A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Responder

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Estado: Desligado

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por klinzter » sexta abr 13, 2018 8:40 am

Volt Escreveu:Olha que o frio tem sido difícil de gerir. Percebi que estou a ficar velho no momento em que passei a vestir umas "calças" interiores por baixo das calças do fato. :-D. Mas estes últimos anos a fazer o meu dia-a-dia de carro acho que me vacinaram. Já meto aqui uns dados informacionais da Super-ZEV. :-D.
Ehehe

Por acaso com as calças spidy q ando não tenho frio, mesmo nos dias de gelo.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 82.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

GoogleAds
Membro
Membro
Registado: sabado jan 01, 2000 00:01 am
Estado:Ligado

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges » sexta abr 13, 2018 9:07 am

isso mas sabe bem andar com elas o dia todo mas no meu trabalho não dá muito jeito... loool
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt » sexta jul 13, 2018 11:56 am

Bom dia a todos.

Ainda estou a recuperar do ENVE Leiria 2018. Foi muito trabalhoso e agora bem que preciso de umas férias para recuperar. :-).

Levei a Vectrix para Leiria na quinta-feira anterior. Foi um dia que começou normal, saí de casa com a mota carregada e fui trabalhar. Durante a hora de almoço, decidi ir ao El Corte Inglês comer um hamburger e deixar a menina a carregar nos entretantos.

Imagem

Tinha gasto apenas 3 barras (são 17 no total) nestes primeiros 32 quilómetros. Quando saí do centro comercial, já estavam repostas mais duas (16) barras.

A mota mostra autonomia suficiente para fazer o percurso sem paragens, mas a realidade é que não consigo confiar muito quando a carga desce para as últimas barras. Já não tenho a experiência que tinha. Apesar de já ter mais de 120 mil quilómetros em motas eléctricas, nos últimos 5 anos andei muito de carro e só fiz 28 mil quilómetros em duas rodas (eléctricas).

Imagem

Daí que tomei a opção de parar para comer algo no São Jorge de Cheganças e meter a mota à carga. Tinha gasto 5 barras e feito mais 53 quilómetros. Meia-hora de carga e mais duas barras carregadas, lá segui para Leiria.

Imagem

Cheguei a Leiria 92 quilómetros depois. Tinha gasto 9 barras. Fui recebido impecavelmente por grande parte dos elementos da equipa de organização do ENVE. Deixei a Vectrix no estádio e agradeci a boleia do casal Faria. Levaram-me à paragem de autocarros onde encontraria o meio de regressar a Lisboa, pois na sexta-feira havia mais aventura, mas desta vez com os carros eléctricos e a restante família Volt.

Imagem
279.999,9 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt » sexta jul 13, 2018 6:43 pm

Em Leiria a Super-ZEV foi de grande utilidade. Com ela, os anúncios da programação são sempre mais simples.
:-).

sz@enve2018.PNG

Imagem

Depois do fim-de-semana do encontro passar, foi novamente ao final de um dia de trabalho que me pus a caminho de Leiria para a ir buscar. Da paragem dos autocarros até ao local do ENVE, há que atravessar o castelo.

Imagem

Imagem

Imagem

Tirei algumas fotos, levei com lagartixas pela cabeça, passeei um pouco e cheguei lá. Sem o ENVE, aquela zona fica um amontoado de carros estacionados e alcatrão a perder de vista. A Super-ZEV estava no estádio à minha espera. Saímos e pusemo-nos a caminho.

Imagem

Imagem

Percurso entre os 60 e 70 quilómetros por hora, que facilmente aumentava nas descidas, coisa que não aconteceu muito na ida... Voltei a parar em Cheganças no São Jorge, um clássico destes passeios de Vectrix a norte de Lisboa.

De Leiria a Cheganças (somando as pequenas voltas pelo ENVE durante o fim-de-semana), foram 96 quilómetros e 10 barras gastas. Deixei a mota carregar 57 minutos. O suficiente para adicionar 3 barras à autonomia e chegar a Lisboa.

Imagem

Depois de retirar mais algumas lagartixas de cima e comer um jantarito à maneira, segui caminho.

Cheguei rápido e bem, embora cansado. Não sei se nos próximos ENVE vou continuar a levar todos os VE. Acho que começo a ficar velho e sem a falta de juízo necessária a estas aventuras. Tudo foi cansativo. A viagem na mota, a viagem no autocarro, o fim-de-semana sempre a abrir, que não é fácil fazer tudo o que nos comprometemos quando a ME cresce tanto e nós somos um pouco responsáveis por isso.

Imagem

Eu e esta mota estivemos, se não estou em erro, em todos os ENVE realizados até ao momento. Proença-a-Nova 2013, Ourém 2014, Lisboa 2015, Coimbra 2016, Porto 2017, Leiria 2018. Para o ano a viagem vai ser, provavelmente, maior. Ainda não há nada para confirmar ou revelar. A ver vamos. Quanto à SZ, hei-de arranjar solução.

O ENVE deste ano ultrapassou os 300 VE participantes e foram milhares as pessoas que vieram ver este trabalho em prol da Mobilidade Eléctrica. Alguns decidiram entrar na ME naquele fim-de-semana. Épico! E só de pensar que os ENVE começaram com um pequeno post meu, que coloquei neste fórum, onde convidava a malta a aparecer num encontro de convívio de alguns pioneiros... Incrível.

postENVE2013.PNG

Que venham mais. :-).

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges » sábado jul 14, 2018 10:25 am

Bem verdade mas antes ainda existiu um, o do clube tejo na expo...

Se ainda te recordas...

Força e muitos kms!
Mapa dos pontos de carga

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia » domingo jul 15, 2018 10:36 pm

esse de proença teve muita preparação antes de se publicar ehehehe

Duro que é duro vai de mota aos Encontros Nacionais!!! :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 28000Km

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt » segunda jul 16, 2018 5:14 pm

serges Escreveu:
sábado jul 14, 2018 10:25 am
Bem verdade mas antes ainda existiu um, o do clube tejo na expo...

Se ainda te recordas...

Força e muitos kms!
Sim, claro que sim. :-D.
Mas não sei se os podemos chamar de encontro nacional. Pelo menos não o devemos, pois não adoptámos o nome para a história e agora já estamos a contabilizá-los a partir de Proença-a-Nova. Até tivémos vários encontros destes, quase todos aqui por Lisboa. E há bons links e com fotografias e tudo. Aqui vai um exemplo de 2009 e outro de 2010. Passa rápido o tempo:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... =22&t=9422
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... &start=140
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 22&t=11676
http://www.veiculoselectricospt.com/rep ... lectricos/

Olha a minha ZEV:
moitasvenda503.jpg
moitasvenda503.jpg (63.37 KiB) Visto 340 vezes
A prova em como eu tinha cabelo para a troca no início de 2009. :-p. Aqui:
moitasvenda539.jpg
moitasvenda539.jpg (57.6 KiB) Visto 340 vezes
:-D.

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges » terça jul 17, 2018 10:00 am

Caramba estavamos mesmo muito novos...

Esse sim foi no clube tejo!
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt » quarta nov 07, 2018 4:47 pm

Boa tarde a todos.

No final do mês passado atingi mais uma bela marca na SZ.

Imagem

Esta marca coincidiu com a minha chegada aos 275 mil km em modo eléctrico, 124 mil desses em moto.

Com um Outono atípico, mesmo já sem ter o equipamento adequado (como por exemplo, o casaco de Inverno que perdeu grande parte da sua impermeabilidade, o que nem é de estranhar, pois está muito velho), o certo é que tenho conseguido manter uma média de 15 dias úteis em rotina laboral nas duas rodas eléctricas.

Ao fim de 7 anos de vida da SZ (2011 está incompleto, por isso é o ano zero), depois dos dois primeiros anos, este é o ano que mais utilização a SZ tem tido. Foram 9 mil km de Janeiro a Outubro, 141 cargas, em 139 dias de utilização.

Imagem

Imagem

Nos últimos 14 meses fiz sempre mais de 480 km na Vectrix por mês. Algo que só aconteceu anteriormente por uma vez (nos primeiros 14 meses de vida da SZ).

O próximo gráfico lê-se da direita para a esquerda. Para quem gosta de ler informação gráfica, ele é muito esclarecedor. :-).

Imagem

Esta versão Premium das novas baterias leva agora mais de 20 mil km. Nada a apontar. É sempre a andar. :-).

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt » quarta nov 07, 2018 5:45 pm

Esqueci-me de referir um update importante. :-D. Troquei de pneu traseiro no dia 8 de Outubro, visto que já estava em avançado estado de degradação. O facto de ter andado pouco nos seus primeiros tempos fez com que o gasto fosse pouco uniforme e criasse bolhas (algo que me acontece pela primeira vez desde que tenho moto).

Paguei 107 euros por um pneu igual ao anterior (e que são a continuação dos Pirelli de origem). Em pneus traseiros tenho feito uma média de 22 mil km por pneu. É muito bom para este género de pneu.

Recordando o historial de pneus:
Pneu traseiro novo aos 0, 23.834, 42.234 e 66.187 km;
Pneu dianteiro novo aos 0 e aos 52.733 km.

Imagem

Imagem

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges » quinta nov 08, 2018 12:29 pm

ui ui a duração está semelhante aos meus...

No entanto o da frente michelin nunca mais aprendi a conduzir com a frente a fugir me...

Já o caso dos de trás é em media 15.000kms mais coisa menos coisa...
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes