Vaso de Expansão em TS, não é suposto evitar descargas?
-
jcaiado
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm
Vaso de Expansão em TS, não é suposto evitar descargas?
olá a todos,
como sabem instalei um ts de 200l da norquente, podem ver o topico aqui http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 47&t=12816 e como por vezes passo a semana inteira fora de casa, saio na segunda de manha e só regeresso à 6ª feira, pedi para instalarem um vaso de expansão por causa do excesso de produção de agua quente (o instalador lá meteu um de 18l), acontece desde o inicio de junho já tive 2 semanas (a ultima na semana passada, onde esteve aquele calor de matar!) onde verifiquei que existiu um cosumo de cerca de 60l. ora como não tenho fugas e não existe consumo, a agua teve que sair pelo termossifão! pensava que o vaso de expansão serviria par evitar estas descargas. a vavula de segurança acho que deve ser só de pressão e não de temperatura, isto quer dizer que chego a ter pressões na casa dos 7 bar (tenho que confirmar com a norquente se é esta a pressão de "disparo") o que não deve fazer nada bem à instalação... acham que devo meter valvulas de retenção? será que este funcionamento pode ser considerado normal? como consigo verificar se o vaso está a cumprir a missão dele? sei que a agua da rede tem 3bar e o vaso foi instalado com 1,5bar! será este o valor correcto?
gostava das vossas opiniões antes de perguntar ao instalador/fabricante
cpts,
jorge caiado
como sabem instalei um ts de 200l da norquente, podem ver o topico aqui http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 47&t=12816 e como por vezes passo a semana inteira fora de casa, saio na segunda de manha e só regeresso à 6ª feira, pedi para instalarem um vaso de expansão por causa do excesso de produção de agua quente (o instalador lá meteu um de 18l), acontece desde o inicio de junho já tive 2 semanas (a ultima na semana passada, onde esteve aquele calor de matar!) onde verifiquei que existiu um cosumo de cerca de 60l. ora como não tenho fugas e não existe consumo, a agua teve que sair pelo termossifão! pensava que o vaso de expansão serviria par evitar estas descargas. a vavula de segurança acho que deve ser só de pressão e não de temperatura, isto quer dizer que chego a ter pressões na casa dos 7 bar (tenho que confirmar com a norquente se é esta a pressão de "disparo") o que não deve fazer nada bem à instalação... acham que devo meter valvulas de retenção? será que este funcionamento pode ser considerado normal? como consigo verificar se o vaso está a cumprir a missão dele? sei que a agua da rede tem 3bar e o vaso foi instalado com 1,5bar! será este o valor correcto?
gostava das vossas opiniões antes de perguntar ao instalador/fabricante
cpts,
jorge caiado
-
jcaiado

Re: Vaso de Expansão em TS, não é suposto evitar descargas?
não possuo valvula redutora. a pressão normal da rede é 3bar. quanto a valvulas de retenção, tambem não sei onde será melhor colocalas, mas acho que deveria a ser de forma a evitar a passagem do aumento de pressão para a rede de distribuição da casa a não ser que a valvula misturadora termostatica cumpra essa função...lbvp Escreveu:válvula redutora de pressão na água fria tem?
se sim regulada para quanto?
3 bar?
válvula de retenção cuidado onde pensa colocar? algum problema e a garantia agarra-se...
jc
-
jcaiado

tá visto que os "experts" na matéria estão de ferias a apanhar sol tal como os nossos paineis
jc
jc
-
Ferra
- Membro Gold

- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
não sou expert mas... "sim, é suposto evitar descargas".
no entanto tem de se assegurar que é mesmo do ts. pode ser de um autoclismo que se abre devido a uma pequena fuga. já tive um assim e andei anos até entrar em casa e ele estava a fazer a descarga. (a fuga era apenas um pingo mas quando permanecia mt tempo sem abrir o autoclismo, tipo um fim de semana, ele ia acumulando o excesso e acabava por abrir.
pode também ser do vaso de expansão estar ligado no ponto errado, ou a câmara que tem no interior estar furada ou com pouco ar. eventualmente pode não estar dimensionado para a instalação. o resultado era o mesmo. válvula de retenção não resolve nada, mas uma valvula de redução pode resolver pois, nada assegura que a pressão da rede não é superior aos 3 bars em horas que não costuma verificar (tipo 4 ou 5 da manhã).
no entanto tem de se assegurar que é mesmo do ts. pode ser de um autoclismo que se abre devido a uma pequena fuga. já tive um assim e andei anos até entrar em casa e ele estava a fazer a descarga. (a fuga era apenas um pingo mas quando permanecia mt tempo sem abrir o autoclismo, tipo um fim de semana, ele ia acumulando o excesso e acabava por abrir.
pode também ser do vaso de expansão estar ligado no ponto errado, ou a câmara que tem no interior estar furada ou com pouco ar. eventualmente pode não estar dimensionado para a instalação. o resultado era o mesmo. válvula de retenção não resolve nada, mas uma valvula de redução pode resolver pois, nada assegura que a pressão da rede não é superior aos 3 bars em horas que não costuma verificar (tipo 4 ou 5 da manhã).
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 
-
Kad
- Membro Dedicado

- Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
boas,
experts ao sol... hehehe... nada disso, tá muito calor pra tar ao sol, numa esplanada a beber um copo isso sim hehehe
a ver se consigo ajudar,
a ideia do vaso de expansão é "absorver", neste caso a água, caso existam oscilações ou "expansão" do liquido, agora, existe uma coisa que deve ter em conta, não devemos esquecer que a valvula de segurança está lá por alguma coisa, voce por acaso sabe a que temperatura ou a que pressão "abre" a valvula ?
a maioria das valvulas abre a partir dos 6 ou 7 bars de pressão e 99º temperatura, e agora diga-me uma coisa, considerando que esteve uma semana fora semana acha mesmo que não atingiu essa temperatura?
é normal ter aberto, isto é o que eu acho.
cumps.
experts ao sol... hehehe... nada disso, tá muito calor pra tar ao sol, numa esplanada a beber um copo isso sim hehehe
a ver se consigo ajudar,
a ideia do vaso de expansão é "absorver", neste caso a água, caso existam oscilações ou "expansão" do liquido, agora, existe uma coisa que deve ter em conta, não devemos esquecer que a valvula de segurança está lá por alguma coisa, voce por acaso sabe a que temperatura ou a que pressão "abre" a valvula ?
a maioria das valvulas abre a partir dos 6 ou 7 bars de pressão e 99º temperatura, e agora diga-me uma coisa, considerando que esteve uma semana fora semana acha mesmo que não atingiu essa temperatura?
cumps.
-
jcaiado

ferra Escreveu:não sou expert mas... "sim, é suposto evitar descargas".
viva,
fuga não deve ser, porque senão a situação repetia-se continuamente, e desde que instalei o ts em maio deste ano, só detectei consumo em duas semanas, acho que faz sentido que seja descarga do ts! agora se existe razão para isso não é que eu gostaria de saber, e se o comportamento pode ser considerado normal ou não, dado que não existe consumo durante 5 dias! o vaso acho que está bem ligado, agora se está bom ou com a pressão correcta aí já não consigo dizer nada.... quando falo em valvulas de retenção era na alimentação da agua fria e antes da entrada da agua quente da termoestatica, desta forma garantia que o excesso de pressão não seja "injectado" na distruição da casa, até porque as descargas não são nada de especial e até ajudam a proteger o equipamento.
cpts,
jc
-
jcaiado

em relação à valvula, já coloquei a questão ao fornecedor por mail (estou à espera de resposta, o melhor é falar com um tecnico deles), mas tenho a ideia que deve disparar aos 6 bars, mas não sei se dispara por temperatura, terei que confiirmar com o fornecedor. quanto a ter atingido os 99º é bem possivel, pois a avaliar pelo consumo que faço na sexta ao fim do dia e no sabado de manha a agua está acima dos 70º (o termometro que instalei para desenrascar só vai até aos 70), e a avaliar pela velocidade com que o painel recupera a temperatura qunado esta baixa dos 70 e consigo ver a evolução no termometro. a duvida é se a valvula tambem dispara por temperatura ou se só dispara por pressão! se disparar por temperatura então provavelmente deve estar a funcionar normalmente. se só disparar por pressão então se calhar a coisa já muda de figura! tenho que questionar a norquente.kad Escreveu:boas,
a ver se consigo ajudar,
cumps.
cpts,
jc
-
Valter Silva
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
a questão da válvula disparar por tempertura ou pressão é uma falsa questão....jcaiado Escreveu:em relação à valvula, já coloquei a questão ao fornecedor por mail (estou à espera de resposta, o melhor é falar com um tecnico deles), mas tenho a ideia que deve disparar aos 6 bars, mas não sei se dispara por temperatura, terei que confiirmar com o fornecedor. quanto a ter atingido os 99º é bem possivel, pois a avaliar pelo consumo que faço na sexta ao fim do dia e no sabado de manha a agua está acima dos 70º (o termometro que instalei para desenrascar só vai até aos 70), e a avaliar pela velocidade com que o painel recupera a temperatura qunado esta baixa dos 70 e consigo ver a evolução no termometro. a duvida é se a valvula tambem dispara por temperatura ou se só dispara por pressão! se disparar por temperatura então provavelmente deve estar a funcionar normalmente. se só disparar por pressão então se calhar a coisa já muda de figura! tenho que questionar a norquente.kad Escreveu:boas,
a ver se consigo ajudar,
cumps.
cpts,
jc
isto porque, a água dilata com o aumento de temperatura, logo a pressão dentro do depósito aumenta!!..... ou seja, a válcula abre por pressão que é causada pela tempertura!
no caso particular eu compraria um estoro eléctrico e instalava nos painéis....descia-os antes de ir embora e metia um relogio para os abrir 1 dia antes de voltar...... assim estaria resolvido o problema!
abraços
-
badyto
- Membro

- Registado: sexta nov 02, 2007 5:28 pm
segue o link em baixo e tens informação sobre a válvula e a como deve a mesma ser instalada com um balão.
http://www.caleffi.pt/caleffi/pt_pt/sit ... /index.sdo
http://www.caleffi.pt/caleffi/pt_pt/sit ... /index.sdo
-
Chainho
- Membro

- Registado: quinta jul 22, 2010 4:11 pm
o vaso de expansão deveria ter, em vazio, uma pressão próxima da da rede.
o que se pode estar a passar é que com uma pressão de metade da da rede, o vaso ficou quase cheio e tem pouquíssima capacidade de encaixe.
ou seja, não está a fazer nada na instalação.
experimente tirar a pressão ao sistema (cortar o abastecimento e abrir uma torneira de água quente) e colocar o vaso de expansão a uns 2.5 bar (com uma bomba de encher bicicletas se tiver músculos para tal ou com um compressor se for como eu)
outra situação pode ser que o vaso esteja a montante de uma válvula de retenção e, novamente, não está lá a fazer nada.
o que se pode estar a passar é que com uma pressão de metade da da rede, o vaso ficou quase cheio e tem pouquíssima capacidade de encaixe.
ou seja, não está a fazer nada na instalação.
experimente tirar a pressão ao sistema (cortar o abastecimento e abrir uma torneira de água quente) e colocar o vaso de expansão a uns 2.5 bar (com uma bomba de encher bicicletas se tiver músculos para tal ou com um compressor se for como eu)
outra situação pode ser que o vaso esteja a montante de uma válvula de retenção e, novamente, não está lá a fazer nada.
-
jcaiado

lbvp Escreveu:bem dito chainho, mas se permite:
primeiro colocava um manometro numa torneira e media a pressão da rede.
o local mais facil é na mangueira do choveiro é so tirar o microfone.
depois de saber a pressão da rede, enche-se o vaso um pouco acima da mesma.
exemplo: rede com 3 bar de pressão o vaso deve ser cheio com 3,5bar para que só entre em serviço quando necessário.
é por aí que vou começar!
1 - medir pressão da rede
2 - colocar vavula reguladora de pressão logo depois do contador para que os circuitos de agua quente e fria fiquem com a mesma pressão
3 - afinar a pressão do vaso de expansão para a pressão definida na valvula reguladora
a instalação do vaso está correcta (tirando a parte da pressão), logo com as medidas que mencionei, devo resolver este pequeno problema....
obrigado a todos,
jorge caiado
-
jcaiado

viva,
na senama passada (a semana do estorreiro e sol sempre a queimar....) entre terça de manha e sexta ao fim do dia sem haver qualquer tipo de consumo, o ts descarregou 50l, por isso acho que o vaso deve estar a fazer alguma coisa, não deve é estar afinado 100% para a pressão da rede! ainda sem medir a pressão da rede, liguei para a empresa das aguas lá da zona e pedi para fazerem uma leitura da pressão em hora de ponta na minha zona. o resultado foi 2,5kilos (1k acho que equivale bar), logo o vaso como ficou com 1,5bar, deve levar mais um bocadinho de pressão correcto?
jc
na senama passada (a semana do estorreiro e sol sempre a queimar....) entre terça de manha e sexta ao fim do dia sem haver qualquer tipo de consumo, o ts descarregou 50l, por isso acho que o vaso deve estar a fazer alguma coisa, não deve é estar afinado 100% para a pressão da rede! ainda sem medir a pressão da rede, liguei para a empresa das aguas lá da zona e pedi para fazerem uma leitura da pressão em hora de ponta na minha zona. o resultado foi 2,5kilos (1k acho que equivale bar), logo o vaso como ficou com 1,5bar, deve levar mais um bocadinho de pressão correcto?
jc
-
jcaiado

caro chainho, pela foto parece-me que está no local correcto, ou seja na alimentação da agua fria, depois do grupo de segurança e antes da entrada da fria no ts! não é assim que deve estar? desta forma presumo que não esteja sobre influencia da valvula de retenção do grupo de segurança....chainho Escreveu:outra situação pode ser que o vaso esteja a montante de uma válvula de retenção e, novamente, não está lá a fazer nada.

jc
-
jcaiado

viva,
já consegui identificar o problema! como diz a musica, afinal havia outra, outra fuga... eu a culpar o ts e a fuga afinal era num autoclismo provavelmente já era anterior à instalão do ts, só que como comecei a fazer monitorização do consumo da agua aquando da instalação do ts, fiz a associação errada o ts lá continua a funcionar na perfeição ainda não tive foi tempo para ver se consigo reparar o autoclismo (é dos embutidos na parede ), para já vai trabalhando a torneira de segurança...
jc
já consegui identificar o problema! como diz a musica, afinal havia outra, outra fuga... eu a culpar o ts e a fuga afinal era num autoclismo provavelmente já era anterior à instalão do ts, só que como comecei a fazer monitorização do consumo da agua aquando da instalação do ts, fiz a associação errada o ts lá continua a funcionar na perfeição ainda não tive foi tempo para ver se consigo reparar o autoclismo (é dos embutidos na parede ), para já vai trabalhando a torneira de segurança...
jc