Página 1 de 1

Como é a vossa Ligação terra??

Enviado: segunda jan 30, 2012 8:59 pm
por pedro jorge pacheco
Boa noite,

no outro dia deparei em com apresentação sobre erros comuns nas instalações fotovoltaicas. uma das questoes abordadas era a da incorrecta ligação terra dos paineis.
Fui investigar quais as especificações tecnicas do fabricante (suntech) e deparei me com este ficheiro

http://www.solar-energy.at/dwn/MODULE-S ... glisch.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

onde mencionam este tipo de conectores terra:
terra.JPG
terra.JPG (27.5 KiB) Visto 1755 vezes
è pratica comum nas instalações? O que têm na Vossa?

na minha não colocaram nada disto......limitaram-se a uns olhais cravados num fio de de cobre de 2mm2....

Cumps

Re: Como é a vossa Ligação terra??

Enviado: segunda jan 30, 2012 9:19 pm
por visitante1
Essa é uma forma mais cara de fazer as ligações á terra, normalmente o que se utiliza é o vulgar parafuso autoroscante e o olhal.
É claro que os instaladores não vão colocar uma peça mais cara se legalmente pode ser utilizada uma mais barata, a não ser que seja um orçamento previamente aceite e onde seja mensionado esse ou outro material de alta qualiade.
cumprimentos