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Aumento do poder energético do biodiesel

Enviado: domingo nov 19, 2006 5:52 pm
por A. Ribeiro
boas

pode-se juntar álcool (etanol, metanol...) para aumentar o poder energético do biodiesel e equipará-lo ao do gasóleo?

obrigado

Enviado: domingo nov 19, 2006 9:25 pm
por orbis
o poder energético do biodiesel é muito semelhante ao do gasóleo (pelo que tenho lido).

Enviado: domingo nov 19, 2006 10:26 pm
por Elios
boas

o bio tem mais "power" que petro-diesel assim aditivos necessários eu diria só mesmo anti-congelante para zonas bem frias e quando se use percentagens elevadas e anti-oxidantes em caso de necessidade de armazenamento mais prolongado

abraço

Enviado: segunda nov 20, 2006 10:25 pm
por hynek
combustível » energia em mj/litro
--------------------------------------------------------------
gasóleo » 35,1
óleo vegetal » 34,3
biodiesel » 33,1
etanol » 21,1
metanol » 18,0
hidrogênio líquido -256 °c » 8,5
electricidade da bateria » 0,36

Enviado: segunda nov 20, 2006 11:02 pm
por Tó Miguel
hynek Escreveu:combustível » energia em mj/litro
--------------------------------------------------------------
gasóleo » 35,1
óleo vegetal » 34,3
biodiesel » 33,1
etanol » 21,1
metanol » 18,0
hidrogênio líquido -256 °c » 8,5
electricidade da bateria » 0,36
já agora o da gasolina

Enviado: segunda nov 20, 2006 11:16 pm
por hynek
a tabela só tinha esses dados. mas há outras tabelas:

comparação do rendimento (eficiência) de vários tipos de motores com vários combustíveis:
motor -combustível -eficiência
elsbett -ov -40 %
diesel -gasóleo -28%
diesel -bd -28%
benzínový -metanol- 31%
benzínový -etanol -30%
benzínový- gasolina -27 %
benzínový -hidrogênio -23%

autonomia com mesmo volume de combustível:
motor -combustível- autonomia em km
elsbett -ov -160
diesel -gasóleo -118
diesel -bd -106
gasolina- gasolina -100
gasolina -etanol -76
gasolina -metanol -58
gasolina -hidrogênio- 22
electromóvel- bateria -5

Enviado: segunda nov 20, 2006 11:24 pm
por Tó Miguel
nesta tabela o etanol tem mais rendimento que a gasolina, mas a semana passada deu um programa no canal discovery era um decomentário do brasil onde diziam, que os motores perdiam entre 15 e 20% de rendimento a etanol em relação à gasolina.

Enviado: segunda nov 20, 2006 11:27 pm
por hynek
tó miguel Escreveu:nesta tabela o etanol tem mais rendimento que a gasolina, mas a semana passada deu um programa no canal discovery era um decomentário do brasil onde diziam, que os motores perdiam entre 15 e 20% de rendimento a etanol em relação à gasolina.
estás enganado, o motor a gasolina e com gasolina percorre 100 km, o mesmo motor com etanol só 76 km (com mesmo volume de combustível)

Enviado: terça nov 21, 2006 1:07 pm
por Tó Miguel
tens razão estava a ver mal.
assim sendo ainda é pior do que eles disseram no programa, segundo a tabela, o etanol terá menos 24% do rendimento da gasolina

Enviado: terça nov 21, 2006 2:53 pm
por escalavardo
e já não falamos no metanol, que com a mesma quantidade fará perto dos 45km...

Enviado: terça nov 21, 2006 4:58 pm
por hynek
escalavardo Escreveu:e já não falamos no metanol, que com a mesma quantidade fará perto dos 45km...
com metanol 58. isto está numa tabela que não se consegue colocar aqui e o resultado é um bocado confuso.

vou, oportunamente, publicar estas informações (e outras de interesse) no meu site http://seealte.europecon.net/

Enviado: terça nov 21, 2006 10:25 pm
por orbis
hynek Escreveu:combustível » energia em mj/litro
--------------------------------------------------------------
gasóleo » 35,1
óleo vegetal » 34,3
biodiesel » 33,1
etanol » 21,1
metanol » 18,0
hidrogênio líquido -256 °c » 8,5
electricidade da bateria » 0,36
explica-me como medes a electricidade em litros....

Enviado: terça nov 21, 2006 11:05 pm
por hynek
eu não meço nada, é o que consta numa tabela de um relatório sobre matéria. mas já que perguntas, os valores referem o mesmo volume do combustível, neste caso suponho que se trata do volume da bateria carregada e a distância que o vehículo de testes conseguiu percorrer com esta bateria.

Enviado: terça nov 21, 2006 11:07 pm
por orbis
isso não faz sentido.

Enviado: quarta nov 22, 2006 12:06 am
por hynek
para mim faz

Enviado: quarta nov 22, 2006 12:21 am
por serges
atenção...

não se esquecam que um motor a combustão tem uma maximo de eficiencia dos 30% enquanto que um motor electrico ultrapassa os 80%...

Enviado: quarta nov 22, 2006 9:49 am
por hynek
claro. mas esta comparação é sobre energia disponível num determinado volume. e a energia eléctrica, infelizmente, não é competitiva.

Enviado: quarta nov 22, 2006 10:49 am
por serges
pois visto dessa forma por enquanto é essa a realidade mas com a nova tecnoligia com as baterias de litium já está a melhorar é só preciso um pouco de paciencia...

Enviado: quarta nov 22, 2006 11:45 am
por hynek
...... e muito dinheiro

Enviado: quarta nov 22, 2006 1:06 pm
por Ramos Buta
aló heney,
algo não percebo quando colocas (combustível: sistema de 2 depósitos: depósito principal - 100% do ov usado (verão), 90% (inverno), 2.º depósito - 33% ov, 65% gasóleo e 2% da gasolina), gostari de saber o que significa 90%(inverno)? o que deve-se adicionar para fazer os !00%?

ramos