Aerogerador( alternador caseiro de 200w)

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 25, 2010 12:33 pm

Aerogerador( alternador caseiro de 200w)

Mensagem por aerogerador SP »

gostava de saber se era possivel fazer um alternador para aerogerador, simples, que produzise mais ou menos 200w ás 500rpm
qual é a gossura de fio a utilizar?
quantas voltas leva cada bobina?
quantas bobinas precisa de ter?
e os imanes nessessários??

agradecia a que me dessem propostas, e que me respondeçem a estas perguntas

obrigado

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: Aerogerador( alternador caseiro de 200w)

Mensagem por Goahead »

aerogerador sp Escreveu:gostava de saber se era possivel fazer um alternador para aerogerador, simples, que produzise mais ou menos 200w ás 500rpm
qual é a gossura de fio a utilizar?
quantas voltas leva cada bobina?
quantas bobinas precisa de ter?
e os imanes nessessários??

agradecia a que me dessem propostas, e que me respondeçem a estas perguntas

obrigado
http://www.otherpower.com/otherpower_wi ... ators.html
porquê gastar tempo dinheiro e energia num projecto com alternador?

bem...podes começar por aqui:
http://www.windstuffnow.com/main/gm_alt_mod.htm

quantas fases tem o alternador?
as imagens valem por mil palavras! posta-as.

goahead

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

bom, eu queria um aerogerador que produzi se pelo menos 100w ou 150w, e queria que esse gerador fosse de 2 fases, mas em vez de estar a fazer o alternador caseiro, no há nenhum motor mais ou menos que produza 100 a 150 ou 200w de imanes permanetes e que eu possa compralo??
para fazer o meu aerogerador

obrigado

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

sim existe.

a melhor opção para 100w-200w, é comprar um motor de tapede rolante.
normalmente são de imans permanentes e já retificados para dc.

não sei para que necessita das duas fases, mas para tal, vai necessitar "amanhar" o motor e perceber as ligações internas.

procure na net por treadmill motor (motor de tapete rolante).
procure num sucateiro..mas adquira somente os de mais baixa rotação e elevada tensão >90volts.
existem modelos desde 1/2hp até 3hp...pelo menos na america

goahead

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

encontrei este sait e é bem intereçante e vi este projecto http://www.otherpower.com/woodmill.html e axo que me ajudou muito,esse projecto tem 9 bobines, mas poderia fazer de 12 bobinas, metia 6 bobinas e depois metia as outras 6 bobinas desencontradas das outras, como nos alternador dos automoveis

mas eu queria que gerase 12v ou 24v
mas que grossura de fio convem?
e as voltas 45 dá no é?

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

primeiro procure neste e em outros foruns mais informação sobre geradores.

o link que postou é sobre um gerador todo feito em madeira e serve somente para experiências.
o autor no final afirma que ele não aguentaria ventos superiores a 26mph nem sequer seria um gerador para usar no exterior..ou seja..vale pela experiência, mas de facto não serve para muito mais.

não é possível estimar "voltas" de bobines ou espessuras se não souber o que quer construir e quais os imans/materiais a usar.

goahead

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

a madeira dura uma vida, dura até mais do que eu , se for tratada de ano a ano, eu nao me importo que o aerogerador nessecite de manutençao, e depois tambem á sistemas para protegelos dos ventos fortes e eu já espermentei e resultou

http://www.otherpower.com/woodmill.html , e fazer este gerador tipo como os do alternador de automovel as bobines desencontrada sumas das outras, e neste sait tem um gerador igual a este mas em tamanho maior e meteram no a rodar com um brebequim e aguentou, mas fazelo em ferro nao convem porque é um condutor no é?

http://www.otherpower.com/woodax.html , os aerogeradores que costumam fazaer sao des te estilo, sao os mais comuns, o outro sait que tá em cima nao se ve destes aerogeradores, eu posso fazer um destes , e ter dois pratos um em ferro que era o que ia soportar as bobines, que as podias colar com cola quente ou de outra maneira no era? , e o outro prato para fixar os imanes, e nao tem mal ser em ferro pois nao? como leva a cola fica bem isolado né?

obrigado

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

ola,

parece-me que tens alguma dificuldade em ler e perceber inglês..desculpa-me se estou errado

em ambos os links que forneces-te o autor é peremptório ao afirmar que são projectos muito antigos e que serviram somente para experiências. não produzem potencia de jeito e ainda por cima tem dificuldade em começar a produzir, somente produzem algo a partir dos 6m/s.
um gerador deve ser projectado para 3m/s logo esses 2 projectos tem muitas falhas.

sim..a madeira é um material muito bom com um bom tratamento...mas terás sempre que misturar ferro nos rotores, por isso deixa de fazer sentido o uso da mistura de 2 materiais (com excepção das pás claro).

lê este artigo...muitas das tuas duvidas desaparecerão.
http://www.windenergy.nl/website/files/ ... tworks.pdf

goahead

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

bom, obrigado

mas eu tambem nao quero nenhum aerogerador para porguzir muita energia, quero um aerogerador de 100w a 200w, quero um aerogerador simples

e as minhas pás sao em ferro e tenho acertesa que as de madeira sao muito mais prigosas, podem quebrar e e ficarem todas em pedacinhos o que se torna prigoso em quanto as pás em ferro dogram só ou em aluminio

o prato que vai assegurar as bobines pode ser em ferro, que é para haver campo magnético, e o prato dos imanes tambem convem que seija em ferro certo?

e quero 12 bobines, mas no prato de ferro que vai levar os imanes convem que os imanes estejam s,n,s,n... mas vai haver uns que vao atrair o ferro e outros que vao afastar se do ferro como é que eu os colo??

obrigado

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

não sei se ria ou se chore

n ou s... ambos atraem a materiais ferrosos.
opostos atraem-se e com o mesmo polo afastam-se...na realidade a olho nu, tu não sabes se a face é n ou s.
aconselho-te a leres um pouco sobre imans. google it.

não podes segurar as bobines em material ferroso!!! o fluxo será desviado pelo material, nem tão pouco a aluminum! pois irá criar aquecimento...vais criar um gerador ou um aquecedor?lê artigos sobre "eddy current".

as pás só partem de forem mal projectadas ou baterem em algum obstáculo!! as pás de um paramotor por exemplo são feitas em madeira!
as pás de um gerador de mwatts são feitas em escoleto de madeira e forradas a fibra!
ambas são perigosas...mas é mais perigoso uma pá de ferro ou aluminio a voar descontrolada do que uma pá de madeira!

porque não esqueces a construção por agora, lês uns artigos e depois avanças para um gerador com um motor de tapete rolante?
sem perceberes minimamente o funcionamento, imans, bobines, fluxo etc, não te aconselho uma construção!

goahead

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

obrigado, entam quer dizer que nao recomenda que se fassa um aerogerador destes??
http://www.otherpower.com/woodmill.html

entao mas no é possivel fazer um deste tipo mas em ferro? com uns isoladores e tal..??

uma coriosidade, entao mas que material sao feitos os estatores do alternadores dos carro?

é melhor começar por um progecto mais pequeno entao
fazer um alternador que produzi se 50 ou 60w às 250 ou 300rpm
já é uma coisa mais aceitavel e mais pequena para fazer certo?

podia tentar com um pouco da vossa ajuda sim?
agradecia imenço

obrigado

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

não é minha intensão levar-te a construir aquele ou outro gerador, mas sim mostrar-te as varias hipoteses que tens.

podes obviamente construir o gerador de madeira, mas serviria somente para testes e aprendizagem.
não precisas nesta fase de inventar, basta seguires um outro projecto que não esses
procura aqui mesmo no forum. existem projectos simples e muito bons até aos 200w.

o tamanho do projecto que inicias não deve ser decidido somente por potencia de saida, mas sim pelos materias que consegues arranjar por casa e com o que te sentires mais a vontade para trabalhar.

os materiais escolhidos para um alternador seguem outros principios.
é necessario material ferroso e uma espira para se criar fluxo magnetico.
exitem diferentes tipos de materiais usados em alternadores. normalmente "silicon steel"
não estou muito a vontade para te explicar o porque desses materiais para envolver/segurar as bobines..
pesquisa informação sobre eles. pode ser que encontre o porquê?

bom trabalho
goahead

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

tive a pençar e tambem secalhar nao ia arranjar o material para fazer o aerogerador, e ia estar a gastar dinheiro para depois secalhar nao ter resultados bons

um motor de radiador de automovel, era bom, se fosse precisso modar o bobinamento isso fazia se bem, mas qual é o preço de um motor desse em portugal?

o pior é que nao sei se concigo fixar depois as pás nesse motor

e nao à outro tipos de motor para produzir os 200w ? e se for precisso mudar o bobinamento isso eu fasso com calma,

mas tem de ser um motor que começe a produzir energia as 300rpm, é por isso que se for precisso amentar o bobinamnto ou diminuir isso depois depende, mas eu nao tenho nehum motor nem nada precisava de sugestoes, para depois por maus á obra

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

tenta arranjar nas sucatas (depositos de material electronico etc) um motor de tapete electrico. (treadmill)

normalmente são de 4000rpm >140v dc
é possivel fazer um pequeno gerador com esses motores. (100w-200w)
è um projecto facil para iniciares.

bom trabalho
goahead

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

aerogerador sp Escreveu: uma coriosidade, entao mas que material sao feitos os estatores do alternadores dos carro?
obrigado
este é um exemplo de gerador radial.
para que o fluxo faça o seu circuito ou seja encaminhado, o material tem de ser ferroso...normalmente uma liga expecial.

goahead
Anexos
radial flux.jpg
radial flux.jpg (68.1 KiB) Visto 11055 vezes

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

um motor de uma bicicleta aqueles de hub tambem eram bons no axas?

mas qual é p preço de um motor desses de 250w cá em protugal

e recomenda que seija um de 12v ou de 24v?

e os reguladores de tençao pode ser qualquer um?

essa imagem está muito boa, e os motores hub das bicicletas funcionam dessa maneira no é só que os imanes em vez de trabalharem por dentro é por fora certo?

e nao é nesseçário sofrer alteraçoes pois nao?

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

ola,

não estou a ver que motores te referes.
usado talvez consigas "quase dado", novo diria que andam por volta dos 100€
quem regula a tensão é as baterias, não precisas reguladores e muito menos diodos rectificadores..pois já são dc.
o motor tem de ser com a voltagem mais alta que conseguires, pois trabalham a muitos rpms.
existem desde 5a a 30a

exemplo de motor: 5000rpm 260vdc

goahead

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

sim, mas eu nao me referi a esses motores
o motor que eu me referia é deste tipo
Imagem

e qual é o preço deles em portugal?

qual a voltagem recomendada? 12v ou 24v?

mas porque é que nao é necessario regulador de tençao sempre é um segurança para nao queimar o gerador e para controlar a carga da bateria e saber quando tá carrregada ou nao

entao porque os aerogeradores vendidos comercialmente têm todos regulador de tençao incloido?'

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

aerogerador sp Escreveu:sim, mas eu nao me referi a esses motores
o motor que eu me referia é deste tipo
Imagem

e qual é o preço deles em portugal?

qual a voltagem recomendada? 12v ou 24v?

mas porque é que não é necessário regulador de tenção sempre é um segurança para nao queimar o gerador e para controlar a carga da bateria e saber quando tá carregada ou nao

então porque os aerogeradores vendidos comercialmente têm todos regulador de tençao incloido?'
a ver se percebes:

nenhum gerador vendido para carregamento de baterias, trás regulador de tensão!
os controladores para baterias (verifica o estado e liga um dumpload em caso de estarem carregadas) são adquiridos a parte.outra opção são os mppt que tambem não são bem um regulador (embora tenha um buck converter) pois dependem de outros factores de medição.

12v ou 24v
depende da corrente gerada.
acima dos 500w recomendo 24v.

goahead

Autor do tópico
aerogerador SP
Membro Dedicado
Membro Dedicado

mas agora quase totos os aerogeradores trazem, regulador de carga, e para que é necessário entao?

estes motores de que rotaçoes costumam ser?

e qual é o preço deles em portugal mais ou menos?

eu queria que preduzi se 12v mas é melhor os de 24v?

Responder

Voltar para “Energia Eólica”