Recentemente tenho andado a tentar desenvolver um novo modelo de aerogerador que consiga ser significativamente mais eficiente.
A minha ideia passa pelo seguinte: tentar aumentar a eficiência por área de um aerogerador. Ou seja, se imaginarmos as pás de um aerogerador normal, concluímos que a sua área é muito menor do que a área de varrimento que essas pás criam.
Ou seja, há uma enorme percentagem de vento que se perde pelo meio das pás (isto porque somente a energia do vento que colide com as pás é que é convertida em electricidade). Daí que me tenha lembrado do seguinte sistema. Combinar um sistema de células de pressão com um aerogerador tradicional. As células de pressão estarão colocadas por trás do aerogerador. À medida que o aerogerador gira, as pás irão sobrepor-se a um conjunto de células de pressão (o que causará a sua expansão, produzindo electricidade). Por outro lado, haverá outras células que irão ficar sujeitas à pressão do vento (o que causará a sua contração, produzindo electricidade). O contínuo movimento circular das pás irá dar origem a estas transições ao nível do sistema de pressão, o que irá aumentar a potência combinada do sistema.
Sei perfeitamente que uma "parede" colocada por trás de um aerogerador pode ter efeitos inesperados, como parar as hélices. Mas isso acontece devido ao refluxo do ar. Se se modificasse a arquitetura das pás para serem planas por trás, o refluxo deixaria de afectar o movimento circular das pás!
Gostava mesmo de construir assim um bicho destes, até porque penso que não aumenta significativamente o custo de construção do aerogerador. Porém, aumenta sim a potência final do sistema, que penso que pode até triplicar! Poderemos ter eficiências por área na ordem dos 50%-60%! Isso em termos económicos colocaria os aerogeradores domésticos com a mesma rentabilidade que uma usina termoeléctrica?

O que pensam desta ideia?
Tenho esta ideia documentada no seguinte link: http://spreadzed.com/carta-ao-primeiro-ministro/HEA.pdf
Obrigado desde já pelo apoio pessoal!