Amorfos ou cristalinos

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
DavidX
Membro
Membro
Registado: quarta out 13, 2010 10:50 pm

Amorfos ou cristalinos

Mensagem por DavidX »

boa noite
sou novo por aqui mas tenho seguido o forum com alguma atenção.
vou expor o meu caso e agradeço desde já todas as opiniões.
após passar por todas as peripécias para ter a minha micro-produção lá comecei a produzir ........... mas pouco.
o sistema era (depois mudou) composto por 16 paineis sanyo hip-220 e um inversor xantrex.
acontece de durante o mês de setembro (início da produção) não produziu mais que 14kwh por dia .
após inumeras insistências junto do instalador , este mudou-me o inversor para um sunny boy 3300 , agora durante o mês de outubro , como está menos sol, está a produzir 12 kwh por dia. conversei novamente com o instalador e ele está a sugerir mudar para paíneis amorfos (sem custos acrescidos).
a unidade está instalada em queluz.
já agora aproveito e coloco outra dúvida. aquando da ligação do contador à edp os 2.000 kwh (acumulados durante o tempo de espera) que lá tinha acumulados foram "zerados". vale a pena reclamar ou será tempo perdido?

obrigado e continuem a "bombar"

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Amorfos ou cristalinos

Mensagem por Volt »

começando pelo fim: reclamar pelo que não se tem direito, é tempo perdido.

de resto, 16 painéis de 220w dá 3520w de potência, o que é pouquíssimo. se queres perceber a razão da tua (normal) pouca produção, lê o comentário do jama aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=78&t=13233

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

viva,

quanto aos kws "enquanto à espera", o contador deveria estar a zero, pois não é permitido ligar antes da data marcada.

teoricamente os amorfos terão melhor rendimento, mas neste caso, o problema é baixa potência instalada, porque os paineis que estão instalados são de boa qualidade pena é não ter pelo menos mais 2 paineis, o ideal seriam 4.

no inversor fazer a troca do xantrex 3.8gt sp por um sma 3300 parece-me um erro grave, pois embora tenham a mesma potência nominal (3300w) o xantrex permite ir pelo menos até aos 3960w, algo que o sma não permite está limitado a 3600w. fica a prtscr do log:
jduarte.png
jduarte.png (27.72 KiB) Visto 5564 vezes
votos de muito sol,

cmps

Autor do tópico
DavidX
Membro
Membro

Mensagem por DavidX »

obg pelas dicas.

já não sei se sou eu que percebo pouco se é o instalador que não percebe (ou não quer perceber) nada.

mais uma questão de principiante.
como fazem para ter as leituras no software do pc, o inversor já traz algum modo de comunicação?

tks
dx

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

viva,

o xantrex vem de série com uma porta rs232 e duas portas xanbus (protocolo proprietário) para comunicações. eu uso a rs232 para ler os dados de log e eventualmente para ajustar os parâmetros do inversor.

para ler os dados do sma terá de adquirir a placa de comunicações ou o conjunto placa+sunny beam (não tem porta de comunicações de série).

cmps,

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

davidx Escreveu:boa noite
após passar por todas as peripécias para ter a minha micro-produção lá comecei a produzir ........... mas pouco.
o sistema era (depois mudou) composto por 16 paineis sanyo hip-220 e um inversor xantrex.
acontece de durante o mês de setembro (início da produção) não produziu mais que 14kwh por dia .
após inumeras insistências junto do instalador , este mudou-me o inversor para um sunny boy 3300 , agora durante o mês de outubro , como está menos sol, está a produzir 12 kwh por dia. conversei novamente com o instalador e ele está a sugerir mudar para paíneis amorfos (sem custos acrescidos).
já agora aproveito e coloco outra dúvida. aquando da ligação do contador à edp os 2.000 kwh (acumulados durante o tempo de espera) que lá tinha acumulados foram "zerados". vale a pena reclamar ou será tempo perdido?

só para acrescentar mais uma coisa.... a troca de sanyos por amorfos sem custos é extremamente para o instalador....
os sanyos são dos mais caros painéis do mercado e os amorfos dos mais baratos (vê o diário do jduarte e verifica tu mesmo o preço)!...
ao contrário do que dizem os colegas, mesmo com baixa potência que tens, parece-me que a tua produção é baixa demais! faltam aqui dados:
como está feita a instalação ? inclinação e orientação
cabos usados ?
sombras, há ?

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Autor do tópico
DavidX
Membro
Membro

Mensagem por DavidX »

valter silva Escreveu:

só para acrescentar mais uma coisa.... a troca de sanyos por amorfos sem custos é extremamente para o instalador....
os sanyos são dos mais caros painéis do mercado e os amorfos dos mais baratos (vê o diário do jduarte e verifica tu mesmo o preço)!...
ao contrário do que dizem os colegas, mesmo com baixa potência que tens, parece-me que a tua produção é baixa demais! faltam aqui dados:
cabos usados ?
sombras, há ?

abraço
obg valter
a instalação está virada a sul, com uma inclinação de 25º. apanha alguma sombra, mas pouca ( acho eu…… ) até às 10h e depois das 18h.
realmente a produção é muito pouca, hoje está um dia espectacular, sem nuvens , e o máximo que o inversor atingiu foram 2600 .
os cabos são novos.
tenho alguma confiança no instalador pois realmente colocou dos melhores painéis do mercado, mas o que é certo é que isto produz pouco.
na sua opinião como posso resolver o problema? será que com os amorfos a produção não irá para níveis normais?
obg pela colaboração.

dx

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

davidx Escreveu:
valter silva Escreveu:

cabos usados ?
sombras, há ?

abraço
obg valter
a instalação está virada a sul, com uma inclinação de 25º. apanha alguma sombra, mas pouca ( acho eu…… ) até às 10h e depois das 18h.
realmente a produção é muito pouca, hoje está um dia espectacular, sem nuvens , e o máximo que o inversor atingiu foram 2600 .
os cabos são novos.
tenho alguma confiança no instalador pois realmente colocou dos melhores painéis do mercado, mas o que é certo é que isto produz pouco.
na sua opinião como posso resolver o problema? será que com os amorfos a produção não irá para níveis normais?
obg pela colaboração.

dx
viva,

esses 2600 de pico hoje são absolutamente normais... a questão é que tens muito pouca potência de painéis.... ainda para mais tendo 25º de inclinação. que é favorável no verão e pouco favorável no inverno (que estamos a entrar).

quando pergunto pelos cabos é a secção destes e qualidade. e emendas, foram todas bem feitas?

relativamente às sombras, tens imensas sobras! se tens sombra até às 10h e depois das 18h, repara que perdes cerca de 4h de sol num dia, que, por exemplo hoje dariam uns 5kwh (no meu sistema às 10h da manhã de hoje já tinha 3,5kwh vendidos)

dou-te um exemplo, um dos meus sistemas (este: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=78&t=11530), tem sobras só e somente da inclinação do telhado e a perda são 7-8%....
o meu outro sistema (este: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=78&t=9418) tem sombra da casa do vizinho muito ao final do dia.... dá perda cerca de 3%.

dizem que os amorfos têm mais produção com luz difusa (sobras e nublado), por isso pode ser que melhore.... em contrapartida vais precisar de muito mais área para a mesma potência.
eu não trocava uns sanyo por amorfos! nem pensar nisso! aposta antes em mais painéis e troca dos painéis para um local com exposição solar total (isto sim seria um bom incremento).

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

confirmo o que disse o valter. concordo.

já agora, o pico da minha mp ontem (dia 17) foi de 2641.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
DavidX
Membro
Membro

Mensagem por DavidX »

volt Escreveu:confirmo o que disse o valter. concordo.

já agora, o pico da minha mp ontem (dia 17) foi de 2641.
obg pelos comentários.

acontece que eu, a área que tenho virada a sul e sem sombra realmente não é muita, pois já a tenho utilizada para os paineis de aquecimento da água . consigo é ter cerca de 90 m2 de telhado sem a exposição optima, daí estar a considerar a hipótese dos amorfos.(já que fiz o investimento não posso continuar com este valores de produção)
já agora valter , qual foi a sua produção de ontem? a minha foram 10

flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Mensagem por flag21 »

boas

tenho uma instalação de microgeração no algarve

16 paineis sannyo hit 235
1 inversor sunnyboy 3800v
2 sistemas de seguimento solar

nestes ultimos dias tem produzido 26/27 por dia

se fosse hoje tambem instalaria pelo menos dois paineis, mas no teu caso penso que o problema não sera só esse e provavelmente as sombras como já foi referido .

no meu caso com pouca mais potencia instalada e o mesmo tipo de paineis cheguei a 37/38 no verão e actualmente o atras referido .

o teu problema não será dos paineis que são muito bons e se tens pouca area não haverá outros no mercado com o mesmo rendimento vs área.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

boas,

eu tenho 4125w amorfos ( que devem ter custado 60% dos sanyo!) e ontem fiz 22,7kw com pico de 3900w.

hoje às 5 da tarde tb já chegou aos 23kw, embora com pico só de 3673w.

mas com isto não quero dizer que trocaria os teus paineis, pois a qualidade é muito superior. eu arrisco em dizer que há qualquer coisas de errado na tua instalação... um painel danificado, um cabo mal ligado...

recomendo em medir as tensões de cada painel, para ver onde está o "gato". valores tão baixos não podem ser só de sombras...

Autor do tópico
DavidX
Membro
Membro

Mensagem por DavidX »

flag21 Escreveu:boas

se fosse hoje tambem instalaria pelo menos dois paineis, mas no teu caso penso que o problema não sera só esse e provavelmente as sombras como já foi referido .

no meu caso com pouca mais potencia instalada e o mesmo tipo de paineis cheguei a 37/38 no verão e actualmente o atras referido .

o teu problema não será dos paineis que são muito bons e se tens pouca area não haverá outros no mercado com o mesmo rendimento vs área.

flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por flag21 »

uma situação que deves tambem verificar é a potencia da rede da edp e se o inversor não se desliga .
eu tive esse problema de inicio e produzia metade do que devia ate a situação ser resolvida.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

davidx Escreveu:

saudações verdes

sem querer fazer comparações, antes confirmar o que já foi dito.
por causa das sombras, "essencialmente", estou com uma diária de 14/15 kw.
os picos são elevados, desde que o sol, ultrapassa os obstáculos. mas as horas passaram e o total, previsível, foi-se,... penso eu de que!!!!
é a vida!!!

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
DavidX
Membro
Membro

Mensagem por DavidX »

bondadesua Escreveu:
davidx Escreveu:

saudações verdes

sem querer fazer comparações, antes confirmar o que já foi dito.
por causa das sombras, "essencialmente", estou com uma diária de 14/15 kw.
os picos são elevados, desde que o sol, ultrapassa os obstáculos. mas as horas passaram e o total, previsível, foi-se,... penso eu de que!!!!
é a vida!!!

bondadesua
boa tarde

mais uma vez obrigado a todos os que estão a contribuir para este tema.
já decidi e vou arriscar. não posso continuar com estes níveis de produção se não nunca mais recupero o investimento.
como não tenho mais espaço com sol durante todo o dia, vou trocar os 16 sannyo por 4200 w de amorfos e seja o que deus quiser.
assim como está é que não dá.
depois dou noticias

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

boas,

como para o instalador esse será um bom negócio, sugiro que peças a troca do inversor. pois o sma 3300 tem como potência máxima dc 3820w e potência máxima de saída 3600w. se vais instalar 4200w recomenda-se a troca para um inversor que tenha maior potência dc de entrada e não te limite a saída aos 3600w.
vê a opção kaco 3600i dcs pt (max dc=4200w e max ac=3800w) ou xantrex 3.8gt sp (max dc=4180w e max ac = "ilimitado", pois o 3800 do manual é facilmente ultrapassado, eu já vi com 3961w).

cmps,

MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm

Mensagem por MarioSolar »

hum essa empresa...

a culpa de fraca produção só pode ser da potencia que é pouca, os painéis não teem culpa!!!

tens poucos painéis para um sistema fixo, digo eu. sei que te fica caro, mas tinhas de acrescentar mais 2 painéis pelo menos, como ja foi dito e voltar a colocar o xantrex. o sma esta a limitar a produção nos momentos de pico em 200wh, pois so tem de saida 3600w em vez de 3800w do xantrex.

eu tinha o sma 3300 e troquei por o kaco 3.45(e mais dois painéis) e estou a produzir nestes últimos 7 dias uma media de 33kw, mais 4kw do que dias atrás. bem tenho sistema com seguidor, é diferente!

pensa bem, pois eu nao trocava os meus sanyo hip 215
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=78&t=13422

flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por flag21 »

só uma questão :
depois destas alterações todas terá de ser efectuada nova vistoria,de acordo com a lei ??

Richa
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mar 03, 2010 5:08 pm

Mensagem por Richa »

algo se passa ai que não está bem explicado, pois eu acho pouco uma instalação de 220x16=3520, mesmo sendo pouca potência, acho pouco para os paineis que são atingir só 2600 de pico, com as temperaturas baixas que se fazem sentir.

a minha instalação é fixa orientada a sul com 33º de inclinação, 16x240wp=3840wp, a ultima vez que fui a casa(fds de 9 e 10) às 10h a manha de sabado tinha 3100w no inversor, pois os paineis ainda estavam frios, e ao meio dia com o sol perpendicular aos paineis tinha quase 3300w, e a fazer uma media de 20 21kw em dias abertos. ora, os meus paineis não são sanyo, e estão a fazer muito mais que a diferença de 320wp instalados!!!!

eu no teu caso não trocava os sanyo por nada, se são sanyo. pedia ao instalador para elevar a estrutura para apanhar menos sombra, uma vez que se está a mexer na estrutura elevava-se um pouco mais atrás para ganhar um pouco mais de inclinação, se queres mais potência, como tens pouco espaço troca os 16 sanyo de 220 por 16 de 235 ou 240!!!

tb podes fazer outra coisa, se só tens 1 string, adiciona + 1 painel desde que fique a "descoberto". se tens 2 strings, adiciona 2!!!

Responder

Voltar para “Micro-Produção”