Micro Produção Com seguidor - Viseu

Tudo que seja relacionado com Projectos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por PaulOL »

PaulOL Escreveu:Boas,

O ângulo da foto não é o ideal para este tipo de análise, devia estar alinhado com o eixo do seguidor e o mastro, mesmo assim e olhando para o eixo do seguidor e o ângulo dos painéis formado com este parece-me que não existe um desfasamento relevante, visto que praticamente forma um ângulo recto e ainda não é o meio-dia solar, falta pouco... :lol:

Parece-me sim, que existe um desfasamento com o SUL, ou seja, o seguidor parece estar mal ORIENTADO e daí a sombra estar mais projectada para nascente, mas atenção que o meio-dia solar, atendendo que o sol hoje nasce 07:58 e o põe-se às 17:28. é só por volta das 12:44 horas. A estar tudo bem orientado, a sombra devia estar projectada de forma uniforme ou seja tanto para a esquerda do mastro como para a direita, penso eu de que… :mrgreen:

Cumpts

Viva,

De uma forma "grosseira" :) anexo a foto trabalhada de como eu penso que deveria estar o seguidor e as respectivas sombras projectadas no telhado, para estar tudo bem direccionado e orientado a essa hora... :mrgreen:
3313o12.png
3313o12.png (480.52 KiB) Visto 3930 vezes
Cumpts
Paulo


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

:)

tenho a sensação que a sombra teria q estar + para a direita visto q o sol deve estar +- na linha do seu quadradro vermelho, lado esq inferior... mas ja pedi aos técnicos para cá virem ver!!

obrigado a tds


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por PaulOL »

profsoeiro Escreveu::)

tenho a sensação que a sombra teria q estar + para a direita visto q o sol deve estar +- na linha do seu quadradro vermelho, lado esq inferior... mas ja pedi aos técnicos para cá virem ver!!

obrigado a tds


Boas,

A foto "trabalhada" foi só para dar uma ideia, pois a sombra tem de ficar dividida ao meio dia solar, com igaul projecção para nascente do mastro como para poente, os paineis é que estariam noutro perfil se a foto tivesse tirada de frente (alinhada com o eixo do seguidor e o mastro), é assim com o meu ao meio dia solar... :mrgreen: assim como a qualquer hora do dia, mas isto é a vantagem por ser de 2 eixos, que recomendo a quem poder :D , as vantagem são muitas!

Cumpts.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por PaulOL »

profsoeiro Escreveu::)

tenho a sensação que a sombra teria q estar + para a direita visto q o sol deve estar +- na linha do seu quadradro vermelho, lado esq inferior... mas ja pedi aos técnicos para cá virem ver!!

obrigado a tds

Boas, :)

Então que dizem os técnicos, o "problema" já foi resolvido ou não... :?:


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

PaulOL Escreveu:
profsoeiro Escreveu::)

tenho a sensação que a sombra teria q estar + para a direita visto q o sol deve estar +- na linha do seu quadradro vermelho, lado esq inferior... mas ja pedi aos técnicos para cá virem ver!!

obrigado a tds

Boas, :)

Então que dizem os técnicos, o "problema" já foi resolvido ou não... :?:

opá já me ando a passar com eles... ainda n apareceram!!! :x


barcelos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado jun 04, 2011 5:01 pm

Re: Micro Produção Com seguidor -

Mensagem por barcelos »

boa noite a todos
o meu seguidor 20 x235w mprime,dia 23 de janeiro 2012_ 29,47kw, dia 24 _ 30,14kw
inversor 4200 tl
gostaria de saber se é uma media boa :?:
obrigado a todos!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Micro Produção Com seguidor -

Mensagem por mauri »

barcelos Escreveu:boa noite a todos
o meu seguidor 20 x235w mprime,dia 23 de janeiro 2012_ 29,47kw, dia 24 _ 30,14kw
inversor 4200 tl
gostaria de saber se é uma media boa :?:
obrigado a todos!
Este é o tópico de profsoeiro e do seu projeto.
A tua dúvida deveria ser colocada num tópico separado. e até tens uma microgeração, podes abrir um tópico com o teu projeto e dar-nos notícias dele.
Passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção Com seguidor -

Mensagem por PaulOL »

barcelos Escreveu:boa noite a todos
o meu seguidor 20 x235w mprime,dia 23 de janeiro 2012_ 29,47kw, dia 24 _ 30,14kw
inversor 4200 tl
gostaria de saber se é uma media boa :?:
obrigado a todos!

Boas barcelos,

Sem duvida que está com uma produção MUITO BOA :mrgreen: para esta altura do ano!

Para ter uma ideia, vê esta folha partilhda na google https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... JoK#gid=15 , feita pelo nosso colega Volt, onde podes comparar as produções de diversas MPs... ;)
E já agora, qual o seguidor que tem?

Cumpts.


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por sestevao »

Está com valores de produção bastante bons para Janeiro, e com 4700 W de paineis em seguidor vai ficar a produzir uns meses para o boneco.., vai atingir os 8800 Kw anuais com relativa facilidade.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por PaulOL »

sestevao Escreveu:Está com valores de produção bastante bons para Janeiro, e com 4700 W de paineis em seguidor vai ficar a produzir uns meses para o boneco.., vai atingir os 8800 Kw anuais com relativa facilidade.
Boas,

Estou de acordo, vai rebentar com a escala (máximo anual) muito antes do final do ano :lol:
Logicamente vai ter de fazer um opção, conforme refiro no tópico "Produzir ou NÃO Produzir...(O dilema)" em Micro-Produção... :?: só é pena estes casos não serem mais "a regra"... :( pois ficavamos todos a ganhar!


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

PaulOL Escreveu:
profsoeiro Escreveu::)

tenho a sensação que a sombra teria q estar + para a direita visto q o sol deve estar +- na linha do seu quadradro vermelho, lado esq inferior... mas ja pedi aos técnicos para cá virem ver!!

obrigado a tds

Boas, :)

Então que dizem os técnicos, o "problema" já foi resolvido ou não... :?:
Na passada 6ª feira lá foi o eng. ver e realmente o painel está atrasado um bocado , subimos a peça onde estava fixo o seguidor (uns 5cm, pq n dava mais) e ontem foi o meu melhor dia!! o melhor tinha sido 24kwh e ontem produziu 28,5!!

mm assim ainda n estou satisfeito pq continua a atrasado!!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por PaulOL »

profsoeiro Escreveu:
Na passada 6ª feira lá foi o eng. ver e realmente o painel está atrasado um bocado , subimos a peça onde estava fixo o seguidor (uns 5cm, pq n dava mais) e ontem foi o meu melhor dia!! o melhor tinha sido 24kwh e ontem produziu 28,5!!

mm assim ainda n estou satisfeito pq continua a atrasado!!
Boas,

Então agora, já tem valores mais compativeis c/seguidor... :D sempre são + 18,8% que o máximo anterior. :mrgreen:
Quando diz que subiu a peça "(uns 5cm, pq n dava mais)" os 5cm já deram frutos :) , agora pq n dava mais
é preocupante até porque confirma que mesmo assim ainda continua atrasado, mas será que esse atraso não pode ser corrigido na programação do software, digo eu :?:


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

PaulOL Escreveu:
profsoeiro Escreveu:
Na passada 6ª feira lá foi o eng. ver e realmente o painel está atrasado um bocado , subimos a peça onde estava fixo o seguidor (uns 5cm, pq n dava mais) e ontem foi o meu melhor dia!! o melhor tinha sido 24kwh e ontem produziu 28,5!!

mm assim ainda n estou satisfeito pq continua a atrasado!!
Boas,

Então agora, já tem valores mais compativeis c/seguidor... :D sempre são + 18,8% que o máximo anterior. :mrgreen:
Quando diz que subiu a peça "(uns 5cm, pq n dava mais)" os 5cm já deram frutos :) , agora pq n dava mais
é preocupante até porque confirma que mesmo assim ainda continua atrasado, mas será que esse atraso não pode ser corrigido na programação do software, digo eu :?:
acho q sem mexer na estrutura n dá mt mais, visto q ela só poderá "virar" mais 1-2 cm... sem bater no base que segura os paineis..


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

Produção

Novembro 16,2 média (só 14 dias)
Dezembro 13,03
Janeiro 18,13 - até ao dia 26 tava com média 17,16
Fevereiro 22,18 (só até ao dia 10)


O que vos parece?


barcelos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado jun 04, 2011 5:01 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por barcelos »

boa noite
dia 15 de fevereiro de 2012 fez 32,10kw
seguidor Sunsphere com boa assistencia!!!
diamantesolar ao mais alto nivel
obrigado a todos.


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por cmm »

Bom dia.
Á sombra não está na perpendicular com o seguidor, provavelmente quando tirou a foto o seguidor estaria para se mover,
visto só se mover de 15 em 15 minutos devido ao seu trabalho ser por sistema solar, poderá ter passado nuvens pelo sol e ele fica um pouco atrasado.
Se o sistema fosse por coordenadas estaria mais correto com o sol.


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

profsoeiro Escreveu:Produção

Novembro 16,2 média (só 14 dias)
Dezembro 13,03
Janeiro 18,13 - até ao dia 26 tava com média 17,16
Fevereiro 22,18 (só até ao dia 10)


O que vos parece?
Média de fevereiro 25,17 (até dia 17) ultimos 8 dias tive 7 acima dos 30 :P

os entendido aqui do fórum não comentam ?? :D


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

média de fevereiro 26,07 até dia 20!!


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por JDuarte »

profsoeiro Escreveu:média de fevereiro 26,07 até dia 20!!
Viva,
Realmente com um fevereiro assim não precisamos de verão, agora já parecem médias de um seguidor e daqui para a frente com o crescer dos dias vai ser notória ainda mais a diferença para as MPS fixas.
De qualquer forma tem aí perto uma boa referência para as fixas (ver MP do JAMA).


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

Bem até ao fim de Maio produzi (em 6meses e 11 dias) 4060kw! uma média de 20,61kw por dia... n sei se estes valores são bons ou maus pq é o meu 1º ano disto.

o meu melhor dia de sempre produzi 38,9 (dia 23 de Maio)

O mês de abril foi mt fraco, pior só Novembro...

venha lá o sol e calor sff :D

Responder

Voltar para “Projectos”