Boas!
Não é muito fácil responder a situação colocada...
O inversor é para ligação a rede?
O inversor é para sistema autónomo?
Refere-se a:
Onda Quadrada?
É o sistema mais barato e o mais simples, contudo praticamente não é utilizado devido à fraca qualidade do sinal gerado, e não é indicada na maioria dos casos devido à produção de harmónicos sendo que não só injecta frequências não desejadas bem como não se torna eficiente.
Onda Quasi-Sinusoidal?
Nesta topologia a onda não é realmente sinusoidal nem tão pouco se aproxima desta, de facto a onda produzida é mais próxima da quadrada e existem alguns pontos mortos ao longo do tempo.
Na literatura de língua inglesa são também referidos como 'MSW Inverter' onde MSW significa onda sinusoidal modificada.
São utilizados em muitas cargas mas a sua distorção harmónica total (THD) é de 25%.
A maioria dos inversores utilizados em carros são baseados neste tipo por serem consideravelmente baratos.
No caso dos sistemas onde não está claramente descrito o tipo de onde de saída este é o mais provável.
Note-se, que no desenho abaixo foi introduzido um nível adicional de tensão, e só por isto a distorção harmónica total baixou para 6,5%.
Onda Sinusoidal Escalonada?
O inversor de onda sinusoidal escalonada gera uma onda que já se assemelha mais a uma sinusoide contudo ainda são notórios os níveis discretos produzidos por esta, normalmente 34 ou 52
O sinal gerado por estes inversores já pode ser injectado na rede contudo ainda produz ruído à semelhança dos inversores de onda quasi-sinusoidal ou modificada mas menos pronunciado. Da mesma forma para aplicações mais exigentes no que toca à qualidade do sinal de alimentação este sinal poderá não ser ainda suficientemente limpo.
Onda Sinusoidal Pura?
O inversor de onda sinusoidal pura gera uma onda sinusoidal muito próxima do ideal sendo normalmente a sua distorção harmónica total inferior a 3%.
Este é o inversor mais caro, no entanto quando é necessário uma onda sinusoidal limpa é o indicado. Sistemas como electrónica médica, impressoras LASER, equipamento Hi-Fi ou computadores exigem este tipo de alimentação.
Este tipo de inversor é controlador por micro-processaor pois para se conseguir tal qualidade no sinal de saída é necessário um controlo matemático eficaz. O método usado é a modulação por largura de impulsos ou PWM.