendo que quando o inversor está a injectar acima de 3000wh a tensão está sempre acima de 255v, e quando está ao máximo (3800wh) chega a atingir os 262v!!!!!!!!!!!
no início pensei que ia ter um problema dos grandes, o que é certo é que durante o dia aguenta-se a bombar para cima de 3300wh com a tensão sempre próxima dos 260v. com 1 mês e uns dias de vida nunca dei conta que se tivesse desligado!!!
os kaco são um espetáculo, e ainda por cima contam menos que o contador da edp.
kaco the best!!!!!![/quote]

o xantrex 3.8gt es também permite ir até as 264v, embora venha de fábrica parametrizado para 230v+10% que dá os 253v.
e com tensões de 262v os electrodomésticos em casa não fritam? aqui o meu frigorifico começa a fazer "barulinhos estranhos" acima dos 250v.


FIRE
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jun 17, 2010 10:56 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por FIRE »

jduarte Escreveu:também tenho tensões de rede bastante elevadas, sendo que quando o inversor está a injectar acima de 3000wh a tensão está sempre acima de 255v, e quando está ao máximo (3800wh) chega a atingir os 262v!!!!!!!!!!!
no início pensei que ia ter um problema dos grandes, o que é certo é que durante o dia aguenta-se a bombar para cima de 3300wh com a tensão sempre próxima dos 260v. com 1 mês e uns dias de vida nunca dei conta que se tivesse desligado!!!
os kaco são um espetáculo, e ainda por cima contam menos que o contador da edp.
kaco the best!!!!!!
o xantrex 3.8gt es também permite ir até as 264v, embora venha de fábrica parametrizado para 230v+10% que dá os 253v.
e com tensões de 262v os electrodomésticos em casa não fritam? aqui o meu frigorifico começa a fazer "barulinhos estranhos" acima dos 250v.[/quote]


a unica coisa que frita lá em casa é a fritadeira
o manual do kaco diz que a desconexão de segurança é após 10 min se vac>253v ou 0,2s se vac>264, mas isso não acontece, será que o inversor não mede bem a tensão na rede???


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

a unica coisa que frita lá em casa é a fritadeira
o manual do kaco diz que a desconexão de segurança é após 10 min se vac>253v ou 0,2s se vac>264, mas isso não acontece, será que o inversor não mede bem a tensão na rede???

tanto mede o inversor como mede o multimetro fluke dentro de casa.

por exemplo a ups do pc várias vezes tem de rectificar para baixo!


FIRE
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jun 17, 2010 10:56 pm

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por FIRE »

jduarte Escreveu:a unica coisa que frita lá em casa é a fritadeira
o manual do kaco diz que a desconexão de segurança é após 10 min se vac>253v ou 0,2s se vac>264, mas isso não acontece, será que o inversor não mede bem a tensão na rede???

tanto mede o inversor como mede o multimetro fluke dentro de casa.

por exemplo a ups do pc várias vezes tem de rectificar para baixo!



estava a referi-me ao meu inversor, será que não está a medir correctamente a tensão???


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

o manual do kaco fala realmente nos 264 como limite... mas se tensões tão elevadas não estão a danificar os equipamentos electrónicos dentro de casa óptimo. deixe lá o kaco transpirar e produzir à grande...
eu também tinha preferido o kaco 3600 mas as indisponibilidades de equipamento furaram os planos.


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

hoje o inversor só desligou uma vez... não que a edp já tivesse baixado a tensão das linhas, continua nos 245v sem mp ligada, mas o s. pedro (acho que é o homem da meteorologia lá em cima) decidiu oferecer um dia sem sol até às 15:30, mesmo assim quando o sol lá conseguiu ultrapassar a neblina, lá vem um pico de 3890w e a tensão de 253v... inversor mais uma vez em baixo. para o histórico ficam os 12,5kw produzidos.

como diz o meu compadre joão, o oeste é tão bom que até o inverno cá vem passar o verão.


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por JDuarte »

hoje o s. pedro foi simpático e deu-me algumas horas de sol para testar o desempenho do inversor depois de ter sido reconfigurado.

por volta das 10:30 lá desapareceram as nuvens, apareceram cerca de meia hora durante o almoço e voltaram por volta das 17h.

como estava por casa aproveitei para fazer log dos dados dos quais deixo o gráfico ac/dc e um printscreen da aplicação da leitura de dados.
Graf_AC_DC.png
Graf_AC_DC.png (63.43 KiB) Visto 5137 vezes
para a estatística ficam 27,75kw de produção com pico de 3931w no inversor (no contador a ponta máxima ficou-se pelos 3,87kw às 13:45), o que para um inversor de 3,3kw nominal e 3,8kw máximo não está nada mal.
Print Screen do SGT - View
Print Screen do SGT - View
PrtScr_Xantrex.jpg (50.76 KiB) Visto 5142 vezes
uma outra consideração relevante é o desempenho dos thinfilm "chineses", tenho 4125w instalados (75x55w), mas como podem ver no printscreen na hora de maior calor (max. 28º) eles estiveram sempre entre os 4080 e os 4135. das duas uma ou temos muito mais radiação que os 1000w/m2 do stc ou os valores nominais dos painéis ainda não estão estabilizados.

votos de muito sol

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução 3,45KW - Thin Film Caldas da Rainha

Mensagem por Volt »

muito bom.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Projectos”