boas.
para o dimensionamento de aquecimento por piso radiante pode-se utilizar o método graus-dia.
a quantidade de energia a fornecer para aquecimento, q, é proporcional ao número de graus-dia nesse mês.
fórmula: q = 24 x s x kg x zm
em que:
- s é a superfície exterior do edifício;
- kg é o coeficiente global de perdas do edifício;
- zm são os graus-dia nesse mês.
a minha dúvida é onde encontrar ou como calcular os valores de kg e de zm? alguém pode ajudar?
Aquecimento por Piso Radiante
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta jan 12, 2011 11:56 pm
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Re: Aquecimento por Piso Radiante
boas.
para responder ao coeficiente global de perdas do edificio tem de conhecer varios valores tais como o tipo de isolamento usado, a grossura do mesmo, a sua área, onde está aplicado (tecto, paredes, chão)... faz umas contas e obtem o coeficiente. em engenharia civil aprende-se isso. quanto aos graus-dia nesse mês penso que será a necessidade de aumentar a temperatura para os valores que se pretendem! tipo: a temperatura é de 13 graus mas pretendemos a casa a 19. o sistema tem de ser capaz de fornecer 6 graus...
para responder ao coeficiente global de perdas do edificio tem de conhecer varios valores tais como o tipo de isolamento usado, a grossura do mesmo, a sua área, onde está aplicado (tecto, paredes, chão)... faz umas contas e obtem o coeficiente. em engenharia civil aprende-se isso. quanto aos graus-dia nesse mês penso que será a necessidade de aumentar a temperatura para os valores que se pretendem! tipo: a temperatura é de 13 graus mas pretendemos a casa a 19. o sistema tem de ser capaz de fornecer 6 graus...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta jan 12, 2011 11:56 pm
pois quanto ao coeficiente global de perdas acho que é isso mesmo. mas existe alguma forma simples de fazer esse cálculo?ferra Escreveu:boas.
quanto aos graus-dia é +/- isso! os graus-dia representam o somatório das diferenças positivas de temperatura interior e a temperatura ambiente exterior média ao longo do período de aquecimento.
p.s.: tinha-me esquecido de referir: esta dúvida diz respeito ao aquecimento por piso radiante hidráulico recorrendo à energia solar térmica.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
o coeficiente sei que é isso! as contas não são dificeis mas tem de se saber umas coisas...
e mesmo na superficie exterior se o telhado contar tem um peso diferente das paredes...
e mesmo na superficie exterior se o telhado contar tem um peso diferente das paredes...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender!