alguem aqui ja experimentou os aerogeradores urbanos?
quais as grandes diferenças para os aerogeradores?
mini-aerogeradores urbanos
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 30, 2009 2:10 am
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm
Re: mini-aerogeradores urbanos
urbanos? não sei o que é isso...um aerogerador não depende se é rural ou urbano.elav Escreveu:alguem aqui ja experimentou os aerogeradores urbanos?
quais as grandes diferenças para os aerogeradores?
o que varia é o tamanho, e se é hwat ou vawt.
manias dos vendedores e fabricantes darem rótulos as coisas.
depende o que entendes por mini...mas para mim tudo o que seja abaixo dos 2,4mt de diametro é mini.
abaixo disso o aerogerador só serve para mostrar aos amigos e levantar a moral dizendo "eu sou verde".
em termos de energia produzida não serve para nada.
a minha opinião..obviamente
goahead
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
para mim é normal alguém perguntar sobre aerogeradores urbanos. esse termo ainda não está plenamente consolidado, mas há muito já se vem falando deste tipo de equipamento.
o que acontece é que, com a evolução das turbinas eólicas, vai ter que ser desenvolvida alguma técnica que venha a aproveitar melhor os ventos em áreas urbanas. nestes locais, devido aos muitos obstáculos, o vento apresenta muita turbulência. assim, as turbinas que funcionariam perfeitamente em áreas livres de obstáculos, apresentam baixíssimo rendimento sob estas condições.
uma das opções mais cogitadas são as turbinas de eixo vertical, pois, mesmo que em condições normais apresentem menor rendimento do que as de eixo horizontal, sofrem menos com a turbulência. uma pesquisa no google mostra muitos projetos desenvolvidos para áreas urbanas. já existem até alguns modelos vendidos comercialmente com esta finalidade.
o que acontece é que, com a evolução das turbinas eólicas, vai ter que ser desenvolvida alguma técnica que venha a aproveitar melhor os ventos em áreas urbanas. nestes locais, devido aos muitos obstáculos, o vento apresenta muita turbulência. assim, as turbinas que funcionariam perfeitamente em áreas livres de obstáculos, apresentam baixíssimo rendimento sob estas condições.
uma das opções mais cogitadas são as turbinas de eixo vertical, pois, mesmo que em condições normais apresentem menor rendimento do que as de eixo horizontal, sofrem menos com a turbulência. uma pesquisa no google mostra muitos projetos desenvolvidos para áreas urbanas. já existem até alguns modelos vendidos comercialmente com esta finalidade.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm
josenir,
actualmente, não existe aerogeradores urbanos...eu diria que é um mito
servem somente para "sacar" mais uns milhoes de euros aos contribuintes e ao estado.
os estudos continuam em todo o mundo, para se chegar a um modelo que consiga produzir/viabilidade em ambientes com obstaculos..isso ainda não foi atingido..logo não existe geradores urbanos!!
qualquer hawt ou vawt é viavel quando instalada devidamente. (evitando essas turbulencias)
correcto que vawt sofrem de menos turbulencia, mas no final, tambem sofrem de pouca potencia gerada devido a essa mesma turbulencia.
não consigo postar aqui o pdf deste estudo,(16mb) mas deixo-vos o link do documento que demonstra bem a viabilidade dos aerogeradores ditos "urbanos". (penso que necessitam de conta no google para visualizarem)
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid= ... njm3&hl=en
custo watt versus retorno é surrial.
boas leituras
goahead
actualmente, não existe aerogeradores urbanos...eu diria que é um mito
servem somente para "sacar" mais uns milhoes de euros aos contribuintes e ao estado.
os estudos continuam em todo o mundo, para se chegar a um modelo que consiga produzir/viabilidade em ambientes com obstaculos..isso ainda não foi atingido..logo não existe geradores urbanos!!
qualquer hawt ou vawt é viavel quando instalada devidamente. (evitando essas turbulencias)
correcto que vawt sofrem de menos turbulencia, mas no final, tambem sofrem de pouca potencia gerada devido a essa mesma turbulencia.
não consigo postar aqui o pdf deste estudo,(16mb) mas deixo-vos o link do documento que demonstra bem a viabilidade dos aerogeradores ditos "urbanos". (penso que necessitam de conta no google para visualizarem)
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid= ... njm3&hl=en
custo watt versus retorno é surrial.
boas leituras
goahead