Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Mumia »

Bem... sem qq duvida muitos parabens!! 1º pelo partilhar de tudo... e 2º pelo brutal projecto..

Fico por cá à espera de mais novidades e mais videos e fotos :D
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por uggabugga »

A recompensa pelo trabalho que se vai desenvolvendo sente-se diariamente à medida que cada peça ou elemento é melhorado ou recuperado, mas sem dúvida que este é o momento mais gratificante e em que mais se nota a compensação pelas muitas horas investidas.

Parabéns pelo fantástico trabalho e pelo resultado que, embora ainda não seja final, é a conclusão da etapa mais importante.

Um abraço


ri6as
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta nov 02, 2007 8:02 am

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por ri6as »

Andava eu à procura de informação sobre a conversão de uma mota, quando deparei com o teu tópico... digo-te que li as 14 paginas de uma virada - agradeço-te toda a informação e disponibilidade para ajudar quem como eu tem estas "ideias doidas".

Depois de converter a minha bicicleta com um Hub motor 36V 500W, a mota é a evolução natural....

obrigado e continua assim...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Mumia Escreveu:Bem... sem qq duvida muitos parabens!! 1º pelo partilhar de tudo... e 2º pelo brutal projecto..

Fico por cá à espera de mais novidades e mais videos e fotos :D
Vamos tentando sempre actualizar o projecto com o máximo de informação possível.
Tens razão quanto às fotos e vídeos; “dizem mais que mil palavras”
uggabugga Escreveu:A recompensa pelo trabalho que se vai desenvolvendo sente-se diariamente à medida que cada peça ou elemento é melhorado ou recuperado, mas sem dúvida que este é o momento mais gratificante e em que mais se nota a compensação pelas muitas horas investidas.

Parabéns pelo fantástico trabalho e pelo resultado que, embora ainda não seja final, é a conclusão da etapa mais importante.

Um abraço
Uggabugga,

É precisamente como dizes, o resultado final é o somatório de várias fases em que esta, é como que a “etapa rainha” do projecto. :D
Agora que a máquina já “mexe” só temos é de aproveitar a boa onda e continuar a pedalar forte.

Abraço e obrigado pelas tuas palavras.
ri6as Escreveu:Andava eu à procura de informação sobre a conversão de uma mota, quando deparei com o teu tópico... digo-te que li as 14 paginas de uma virada - agradeço-te toda a informação e disponibilidade para ajudar quem como eu tem estas "ideias doidas".

Depois de converter a minha bicicleta com um Hub motor 36V 500W, a mota é a evolução natural....

obrigado e continua assim...

Caro amigo,

Caramba, ler as 14 páginas duma assentada, é dose, :o mas se o fizeste foi porque encontras-te matéria que te interessou.
Podemos afirmar que com excepção de alguns detalhes de execução, que embora fossem descritos em pormenor, não chegámos a mostrar (pinturas de diversas peças por exemplo), quase tudo o que fizemos até agora, está no tópico.

Se der para aproveitar alguma coisa para o projecto que pretendes iniciar em breve, já valeu a pena teres dedicado o teu tempo, a veres tudo de “enfiada”. ;)

Qualquer dúvida dispõe.


Aproveitamos entretanto para uma actualização do tópico, com um assunto que vem a calhar certinho nesta época natalícia.
Já algumas semanas atrás recebemos o conversor DC –DC que o Pai Natal quis oferecer à Suzuki. :)
Trata-se de um equipamento escolhido criteriosamente devido à forma como delineámos todos os circuitos eléctricos; o existente o de potência e o de comando.

A Suzuki vai continuar a ter uma bateria de 12V (10Amp), para alimentar todos os circuitos eléctricos originais + o circuito de comando principal, e para que esse acumulador (de chumbo :shock: por enquanto) se mantenha sempre bem carregado, era necessário um conversor com saída mínima a 13,5V.

Por isso optámos por este “rapaz”,

Imagem

Tem as seguintes características;

Dimensões: 200mm (L) * 140mm (W) * 72mm (H)
Potencia : 300W
Tensão de entrada: DC 72V
Tensão de saída: DC 13.5V
faixa de tensão de operação: 56V-97V
Corrente de saída: 25A
Temperatura de operação: -10C - +40 C
Anti choque, à prova de água (dizem os chineses?), isolado entre a entrada e a saída. etc.

Terminamos com votos de Bom Natal para todos, e que no próximo ano a Suzuki possa finalmente “sair à rua“, toda verdinha a consumir apenas electrões.

(parece que agora, para além das baterias também a energia eléctrica das nossas casa vai começar a ”falar chinês". Estranho!!!!!!.Chamam a isto Globalização, mas a mim parece-me que a palavra é outra, embora também acabe em .......ão) :shock:
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

pedm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta jun 20, 2008 1:41 pm
Localização: Cascais

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por pedm »

Parabéns pelo projecto carlos!

Já está quase na meta final!
Boa Sorte!
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

pedm Escreveu:Parabéns pelo projecto carlos!

Já está quase na meta final!
Boa Sorte!

Iniciamos aqui o 1º post de 2012, com uma saudação especial ao Pedm a quem devolvemos o cumprimento e desejamos o maior êxito no seu projecto.
O Clio II está em bom ritmo, e o processo de conversão, que só recentemente tive oportunidade de ver em pormenor, está num nível muito elevado, os nossos parabéns. 8-)

Vamos estar atentos e acompanhar o teu projecto com todo o interesse. Ao preço a que as marcas nos querem “impingir” os veículos eléctricos disponíveis no mercado :shock: , quem sabe se o nosso próximo “passatempo” não será um 4 rodas. :lol:

Bem, ideias já temos mas antes, temos que concluir a Suzuki EV, e assim ganhar mais “endurance” para outros voos. ;)

Hoje vamos actualizar o projecto com algumas fotos dos últimos trabalhos em curso.
O mais importante é não perdermos a motivação (apesar do frio que faz na garagem), e avançarmos definitivamente para o epilogo desta “never ending story”.

Se bem se lembram, faltavam as caixas para arrumar e proteger condignamente as baterias.
São feitas em chapa de em aluminio quinado, com 1 e 2 mm.
chegaram assim às nossa mãos;

Imagem

Depois, foram forradas no interior, com alcatifa sintética de 2mm. As células ficam bem apertadas e evitam-se ruídos em andamento.
o estofador de serviço :) pôs-se em campo com a prata da casa, e já estão praticamente finalizadas para montar;
Imagem

Imagem

Imagem

Terminamos dando nota de mais uma aquisição recente. O objectivo é definir a forma de interligar l todas as boxes de células, garantindo a melhor conexão possível.

Trata-se do conector Anderson SB 175, que é usado em muitos projectos de conversão e por algumas marcas de motos eléctricas.
Tem contactos com banho de prata, para um óptima condutibilidade sem "espinhas" no caminho ;) .

Fica aqui a foto para o album;
Imagem

Voltaremos em breve com mais novidades.

Abraço e bom ano para todos.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por serges »

Obrigado pelo FeedBack, qualquer coisa vai dizendo!

Mega abraço!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Barrocas »

Adorei ver a GSXR a rolar :D

A colocação das baterias deitadas é que nao me agrada particularmente, tenho opinião que essas baterias devem funcionar na vertical, mas se tomarem precauções para evitar sobrecargas e a possivel "ventilação" de qualquer um dos elementos... talvez.

Continuação de excelente projecto ;)


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por tavares »

Barrocas Escreveu:A colocação das baterias deitadas é que nao me agrada particularmente, tenho opinião que essas baterias devem funcionar na vertical
Também tenho essa opinião , e já li algures que elas teem um angulo máximo de inclinação , ao que parece deve-se a um electrólito que teem no interior e que em contacto com os bornes pode-os corroer, o que tenho um bocado de dúvida.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Meus caros Amigos,

Agradecemos todo o vosso cuidado relativamente à posição das células, mas, se bem me recordo essa foi uma questão já antes levantada pelo Tavares aqui:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=32&t=14094
Na altura o Njay fez algumas considerações sobre as causas do derrame nas TS, agora numa nova versão e rebatizadas WB, que basicamente se deve ao aumento de pressão. A posição nada tem a ver com o derrame do electrólito.
Também colocou este link http://visforvoltage.org/forum/9972-thu ... rientation com bastante informação sobre esse tema.

Depois, e como todos vocês também já certamente viram, existem N projectos de conversão em que as células estão “muito longe”da posição vertical, ao alto.

Um dos grandes “senhores” nestas andanças das conversões, americano que muito prezo e sigo com todo o interesse, Jack Rickard da EVTV, já as colocou deitadas na horizontal, num dos seus modelos replica, penso que num porche speedester e nada de trágico aconteceu. Aqueles que conhecem as suas ideias, conhecimento e investigação sobre o assunto, também sabem que o único equipamento que não tem lugar nos seus trabalhos é o tão badalado BMS, de resto é respeitar a margem de segurança, na carga e descarga e fazer Kms e mais Kms.

O grande problema está no aquecimento, que se traduz num aumento de pressão para além dos limites aceites, e dá-se o tal fenómeno de derrame do electrólito,

Aqui no fórum, existem alguns DB`s em que mesmo estando as células na posição vertical ao alto, as células “rebentaram” e o electrólito até vaporizou.

Mas isto, é a nossa opinião, e como já alguém disse, a nossa intenção depois de tanto trabalho, é conservar a GSX –R EV por muitos e bons anos.

Abraço.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Cabos e Terminais

Alguns dos cabos que fizemos para o 1 passeio da Suzuki na garagem, eram provisórios, e apenas estavam unidos aos terminais por aperto com alicate de pressão.

Chegou o momento de começarmos a fazer todas as ligações definitivas, à medida que vamos acabando as caixas das células (tarefa que nos está a dar muita luta, mas que está perto do fim…..finalmente). 8-)

Existem duas formas de ligar permanentemente cabos e terminais de grande secção. Por cravamento com alicate apropriado, ou por soldadura. Também se pode usar as duas, uma após a outra.
Decidimos pela 2ª opção e adquirimos terminais em cobre próprios para soldar. O processo requer uma boa fonte de calor, solda e fluxo (decapante químico para limpar e promover uma boa ligação entre as duas partes)
Para este tipo de terminais (com 25mm² de secção), usámos um pequeno maçarico, fio de uma liga de estanho e chumbo 50/50, já com fluxo resinoso.

Em resumo, e para quem quiser fazer os seu próprios cabos, fica aqui um síntese de todo o processo.

1. Confirmar que as superfícies a soldar estão limpas, sem ferrugem gordura etc.
2. Ligar o maçarico e aquecer bem o terminal. Estanhar ligeiramente as paredes interiores do terminal.
3. Inserir o cabo sem esquecer que tem de estar limpo (passar uma lixa fina ajuda bastante), e aquecer as duas superfícies em simultâneo. deixar uma folga de segurança até ao isolamento, para não queimar.
4. Aquecer novamente de baixo para cima, e quando a superfície estiver quente qb a solda funde-se imediatamente e flui para o interior oco do terminal. A solda tem de aderir bem às duas superfícies (terminal e cabo) para uma união perfeita.
5. Parar quando a união estiver completamente preenchida e coberta.
6. Aplicar manga termoretratil (com sopro de ar quente), para um acabamento “profissional”, e de acordo com as normas de segurança. ;)

para quem tiver interesse fizemos um vídeo que complementa esta nossa actividade em final de Domingo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1R9kUxh5 ... ature=plcp[/youtube]

Fiquem bem e até à próxima.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Bluesky »

Gostei desse maçarico, que marca é e como funciona?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


murias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo out 08, 2006 4:34 am

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por murias »

Pelo que me deu a perceber o maçarico é da marca dremel, há disponivel no aki se não me engano.

Edit: fiz uma pequena pesquina no site da dremel e é o dremel versatip, aqui tens o site do produto:

http://www.dremeleurope.com/dremelocs-p ... p%E2%84%A2

e aqui podes encontrar o agente autorizado mais proximo de ti:

http://www.dremeleurope.com/dremel/deal ... country=PT

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Murias, é precisamente esse o equipamento que usámos. É uma ferramenta muito boa e versátil, vale bem o que custa.

Podem também encontrá-lo aqui e poupar alguns€€€ ;) : http://www.amazon.co.uk/dp/B002LARRQW/r ... pe_epc_dt8" onclick="window.open(this.href);return false;
No passado fim de semana esteve em promoção a 27.99£, já com portes incluídos para Portugal
Por cá penso que neste momento custam entre 40 e 50€,

Ontem, devido ao “adiantado da hora”, não mostrámos o resultado final da operação de soldadura que fizemos no vídeo.
Eis a foto com os dois ligadores já prontinhos a instalar.

Imagem

grão a grão…….. :)
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por e_bike »

Como já vem sendo habitual, mais um excelente tutorial do Carlos. ;)

Não me lembrei dessa opção, quando tive de cravar os terminais da ficha Anderson do meu carregador. Para a próxima já sei como é.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Jorge Rocha »

As vantagens que se tiram do cravamento, em relação à brasagem com estenho, é que ficam flexíveis desde as extremidades e que se torna muito mais rápido. Eu tenho um alicate de cravar e raramente o utilizo, prefiro estanhar quando não necessito de toda a flexibilidade, sempre é melhor o contacto.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por hmma »

E então, não há mais novidades da conversão mais bem feita do país ?!?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Edu_Rod »

Boas

já algum tempo que não há novidades deste excelente projecto, espero que nada de errado tenha acontecido.

cumprimentos
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por hmma »

Ansiamos por mais notícias !!
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável


pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por pedrotfmendes »

Então o que se passou com esta magnífica conversão? Que se passou para terminar já na fase final?
:-S

Alguém sabe?

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”