problema com o inversor a desligar
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sexta jan 27, 2012 11:02 pm
problema com o inversor a desligar
boa tarde, tenho 1 inversor kaco 4200 que se desliga e aparece a seguinte informação:
algumas vezes aparece FALHA NA REDE SOBREFREQUÊNCIA e outras vezes aparece IRREGULARIDADE VALOR MÉDIO TENSÃO. Alguém me pode ajudar a resolver isto e explicar o que está a acontecer.
Desde já o meu muito obrigado a todos
algumas vezes aparece FALHA NA REDE SOBREFREQUÊNCIA e outras vezes aparece IRREGULARIDADE VALOR MÉDIO TENSÃO. Alguém me pode ajudar a resolver isto e explicar o que está a acontecer.
Desde já o meu muito obrigado a todos
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Re: problema com o inversor a desligar
boas,
hummm já mediste a voltagem da tua rede ?
tens logs do inversor, existe um softw que corre em windows em que ligas um cabo de dados entre o inversor e o pc e ele regista-te as tensões diarias ... seria bom teres essa informação !!!
hummm já mediste a voltagem da tua rede ?
tens logs do inversor, existe um softw que corre em windows em que ligas um cabo de dados entre o inversor e o pc e ele regista-te as tensões diarias ... seria bom teres essa informação !!!
-
ola patalhetas, ainda não tenho logs do inversor. A micro foi ligada na 4ªa feira e fez os seguintes valores
4ª: 22.2kw (o técnico veio ligar as 11h
5ª:27 kw
6ª:22kw
sabado:18kw
Ontem é que eu vi que o inversor andava a disparar.Quando dispara a tensão anda acima dos 250V e a frequência acima de 50hz. É mesmo nas horas de maior débito entre as 12h e as 14h, anda na volta dos 3.45kw/h quando desliga. É uma perda enorme porque demora tempo a voltar a ligar
Quero ligar o Kaco com 1 cabo RS232. Onde compraste o teu cabo e qual é a marca
abraço
Rui
Ontem é que eu vi que o inversor andava a disparar.Quando dispara a tensão anda acima dos 250V e a frequência acima de 50hz. É mesmo nas horas de maior débito entre as 12h e as 14h, anda na volta dos 3.45kw/h quando desliga. É uma perda enorme porque demora tempo a voltar a ligar
abraço
Rui
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Viva,
o problema da sua micro não é caso isolado.
Veja este topico, verá que o problema estara dentro de uma destas situaçoes:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... A7%C3%B5es
cumprimentos
o problema da sua micro não é caso isolado.
Veja este topico, verá que o problema estara dentro de uma destas situaçoes:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... A7%C3%B5es
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
Boas, eu fiz o meu cabo, se precisares de ajuda diz, que eu faço te isso, fica barato ... pagas só as fichasruib Escreveu: Quero ligar o Kaco com 1 cabo RS232. Onde compraste o teu cabo e qual é a marca
abraço
Rui

em todo o caso, faz como diz o @pnunes, e procura semalhanças !!!
-
a minha tensão em casa está em 235v neste preciso momento e costuma ser +- constante. Quando os painéis estão a debitar no maximo passa os 250v. O que poderei fazer?
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Olá Rui,ruib Escreveu:ola patalhetas, ainda não tenho logs do inversor. A micro foi ligada na 4ªa feira e fez os seguintes valores
abraço
Rui
Eu não sei se o Kaco 4200 mantêm as definições do 3600Xi, mas pelo menos era:
- Desliga de forma imediata se a tensão de rede >=264V.
- Desliga se a tensão de rede superior a 253V durante 10 minutos consecutivos.
Hoje por aqui a rede também teve problemas. A instalação vizinha que tem 4200W DC e kaco 3500xi fez apenas 9,6kWh. Uma outra com 4400W DC e SMA 3800 fez 4,1kWh.
Eu tive consumo significativo ao longo do dia e mesmo assim contei 12 reinicios do inversor, alguns deles são visíveis no gráfico diário (http://www.jgduarte.com/stats/grafdia/? ... 8&ano=2012)
Recorrendo a um multímetro (dos chinocas) medi várias vezes tensões superiores a 265V dentro de casa... mas eu já desisti de chamar a EDP para corrigir a situação... a ameaça de me fazer pagar a vinda do piquete fala mais alto.
Cmps,
-
- Membro Platinium
Resumindo vc nem se deu ao trabalho de ler o topico que lhe enviei!!!!ruib Escreveu:a minha tensão em casa está em 235v neste preciso momento e costuma ser +- constante. Quando os painéis estão a debitar no maximo passa os 250v. O que poderei fazer?
Então eu faço um resumo... vai ter que reclamar com a edp e esperar 10 anos para tentar resolver o problema...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
pnunes Escreveu:Resumindo vc nem se deu ao trabalho de ler o topico que lhe enviei!!!!ruib Escreveu:a minha tensão em casa está em 235v neste preciso momento e costuma ser +- constante. Quando os painéis estão a debitar no maximo passa os 250v. O que poderei fazer?
Então eu faço um resumo... vai ter que reclamar com a edp e esperar 10 anos para tentar resolver o problema...
cumprimentos
Microprodutor = Problemas (muitos)

-
Nunes, obrigado pela indicação. Já tinha lido há algum tempo e voltei a ler agora. Simplesmente fico com duvidas sobre a origem do problema,nao vale a pena chatear se por causa disso.
Se eu, por exemplo, alterar a tensão em que desliga o inversor, nao irei ter uma tensão muito alta em casa
Se eu, por exemplo, alterar a tensão em que desliga o inversor, nao irei ter uma tensão muito alta em casa
-
Amanhã, vou tentar monitorizar o inversor. O estranho é que nos 2 primeiros dias nao tive problemas, porque será?
-
- Membro Platinium
Viva,ruib Escreveu:Nunes, obrigado pela indicação. Já tinha lido há algum tempo e voltei a ler agora. Simplesmente fico com duvidas sobre a origem do problema,nao vale a pena chatear se por causa disso.
e vc tem acesso ao inversor a esse nivel?? é que normalmente esses parametros não são alteraveis pelo cliente nem por 99% dos instaladores!!
E mesmo que o consiga fica com tensões bastante altas o que pode não ser agradavel para alguns equipamentos la em casa.
A causa é na maioria impedancia da linha alta devido a cabos finos ou oxidados, veja tambem o cabo que vai do inv. ao contador se for demasiado fino tambem dá problemas.
Como ja reparou isto é um poço de problemas e esse é só o inicio... o comercializador está-se a c*** para tudo isso, se eles investem muito em linhas novas e com a secção que deveriam ter deixam de poder ganhar os milhoes que ganham e isso sim é muito grave...para eles.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
boa tarde, hoje o inversor desligou-se varias vezes a partir das 14h. As tensões andavam acima dos 255v, registei um pico de 259,7 V. No final do dia tenho 23,02 kw/h produzido,teria chegado aos 27 ou 28 kw/h talvez, se não houvesse irregularidades na rede. Alguem me pode ajudar a ligar o cabo rs232 pois a porta com não consegue fazer nada no kaco viso . diz porta com open mas não aparece nada no kaco viso. Deve ser alguma configuração da porta que está errada.
obrigado desde já
cumprimentos
obrigado desde já
cumprimentos
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
ruib Escreveu:boa tarde, hoje o inversor desligou-se varias vezes a partir das 14h. As tensões andavam acima dos 255v, registei um pico de 259,7 V. No final do dia tenho 23,02 kw/h produzido,teria chegado aos 27 ou 28 kw/h talvez, se não houvesse irregularidades na rede. Alguem me pode ajudar a ligar o cabo rs232 pois a porta com não consegue fazer nada no kaco viso . diz porta com open mas não aparece nada no kaco viso. Deve ser alguma configuração da porta que está errada.
obrigado desde já
cumprimentos
Boas,
Também tive esse problema no inicio ao ligar o cabo rs232, o problema foi que essa porta não estava configurada, pelo que o Engº. tratou da alteração da porta no inversor!
Cpts,
-
- Membro Silver
Para começar, tens um cabo rs232 ?ruib Escreveu: Alguem me pode ajudar a ligar o cabo rs232 pois a porta com não consegue fazer nada no kaco viso . diz porta com open mas não aparece nada no kaco viso. Deve ser alguma configuração da porta que está errada.
obrigado desde já
cumprimentos
o teu pc tem porta rs232, ou só tens portas usb ?
caso só tenhas usb, vais ter de comprar um conversor usb/rs232.
caso tenhas portas nativas rs232, tens de ligar na porta com1 e no kakoviso dizer que o cabo está na com1.
se for usb, é identico, depois de instalados os drivers, vais a "computador" botão lado direito, propriadades, gestor dispositivos, portas com, tens de procurar a porta atribuida ao adaptador, e no kacoviso escolher a mesma porta.
em principio tens o problema resolvido. (we hope)

-
- Membro Platinium
Esclareçam-me lá uma duvida, comunicar com o Kaco só para monitorização certo? ou para alterar parametros (não me parece)??
cumprimentos
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
boa noite a todos
Para começar o cabo que comprei é 1 conversor pois o computador só tem porta usb.
liguei na porta com4 e transmiti isso no kaco viso (porta4). Ele abre a porta (com open) mas depois não me aparece nenhuma informação no kaco viso. Deve ser alguma definição da porta que está mal,talvez?
nunes, isto é apenas para monitorização
cumprimentos
Para começar o cabo que comprei é 1 conversor pois o computador só tem porta usb.
liguei na porta com4 e transmiti isso no kaco viso (porta4). Ele abre a porta (com open) mas depois não me aparece nenhuma informação no kaco viso. Deve ser alguma definição da porta que está mal,talvez?
cumprimentos
-
- Membro Gold
Boas,ruib Escreveu:boa noite a todos
cumprimentos
Nas definições do inversor, verifica qual o protocolo ativo rs232 ou RS485. O kacoviso só funciona com RS232.
Cmps,
-
ok,obrigado amanhã vou ver isso
-
- Membro Gold
Boas,ruib Escreveu:ok,obrigado amanhã vou ver isso
Pode ver hoje, basta segurar o botão de pressão na base do inversor até o Display ficar ativo.
Cmps,