Motor de um aerogerador?

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
SãoPaulo
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda mai 16, 2011 10:02 pm

Motor de um aerogerador?

Mensagem por SãoPaulo »

estou muito interessado em fazer um aerogerador, ja pensei soque eu não consigo entender como se faz o "motor" q gira e cria eletricidade, li(e continuo procurando mais coisas para entender) q tem q ser trifasico as bobinas e persisa de imãs, primeiro quero um pequero so para acender uma lampada para entender o funcionamento, depois se entender vou em frente para costruir mais.
então minhas duvidas são:
1-o tipo de imã influencia na voltadem?
2-ja q espero fazer um com um tamanha pequero, e q gire com pouco vento quais os imás e diametro melhores?
3-me situo em uma area de pouco vento,na cidade, entao por isso quero um projeto pequeno.emtáo qual e melhor horizontal ou vertica(estava pessando em fazer este)?

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Re: Motor de um aerogerador?

Mensagem por hmma »

também estou a planear um aerogerador, mas ainda na fase de recolha de informação também.

tenho 2 motores de aspirador velhos que ainda vou testar se produzem energia ou não.

outra alternativa que tenho visto é a utilização de alternadores de automóvel.

quanto à orientação do rotor, pelo que percebi os verticais são fáceis de construir e podem gerar uma boa força, mas com poucas rotações p/ minuto, e os horizontais podem funcionar com menos vento e conseguem chegar a rotações mais elevadas.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Autor do tópico
SãoPaulo
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda mai 16, 2011 10:02 pm

Mensagem por SãoPaulo »

hum...então acho q vou optar pelo horizontal...

tenho uma duvida, esses motores de asspiradores q vc falou eles iram presisar de imã?

ps. pq n se pode mandar mp?

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

se procurares aqui pelo forum vais encontrar vários tópicos a falar dos aerogeradores que o pessoal tem feito.

por exemplo este com algumas tentativas de usar um motor de varinha mágica (de moer a sopa)... pode ser uma boa hipótese para os testes iniciais, com um aerogerador de pequenas dimensões.

os motores de aspirador que falei ainda não sei se vão servir para alguma coisa... tenho de os desmontar... um deles dá mesmo um grande arranque quando se liga, por isso desconfio que tenha imans
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Responder

Voltar para “Energia Eólica”