Página 1 de 1

Duvida que gostaria esclarecida

Enviado: terça set 14, 2010 4:25 pm
por João Aguiar
olá boa tarde. espero ter vindo ao sitio indicado para ser esclarecido sobre o assunto que pretendo.
o meu carro actualmente é uma citroen zx breack 1.9 td. e agora á coisa de pouco tempo em conversa com amigos sobre que carros podem usar ou não óleo de fritar o que me disseram foi que o meu motor como é antigo ainda pode usar disso sem problemas desde que tenham também uma certa percentagem de gasóleo. o que queria saber é se isso é verdade? se sim quais as percentagem (se poder ser tipo a olhomentro melhor tipo meio deposito de uma coisa e o resto de outra ou assim) e se posso fazer só com óleo novo ou também com óleo usado? como tratar o óleo usado?

desculpem se é muita pergunta mas é que percebo pouco do assunto e gostaria se possivel com isto poupar algum não só na carteira como também ao ambiente.

Re: Duvida que gostaria esclarecida

Enviado: terça set 14, 2010 4:57 pm
por A_mais
bem vindo joão!

por aqui podes tirar muitas duvidas, vê em http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=18

nesse carro pode-se usar ou não conforme a bi (bomba injectora)

citroen zx-1,9d turbo/1993-98/d8a(xudd9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d turbo/1993-98/dhy(xud9te/y)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d turbo/1996-98/d8a(xudd9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/lucas/rp opção3
citroen zx-1,9d/1991-98/djz(xud9/y)/4cyl./1905ccm/47kw/63,92ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1993-96/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/rotodiesel/rp opção3
citroen zx-1,9d/1993-98/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1995-98/djy(xud9ay/l3)/4cyl./1905ccm/50kw/68ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1996-98/d8a(xud9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/lucas opção3
citroen zx-1,9d/1996-98/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/lucas/rp opção3

legenda
opção 1: bomba injectora e sistema de injecção compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov25, verão ov40
kit 1 depósito - inverno ov50-60, verão ov80-90
kit 2 depósitos - inverno ov90, verão ov100


opção 3: bomba injectora e sistema de injecção não compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov10, verão ov20
kit 1 depósito - não
kit 2 depósitos - inverno ov70, verão ov80

Re: Duvida que gostaria esclarecida

Enviado: terça set 14, 2010 11:55 pm
por João Aguiar
a_mais Escreveu:bem vindo joão!

por aqui podes tirar muitas duvidas, vê em http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=18

nesse carro pode-se usar ou não conforme a bi (bomba injectora)

citroen zx-1,9d turbo/1993-98/d8a(xudd9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d turbo/1993-98/dhy(xud9te/y)/4cyl./1905ccm/66kw/89,76ps/bhp/4000min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d turbo/1996-98/d8a(xudd9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/lucas/rp opção3
citroen zx-1,9d/1991-98/djz(xud9/y)/4cyl./1905ccm/47kw/63,92ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1993-96/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/rotodiesel/rp opção3
citroen zx-1,9d/1993-98/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1995-98/djy(xud9ay/l3)/4cyl./1905ccm/50kw/68ps/bhp/4600min-1/bosch/rp opção1
citroen zx-1,9d/1996-98/d8a(xud9te/l)/4cyl./1905ccm/68kw/92,48ps/bhp/4000min-1/lucas opção3
citroen zx-1,9d/1996-98/d9b(xud9a/l)/4cyl./1905ccm/51kw/69,36ps/bhp/4600min-1/lucas/rp opção3

legenda
opção 1: bomba injectora e sistema de injecção compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov25, verão ov40
kit 1 depósito - inverno ov50-60, verão ov80-90
kit 2 depósitos - inverno ov90, verão ov100


opção 3: bomba injectora e sistema de injecção não compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov10, verão ov20
kit 1 depósito - não
kit 2 depósitos - inverno ov70, verão ov80
a minha neste caso é uma opção 3 pois tem a bomba injectora lucas.

ou seja a ver se percebi, no inverno o aconselhavel é 10% de ov por deposito de combustivel, e no verão 20% de ov?

aconselham-me a usar essas mesmas percentagens para este motor? não vou ter problemas? além de poupar na carteira e no ambiente há mais alguma vantagem no uso deste tipo de tecnica?

Re: Duvida que gostaria esclarecida

Enviado: quarta set 15, 2010 3:18 pm
por serges
olá vou colocar no local correcto!

um abraço!

Re: Duvida que gostaria esclarecida

Enviado: domingo set 19, 2010 12:03 am
por Flamingo
vivam...
joão aguiar, antes de continuares a levar por diante aquilo a que te propões, começa por ler este tópico:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201
nele encontra-se muito informação preciosa, e ligações que te irão conduzir, e ao mesmo tempo esclarecer boa parte das duvidas.
apesar disso, alguma duvida dispõe. por aqui andará certamente alguém que te irá ajudar.
um abraço.