Conversor
-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Re: Conversor
Só consegue 5V porque.... falta de vento...Cosalvaro Escreveu:Boas, tenho um problema, do meu aerogerador só consigo produzir 5V, e gostava de conseguir carregar uma bateria de 12V, existe forma?
Obrigado pela atençao
Cumprimentos
Esse gerador é de construção caseira ?
Mas para carregar a bateria de 12V vai precisar de pelo menus 14V
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: domingo abr 15, 2012 11:02 pm
O aerogerador é de construção caseira, eu consigo 14 volts mas só quando está muito vento, e à circuitos que permitem converter 5v para 12, e assim conseguiria carregar a bateria mesmo com pouco vento.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Membro Gold
Amigo, se já não tem potencia na fonte quer transforma-la???Cosalvaro Escreveu:O aerogerador é de construção caseira, eu consigo 14 volts mas só quando está muito vento, e à circuitos que permitem converter 5v para 12, e assim conseguiria carregar a bateria mesmo com pouco vento.
Cumprimentos
Amigo veja se as pás teem um torque suficiente capaz de dar um maior numero de voltas ao gerador, ou então reveja o gerador para que ele debite mais voltagem com menus rotação.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
amigo Esteves é possível que com pouco vento ate produza alguns amperes mas a baixa voltagem! com um conversor, embora os amperes caiam e muito obtém os 14V para carregar a bateria aos poucos.
a tempos vi um controlador próprio para isso. o pessoal definia a voltagem de saída e o controlador dependendo da entrada, conseguia aumentar ou diminuir a voltagem automaticamente, tendo em conta a voltagem definida.
a tempos vi um controlador próprio para isso. o pessoal definia a voltagem de saída e o controlador dependendo da entrada, conseguia aumentar ou diminuir a voltagem automaticamente, tendo em conta a voltagem definida.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."
-
- Membro Gold
Pois quase tudo é possível, mas andar a remar contra a maré não é fácil... isto é a minha maneira de ver, acho que é dinheiro deitado fora, até porque já se encontram por ai geradores eólicos de 1000W como o meu a 265€g_card Escreveu:amigo Esteves é possível que com pouco vento ate produza alguns amperes mas a baixa voltagem! com um conversor, embora os amperes caiam e muito obtém os 14V para carregar a bateria aos poucos.
Quanto ao controlador sim há só que seja MPPT já faz esse serviço, mas batendo na mesma tecla se não temos potencia da fonte pouco ou nada se ganha na saída.
E falando por experiência própria um gerador eólico só compensa onde o vento é constante fora isso os painéis é de longe a melhor opção, a não ser que tenha um canal de agua que faça girar um gerador todo Ano, isso sim é o melhor que pode haver.
-
- Membro Silver
- Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm
se ele conseguir aumentar a voltagem e manter a amperagem ganha o prémio nobel.
-
- Membro Silver
claro, eu frisei que a amperagem cai e muito, para não dizer drasticamente! tudo depende da amperagem que ele consiga produzir a esses 5V!
a dias estive ao pé de uma eolica de 1400W com um inversor destes e irritava só de ouvir os reles sempre a ligar e desligar, desconfio que estava a gastar mais do que produzia, visto que o máximo que a vi produzir foram 100W durante alguns 5 segundos...
a dias estive ao pé de uma eolica de 1400W com um inversor destes e irritava só de ouvir os reles sempre a ligar e desligar, desconfio que estava a gastar mais do que produzia, visto que o máximo que a vi produzir foram 100W durante alguns 5 segundos...
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."
-
Autor do tópico - Membro
Em média consigo 600 mA, sei que vai cair, mas como é só um protótipo, gostava de exprimentar o conversor, se alguém me pudesse mostrar o circuito...
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Boas noites, já vi que ninguém te vai ajudar porque pensam que é um caso perdido, mas, esperimente montar este circuito, do Josenir, pois eu tenho um a funcionar bem, se procurares bem encontras também a PCI com o tamanho certo,é é só imprimir. Boa sorte!
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=79&t=8138
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=79&t=8138
-
Autor do tópico - Membro
Obrigado amigo carioca !
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
Carioca, esse conversor não serve pois converte uma tensão maior para uma menor. O que o Cosalvaro precisa é o contrário. O circuito que faz isso designa-se tipicamente por conversor "step-up" ou "boost". Há alguns circuitos integrados, como o LT1173 ou o LM2577 com que é fácil fazer um conversor boost de 5V para 12V (melhor dizendo, 13.5V a 13.8V senão a bateria de chumbo não carrega), só que é preciso algum conhecimento de electrónica para montar isto e também estar atento a alguns detalhes...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
Autor do tópico - Membro
Njay tens razão, és capaz de me arranjar o circuito? Obrigado
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am
Bom na verdade não tem razão, se virem o topico um pouco mais a frente verão o conversor citado, deve ter passado despercebido.
Boas.
Boas.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
Realmente há um 2º circuito conversor mais à frente nesse tópico, não reparei. Mas o Josenir diz que serve se a fonte gerar a partir de 6V, não sei satisfaz os requisitos para o que Cosalvaro quer. Não tenho nenhum circuito preparado para te dar Cosalvaro, as datasheets têm circuitos exemplo mas como disse é necessário alguma "perícia" de electrónica para saber o que montar e montar... Também convinha saber que corrente o teu gerador é capaz de dar a 5V, para se ver se há lá "sumo" suficiente para se ir fazendo a limonada.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
Autor do tópico - Membro
Já tenho alguma experiência em montar circuitos. Com pouco vento consigo 6V e 800 mA, e o meu objetivo é mesmo com pouco vento carregar a bateria
-
- Membro Silver
amigo só por curiosidade como estas a medir esses 600 mA?
-
Autor do tópico - Membro
Liguei ao multimetro positivo com positivo e negativo com negativo,em amperes, penso que é assim que se mede
-
- Membro Silver
amigo então medis-te a corrente em curso de circuito, logo não tens os 6V 600 mA como dizes.
metes algo a consumir (por exemplo uma lampeda) e medes o que ela esta a consumir (amperes com o multímetro em serie como estavas a fazer).
na mesma com a lampeda ligada é que medes a voltagem e ai ficas a saber a realidade.
podes ir aumentando o consumo e monitorizar a voltagem a ver se sai muito.
metes algo a consumir (por exemplo uma lampeda) e medes o que ela esta a consumir (amperes com o multímetro em serie como estavas a fazer).
na mesma com a lampeda ligada é que medes a voltagem e ai ficas a saber a realidade.
podes ir aumentando o consumo e monitorizar a voltagem a ver se sai muito.
-
Autor do tópico - Membro
Fiz isso e tive mais ao menos os mesmos resultados