Página 1 de 2
GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: quinta fev 28, 2013 7:32 pm
por marius63
Porque se usa gás (GPL) em vez de eletricidade (ou vice-versa), para cozinhar e aquecimento de águas?
Seria de assumir que o gás é mais barato, certo?
Contudo pelas minhas contas os preços por unidade de energia, nomeadamente euros por MJ são:
GPL => 0,047987144
Eletricidade => 0,038888889
Isto com valores da EDP, GPL da Gascan, e poder calorífico do GPL num documento da BP.
Portanto estes valores podem variar um pouco.
Alguém tem outros valores?
Sítio onde este assunto está estudado?
Obrigado.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: quinta fev 28, 2013 8:50 pm
por RJSC
Usar gás em casa, só por consciência ambiental
se tivermos a certeza que a maior parte da eletricidade está a ser produzida a partir de gás ou carvão.
Isto porque se queimar-mos o gás localmente para aquecimento. se se tiver muito cuidado com o calor que se escapa pela chaminé podemos aproveitar melhor calor produzido.
Se for queimado numa central de clico combinado de topo, 60% da energia do gás é convertida em eletricidade, e atualmente pouco mais 1% é perdida na rede elétrica (
http://www.erse.pt/pt/electricidade/act ... erdas.aspx), resultando em que 59.4% da energia original do gás chega a nossa casa para ser 100% convertida em calor pelas resistências.
Se e energia elétrica tiver a sua origem maioritariamente em energias renováveis, mesmo do ponto de vista ambiental compensa utilizar eletricidade para aquecimento em vez de gás.
Há também outros pormenores muito importante nos usos domésticos do gás vs eletricidade:

Para aquecimento de AQS, com uma resistência envolvida em água, como se usa nos termo-acomuladores, praticamente 100% do calor é transferido para a água. Já se for uma caldeira a gás, vai muito calor pela chaminé no gases de escape.

Para cozinhar, num fogão a gás, há sempre uma torrente de gases quentes de se escapam continuamente por fora das panelas e desaparecem pela chaminé. Com uma placa vitrocerâmica ou de indução, quase todo o calor vai para a panela e é notória a ausência da torrente de gases de combustão e ar quente que com o gás se escapa por fora da panela. Com os fornos, a mesma coisa: um forno a gás está sempre a deitar gases de combustão quentes fora, num forno elétrico a resistência está contida dentro do forno.
Com tudo isto não sei se é possível aproveitar mais de 59% do calor do gás com os aparelhos domésticos comuns para compensar em termos ambientais quando comparado com o consumir eletricidade proveniente duma central de ciclo combinado.
O mesmo se aplica a um carro elétrico carregado com eletricidade proveniente de uma central de ciclo combinado vs um carro a GPL:

Carro a GPL - Eficiência do motor 23%~25% no melhor dos casos.

Carro Elétrico + Central de Ciclo Combinado - 59.4% da enegia chega ao carro e este aproveita 80% dessa energia para mover o veículo, logo no final aproveita 47,5% (59.4%*80%) da energia do gás queimado na Central.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 10:02 am
por marius63
Excelente análise, obrigado.
Então do ponto de vista das finanças do consumidor, que era o ponto inicial, o GPL é ainda "mais pior", pois além de já ser mais caro por unidade de energia, é menos eficiente.
Resta o mistério de porque é que tantas pessoas usam gás. Duvido muito que seja por consciência ambiental. Deve ser por falta de informação. De facto as companhias de gás não facultam a informação relativa a energia e eficiência.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 12:19 pm
por vgomes
Só falta juntar aí o preço da potencia do quadro que é preciso ter para se conseguir ter o fogao e forno a funcionar (por exemplo preparar jantar+acompanhamento) e ao mesmo tempo aquecer a agua. Se for inverno deve juntar qq aquecedor que tenha. Já estamos a falar em potencias consideráveis. A potencia paga-se quer use ou não.
As placas de indução, que são as tais eficientes, andam a volta dos 7kw (há com mais) e começam nos 400-500 euros e vão por aí acima.
Se tiver placa eléctrica e cozinhar regularmente, a tarifa bi-horaria já não compensa.
Pessoalmente não gosto de ficar dependente só de uma fonte energética, ou só de um operador.
Ao possuir um VE, a tarifa bi-horária torna-se um activo importante.
Se conseguir ter instalação de produção de energia, então tudo eléctrico é que é
Cumps,
Vgomes
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 12:29 pm
por RJSC
Não fiz as contas mas por causa do custo associado à potência contratada na eletricidade que não existe no gás (nem na eletricidade noutros países) o uso em aparelhos de elevada potência como esquentadores pode sair mais caro, já que no gás se pode usar 20kW para aquecer água instantaneamente sem pagar mais por isso e o custo apenas da potência contratada para 20kVA já paga muito gás.
Há esquentadores elétricos que aquecem instantaneamente a água como os de gás, mas depois é preciso contratar 20kVA.
Com termoacomuladores as pessoas não gostam de a àgua acabar e ficarem 3 horas à espera que aqueça novamente.
Nesse custo por kWh não está incluída a taxa de potência contratada, o que faz com que o preço real do kWh para cada consumidor varie muito.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 1:18 pm
por marcopns
Eu uso electricidade para cozinhar e já me perguntaram: E se falha a luz, o que comes? R: Pão!
As pessoas não sabem quantificar a electricidade, por isso têm dificuldade em perceber qual fica mais barato.
Embora nunca tenha monitorizado o consumo da minha vitrocerâmica calculo que cada refeição me custe entre 10 a 20 cêntimos. Duvido que o gás me ficasse mais barato
Potencia contratada tenho 5,75kva. Tenho forno eléctrico 2200w, placa vitroceramica normal que custou 250€, tem 2 bases de 900w, 1 de 1800w e outra de 2200w.
Até agora nunca tive problemas com o quadro, também é muito pouco provável que alguma vez use tudo ao mesmo tempo... nem no baptizado do meu filho que fiz almoço para cerca de 50 pessoas...
Como o vgomes diz e muito bem, não devemos ficar dependentes apenas duma fonte de energia, por isso optei por fazer o aquecimento da casa e das aguas sanitárias com o sol e a lenha. Pensando bem, estas 2 aplicações, AC e AQS, são as que exigem mais potencia eléctrica.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 1:56 pm
por vgomes
marcopns Escreveu: Pensando bem, estas 2 aplicações, AC e AQS, são as que exigem mais potencia eléctrica.
Exactamente!
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 2:11 pm
por ICEM4N
Tambem placa de indução, gasta muito? Sim ainda nao medi mas deve gastar mais que o gás, mas tenho por exemplo um tacho de esparguete feito em 5 minutos. O conforto tambem se pode pagar senao nao tinha ac na casa, vivia num t0 em vez de uma moradia. Julgo que podemos poupar no que estamos a desperdiçar agora certas soluções para mim sao validas mesmo que pague mais um pouco
No meu caso quero 1 painel solar para gastar mais energia e pagar o mesmo. Certas situações como desumidificador ligado mais horas que o normal. Prefiro ter um custo inicial e depois amortizar do que ter uma renda perpetua de edp à conta do raio do desumidificador assim como outros pequenos domesticos que posso ligar ao painel.
Conclusao, se estamos a falar de conforto nem sempre podemos cortar. Uma placa de gas para cozinhar ou indução, podem ter custos de utilizacao diferentes mas são situações e tempos de preparacao completamente diferentes e no meu caso dou valor a diminuir para metade o tempo de cozedura de algumas refeicoes independentemente do custo do gas ou electricidade.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 2:19 pm
por RJSC
Para aquecer água, não há nada melhor nem mais eficiente que um painel Solar, claro que nos dias nublosos têm que ser compensada com alguma coisa.
Fiquei sem perceber se o ICEM4N afinal tem fogão a gás ou de indução.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 2:28 pm
por CrOhN
Mais eficiente há, a bomba de calor. Agora se disseres que é a energia mais barata.... Isto claro, se não entrarmos com os custos de aquisição na equação.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 2:35 pm
por RJSC
CrOhN Escreveu:Mais eficiente há, a bomba de calor. Agora se disseres que é a energia mais barata.... Isto claro, se não entrarmos com os custos de aquisição na equação.
Para cozinhar ainda não há nenhuma.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 2:39 pm
por marius63
Placa de indução é o que aquece mais depressa mas muitos cozinheiros (incluindo eu) preferem o gás ou lenha pois possibilita mover a frigideira ou wok sem a tirar do lume, e controlar melhor a temperatura.
Os números não mentem. Aceitando o valor de cerca de cerca de 22000 kcal/m3 divulgado pela BP para o GPL propano, o custo da energia do GPL é superior à elétrica. E ainda por cima a eficiência é inferior. Única vantagem financeira é não pagar potência.
Pode haver vantagens de conforto, por exemplo a técnica de cozinha descrita acima.
Para aquecimento de águas a única vantagem do esquentador sobre o acumulador é ser instantâneo (mas também há esquentadores elétricos).
Mas o acumulador também tem certas vantagens: tempo de resposta mais rápido (gasta menos água), e menos ruído.
Estou-me instalando em apartamento novo e vou usar gás de botija para cozinhar e cilindro para a água, parece-me a melhor opção.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 2:42 pm
por marius63
CrOhN Escreveu:Mais eficiente há, a bomba de calor. Agora se disseres que é a energia mais barata.... Isto claro, se não entrarmos com os custos de aquisição na equação.
Isso da bomba de calor parece-me uma treta. Andei a investigar e não encontrei nenhum argumento técnico-científico válido. O que descobri foi que a conversão mais rentável para calor é a partir da electricidade. 100% de rendimento. O rendimento da bomba de calor é inferior.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sexta mar 01, 2013 3:32 pm
por ICEM4N
RJSC Escreveu:Para aquecer água, não há nada melhor nem mais eficiente que um painel Solar, claro que nos dias nublosos têm que ser compensada com alguma coisa.
Fiquei sem perceber se o ICEM4N afinal tem fogão a gás ou de indução.
Tenho indução neste momento, um dos discos com booster.
Apenas tive gas e julgo que era mais barato que a electricidade mas demorava 3x mais tempo a cozinhar.
Nao estou a tirar a razao a ninguem atencao!!
Apenas a dizer que prefiro gastar mais com a indução que poupar um pouco e ter a gás.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: sábado mar 02, 2013 12:15 am
por rocker_pt
marius63 Escreveu:Estou-me instalando em apartamento novo e vou usar gás de botija para cozinhar e cilindro para a água, parece-me a melhor opção.
Parece-me boa opção em relação ao gas. Eu não quero nada com Indução pois a potência instantanea, embora por pouco tempo assusta o susto!. Para além do mais o preço do fogão a indução é muitissimo mais caro que a gas.
Com um relógio de tomada arranja a ligar o cilindro apenas à noite (nem que troques por um cilindro com mais capacidade para aquecer toda a agua à noite). O sistema eletroprodutor agradece e tu gastas metade no bi-horario.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: quarta mar 06, 2013 9:16 am
por CrOhN
marius63 Escreveu:CrOhN Escreveu:Mais eficiente há, a bomba de calor. Agora se disseres que é a energia mais barata.... Isto claro, se não entrarmos com os custos de aquisição na equação.
Isso da bomba de calor parece-me uma treta. Andei a investigar e não encontrei nenhum argumento técnico-científico válido. O que descobri foi que a conversão mais rentável para calor é a partir da electricidade. 100% de rendimento. O rendimento da bomba de calor é inferior.
Investigaste mal.
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: quarta mar 06, 2013 11:52 am
por vgomes
marius63 Escreveu:CrOhN Escreveu:Mais eficiente há, a bomba de calor. Agora se disseres que é a energia mais barata.... Isto claro, se não entrarmos com os custos de aquisição na equação.
Isso da bomba de calor parece-me uma treta. Andei a investigar e não encontrei nenhum argumento técnico-científico válido. O que descobri foi que a conversão mais rentável para calor é a partir da electricidade. 100% de rendimento. O rendimento da bomba de calor é inferior.
O argumento válido está nas leis da termodinamica, segunda as quais em teoria podes chegar a um COP de 12
http://en.wikipedia.org/wiki/Heat_pump# ... 9_and_lift
podes ver que para uma bomba de calor ar-agua com temperatura ambiente de 0º tens um COP (coeficiente de performance) sempre maior que 2 para aquecer agua para banhos(Para aquecimento por piso radiante tens a volta de 4).
Ou seja gastas 1KW de electrecidade e recebes 2KW (ou 4KW) de energia termica.
Com uma resistencia dentro de um deposito gastas 1kw e recebes 1kw.
Sobre aquecimento de aguas sanitárias com cilindros, as perdas não são na tranferencia de energia mas sim no seu armazenamento. Podes aquecer o cilindro todo, nao usar a agua e vais ter que aquecer de novo. depende muito do isolamento e de onde está instalado.
Cumps,
Vgomes
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: quarta mar 06, 2013 4:50 pm
por lopes
O testemunho que posso fazer é que tenho uma moradia com 6 anos. Nos primeiros 4 esteve uma placa a gás, depois instalei uma de indução. Tanto eu como a mulher só podemos dizer maravilhas... principalmente pela rapidez com que se cozinha. Isto para quem só tem uma hora de almoço é importante e foi a principal razão da mudança. Lá em casa a placa trabalha pelo menos 2 vezes por dia (almoço e jantar), e até hoje não consigo dizer que tenha notado um aumento no consumo de electricidade.
Acho que se a placa de indução tivesse ligada o mesmo tempo que a de gás, seguramente diria que saia mais caro a electricidade, mas com a redução significativa do tempo de funcionamento (talvez um terço do tempo), sou sincero que não sei qual gastaria mais para fazer o mesmo cozinhado.
Até hoje não dou por mal empregues os 375€ que dei por uma placa TEKA.
E a limpeza daquilo! É um espectáculo! Até eu não me importo de me oferecer para limpar a bancada!

Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: quarta mar 06, 2013 9:57 pm
por marius63
CrOhN Escreveu:marius63 Escreveu:CrOhN Escreveu:Mais eficiente há, a bomba de calor. Agora se disseres que é a energia mais barata.... Isto claro, se não entrarmos com os custos de aquisição na equação.
Isso da bomba de calor parece-me uma treta. Andei a investigar e não encontrei nenhum argumento técnico-científico válido. O que descobri foi que a conversão mais rentável para calor é a partir da electricidade. 100% de rendimento. O rendimento da bomba de calor é inferior.
Investigaste mal.
Então indica-me uma fonte segura de informação.
O que eu descobri é que a bomba de calor é igual ao frigorífico e ar condicionado. Aceito que seja boa para fazer frio. Mas para fazer calor é impossível superar a eficiência de 100% da eletricidade, até porque a bomba de calor funciona a... eletricidade!
Re: GPL mais caro que eletricidade?
Enviado: quinta mar 07, 2013 1:09 pm
por marius63
vgomes Escreveu:Ou seja gastas 1KW de electrecidade e recebes 2KW (ou 4KW) de energia termica.
Isso é impossível. Não há rendimentos superiores a 100% (isto é que é uma lei da termodinâmica, nomeadamente a 1ª).