DB da Bicimota, powered by Fidel
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
So reparei agora, acho que devias meter a amperagem do motor um pouco mais alta... mas alguem com mais experiencia nestes controladores que se prenuncie.
Olha aqui um exemplo da configuraçao que meto no meu controlador:
Olha aqui um exemplo da configuraçao que meto no meu controlador:
- Anexos
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- controlador lyen
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Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
o meu controlador não ta muito diferente do teu, tirando a parte da corrente do motor e da bateria,
60% no motor são 60 amp, como tens 70 na bateria só te da 70% dos 60 acho eu.
uma vez experimentei baixar a corrente da bateria e cortou varias vezes durante a viagem, agora tenho 90%.
experimenta meter a corrente da bateria entre os 90 e 100%
assim que tiver oportunidade confirmo como tá o meu
60% no motor são 60 amp, como tens 70 na bateria só te da 70% dos 60 acho eu.
uma vez experimentei baixar a corrente da bateria e cortou varias vezes durante a viagem, agora tenho 90%.
experimenta meter a corrente da bateria entre os 90 e 100%
assim que tiver oportunidade confirmo como tá o meu
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
e quanto ao carregar as baterias , não sei porque o pessoal insiste em balancear lipos em todas as cargas, se precisas de balancea-las sempre é porque tens algum problema com o pack
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Ora nem mais!jordison Escreveu:e quanto ao carregar as baterias , não sei porque o pessoal insiste em balancear lipos em todas as cargas, se precisas de balancea-las sempre é porque tens algum problema com o pack
Isso!jordison Escreveu:o meu controlador não ta muito diferente do teu, tirando a parte da corrente do motor e da bateria,
60% no motor são 60 amp, como tens 70 na bateria só te da 70% dos 60 acho eu.
uma vez experimentei baixar a corrente da bateria e cortou varias vezes durante a viagem, agora tenho 90%.
experimenta meter a corrente da bateria entre os 90 e 100%
assim que tiver oportunidade confirmo como tá o meu
Para usufruir do binário máximo desde a rotação zero, a corrente do motor terá de estar nos 100%. Tendo um bom pack de baterias podemos facilmente colocar nos 100% a "Max Battery Current" e fazer a boa gestão com o punho acelerador. Para ser mais conservador diminui-se alguma percentagem deste mesmo valor.
Eu colocaria modo Torque,
Corte por tensão baixa 36V
Corte por tensão alta 51V
A rapidez do acelerador colocaria o mais rapido possivel, posição 1
Na verdade, e como gosto de velocidade, arranjaria um pack extra de 2S 10A para colocar em série com esses, e já ganharia mais uns 8km/h na vel. máxima.
Tudo por um mundo mais limpo!
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Colocando 14s ganha velocidade, mas provavelmente já não consegue pedalar, a rotação do motor fica muito alta.
Eu também tenho 13 dentes no motor , parece me uma boa configuração para quem quer pedalar.
Também não uso tensor, nunca usei, experimentei só em casa no suporte e fazia um barulho enorme.
Eu também tenho 13 dentes no motor , parece me uma boa configuração para quem quer pedalar.
Também não uso tensor, nunca usei, experimentei só em casa no suporte e fazia um barulho enorme.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
jordison Escreveu:e quanto ao carregar as baterias , não sei porque o pessoal insiste em balancear lipos em todas as cargas, se precisas de balancea-las sempre é porque tens algum problema com o pack
E só falei no balancear para explicar que as baterias têm sido tratadas convenientemente, na verdade as células estão sempre alinhadas.
Sobre as baterias não tenho nada a apontar até pelo contrário, foram o melhor negocio que fiz e agora com o carregador de 400W carrego 90% das baterias em +/- 30 minutos
Vou experimentar as vossas sugestões mas não estou muito esperançado porque até à data já experimentei de tudo e começo a pensar se não será o controlador que está com alguma anomalia.
Existe algum tipo de diagnóstico que possa fazer para perceber se o controlador está avariado? é normal avariarem-se?
Este ainda está na garantia porém para enviarem-me um novo tenho que pagar 50€ de portes (vem de Taiwan)
É um valor que pagaria de agrado se tivesse a certeza que era do controlador.
Até breve,
André
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Se fores de perto de Lisboa posso te emprestar o meu Kelly para experimentares.
Acho que nem o Andre nem o Fidel usam nada para evitar aquela faisca quando se liga o conector/ interruptor, eu instalei uma segunda ficha com uma resistência de 47ohm que ligo primeiro, acho que pode ser mais fraca, depende da voltagem.
Ligado directo começa a lixar os conectores e os controladores.
Acho que nem o Andre nem o Fidel usam nada para evitar aquela faisca quando se liga o conector/ interruptor, eu instalei uma segunda ficha com uma resistência de 47ohm que ligo primeiro, acho que pode ser mais fraca, depende da voltagem.
Ligado directo começa a lixar os conectores e os controladores.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Sou do Algarve mas obrigado à mesma. Vou ter que encomendar outro controlador, quando receber-lo passo por cá para dizer se funcionou.jordison Escreveu:Se fores de perto de Lisboa posso te emprestar o meu Kelly para experimentares.
Acho que nem o Andre nem o Fidel usam nada para evitar aquela faisca quando se liga o conector/ interruptor, eu instalei uma segunda ficha com uma resistência de 47ohm que ligo primeiro, acho que pode ser mais fraca, depende da voltagem.
Ligado directo começa a lixar os conectores e os controladores.
Obrigado pela ajuda
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Depois de tantas voltas a cabeça a tentar descobrir onde esta o problema da bicimota la decidi meter este motor na bike do meu primo a ver se funciona bem, se funcionar das duas uma, ou é das baterias ou tenho algum problema na minha bike que nao estou a dar com o rato.
Por pontos:
-o acelerador esta em bom estado pois ja exprimentei dois (comprei um novo, pois tinha quase a certeza que era esse o problema);
-O controlador tambem nao deve ser pois ja exprimentei outro exactamente igual e o problema continouo;
-O motor acho estranho estarem os dois com o mesmo problema (em que um deles esta em bom estado);
- So nao exprimentei trocar as baterias(nao é facil trocar);
Apos montar o motor que estava na minha bike na bike do meu primo, e apesar de nao conseguir fazer um teste a 100% (devido a falta de tensor na corrente, amanha trato disso) parece estar tudo bem, com a potencia normal... o que me leva a crer que o problema esta mesmo na minha bike, sera das baterias??? ja confirmei os apertos dos parafusos nas celulas e esta tudo bem apertado... nao percebo o que pode estar a limitar assim tanto a potencia.
Mas o mais engraçado é que no Cycle Analyst nao noto nenhuma variaçao na tensao e ele faz refresh aos valores bastante rapido, qualquer coisinha minima notava-se logo.
Por pontos:
-o acelerador esta em bom estado pois ja exprimentei dois (comprei um novo, pois tinha quase a certeza que era esse o problema);
-O controlador tambem nao deve ser pois ja exprimentei outro exactamente igual e o problema continouo;
-O motor acho estranho estarem os dois com o mesmo problema (em que um deles esta em bom estado);
- So nao exprimentei trocar as baterias(nao é facil trocar);
Apos montar o motor que estava na minha bike na bike do meu primo, e apesar de nao conseguir fazer um teste a 100% (devido a falta de tensor na corrente, amanha trato disso) parece estar tudo bem, com a potencia normal... o que me leva a crer que o problema esta mesmo na minha bike, sera das baterias??? ja confirmei os apertos dos parafusos nas celulas e esta tudo bem apertado... nao percebo o que pode estar a limitar assim tanto a potencia.
Mas o mais engraçado é que no Cycle Analyst nao noto nenhuma variaçao na tensao e ele faz refresh aos valores bastante rapido, qualquer coisinha minima notava-se logo.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
isso ta mesmo dificil,
quando vi um novo post da bicimota pensei que ja tivesse resolvido e a andar.
já experimentaste retirar o cycle analyst e ligar directo?
as fichas e o interruptor estão bons? se já mandaram muitas faiscas podem estar e limitar a corrente.
quando vi um novo post da bicimota pensei que ja tivesse resolvido e a andar.
já experimentaste retirar o cycle analyst e ligar directo?
as fichas e o interruptor estão bons? se já mandaram muitas faiscas podem estar e limitar a corrente.
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
O botão não é de cortar a corrente, por isso não acredito que seja dele. Já desliguei o CA e continua na mesma.
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Remove staror: Done
Agora nao sei que faça, será que isto é possivel de rebobinar??
Nao consigo perceber como é possivel ter bom acesso aos bobinamentos.
Vejam la e digam de vossa justiça:
Parte de cima
Parte de baixo
Entao?? que me dizem disto? estou a fazer um grande filme e isto até é facil ou estou certo e nao ha nada a fazer?
Agora nao sei que faça, será que isto é possivel de rebobinar??
Nao consigo perceber como é possivel ter bom acesso aos bobinamentos.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Pois entao hoje fui a uma empresa que faz bobinagens, o sr que me atendeu foi 5* e explicou-me todo o processo, contudo tambem me disse que é muito complicado pois o espaço é pequeno, e que deve demorar cerca de um dia, ou talvez mais, a trabalhar no estator para o conseguir meter pronto. Tambem me disse que muito provavelmente os imans do rotor ja perderam alguma força magnetica por estarem fora do estator, ele disse que normalmente medem os newtons dos imans, desmagnetizam, fazem o trabalho e voltam a magnetizar com os valores de origem. No final o sr disse-me que nao compensava pois o risco de perder potencia era elevada.
Ou seja, resumindo, o trabalho ficava-me por uns 100€ +/- e com uma grande probabilidade de o motor perder potencia/eficiência.
O motor novo custa 170€ (se bem que se comprar um novo nao vou para este).
O quê que voces dizem? ele tem razao?
Ou seja, resumindo, o trabalho ficava-me por uns 100€ +/- e com uma grande probabilidade de o motor perder potencia/eficiência.
O motor novo custa 170€ (se bem que se comprar um novo nao vou para este).
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Eu não sou um especialista na materia. Mas pelo teu relato e do sr. Comprava um novo ou tentava "remendar"
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
como para ti a potencia nunca é demais, aproveitavas e metias um motor mais potente, faltava so decidir se outro mid drive ou um hub,. estavas inclinado para qual?
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Esta inclinado para HUB... existe o GREYBORG CROMOTOR HUBZILLA, que eu gostava muito do experimentar.
Mid drive ou era igual ou entao umas versoes aperfeiçoadas (carissimas) dele.
Nao sei nao.
Mid drive ou era igual ou entao umas versoes aperfeiçoadas (carissimas) dele.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
esse hub se é o que estou a pensar é um monstro em tamanho e em potencia. tanto hub como mid drive têm vantagens e desvantagens, os hub precisam de muito mais volts do que um mid para as mesmas velocidades.
um MD com mais de 2000w a usar as mudanças da bike não acho boa ideia, implica trabalhar muitoooo as mudanças e elevado desgaste do material.
tambem seria uma ideia usar um MD 6kw mas eliminar as mudanças de tras e meter exactamente como uma moto, deve ter força suficiente para isso, mas sobre estes motores ainda sei pouco.
um MD com mais de 2000w a usar as mudanças da bike não acho boa ideia, implica trabalhar muitoooo as mudanças e elevado desgaste do material.
tambem seria uma ideia usar um MD 6kw mas eliminar as mudanças de tras e meter exactamente como uma moto, deve ter força suficiente para isso, mas sobre estes motores ainda sei pouco.
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- Membro Silver
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Cromotor mid-drive seria o melhor.
Se vais por essa via nem vale a pena rebobinar o Cyclone, poupa o dinheiro.
Se vais por essa via nem vale a pena rebobinar o Cyclone, poupa o dinheiro.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Ainda não sei se é isso que quero RNM, até porque ainda não sei se o meu problema está no motor.
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- Membro Silver
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
não te consigo ajudar na parte mais tecnica da reparação do motor e se estiver bom é sempre mais economico ficar com o mesmo.
sobre outro assunto, os teus cabos de transmissão já não são de origem pois não? quais é que tens?
sobre outro assunto, os teus cabos de transmissão já não são de origem pois não? quais é que tens?