Página 1 de 1

Transformação de tensão para baterias!

Enviado: terça jun 01, 2010 9:25 pm
por Amnésia
olá pessoal, boa tarde

tenho uma pergunta!

existe a possibilidade de se gerar 3v em um aerogerador e transformar em 12v, ou em um dia de muito vento, gerar 30v e transformar em 12v para se carregar uma bateria sem perigo de prejudicar a bateria?

pois se assim for possível, não é melhor que tentar gerar de cara sempre 12v, gastando mais com ímãs, bobinas e correndo o risco de prejudicar a vida útil das baterias?

obrigado!

Re: Transformação de tensão para baterias!

Enviado: terça jun 01, 2010 11:56 pm
por mnunespt
acho que precisas de um regulador de tensão.

Re: Transformação de tensão para baterias!

Enviado: quarta jun 02, 2010 10:21 pm
por Amnésia
pelo que andei lendo, é isso mesmo mas não sei bem como ele funciona, se faz exatamente como eu pensei, se a tensão estiver baixa ele eleva e se estiver alta ele baixa. se for assim não precisa bater tanto a cabeça com um aerogerador.

Re: Transformação de tensão para baterias!

Enviado: quarta jun 02, 2010 10:27 pm
por mnunespt
penso que só estabiliza. não eleva a tensão quando ela está baixa de mais.
mas haverá quem te saiba explicar melhor do que eu. sou um nabo em electrónica.

Re: Transformação de tensão para baterias!

Enviado: quinta jun 03, 2010 4:00 pm
por Njay
acho que o josenir tem um tópico com um circuito desses, desenhado mesmo para eólicas.

Re: Transformação de tensão para baterias!

Enviado: sábado jun 05, 2010 12:14 pm
por Amnésia
pois é njay, eu até já vi esse tópico, mas meu conhecimento em eletrônica não dá nem pra montar um led a uma bobina.

obrigado pelos esclarecimentos!

Re: Transformação de tensão para baterias!

Enviado: sábado jun 05, 2010 3:57 pm
por Njay
nesse caso... ou investes tempo a aprender, ou compras já feito!

Re: Transformação de tensão para baterias!

Enviado: segunda jun 07, 2010 4:43 pm
por Amnésia
bom dia njay

bem que eu gostaria mesmo de aprender, mas em minha região não há cursos deste tipo, e não encontro material voltado para leigos.

você teria algum material voltado todo para leigos ou pelo menos o que se deve saber primeiro para começar?!

se tiver, algo em português ou algum link, seria bem interessante, pois tenho certeza que muitos aqui no forum compartilham do mesmo conhecimento que eu... rsrsrsr

obrigado pela força!

Re: Transformação de tensão para baterias!

Enviado: terça jun 08, 2010 12:06 am
por Njay
não tenho nenhuma referência para o que pretendes. mas posso sugerir um projecto muito giro que pode bem servir para te dar um "arranque" nestas lides e ao mesmo tempo adquirires alguma experiência com vista ao teu "projecto maior". dá uma boa olhadela nestes 2 tópicos:

impressora a led´s....
motor de impressora!