Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Não me tinha ocorrido essa ideia... :roll: e é uma boa ideia para isolar uma coisa da outra :) obrigado aos dois ;)
E posso abrir um roço num dos imans (como nos outros) para o colocar sem prejuízo para o rotor? Ou como sugeriam a colocação?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por jmal »

lopes Escreveu:Não me tinha ocorrido essa ideia... :roll: e é uma boa ideia para isolar uma coisa da outra :) obrigado aos dois ;)
E posso abrir um roço num dos imans (como nos outros) para o colocar sem prejuízo para o rotor? Ou como sugeriam a colocação?
Não é nos imanes, é no entre-ferro, sei que era isso que querias dizer, ficar tal como um dos outros 3.

Assim não corres riscos desnecessários, porque se te acontece o que aconteceu mas contigo em cima, provavelmente tinhas queimado o controlador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

jmal Escreveu:
lopes Escreveu:Não me tinha ocorrido essa ideia... :roll: e é uma boa ideia para isolar uma coisa da outra :) obrigado aos dois ;)
E posso abrir um roço num dos imans (como nos outros) para o colocar sem prejuízo para o rotor? Ou como sugeriam a colocação?
Não é nos imanes, é no entre-ferro, sei que era isso que querias dizer, ficar tal como um dos outros 3.

Assim não corres riscos desnecessários, porque se te acontece o que aconteceu mas contigo em cima, provavelmente tinhas queimado o controlador.
:oops: :D
Como alguém já me disse.. são abre olhos! :lol:


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

Essa resistência à massa (pull-down) é que não devia aí estar!

Já referi que os sensores só são capazes de puxar a linha de saída precisamente à massa e não aos 5V.

Se for usado o mesmo sensor do controlador, não uses resistência nenhuma, porque o controlador já tem uma de pull-up.
Se usares um sensor à parte, com uma resistência à massa não vais ver é sinal nenhum! Fica permanentemente a zero!
Antes de o sensor ligar, já a resistência de 10K puxou alinha a zero e quando ele ligar, continua a zero.
Tens que ter é uma resistência aos 5V (pull-up) para que então o sensor possa puxar a tensão na linha a zero.

Vê a saída dos sensores como um interruptor que liga a saída à massa.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por jmal »

RJSC Escreveu:Essa resistência à massa (pull-down) é que não devia aí estar!

Já referi que os sensores só são capazes de puxar a linha de saída precisamente à massa e não aos 5V.

Se for usado o mesmo sensor do controlador, não uses resistência nenhuma, porque o controlador já tem uma de pull-up.
Se usares um sensor à parte, com uma resistência à massa não vais ver é sinal nenhum! Fica permanentemente a zero!
Antes de o sensor ligar, já a resistência de 10K puxou alinha a zero e quando ele ligar, continua a zero.
Tens que ter é uma resistência aos 5V (pull-up) para que então o sensor possa puxar a tensão na linha a zero.

Vê a saída dos sensores como um interruptor que liga a saída à massa.

O que faltou ai foi uma resistência entre o arduino e o sensor, de 1k ou 2.2k, para que em caso do arduino ligar esse pino como saída e meta 5v na mesma linha, o sensor ao estar a puxar para zero volts não queime, provavelmente foi isto que o queimou, porque se é pull-down, ao desligares e tocares com esse fio na massa, não o queimava, ou então queimou quando o desligaste e tocou nos 5 ou mais volts.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

RJSC Escreveu:Essa resistência à massa (pull-down) é que não devia aí estar!

Já referi que os sensores só são capazes de puxar a linha de saída precisamente à massa e não aos 5V.

Se for usado o mesmo sensor do controlador, não uses resistência nenhuma, porque o controlador já tem uma de pull-up.
Se usares um sensor à parte, com uma resistência à massa não vais ver é sinal nenhum! Fica permanentemente a zero!
Antes de o sensor ligar, já a resistência de 10K puxou alinha a zero e quando ele ligar, continua a zero.
Tens que ter é uma resistência aos 5V (pull-up) para que então o sensor possa puxar a tensão na linha a zero.

Vê a saída dos sensores como um interruptor que liga a saída à massa.
Eu por acaso tenho visto mais os sensores como interruptores que quando activados passam a voltagem Vcc para o pino Signal. E pelos testes que tenho feito e mesmo pelo vídeo que coloquei ontem isso até se comprovava. Antes de gravar esse vídeo, já tinha o arduino ligado à uns bons 10/15 minutos e a rodar igualmente sem problemas. O problema com o hallsensor deu-se algures entre ter desligado o arduino e o disjuntor da mota e ter voltado a ligar tudo novamente. Será que em algum momento do arranque do arduino, este coloque o pino como output (como referiu o jmal) e isso tenha danificado o sensor? Tenho que iniciar esse pino logo nas primeiras linhas do código - actualmente estou a inicia-lo apenas na rotina principal.

Aquela resistência pull-down de 10K é referência da própria página do arduino:
http://arduino.cc/en/Tutorial/DigitalReadSerial

onde se pode ler isto:
"If you disconnect the digital i/o pin from everything, the LED may blink erratically. This is because the input is "floating" - that is, it doesn't have a solid connection to voltage or ground, and it will randomly return either HIGH or LOW. That's why you need a pull-down resistor in the circuit."

ou seja, o facto de não usar aquela resistência podia causar leituras erradas na entrada digital.

Vou tratar de reparar o sensor (se for mesmo só isso) e vou seguir o conselho de usar um sensor dedicado ao arduino. Espero assim contornar o problema.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Njay »

Do power-up até configurares o pino como outra coisa qualquer ele está configurado como entrada, ou seja é como se não estivesse ligado a nada (do lado do arduino).

Há várias coisas que podem ter causado essa falha, entre as quais as que já foram aqui referidas. Às vezes as ligações são mais complexas do que aparentam à 1ª vista, e mesmo pontos que estão ligados entre si na realidade podem ter tensões diferentes transientemente (em particular os GND) e esses transientes serem suficientes para queimar um semicondutor.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por MRider »

Da gosto ver a entre ajuda que existe por aqui.
Muito bem :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Já instalei no motor os dois sensores necessários ao projecto.

O novo sensor de hall (do lado esquero) que servirá para calcular velocidade e quilometragem:
Imagem

E o sensor LM35 para medir a temperatura dentro do motor:
Imagem

Estão já devidamente acondicionados com vedante próprio para aguentar temperatura - depois coloco foto final.
Ambos terão alimentação independente dos restantes sensores dentro da roda para evitar novas surpresas.
Estou só à espera de aproveitar a roda desmontada para mudar o pneu, e depois montar tudo e testar o funciomento.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por MRider »

Muito bem isso é que é trabalhar :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

A parte de dentro do motor depois dos dois sensores instalados ficou com este aspecto:
Imagem
O 4º hallsensor ficou em linha com os restantes 3, e o sensor de temperatura ficou debaixo da cablagem e do isolamento.

Ainda não testei com o arduino, mas já fiz algumas leituras depois da roda montada com o multimetro, e depois de aplicar uma tensão de 5V, o hallsensor responde com o rodar da roda. Já o LM35 que devia variar apenas com a temperatura (penso eu de quê), também dá valores diferentes conforme o andamento da roda... :roll: alguma ideia? Será o mesmo influenciado pelos campos magnéticos dentro da roda? Ou o que posso estar a fazer mal?

A montagem dos sensores dentro da roda foi feita da seguinte forma:
Imagem
(os pinos não são ligados desta forma, mas é só para ter uma ideia - cada sensor tem 3 pinos: V+, GND e Sinal)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

...e já agora uma forma fácil de baixar a tensão que vem do conversor DC/DC dos 12V para os 9V que pretendo usar para alimentar o arduino?

Tinha pensado numa coisa destas, mas não sei... http://www.ebay.co.uk/itm/DC-DC-15W-Con ... TM:GB:1123

Alguém sugere alguma alternativa?


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

Sugiro alimentar é o arduino diretamente com 5V.
Compra un daqueles carregadores de isqueiro com saída USB baratos, desmancha-o para ficares só com a placa e liga os 5V no arduino.
O LM35 devias ter colocado um pequeno condensador (100 nF) na sua alimentação, mesmo junto a ele para supressão de ruído.
Do lado de fora não ajuda nada.


Ronco
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Ronco »

lopes Escreveu:...e já agora uma forma fácil de baixar a tensão que vem do conversor DC/DC dos 12V para os 9V que pretendo usar para alimentar o arduino?

Tinha pensado numa coisa destas, mas não sei... http://www.ebay.co.uk/itm/DC-DC-15W-Con ... TM:GB:1123

Alguém sugere alguma alternativa?
um circuito simples com um 7809 e um par de condensadores deve chegar e bastar...


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

Ronco Escreveu:
lopes Escreveu:...e já agora uma forma fácil de baixar a tensão que vem do conversor DC/DC dos 12V para os 9V que pretendo usar para alimentar o arduino?

Tinha pensado numa coisa destas, mas não sei... http://www.ebay.co.uk/itm/DC-DC-15W-Con ... TM:GB:1123

Alguém sugere alguma alternativa?
um circuito simples com um 7809 e um par de condensadores deve chegar e bastar...
É um desperdício!
É um 7809 a converter (14-9)*Corrente watts em calor, seguindo do 7805 que está no arduino a converter (9-5)*Corrente watts em calor.
A razão porque dizem para alimentar o arduino com 9V em vez de 12, é que então teria que ser o 7805 do arduino a converter (12-5)*Corrente watts em calor, e iria sobreaquecer.
Assim vai haver o mesmo desperdício de potência, mas com o calor distribuído por 2 reguladores.

Usem um regulador comutado, arranja-se por 3€ num carregador de isqueiro USB nas lojas asiáticas por cá.

Quando alimentam o arduino por usb, ele está a funcionar só com 5V.
Não precisa de mais de 5V para nada.
Ligas os 5V diretamente nos pinos 5V.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Njay »

Se com o carregador USB baratucho vires as leituras do ADC com muita variação, experimenta meter um condensador de 1uF ou 2.2uF cerâmico entre o AREF e o GND (bom seria perto dos pinos do ATmega, mas pronto).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

São capaz de ter razão, pois quase todos os testes têm sido feitos com o arduino ligado via USB ao portátil, por isso devem ser suficientes os 5V.

O teste que fiz ontem na mota até foi feito com um desses carregadores baratuchos (220V -> USB), mas acho que o conjunto incluia um carregador de isqueir também... tenho que ir à pesca dele...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

O projecto tem andado nos últimos tempos mais pela fase da esquematização antes de pôr em prática.

Deixo alguns esquemas (ainda não testados), onde se inclui por exemplo no módulo principal em buzzer para dar sinal sonoro de algumas situações/funções, e ainda de um rele comandado pelo arduino e ligado directamente ao switsh do travão, podendo intervir e "desligar" o motor acendendo os stops por exemplo por indicação do BMS (quando este activar alguma protecção), ou mesmo não deixando andar a mota depois de ligar a ignição sem antes validar essa opção no painel.

Imagem

O módulo principal vai ficar ligado via DB15 a um outro módulo secundário mais atrás na mota que além das ligações dos vários sensores, vai incluir um divisor de tensão para poder monitorizar cada uma das 16 celulas.
Por não ter entradas disponíveis no arduino para poder ligar cada uma das células, terei que fazer uso de um multiplexador analógico (será o 4051) para poder dar entrada no arduino dos valores alternadamente.

Imagem

O divisor de tensão será construído conforme o seguinte esquema - aqui demonstrado apenas com 8 células, mas é só ir acrescentando. Construído para dar um sinal máximo de cerca de 4,5V para o arduino (quiz deixar uma pequena margem de segurança), para células carregadas a 3,7V. Não sei se vou conseguir ter boa resolução nas leituras com este procedimento, mas foi a melhor solução que me surgiu.

Imagem

Os mais entendidos que se pronunciem, pois eu sou apenas um mero curioso que tive algumas cadeiras básicas de electrónica à uns anos atrás, e posso estar a cometer alguns (ou muitos) erros... :)

Neste momento já possuo todos os componentes necessários à construção de acordo com os esquemas acima, mas sempre se está a tempo de mudar qualquer coisa... ;)


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

Como são só 16 células safas-te.
Se o ADC não for muito ruidoso deves consegui 0.062V de resolução.
Assim sendo, aconselhava a considerares só uma casa decimal.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Njay »

As resistências têm tolerâncias. As fontes de alimentação também têm tolerâncias, e variam ligeiramente com a temperatura e a carga (corrente); se forem comutadas também poderão ter um ripple apreciável, ripple este variável com a carga. É dificil tirar proveito do LSB do ADC, em particular se a referência do ADC não for bastante estável. É cruzar o pior caso de tudo isto com a resolução desejada/aceitável para a leitura das células.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”