Gerador Eólico para Nós Mesh

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
JorgeAldoBR
Membro
Membro
Registado: quinta mar 17, 2011 7:41 pm

Gerador Eólico para Nós Mesh

Mensagem por JorgeAldoBR »

olá a todos !

é meu primeiro post no forum, por favor desculpem minha possível ignorância.

gostaria de saber se alguem possui algum projeto pronto para um micro-gerador eólico capaz de alimentar um nó mesh (feito com radinhos do tipo rtl8186) e uma bateria de lipo ou similiar. gostaria de ser capaz e instalar radinhos rtl8186 (gilink ou similares) pela cidade e alimentá-los exclusivamente com energia eólica. gostaria também de adaptar uma pequena bateria de lipo para garantir que os rádios permanecerão ligados mesmo na ausência de vento.

o objetivo é ter uma rede wireless mesh com baixo custo para uma região pobre do nordeste do brasil, e portanto o custo de todos os equipamentos deve ser o menor possível.

andei olhando este motor dc brushless (do tipo usado em aeromodelos) :

http://produto.mercadolivre.com.br/mlb- ... 1600kv-_jm

lembrando que aqui no nordeste do brasil temos vento soprando do mar (alísios) que mesmo não sendo tão rápidos, sua constância permite ter o gerador funcionando quase 100% do tempo.

não sei como construiria as pás do gerador, creio que o fato do mesmo suportar grande quantidade de rotações, haja vista sua origem - aeromodelismo - faria com que o motor (usado como gerador) não tivesse problemas com ventos rápidos, mas creio que o esforço nas pás, em tal evento, seria algo a se precaver...

o radio em questão, para exemplificar um modelo - http://www.c3station.com.br/c3%20statio ... 0sheet.pdf - não passa de 6w de consumo (o consumo vai variar com o uso, em locais com mais uso posso colocar dois geradores e duas baterias para um único rádio, se necessário).

creio que essa baixa potência simplifique o projeto.

como saber se o motor em questão é capaz de produzir 6w ? (como motor ele pode consumir bem mais que isso).

como calcular o diametro das pás e a quantidade delas ?

pretendo montar um gerador eólico do tipo horizontal (o tradicional catavento) devido à sua maior eficiência...

desde já agradeço,
j. aldo g. de freitas junior.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Gerador Eólico para Nós Mesh

Mensagem por RJSC »

eu sou aeromodelista e até já tentei a brincadeira mas o problema é que os motores vendidos têm todos um fator kv demasiado elevado, não só aguentam como precisam de velocidades muito elevadas.
esse por exemplo tem 1600 kv, o que quer dizer que para produzir 1 volt precisa de 1600 rpm, e vice versa, num avião, por cada volt de alimentação produz 1600 rpm, ligeiramente atenuado pelo esforço de tração da hélice.

ao que parece, pequenos aerogeradores com ventos médios atingem 300-400 rpm, portanto para ter 12v com 300 rpm era preciso encontrar um motor com 12/300 = 0.04 kv, coisa que não existe no mercado. o mínimo que vi são motores para modelos grandes, que têm 120 kv, e esses com 300 rpm só geram 2.5 v.

Autor do tópico
JorgeAldoBR
Membro
Membro

e esse motor de passo aqui :

http://www.lojadocnc.com.br/motores-de- ... -12kg.html

ou, melhor, alguem conhece algum motor ou gerador que possa ser adaptado para função e que custe no máximo r$200 ?

(o rádio custa r$100, a bateria deve dar mais r$100, logo, com até r$200 no gerador teriamos cerca de r$400 por nó, o que é caro mas dá pra suportar)

murilopmoraes
Membro
Membro
Registado: sábado fev 26, 2011 7:49 pm

Mensagem por murilopmoraes »

para conseguir altas rotações você pode usar um amplificador de rotação.

Autor do tópico
JorgeAldoBR
Membro
Membro

não quero complicar demais o projeto com engrenagens e polias.

meu plano é coloca a caixa hermética do rádio no próprio eixo do gerador (não é o eixo da hélice, é o eixo que gira para acompanhar a direçãod os ventos) para evitar fios longos e a necessidade de um anel para os cabos não torcerem (se eu colocar tudo no mesmo lugar, diminuio substancialmente a quantidade de itens e consequentemente o preço).

o rádio (e a pequena antena omni que ele usa) giram ao sabor dos ventos...

se eu conseguir fazer um protótipo, vou dividir a experiência e informações com o pessoal da comunidade wireless.

quem sabe isso incentiva novas redes mesh ?

Autor do tópico
JorgeAldoBR
Membro
Membro

achei um projeto interessante que pode ser útil :

http://www.youtube.com/watch?v=oxhu4qrt ... re=related

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

é um bom projecto e está muito bem explicado
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

acho que o mais fácil vai ser um motor passo-a-passo, esse geram tensão apreciável com pouca rotação, mas agora os pequeninos que vêm em scanners e impressoras velhas acho que não dão para alimentar um access point.

têm aqui um já implementado, mas usa aerogerador e painel solar para os dias de sol sem vento.
http://www.turbinehotspot.com/
Imagem

Autor do tópico
JorgeAldoBR
Membro
Membro

ah valeu pela dica, mas pelo que tudo indice, isso ai é pra outra realidade, a r$ealidade dos yankes...

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Mensagem por cascavelo »

interessante seu projeto, mas um motor dc não vai servir, pois os mesmos ficam rapidamente sem escovas e dariam muita manutenção.
tenta com um dínamo de farol de bicicleta, no mercado livre tem vários, alguns chegam a 16v/8w, e são bem baratos de custão entre 17 e 80 reais.
em um projeto bem dimensionando, seriam ótimos pra carregar pequenas baterias.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

rjsc Escreveu:acho que o mais fácil vai ser um motor passo-a-passo, esse geram tensão apreciável com pouca rotação, mas agora os pequeninos que vêm em scanners e impressoras velhas acho que não dão para alimentar um access point.

têm aqui um já implementado, mas usa aerogerador e painel solar para os dias de sol sem vento.
http://www.turbinehotspot.com/
Imagem
um conjunto destes já me servia. a edp sofreria um golpe!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Dínamo verde
Membro
Membro
Registado: sábado mar 26, 2011 8:43 pm

Mensagem por Dínamo verde »

acho que o uso de motores de passo resolve o problema.melhor que usar motores com escovas,que exigem manutenção mais frequente e tem muita resistência por indutância.tenho aqui em casa um pequeno aerogerador hasteado no alto de casa.usei uns parafusos com rosca,um motor de passo de 6 pólos retirado de antigas impressoras e alguns pedaços de tábua e uma braçadeira.mas seu pico de geração não chega aos 6v,mas é possível carregar bateria pequena de 5v usando apenas um diodo e alguns fios( mando fotos quando descobrir como,pois sou novo aqui)

Responder

Voltar para “Energia Eólica”