Página 1 de 44

A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 2:13 pm
por Volt
Vivas a todos. :-).

Pois é... Comprei uma Vectrix verde (mas não na cor, pois ela é preta) no dia 9 de Agosto (de 2011).

É uma Vectrix VX-1 Li+, com baterias de lítio que levam 5400 Wh de carga!

A fase da compra começou no dia 5 de Julho de 2011. Depois de ter a certeza que queria comprar a Super-ZEV, dei mil euros de sinal. Pensei que seria uma das duas primeiras a ser encomendada, mas acabou mesmo por ser a única. Duas outras foram encomendadas (uma branca e outra "gold") mas já depois da minha ter chegado ao Armando (da Motonova).
Ela chegou a Lisboa (vinda da Masac) no dia 2 (mas depois ficou à espera da matrícula). Ainda assim, eu só contava com ela uma ou duas semanas depois, pois na altura foi-me dito demoraria umas 5 semanas a vir...
Planeei guardar segredo, de forma a fazer surpresa aos meus amigos (acreditem que foi difícil conter-me), mas ela está aí! :-).
Não vou, para já, vender a outra (a minha ZEV) com a qual já fiz 50 mil quilómetros em quase 3 anos. Ao DB d'A minha ZEV (http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=8512) junta-se assim, o DB d'A minha Super-ZEV!

- "Compensa-me comprar?"
- Não, de maneira nenhuma! Já tenho uma mota que se pagou a ela própria, e que, ainda está aí para as curvas. Se o pretexto fosse financeiro, o facto de eu ter, n'A minha ZEV, gasto muito menos e amortizado muito mais, deitá-lo-ía por terra. Se, por sua vez, o pretexto fosse ecológico, não se justificaria ter duas ZEV ao mesmo tempo, quando só irei andar numa de cada vez...

- Qual é o pretexto então?
- Sinceramente, não há. Sou um tipo egocêntrico que recebe um prazer enorme ao conduzir estas maravilhas e que tem a possibilidade de comprá-las, muito graças aos investimentos feitos nas energias renováveis (quer "A minha ZEV", quer "A minha MP" e o meu AQS permitiram-me essa "poupança").

- Vou receber algum incentivo no IRS ou parecido?
- Não. Creio que tal não será possível por duas razões: Primeiro, porque já só posso colocar materiais de energias renováveis no IRS daqui a 4 anos. Segundo, porque a lei mudou e só quem está no primeiro ou segundo escalão da taxa receberá 800 e picos euros de devolução do dito imposto. Os outros recebem 100, 80, ou 50 euros...

Agora, vamos aguardar pelos próximos dias de teste à VX-1 Li+.

:-D.

--

Link para a folha de cálculo onde estão todos os dados relativos aos carregamentos da Super-ZEV.

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 2:22 pm
por serges
Os meus super Parabéns...

Espero então na sexta feira ver a dita!

Muitos kms e muita sorte!

Fotos fotos... os 2!

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 2:29 pm
por RuFuS
Ganda maluco... :mrgreen:

Parabéns... ;)

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 2:51 pm
por scerio
Volt, em relação aos escalões acho que estás errado. O desconto máximo de ~800€ é para os primeiros 6 escalões.

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 2:54 pm
por Volt
O meu super-obrigado. :-D.

Já vou contar como foi a minha primeira viagem nela (quase igualei o meu record de viagem com uma só carga) e com fotos a acompanhar. Para já, posso dizer-vos que a minha Super-ZEV tem algumas diferenças da minha ZEV:
- Velocidade máxima de 110 quilómetros por hora (reais);
- Arranque muito mais rápido assim que passa o primeiro segundo do "limitador de arranques";
- Não se nota que perca potência à medida que vai ficando com menos carga (ao contrário da minha ZEV);
- Os punhos (o "grip") foram melhorados;
- O banco é um pouco mais magro (ajudará os mais baixos a assentar melhor os pés no chão) e tem um material diferente (para mim, o anterior já era óptimo);
- Há várias diferenças estéticas (não tem cromados à volta dos mostradores; tem mais uns autocolantes; tem as tampas [especialmente a do motor] da mesma cor dos plásticos; plásticos todos direitinhos [bem encaixados].)

Mais logo, mais pormenores se seguirão.

:-D.

PS: scerio, quem me dera estar enganado nesse assunto, mas acho que não estou... A ver vamos. ;-).

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 4:18 pm
por MH_electric
Passou-se!!!
Que granda maluco e egocêntrico me saiste :D
Tens uma VX-1 Li+???
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom... Podemos ripar nisso na sexta, é? :D

Só posso dizer, sorte e parabéns ;)

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 4:26 pm
por MH_electric
scerio Escreveu:Volt, em relação aos escalões acho que estás errado. O desconto máximo de ~800€ é para os primeiros 6 escalões.
Errado.
Consulta o Orçamento de Estado Lei nº 55-A/2010 de 31 de Dezembro ;) mais concretamente a tabela do art. 88º Capítulo X ;)

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 4:38 pm
por scerio
MH_electric, pelo Orçamento de Estado para 2011 aqui: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... E_2011.pdf
na pagina 6122-(49) - Artigo 73.º - Equipamentos de energias renováveis, nada disso é referido...

Mas confirmo que já li pela net que os limites são decrescentes por escalão de IRS... como ficamos?

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 4:40 pm
por futurewatt
Até que enfim!!! Olha na 6ª feira há benfica!!!!
Como é??? Quero ver o meu glorioso!!! Mas tambem gostava de estar com todos vós+os vossos ZEV`s...eu e a minha fumarenta..mas pouco ( a Vespa). Como fazer entao? A que horas é o jogo?

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 4:43 pm
por Volt
scerio, está no artigo 88º. Página 33 do PDF. É, infelizmente, esclarecedor...

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 4:46 pm
por Volt
futurewatt Escreveu:Até que enfim!!! Olha na 6ª feira há benfica!!!!
Como é??? Quero ver o meu glorioso!!! Mas tambem gostava de estar com todos vós+os vossos ZEV`s...eu e a minha fumarenta..mas pouco ( a Vespa). Como fazer entao? A que horas é o jogo?
É verdade! Vamos ver ao Colombo? Começa às 20:45.

Entretanto, bebemos um café:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=22&t=14927

:-D.

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 4:49 pm
por MH_electric
scerio Escreveu:MH_electric, pelo Orçamento de Estado para 2011 aqui: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... E_2011.pdf
na pagina 6122-(49) - Artigo 73.º - Equipamentos de energias renováveis, nada disso é referido...

Mas confirmo que já li pela net que os limites são decrescentes por escalão de IRS... como ficamos?
E agora vai lá à página 33...

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 5:05 pm
por e_bike
Grande Maluco!

Livras-te de duas fumarentas mais um 4 rodas e já tens a garagem cheia outra vez! :D
Bem me parecia que a venda das motas tinha qualquer coisa por trás.

Por um lado tenho inveja, por outro continuo a achar que é um disparate de dinheiro por uma maxi-scooter.

Só não percebo porque ficas com as duas? É que agora de certeza que já não queres pegar na verde! ;)

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 5:13 pm
por Volt
MH e e_bike, super-obrigado para vocês também. ;-).

É verdade que agora tenho duas ZEV e não sei se isso fará muito sentido... Mas depois penso nisso. Para já, estão as duas em uso. :-).

Quanto ao dinheiro, é muito, mas não é a fundo perdido. Creio que, caso as quisesse vender, recuperaria grande parte dele... Mas, neste DB, não é isso que interessa. Comprei esta mota com o mesmo espírito com que comprei a Hayabusa há cinco anos atrás. E o dinheiro não entra nas contas do espírito. ;-).

Contas, vão para o outro DB. ;-).

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 5:21 pm
por Volt
e_bike Escreveu:Só não percebo porque ficas com as duas? É que agora de certeza que já não queres pegar na verde! ;)
Faltou-me responder a isto...
Embora ache que é cedo para falar já sobre o que vai acontecer na minha "futura" vontade, o que é certo é que as "máquinas" são bem diferentes.

Bom, explicando melhor: A condução de ambas é diferente (já irei contar isso [e com fotos])... Durante os primeiros quilómetros "a bordo" da Super-ZEV, pus-me a pensar o que é que faria com a outra, visto que a condução desta está a ser fabulosa e a exceder as expectativas. Mas depois pensei melhor e comecei a sentir falta da condução da outra, visto que já tenho 50 mil kms de "habituação" à dita...
Agora, é difícil dizer como vai ser daqui para a frente. Uma coisa posso adiantar, enquanto não fizer os 50 mil kms na ZEV e os 500 kms (as primeiras cargas e descargas) nesta, não vou pensar nisso.

:-D.

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 5:26 pm
por RuFuS
e_bike Escreveu:Grande Maluco!

Livras-te de duas fumarentas mais um 4 rodas e já tens a garagem cheia outra vez! :D
Bem me parecia que a venda das motas tinha qualquer coisa por trás.

Por um lado tenho inveja, por outro continuo a achar que é um disparate de dinheiro por uma maxi-scooter.

Só não percebo porque ficas com as duas? É que agora de certeza que já não queres pegar na verde! ;)
Hum...achas mesmo disparate de dinheiro por esta super maxi-scooter?

Eu acho que disparate é pagar 6000€ por uma chinoca com rodas tortas, volante que treme tipo "gelatina gelly-já", discos que empenam, bombas de travões que vertem, amortecedores tipo "martelo pneumático", avarias que se resolvem com um simples desligar da chave e a cereja no topo do bolo a bela da garantia de 1 ano ou 25.000km... :lol:

Resumindo...vai experimentar uma super-vectrix... :mrgreen:

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 5:33 pm
por Volt
Errr... Há outros locais para vocês discutirem esses pormenores. :-|.

Vá vá... Vamos voltar à minha Super-ZEV. :-).

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 6:10 pm
por Volt
Ora, cá vai a descrição da minha primeira viagem na Super-ZEV.
Já estava há algum tempo à espera que o raio da matrícula chegasse! Como esta é a primeira VX-1 Li+ a chegar, a homologação ainda tinha de ser feita e demorou um pouco mais (uma semana). Normalmente, as matrículas chegam de um dia para o outro. Os primeiros 8,5 quilómetros foram feitos pela marca (os últimos 200 metros, foi mesmo o Armando que os fez), provavelmente para ver se estava tudo bem. Eu não gosto muito de deixar as minhas meninas nas mãos de outros, mas, pronto, vá lá, não há crise... Ainda! :-p.
S-Z@8.5kms
[email protected]
IMG_1594.JPG (178.75 KiB) Visto 15651 vezes
Bom, liguei para o futurewatt que trabalha aqui perto e já sabia que a Super-ZEV estava no Armando e era minha. Fui ao Saldanha e fiquei um pouco à conversa com ele, enquanto tirava umas fotos.
S-Z@Saldanha
S-Z@Saldanha
IMG_1599.JPG (207.59 KiB) Visto 15651 vezes
Nesta altura já tinha dado para perceber que a Super-ZEV está "direitinha". Além dos plásticos direitos, também o resto está "direitíssimo", como é normal em novo (coisa que a minha ZEV já perdeu duas vezes com o "gasto" dos pneus da frente). :-D. Os pneus novos, mesmo com goma, pedem para curvar que é uma "coisa doida" e a potência da máquina pede para acelerar... Mas, primeiro, há que visitar a irmã ZEV.
S-Z+Z@work
S-Z+Z@work
IMG_1603.JPG (193.77 KiB) Visto 15651 vezes
Decidi então ir a casa, apresentar a Super-ZEV ao "seu quarto", que será partilhado com a irmã ZEV e com a 125cc da minha (ainda futura) ex-somente-pendura. :-D.
S-Z@home
S-Z@home
IMG_1611.JPG (198.4 KiB) Visto 15651 vezes
Depois de tirada a foto da praxe, chegou a Sandra (também conhecida por futura-ex-pendura) e fomos os dois fazer o resto do teste.
S-Z@home2
S-Z@home2
IMG_1613.JPG (200.57 KiB) Visto 15651 vezes
Nesta altura, já tinha feito a A2 sempre no máximo (110 kph reais). A bateria estava a chegar à meia carga. Ora, com dois, sempre a abrir, chegámos a Lisboa já com somente umas duas barras de carga. Passámos as Amoreiras e continuei para o Marquês (ainda havia bateria). Desci a Avenida da Liberdade, os Restauradores, o Rossio, a Rua do Ouro. Ao fundo da Rua do Ouro, agora obrigam-nos a virar para a antiga CML (a que ardeu há uns "anitos"). Foi o que fiz. E parei logo depois, ao avistar um posto da Mobi.E. Não queria carregar, mas não podia deixar o posto por "testar". Meti o cartão, tirei fotos, não carreguei (apenas fingi) mas consegui fechar uma das "portinholas" (estavam as duas abertas) e "bazei".
S-Z@MobieCML
S-Z@MobieCML
IMG_1617.JPG (235.35 KiB) Visto 15651 vezes
A bateria teimava em não acabar. Já com o mostrador das barras vazio e com mais de 80 kms feitos, passámos a Sé, a Casa dos Bicos, voltámos para o Terreiro do Paço, depois Cais do Sodré, subimos para o chiado, Rua do Alecrim, passámos o Largo Camões (e o Pessoa no outro lado), passámos o Bairro Alto, continuámos a subir pelo Príncipe Real, depois pelo Rato, regressámos às Amoreiras, passámos em Campolide, voltámos às Amoreiras, descemos novamente para o Aqueduto, visitámos o Jardim das Amoreiras e subimos a rua das Amoreiras por uma última vez. Em Campolide, vi a luz vermelha de falta de bateria pela primeira vez. Mais uma diferença para a ZEV. As Li+ não só não perdem potência até ao fim da bateria, como o aviso aparece cada vez que a tensão baixa e só depois corta (mas corta de vez). Fiquei a uns 5 metros do final da subida. Esperei que o aviso se apagasse e voltei a andar mais um pouco. Ao fim de três ou quatro vezes, tive de pedir à Sandra para sair enquanto a Super-ZEV ganhava fôlego para os metros finais. Depois disto bastou descer para a garagem onde meti a Super-ZEV a carregar e vim de ZEV para casa. A célula com menos voltagem estava a 26.6 e a com maior estava a 31.1 (acho). Fiz 90 kms no total.
S-Z@90.0kms
[email protected]
IMG_1631.JPG (109.95 KiB) Visto 15651 vezes
Hoje de manhã, quando cheguei, a Super-ZEV ainda estava em carregamento (a meio ampere). Ainda tenho de me familiarizar com esta nova forma de carga e equalização. Quando tiver mais experiência retomaremos este assunto.
S-Z@work2
S-Z@work2
IMG_1636.JPG (207.63 KiB) Visto 15651 vezes
:-D.

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 6:30 pm
por jmal
Hey, como sabes qual o valor da mais baixa e da mais alta, deve ser 2.66 e 3.11. Como ainda é nova existem estas diferenças ainda grandes, passado algum tempo e se o bms funcionar bem, a coisa deve ficar tipo 2.66 para a mais baixa e 2.8x para a mais alta.

Re: A minha Super-ZEV

Enviado: quarta ago 10, 2011 6:46 pm
por O_volt
Great pá!
Bons kms!