Página 1 de 1

A cada 30 minutos morre um português vítima de AVC

Enviado: quarta mar 30, 2011 10:29 pm
por mauri
a cada 30 minutos morre um português vítima de avc

portugal continua a ter uma das taxas mais altas da ue

lisboa - na véspera do dia nacional do doente com avc, a fundação portuguesa de cardiologia (fpc) e da sociedade portuguesa do acidente vascular cerebral (spavc) lembram que a cada 30 minutos morre um português vítima de acidente vascular cerebral (avc).

embora portugal continue a ter uma das taxas mais altas da união europeia de morte por avc, os números estão a diminuir.

no nosso país registam-se cerca de 25 mil internamentos por ano, o que corresponde a uma média de 65 por dia. cerca de 20 por cento de vítimas de acidente vascular cerebral morrem ao fim de um mês e 30 por cento correm risco de vida durante o primeiro ano, depois de um avc.

«a situação tem vindo a melhorar em portugal, mas continuamos a ter uma incidência muito alta, a mais alta da união europeia», disse o presidente da fpc, observando que tem «havido uma redução de cerca de um por cento ao ano, o que é muito significativo» e recorda que o avc é prevenível e tratável.

de acordo com a fpc e a spavca a redução nos números deveu-se, a um maior controlo da hipertensão arterial, a uma acção muito meritória dos médicos de família e à redução do consumo de sal.

a diminuição dos casos de morte por avc, deve-se também ao maior controlo da hipertensão arterial, da diabetes, o combate à obesidade e ao sedentarismo, parar de fumar (ou reduzir o consumo) e controlar os níveis de colesterol.

ao mesmo tempo, aconselha-se a prática de desporto, uma dieta equilibrada, um estilo de vida saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou drogas

um avc é uma trombose nas artérias. ocorre quando se dá o rompimento de uma placa na parede vascular do cérebro, o que leva ao entupimento do vaso sanguíneo. pode também ser provocado por uma embolia (saída de um coágulo do coração, em direção às artérias cerebrais). esta embolia vai obstruir o vaso e leva a uma isquemia cerebral.

os principais sintomas são boca ao lado, dificuldade em falar ou falta de força num braço e, perante estes sinais, o doente deverá chamar imediatamente o 112 e exigir o transporte para uma unidade de avc.
2011-03-30 16:30:43

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=25917

comentário:
afinal de que se morre mais?