Página 1 de 1

Que tal este projecto?

Enviado: quinta jul 07, 2011 4:12 pm
por serges
MCS (Multiply and Charge Suspension): amortecedor-gerador para recuperação de energia

Imagem
Segundo cálculos, para cada 10 litros de combustível gasto, apenas 3 litros são aproveitados na propulsão e 7 são utilizados nos sistemas eletro-eletrônicos do veículo, sendo a maior parte desperdiçados.

Imagem
José Vanderlei Taques observou que o trabalho dos amortecedores e da suspensão poderia gerar energia elétrica para acionar componentes de um veículo. Assim, ele criou o MCS (Multiply and Charge Suspension), um amortecedor eletromagnético que transforma o movimento da suspensão em energia elétrica, para posterior utilização em dispositivos do veículo, ou para suavizar o amortecimento dos impactos na suspensão.

Imagem
Chamado popularmente como KERS Cargo, o MCS fica preso entre a suspensão e o chassi do veículo, sendo constituído por um gerador próprio e capaz de converter peso, potencia e energia a partir de 60 km/h.

Imagem

O MCS pode converter até 80% do peso em energia elétrica. Taques está testando o sistema em sua picape Dodge RAM 2500 e destaca, como exemplo, um caminhão médio de 17 toneladas, equipado com o sistema. Segundo o inventor, o MCS poderia converter, a 60 km/h, energia equivalente a 133 kW (180 CV), praticamente a potência do caminhão.

Imagem
Assim, o MCS pode acabar sendo uma grande vantagem para veículos híbridos dotados de baterias de níquel ou lítio, que poderiam armazenar a energia elétrica para ser depois utilizada pelo motor elétrico, no percurso urbano, em entregas e serviços.

Praticamente qualquer utilitário dotado de suspensão elevada e chassi, como a Dodge RAM do inventor, poderá receber o MCS. José Taques comenta que, se cada um dos 1,4 milhões de caminhões e utilitários que rodam pelo país adotasse o MCS, poderiam produzir em um ano, energia elétrica equivalente a 10 hidrelétricas de Itaipu.

Leia mais: Julio Cezar Kronbauer's Blog: MCS (Multiply and Charge Suspension): amortecedor-gerador para recuperação de energia http://jckronbauer.blogspot.com/2009/11 ... z1RQswGz3x

Re: Que tal este projecto?

Enviado: quinta jul 07, 2011 7:24 pm
por CarlosPoças
Eu acredito que o futuro ( Que é Hoje ) aponta para equipamentos que se podem adaptar aos carros que ainda possuimos para os tornar menos poluentes e mais económicos

Re: Que tal este projecto?

Enviado: quinta jul 07, 2011 9:08 pm
por Master
Muito útil em algumas "estradas" esburacadas do país.

Re: Que tal este projecto?

Enviado: quinta jul 07, 2011 9:27 pm
por RJSC
Ui! Esses cálculos estão todos furados! :shock: :shock:

Por cada 10 Litros, menos de 3 são usados para a propulsão e sistemas elétricos e mais de 7 são perdidos em calor!

Acho que toda a gente sabe isso, porque o rendimento de um motor de combustão interna fica abaixo dos 30%.

Re: Que tal este projecto?

Enviado: sábado jul 09, 2011 10:45 pm
por serges
Master Escreveu:Muito útil em algumas "estradas" esburacadas do país.
Com as nossas estradas creio que poupava mos muito!!! Lol...

Re: Que tal este projecto?

Enviado: sábado jul 16, 2011 4:42 am
por fgsouza68
Bem parecido com a energia elétrica gerada com as forças das marés.
Tem muita energia mecânica esperando para ser utilizada (transformada), que atualmente passa por despercebido.

Re: Que tal este projecto?

Enviado: sábado jul 16, 2011 7:59 am
por fpereirainventor
Boas.

Acho que este mecanismo é fraco porque cria atrito (aumento de combustível) e não aproveita o principal potencial que são as curvas.

À uns3/4 anos escrevi algo sobre uma possibilidade, aqui no fórum, que suscitou logo umas risadas.

Mas já existem, pelo menos em protótipos, amortecedores que produzem energia dos buracos e curvas.

Para que o sistema aqui apresentado produza energia nas curvas teriam de ser instalados dois. E, para produzir o máximo de energia ou os veículos não teriam amortecedores ou então o condutor tinha de andar a fazer apontaria aos buracos.

Mas, não deixa de ser um óptimo exemplo de criatividade e engenho levado à simplicidade extrema.

A energia das ondas só não produz mais e é economicamente rentável porque é preciso intervenção dos homens do poder, como normalmente o poder é utilizado para fazer várias vezes disparates versos medidas acertadas, ainda vamos ter de esperar um pouco. Talvez depois do projecto Orecon só se cometam mais meia dúzia de disparates e se aposte nos powerboy, aquaboy e outros.

Cumprimentos.
F.P.

Re: Que tal este projecto?

Enviado: sábado jul 16, 2011 11:32 pm
por fgsouza68
Olá F.P.!
Vejo que tem criatividade e conhecimento.
Não ligue para as rizadas, depois elas se transformam em “boca aberta”, como eu disse, tem muita energia mecânica esperando para ser usada.
;)