boas,
como dono de um prius, uma das coisas que se aprende quando se tem um é a mudar os hábitos de condução devido ao a todas as informações que o display nos proporciona.
uma das coisas que acho que faz falta na mota que encomendei, é um medidor da corrente que o motor está a consumir num determinado instante, pois quando temos o punho todo aberto, a corrente máxima depende entre outros factores do controlador do motor que vai limitando a corrente para protecção das baterias e do próprio motor, logo, não temos ideia nenhuma do consumo real.
para melhorar a autonomia, é necessário conhecer bem o consumo do veiculo e a forma mais "fácil" de conseguir isso é com um amperímetro, e após algumas pesquisas parece-me que a forma mais fácil é aplicando um shunt de corrente em série com a bateria e acrescentando um display que na realidade é um micro-voltímetro para medir a queda de tenção no shunt (provavelmente seria mais interessante se fosse analógico,mas para já é indiferente).
o shunt é fácil de encontrar <http://pt.farnell.com/shunts>, mas o display, não está a ser muito fácil.
estava a precisar de uma ajuda para este projecto, pois era interessante implementar isto antes de ter a moto montada.
já agora o medidor mais fácil é uma pinça amperimétrica, mas o problema é que o display está agarrado à pinça e a pinça tem que estar junto ao cabo que sai da bateria entre outros problemas.
Controlar o consumo !!
-
zointz
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
-
scooteko
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 30, 2010 7:35 pm
Re: Controlar o consumo !!
KM: Vendida com 46 centos Sem nunca ter chamado AV.
-
e_bike
- Membro Gold

- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
o amperímetro é bom para te dar o consumo instantâneo mas não te dá o total do consumo. o ideal é um medidor de kwh que vai somando o consumo de energia, e te dá uma ideia do que já gastaste e o que ainda tens nas baterias. a sw tem em teste um computador de bordo que calcula o consumo e te dá uma estimativa da autonomia. infelizmente não vem de série nas motas. as vectrix também têm um painel com esses dados mas como já vimos pelo db do volt, ás vezes dá valores muito loucos de autonomia. enfim, soluções boas custam dinheiro a desenvolver e só deverão aparecer com os primeiros leaf, miev e irmãos.
ps- parabéns pela decisão da compra de um ve. muita sorte com ela.
ps- parabéns pela decisão da compra de um ve. muita sorte com ela.
-
zointz

- Contacto:
obrigado...
olha, a intenção é perceber o consumo instantâneo de forma a controlar a forma como acelero.
ex. perceber que na subida a o consumo dispara para um valor x à velocidade x
perceber as diferenças de consumo a determinadas velocidades
perceber no arranque como o movimento do punho se traduz, ou não em consumo (pode ser limitado pelo controlador)
perceber a interferência do vento a determinada velocidade
estas dados após alguma experiência permitem conseguir que faças uma condução mais económica, alias eu tenho a experiência disso no meu prius, embora no carro me dê muito mais informação.
a ideia não é saber que no percurso x gastei y kw, mas sim que tipos de comportamento influenciam em muito, ou não o consumo.
já agora, já encontrei no ebay um leitor que me parece interessante, embora ainda me falta saber onde colocar, se a batlight não se opõe e se é estanque à agua.
<http://cgi.ebay.co.uk/200v-200a-dc-digi ... 3a5cdc8173>
olha, a intenção é perceber o consumo instantâneo de forma a controlar a forma como acelero.
ex. perceber que na subida a o consumo dispara para um valor x à velocidade x
perceber as diferenças de consumo a determinadas velocidades
perceber no arranque como o movimento do punho se traduz, ou não em consumo (pode ser limitado pelo controlador)
perceber a interferência do vento a determinada velocidade
estas dados após alguma experiência permitem conseguir que faças uma condução mais económica, alias eu tenho a experiência disso no meu prius, embora no carro me dê muito mais informação.
a ideia não é saber que no percurso x gastei y kw, mas sim que tipos de comportamento influenciam em muito, ou não o consumo.
já agora, já encontrei no ebay um leitor que me parece interessante, embora ainda me falta saber onde colocar, se a batlight não se opõe e se é estanque à agua.
<http://cgi.ebay.co.uk/200v-200a-dc-digi ... 3a5cdc8173>
-
zointz

- Contacto:
boas,
só para quem tiver interessado, encontrei esta alternativa para um medidor de corrente com "apenas" 75a, mas com a grande vantagem de não usar o shunt de corrente que obriga a um corte no fio que sai da bateria.
este medido funciona com um sensor em "anel" que apenas fica em volta do cabo principal.
http://cgi.ebay.co.uk/0-56-dc-digital-r ... 35a894cbc6
este leitor tem o defeito de fazer "apenas" uma leitura por segundo.
já agora para o pessoal mais técnico que anda por estas bandas, estive a fazer umas contas e parece-me que está a falhar algo ...
considerando a moto que encomendei a thunder de 4000w e segundo o site da batlight este modelo tem:
motor: 4kw-60v
potencia disponível: 4,5kw, potencia max de pico: 13,5kw
baterias de lithium 3,2v 22x40ah (22x3,2v = 70,4v)
assim sendo e fazendo as contas da maneira mais simples em que i = p / u
ficamos com a i nominal = 4500/70,4 = 63,92 amperes
i pico = 13500/70,4 = 191,76 amperes
serão estes valores de corrente razoavelmente correctos ? isto significa que ao andarmos à velocidade máxima estamos a consumir cerca de 64 amperes ? parecem-me valores muito elevados.
só para quem tiver interessado, encontrei esta alternativa para um medidor de corrente com "apenas" 75a, mas com a grande vantagem de não usar o shunt de corrente que obriga a um corte no fio que sai da bateria.
este medido funciona com um sensor em "anel" que apenas fica em volta do cabo principal.
http://cgi.ebay.co.uk/0-56-dc-digital-r ... 35a894cbc6
este leitor tem o defeito de fazer "apenas" uma leitura por segundo.
já agora para o pessoal mais técnico que anda por estas bandas, estive a fazer umas contas e parece-me que está a falhar algo ...
considerando a moto que encomendei a thunder de 4000w e segundo o site da batlight este modelo tem:
motor: 4kw-60v
potencia disponível: 4,5kw, potencia max de pico: 13,5kw
baterias de lithium 3,2v 22x40ah (22x3,2v = 70,4v)
assim sendo e fazendo as contas da maneira mais simples em que i = p / u
ficamos com a i nominal = 4500/70,4 = 63,92 amperes
i pico = 13500/70,4 = 191,76 amperes
serão estes valores de corrente razoavelmente correctos ? isto significa que ao andarmos à velocidade máxima estamos a consumir cerca de 64 amperes ? parecem-me valores muito elevados.
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
exactamente,
contas são contas e estão certas.
mas na prática não é bem assim , vais ver que muitas vezes vais á velocidade máxima e só com um cheirinho de acelerador , logo não estás a gastar os 64a , mas numa subida vais de punho enrolado com menos velocidade , os amperes disparam e a tensão baixa.
contas são contas e estão certas.
mas na prática não é bem assim , vais ver que muitas vezes vais á velocidade máxima e só com um cheirinho de acelerador , logo não estás a gastar os 64a , mas numa subida vais de punho enrolado com menos velocidade , os amperes disparam e a tensão baixa.