Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por Jorge Rocha »

aluzjunior Escreveu:não sei bem se a scooter tem BMS. acho que é mais um controlador ja que ela vem bom baterias de chumbo-acido.
assim qual a maneira mais facil de eu conseguir um conjunto de litio que me de 48V, minimo de 40Ah e que tenha uma descarga maxima de 80A????
Se for em LiFePO4 seriam necessárias 16 células de 3,20V em série, mas aí não sei onde se compram. Umas Winston de 40Ah já vêm com próximo de 50Ah, o que seria um bom conjunto para uma pequena mota.
Tudo por um mundo mais limpo!


aluzjunior
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça jul 01, 2014 5:36 pm

Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por aluzjunior »

Minhas de chumbo estão praticamente mortas. Fazem menos de 15 km com carga completa. Outro troco novamente por chumbo ou parto para a conversão.
Então preciso de ajuda para ver o custo x benefício:
Uso a moto somente para ir e voltar do trabalho, são de 12 a 15 km por dia.
Já comentei da enorme dificuldade de conseguir baterias de lítio no Brasil, e para importar achei algo como isso aqui http://www.aliexpress.com/item/48V-40Ah ... 93495.html" onclick="window.open(this.href);return false; Onde o custo vai ser 4x maior que o kit de bateria de chumbo.

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por Nunio »

Quantos kms fizeste com essas baterias?
Em quantos meses fizeste esses kms?
Quando costumas carregar a mota? E quando consegues carregar?
Qual a autonomia da mota quando as baterias eram novas?


aluzjunior
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça jul 01, 2014 5:36 pm

Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por aluzjunior »

Nunio Escreveu:Quantos kms fizeste com essas baterias?
Em quantos meses fizeste esses kms?
Quando costumas carregar a mota? E quando consegues carregar?
Qual a autonomia da mota quando as baterias eram novas?
Não sei precisar, vou resumir toda a história: comprei a moto em maio de 2012, ela era de fabricação 2010. Não sei quanto tempo ficou parada na loja. Fazia em torno de 35km a 40km com uma carga, minha cidade é um pouco acidentada. Isso durou 3 meses, mas aí ela teve um problema eletrônico onde a fábrica não quis cumprir a garantia. depois de um processo judicial e um ano inteiro recebi outra de mesmo modelo mas ano 2011. Esta já veio com as baterias bem ruins, desde nova nunca fez mais que 25km com carga completa por isso uso muito pouco ela, estou com ela a 15 meses e rodei 900km.
Normalmente eu realizo a carga no trabalho, são 4 horas pela manhã e 4 pela tarde. Mas também tenho a possibilidade de fazer a carga durante a noite toda em casa.

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por Nunio »

Ola Aluzjunior, muito sinceramente, eu acho que baterias de chumbo são uma má escolha para veículos elétricos.

Mas entre chumbo como deve ser e esta opção de litio que apresentaste eu ia para chumbo, tendo também em conta os kms que pretendes fazer e as possibilidades que tens de carregar a mota.
Cuidado porque há chumbo melhor e chumbo pior. Não é tudo igual !

Numa vista de olhos rápida pelo site, e eu não conheço as baterias nem nuca ouvi falar delas, mas vi coisas que não me agradaram.
No titulo fala em 40ah, na descrição fala em "Capacity: 21 - 30Ah"
Depois tens "Maximum Discharge Current - 40 AH (BMS Set 1C 2000W ) Peak:80A (3000W)"
Se 40ah são 1C - 2000W, então 80A deveriam ser 4000W.
São contradições a mais para um produto sem feedback relevante e que não conheço.


aluzjunior
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça jul 01, 2014 5:36 pm

Re: Duvida na conversão de chumbo para Lithium

Mensagem por aluzjunior »

Nunio Escreveu:Ola Aluzjunior, muito sinceramente, eu acho que baterias de chumbo são uma má escolha para veículos elétricos.

Mas entre chumbo como deve ser e esta opção de litio que apresentaste eu ia para chumbo, tendo também em conta os kms que pretendes fazer e as possibilidades que tens de carregar a mota.
Cuidado porque há chumbo melhor e chumbo pior. Não é tudo igual !

Numa vista de olhos rápida pelo site, e eu não conheço as baterias nem nuca ouvi falar delas, mas vi coisas que não me agradaram.
No titulo fala em 40ah, na descrição fala em "Capacity: 21 - 30Ah"
Depois tens "Maximum Discharge Current - 40 AH (BMS Set 1C 2000W ) Peak:80A (3000W)"
Se 40ah são 1C - 2000W, então 80A deveriam ser 4000W.
São contradições a mais para um produto sem feedback relevante e que não conheço.
ah sim, entendi

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”