Inicio de projecto! (?)

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Inicio de projecto! (?)

Mensagem por system32 »

boas, depois de ver alguns geradores construidos em casa, tenho algumas duvidas que gostaria de ver esclarecidas (se possivel):

tenho 14 imans de discos rigidos.
eles não são todos iguais, uns vêm aos pares outros não.

já ouvi dizer que estes imanes são muito poderosos. pelo menos parecem ser!!
que potencia seria de esperar de ungerador feito com este tipo de imanes??

aqui noutro post vi um gerador que tinha imanes dos dois lados das bobines!
não devia ser apenas um (ou dois), mas com uma ferro a dar a volta até ao outro lado da bobine?? ou seja a bobine ficaria no intervalo do ferro em formato de um "c"????

não sei se me estou a explicar convenientemente, mas acho que apenas aproximar os imanes vamos perder muita potencia do mesmo (provavelmente 50%, pois assim só aproveitamos um dos polos)!!??

agradeço os vossos comentarios!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Inicio de projecto! (?)

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo para se usar esses imãs tem que haver algum conhecimento, pois eles têm dupla polaridade na mesma face. quando são usados para fazer geradores de energia elétrica a seleção é importante porque de fabricante para fabricante há diferenças. quanto à força são dos melhores. brevemente quero por aqui no fórum um aerogerador que estou a fazer á muito tempo, com este tipo de imãs. uma foto
Anexos
Picture0010.jpg
Picture0010.jpg (26.92 KiB) Visto 3001 vezes

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

verdade. mas não tem diferença, se sequenciarem as polaridades norte e sul. estes imans veem com a polaridade norte-sul ou sul-norte. logo têem de verificar a polaridade antes de fixarem no rotor de modo a terem sempre n-s, n-s etc ou então s-n, s-n etc. se empilharem dois ou tres destes imans aumentam a força do campo magnetico.

Imagem

laterlamente teem:

cima: norte / sul (+ / -)
baixo: sul / norte (- / +)
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

e isso tem de ser feito com dois rotores com imanes certo??

alguma ideia de quanta potencia se pode retirar deste tipo de geradores??

bricoleiro Escreveu:amigo para se usar esses imãs tem que haver algum conhecimento, pois eles têm dupla polaridade na mesma face. quando são usados para fazer geradores de energia elétrica a seleção é importante porque de fabricante para fabricante há diferenças. quanto à força são dos melhores. brevemente quero por aqui no fórum um aerogerador que estou a fazer á muito tempo, com este tipo de imãs. uma foto
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

e isso tem de ser feito com dois rotores com imanes certo??
não, podes fazer só com 1. como tambem podes fazer com 3, 4, 5 ... quantos quiseres. é tipo uma sandwich, podes intercalar quantos "andares" quiseres, desde que alternes os discos do estator com discos do rotor (aqueles que têm imans).
alguma ideia de quanta potencia se pode retirar deste tipo de geradores??
depende do diametro dos discos, do numero de imans, da força magnetica dos imans, do tipo de bobinagem e do numero de "andares" do gerador. para este tipo particular de motores classicos para aerogeradores ... procura projectos eolicos neste forum.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Mensagem por Goahead »

bluesky Escreveu:verdade. mas não tem diferença, se sequenciarem as polaridades norte e sul. estes imans veem com a polaridade norte-sul ou sul-norte. logo têem de verificar a polaridade antes de fixarem no rotor de modo a terem sempre n-s, n-s etc ou então s-n, s-n etc. se empilharem dois ou tres destes imans aumentam a força do campo magnetico.

Imagem

laterlamente teem:

cima: norte / sul (+ / -)
baixo: sul / norte (- / +)
esses imans necessitam ser cortados a meio por forma a separar o n do s.
da forma que se encontram a corrente é cancelada ou as bobines necesitam ser muito pequenas para que quando passam no n não apanhem logo com o s.
não sei como vos explicar isto sem imagens...mas basicamente uma bobine terá ao passar de ter no maximo uma perna em n e outra em s e nunca uma perna nos dois polos ao mesmo tempo ou haverá cancelamento de corrente!

goahead

Responder

Voltar para “Energia Eólica”