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Correio da Manhã - Biodiesel

Enviado: sábado out 21, 2006 12:59 pm
por Ana
hoje há um artigo sobre biodisel no correio da manhã. é uma oportunidade para quem pretender pronunciar-se na secção dos comentários pela net. e talvez divulgar o forum.... há muita gente que lê esses comentários.

Olá Ana!|

Enviado: sábado out 21, 2006 9:08 pm
por luimio
o artigo é este em:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... dcanal=219
biodiesel
energia vegetariana

nas estradas de lisboa já circulam 18 autocarros da carris, movidos com combustível feito de plantas. este ‘gasóleo vegetariano’ está a conquistar cada vez mais terreno e até é mais barato do que os derivados do petróleo. um dos grandes entraves ao seu desenvolvimento tem sido a forma pouco eficiente como era obtido. mas a evolução tecnológica nesta área está a dar passos largos e, recentemente, foram desenvolvidos novos processos de produção que permitem fabricar este produto de forma mais eficaz.



até agora o biodiesel tem sido feito a partir de plantas de colza, soja, palma e óleos alimentares. em geral, é misturado no gasóleo convencional, em percentagens que variam de 5 % a 30%, mas também pode ser usado puro. esse é um dos seus grandes trunfos, pois não exige grandes adaptações nos motores que existem actualmente. a união europeia decidiu estimular o desenvolvimento deste ‘gasóleo verde’ e obrigar os estados a aumentar o seu consumo: até 2010, o biodiesel terá de atingir 5,75% da quota de mercado dos combustíveis.

espaço

o maior problema é que a produção deste combustível exige muito espaço agrícola. mesmo assim, e segundo os cálculos dos cientistas, é possível produzir 1500 litros de biodiesel de colza por hectare, 2500 litros se for trigo e o dobro usando beterraba. neste caso, a quantidade não significa qualidade e o preferido pela indústria é o primeiro. os novos métodos desenvolvidos em laboratório permitem obter muito mais produto a partir da mesma matéria-prima.

amigo do ambiente

o ambiente agradece a mudança. “a utilização de biodiesel nos motores automóveis reduz a emissão de gases poluentes, nomeadamente o dióxido de carbono responsável pelo efeito de estufa que está a contribuir para o aquecimento global da terra” explica rui berkemeier, da associação ambientalista quercus. outro dos passos fundamentais tem sido o desenvolvimento de novas plantas geneticamente modificadas, de forma a serem mais resistentes, produzindo mais combustível.

os empresários também já descobriram o potencial do ‘gasóleo verde’. até agora, era essencialmente feito por pequenos produtores que encaminhavam a matéria-prima para as indústrias transformadoras. mas, recentemente, foi anunciado que portugal vai apostar forte neste sector. a empresa braval associou-se ao instituto de desenvolvimento e inovação tecnológica do minho para investir 400 mil euros numa fábrica em braga. e deve começar a laborar já no próximo ano.


da frigideira para o motor

o biodiesel pode também ser obtido a partir da reciclagem de resíduos e lixos domésticos. um dos melhores exemplos são os óleos de fritar alimentos, no fundo estes produtos são resíduos resultantes da utilização de óleos vegetais na confecção de alimentos, encontram-se no grupo de substâncias capazes de fornecer uma matéria-prima atractiva para o fabrico deste combustível ecológico. e além disso, evita-se a sua deposição em aterros sanitários e estações de tratamento de lixos, com elevados custos de gestão ambientais.

recentemente, passou por portugal um ecologista escocês que está a percorrer a europa num carro movido a biodiesel, obtido a partir de óleo alimentar reciclado. o objectivo é promover a ‘energia vegetariana’.

perguntas

- o que é o biodiesel?

- o que é o biodiesel?

- qual a utilidade?

- pode ser usado nos carros actuais: o gasóleo convencional pode incluir uma percentagem de 5% a 30% de biodiesel.

- como se obtém?

- pode ser usado nos carros actuais: o gasóleo convencional pode incluir uma percentagem de 5% a 30% de biodiesel.

- quais as vantagens?

- é biodegradável, renovável e mais barato do que os derivados do petróleo e não é tão tóxico.



depois do gás natural, a nova geração de transportes públicos ‘amigos do ambiente’ deverá ser composta por autocarros movidos a biodiesel, combustível que reduz a emissão de gases poluentes responsáveis pelo aquecimento global

Enviado: sábado out 21, 2006 10:30 pm
por Elios
boas,

não são esses os mesmos do seguinte post???

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1115

sendo que o artigo na maioria é um copy past do que está no website da carris e de outros e houve o cuidado de não mencionar que esses 18 autocarros estão a trabalhar com b10 de forma a aumentar o impacto da noticia como se fosse 100% energia verde e não 90% de diesel convencional

se existe algum sr. jornalista a ler o meu post, por favor use de rigor e tente ser o mais exacto possivel.

abraço

Enviado: sábado out 21, 2006 10:52 pm
por luimio
sim, parecem que são os mesmos autocarros do outro post:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1115

quanto á informação revelada nesta noticia, realmente não tranmite realmente a verdade. ocupa quase duas páginas do jornal. alguma informação parece que foi retirada até deste forum e do site da carris, mas contra isso nada. até fico contente, mas podiam ter referido os 10% e evitar dar a ideia que é a 100%. mas também não dizem que é a 100%

Enviado: sábado out 21, 2006 11:17 pm
por Elios
boas

pois, isso de sugerir nas entrelinhas b100 sem o escreverem directamente, ou seja, informações incorrectas é uma "qualidade" jornalistica.
assim se constroem mitos e se afundam instituições.

eu preferiria uma postura correcta/exacta porque no final só poderia revelar uma realidade, que os projectos piloto a sério no consumo deste produto em percentagens elevadas somos nós e com produção independente, sem qualquer subsidio, ou beneficio que não seja o que tiramos a nivel económico poupando da aquisição de diesel convencional sendo eficientes na produção de bio e a nivel moral, optando por uma posição ecológica mais correcta.

abraço

Enviado: domingo out 22, 2006 10:26 am
por Nunoppinto
mas onde esta a noticia??

Enviado: domingo out 22, 2006 10:49 am
por Fry
não é de estranhar que este forum seja em portugal, a melhor referência, se não a única, em todos os aspectos na utilização do biodiesel ou óleo vegetal directo.
todas as dúvidas que existem, estão aqui muito bem especificadas quanto á sua utilização e fabrico.

somos nós que por nossa própria conta e risco, testamos formas de o fabricar a nivel caseiro e de o utilizar em percentagens elevadas, provando que é compativel com os motores diesel e quais.


somos nós, participantes deste forum, que desenvolvemos pesquisas e testes.

somos nós, produtores caseiros, que pomos em causa os nossos carrinhos, provando que é possivel a reciclagem de óleos usados na combustão, sem colocar em risco a fiabilidade e a longividade dos motores.

todas as opiniões que por aí surgem nos média, por vezes não têm qualquer sentido. os jornalistas manifestam uma certa dificuldade em expôr o assunto e os artigos por vezes não têm qualquer credibilidade ou sentido.

incorporar 10% de biodiesel no gasoleo, é divulgado como sendo uma grande novidade

abraços

Enviado: sábado nov 11, 2006 8:00 pm
por Tó Miguel
as opiniões dos jornalistas valem aquilo que valem, mas o melhor mesmo é não ligar muito, continuarmos com as nossas experiências e tentar mudar o rumo das energias utilizadas.