Solar Optimizers

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Solar Optimizers

Mensagem por mcarneiro »

Viva pessoal ,

Sei que à algum tempo andava alguem a procura de "Solar Optimizers", como esbarrei contra eles na net aqui fica o link , pode sei util a alguem.

http://www.alma-solarshop.com/en/95-solar-optimizer

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Solar Optimizers

Mensagem por E_MAN »

Isso serve para quê?

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

E_MAN Escreveu:Isso serve para quê?
Viva ,

Serve para limitar o problema aos modulos que estão afectados por sombras, é util para quem tem sombras medias e grandes (Também seve para pequenas sombras , mas como é uma solução algo dispendiosa não ia compensar ). tem que se instalar uma unidade por cada painel.

spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Mensagem por spedy »

Boas, ja compraste alguma coisa nesse site?
Cumps.
Pedro.

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por E_MAN »

E já experimentaste?

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

spedy Escreveu:Boas, ja compraste alguma coisa nesse site?
Cumps.
Pedro.
viva,

Eu não , mas tenho um colega que comprou a micro quase toda a eles :

20 paineis solar fabrik 250w poly

Solarmax 4200S

2000 mt cabo solar

5731 euros portes para Portugal incluidos

ficou com uma micro 3.68 com 5000w por cerca de 6500 no total , a montagem fez ele

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

E_MAN Escreveu:E já experimentaste?
Boas ,

Não porque não tenho sombras que compenssem o investimento no meu caso com 20 paineis são cerca de 1000 euros, em tiver sombras de media ou grandes dimenções recupera o investimento em 3 ou 4 anos.

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Só rectificação ..., claro que nao foram 2000mt de cabo solar foram 200mt ... :lol:

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

Aproveito para deixar aqui um projecto DIY Open Source de um amigo, que acho que entra na categoria "solar optimizers":

Carga Electrónica para Sistema Fotovoltaico

Quem é micro-produtor perceberá melhor a necessidade de deste dispositivo. Cá fica transcrita a explicação dele sobre para que serve:
Estamos perante uma Carga Electrónica para sistemas Fotovoltaicos. Essencialmente os que têem os paineis em string, directamente ligados ao Inversor, alta tensão, sem bateria, no caso de Portugal as instalações chamadas de Micro- ou Mini-Geração.

Para algumas instalações, e como os paineis estão em série podendo gerar tensões acima de +600VDC, nos amanhecer/fim-de-tarde de dias entre Outubro e Março onde o Sol está mais baixo, é frequente o painel solar ter uma tensão de pico alta mas uma corrente disponivel muito baixa.
Nestas situações o Inversor entra em erro, pois a tensão de entrada é acima da máxima permitida.

Para evitar esta situação, basta aplicar uma ligeira carga nos paineis, o suficiente para manter a tensão de pico abaixo dá máxima aceite pelo Inversor.

O que a Carga Electrónica faz é, monitorizar a tensão de saída da string de paineis solares e aplicar uma carga variavel (nos paineis solares) para manter a Tensão de Pico abaixo do nível prédefinido. Este controlo é continuo e sem interrupções, desde que haja energia para o microprocessador da Carga Electrónica poder trabalhar.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por E_MAN »

Njay Escreveu:Aproveito para deixar aqui um projecto DIY Open Source de um amigo, que acho que entra na categoria "solar optimizers":

Carga Electrónica para Sistema Fotovoltaico

Quem é micro-produtor perceberá melhor a necessidade de deste dispositivo. Cá fica transcrita a explicação dele sobre para que serve:
Estamos perante uma Carga Electrónica para sistemas Fotovoltaicos. Essencialmente os que têem os paineis em string, directamente ligados ao Inversor, alta tensão, sem bateria, no caso de Portugal as instalações chamadas de Micro- ou Mini-Geração.

Para algumas instalações, e como os paineis estão em série podendo gerar tensões acima de +600VDC, nos amanhecer/fim-de-tarde de dias entre Outubro e Março onde o Sol está mais baixo, é frequente o painel solar ter uma tensão de pico alta mas uma corrente disponivel muito baixa.
Nestas situações o Inversor entra em erro, pois a tensão de entrada é acima da máxima permitida.

Para evitar esta situação, basta aplicar uma ligeira carga nos paineis, o suficiente para manter a tensão de pico abaixo dá máxima aceite pelo Inversor.

O que a Carga Electrónica faz é, monitorizar a tensão de saída da string de paineis solares e aplicar uma carga variavel (nos paineis solares) para manter a Tensão de Pico abaixo do nível prédefinido. Este controlo é continuo e sem interrupções, desde que haja energia para o microprocessador da Carga Electrónica poder trabalhar.
onde está esse projeto?

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

Se seguires o link para o post, no final do post ele tem um link para os ficheiros do projecto.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Micro-Produção”