Olá Serges, obrigado pelas tuas palavras, também tenho saudades de estar contigo.
A mota, foi vendida mas há outros projectos na calha, a casa, "de aço" como dizes, está 5* pá. Muito boa mesmo.
Penso que sabes, mas caso não saibas, respeito imenso o trabalho que fazes na NovaEnergia.
Concordo contigo que devemos partilhar, sou fervoroso adepto do open-source.
No entanto discordo quando dizes "Calma malta..." porque não vi nenhum acesso de stress, ou falta de calma, no post do 2wheelfun ou no meu.
Estávamos a partilhar outro ponto de vista, bem sei que é contrário ao que é vigente aqui no fórum, mas não o torna só por isso menos válido.
Já nesta resposta "Bem, pouco há para discutir. Vocês dois acham que todas as marcas ("não brancas") de motas e carros têm engenheiros que não percebem nada do assunto e agora descobriram um tipo que faz conversões, sabe a "verdade", defende que os sistemas de protecção de baterias é que as desprotege?! Aparentemente, o interesse das marcas é fazer com que as baterias se estraguem. Bom, já ouvi teorias de conspiração mais coerentes, mas deixo que fique ao intelecto de cada um tirar as suas conclusões e procurar a sua verdade. Nem precisam abrir os olhos, basta usarem a cabeça.", talvez aqui encontres stress, dado que por ter opinião diferente somos logo catalogados de "teóricos da conspiração", stress talvez não mas falta de respeito sem dúvida...
Apenas com um post lembrei-me logo o porquê do meu afastamento...
Mas como este assunto é importante demais, quero deixar aqui algumas considerações, para que os mais "recentes" nestas andanças não se assustem com este tipo de opinião que é "extremamente bem fundamentada" dado ser baseada nos engenheiros das marcas, mas apenas os das marcas "não brancas"...
Primeira coisa a ter em mente, a verdadeira inovação NUNCA veio das grandes corporações, muito menos das grandes corporações que mantêm o "status-quo". Não é nenhuma crítica, é apenas uma constatação da realidade. A Internet nasceu da carolice de muitos pequenos e não das AT&T, etc. Google, Microsoft, Dell, Apple, tudo nasceu da carolice de poucos, em garagens ou idênticos. Já depois do Google ser grande e a Microsoft ser enorme, foi o Facebook que surgiu, porque é que o Google ou a Microsoft não o fizeram?
Porque é mesmo assim que funciona, depois as grandes empresas servem, e isso fazem bem, para espalhar a inovação, sabem fazer escalar as coisas muito bem.
Constatação da realidade:
O que é que as centenas de engenheiros, os tais sabedores de tudo das marcas "não brancas", nos deram nos últimos, vá, vamos ser "amigos", nos últimos 10 anos? Isto dentro dos carros/motas eléctricas, claro. Resumidamente, carros/motas sofríveis, com autonomias ainda mais sofríveis e sempre com a desculpa de que era o que se conseguia, que o preço era incomportável para serem competitivos, a tecnologia actual de baterias não dava para mais, blá, blá, blá. Quem mudou isto? Um inovador claro, alguém que até então nunca tinha construido um carro, não tinha centenas de engenheiros nem centenas de anos de know-how de construção de veículos. Foi a Tesla que consegue produzir um carro com uma autonomia decente, qualidade fantástica, com tecnologia de baterias actual, nada futuristico e portanto disponível também aos "engenheiros sabem tudo", e acima de tudo e incrivelmente, ao preço de um carro equivalente a gasolina!
A Tesla NÃO TEM BMS a fazer top-balancing, muito menos BMS a nível de célula.
A Tesla tem um avançado sistema de gestão térmica do pack (é um dos factores que realmente influencia as baterias, um dos, existem outros).
A Tesla monitoriza o pack a nível de blocos de células, atenção!! Monitoriza!!! Não faz top-balancing.
Não acreditem em mim, vão ler.
Se os "engenheiros sabem tudo" da industria automóvel são bons, os das marcas "não brancas" claro, o que dizer dos engenheiros da indústria aeronautica?
Epá! Esses sabem tudo e muito mais, porque ali se falha o avião cai! Esses é que devem saber tudo MESMO.
E não é que o Boeing 787 Dreamliner após um ano e pouco ao serviço, começa a ter fogos porque as baterias de Lítio usadas entravam em stress?
Não pode ser!! É que esses da aeronautica, são mais que os "engenheiros sabem tudo", são os que supostamente "engenheiros sabem tudo, tudo, tudo!!"
Pois é, após a investigação pela FAA (entidade regulamenta a aviação nos Estados Unidos) chega à conclusão que a maneira como foi dimensionado o pack e acima de tudo o que o BMS lhe fazia levou ao stress completo das células em apenas 1 ano e pouco até provocarem um fogo. Devo lembrar que as células para provocarem um fogo, é porque estão em sobre carga, ou seja o que os BMS de top-balancing fazem... Curiosamente como deram a hipótese dos mesmos "engenheiros sabem tudo, tudo, tudo!!" resolverem a questão o que eles fizeram foi ... meter mais electronica no BMS. Não é uma crítica, eles estão a fazer o que sabem e a pensar que estão a fazer bem, só que a realidade mostrou-lhes o contrário. O meu primeiro conselho, se voarem, evitem os Boeing 787, desconfio que, dado eles terem feito a reconversão dos packs à cerca de 1 ano, mais um ano e vamos ouvir novamente sobre este assunto. Não acreditem em mim, vão ler o relatório, está online, como eu tb fui. Só para quem não souber, o avião quando pousa e vai para a manga e desliga motores, fica alimentado por baterias até ser “ligado à ficha”. Mas investiguem.
Sabem que existe uma marca que lida há mais anos que outra qualquer com milhões de pack de baterias de lítio? Sabem que marca é?
É a DeWalt, marca de power tools. Extremamente bem referenciada no mercado, mesmo o profissional. As power tools deles são alimentadas por packs de Lítio faz anos, foram dos primeiros no mercado de grande volume. Imaginam o quanto sofrem os pack dessas ferramentas? As descargas, as cargas rápidas para voltarem a estar dísponiveis, o numero de ciclos. Imaginam?
Sabem qual é a patente deles que, quando fui ver ainda estava pendente, fala sobre carregamento e gestão de pack de Lítio?
É uma patente sobre um metódo de carregamento e gestão de packs sob a forma de ... bottom-balancing. Atenção não confundir com top-balancing por favor!!!
Não acreditem em mim, vão procurar a patente como eu tb fui.
Seja por marcas "não brancas" ou por marcas "brancas", porque é que temos "n" exemplos de veículos que falham quando têm uma peça (leia-se BMS de top-balancing) desenvolvida para evitar isso mesmo?
Não estou a dizer que á conspiração contra os "engenheiros sabem tudo" ou de marcas, estou a afirmar é que o conhecimento é válido quando a realidade o corrubora, e não porque uma quantidade de "engenheiros sabem tudo" assim o dizem. Não acreditem em mim, verifiquem se assim é.
Isto são apenas alguns exemplos que a realidade derrota os "engenheiros sabem tudo" que alguns gostam de afirmar ser a unica fonte de prova e até derrota os "engenheiros sabem tudo, tudo, tudo!!". A realidade é uma coisa tramada... Mas repito, não acreditem em mim, vão ler, investigar, as fontes que indiquei no primeiro post são apenas inicios, a ponta do fio. Quem quiser que desenrole. Não me compete a mim fazer a opinião de outros, muito menos baseada em "engenheiros sabem tudo".
Tenho no meu email e no meu computador, alguns documentos, estudos cientificos, etc. que corruboram o que aquele sr diz faz alguns anos. Ele chegou lá pela experiência própria, por horas infindáveis de teste, estragando células nesses testes.
Os estudos estão a chegar lá apenas agora, porque a inerência do método ciêntifico leva a que os estudos tenham regras e ... demorem tempo, e testar ciclos de carga e descarga e abusos nesses ciclos, influência da temperatura, etc. leva muito tempo.
O primeiro grande erro foi achar que, porque todas as baterias até então tinham auto-descarga, as de LiFePo também teriam e como tal haveria drif nas células e como tal levava a desbalanceamento. Só que a existir auto-descarga ela é tão residual que deixa de ter efeito. O desbalanceamento só o conheço em packs com BMS por top-balancing, em balanceamento por bottom-balancing e com as regras de pequeno undercharge nos carregamentos, as células ficam sempre sem problemas.
Again, se chegaram até aqui, os meus parabéns, são heróis da leitura

mas o verdadeiro conselho que dou é: não acreditem no que leram aqui comigo, vão investigar.
Espero ter partilhado conhecimento suficiente para criar dúvidas.
Fiquem bem, TODOS, é o meu desejo.
Serges, para ti um abraço especial porque acho que és verdadeiramente uma pessoa boa.
Jorge Rocha, fizeste uma excelente escolha de baterias. São das melhores hipóteses disponíveis ao comum do mortais, nomeadamente no trinómio densidade energética/volume/capacidade de descargas. É de longe muito superior às specs da “folha” do fabricante, aguentam muito mais do que lá está escrito sem problemas. Se quiseres, terei todo o gosto em partilhar contigo tudo o que sei, manda-me é uma PM que eu forneço-te o meu email. Aqui é complicado partilhar conhecimento fora do que “engenheiros sabem tudo” de marcas “não brancas!” dizem. Gera-se muito ruido de fundo e infelizmente parte-se para o abuso de posição e para a falta de respeito.
P.S.: Escrito com erros e na antiga ortografia.