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Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: quinta mai 23, 2013 6:26 pm
por turbolento_4R1V
Seguindo o convite de um leitor, coloco abaixo o diário de bordo do meu Renault Twizy que mantenho no 4rodas1volante.
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17-10-2013
Antes de mais peço desculpa pela ausencia mas entre trabalho, familia e outros problemas vários tive que fazer escolhas, até tempo para o 4rodas1volante tem sido limitado. mas espero entrar nos eixos assim que possivel. E para começar vamos lá atualizar o diário de Bordo.
- A viagem mais longa
Ainda não fiz o teste de autonomia que desejava, mas já fiz a minha primeira viagem longa de um total de 142 quilometros (ida e volta) com uma recarga pelo meio. Devo dizer que cheguei ao destino ainda com 20km de autonomia e a mesma viagem de regresso mas com os farois ligados ele previa 15 km ainda possiveis. Dito isto, não foi o melhor percurso porque o gps meteu água e tive que subir ao centro da cidade ao inves de a contornar pela parte baixa logo isto ainda dá para muitos quilometros...

- As primeiras chuvas
o ultimo carro em que me senti aterrado foi um 911 turbo da 1 geração - saia-se das curvas, acelerava-se, havia um ou 2 segundos em que se ouvia o turbo a carregar e tinhamos tempo para agarrar o volante porque aquilo ia sair disparado a qualquer Segundo e não havia grande garantia de onde iamos parar. O Twizy à chuva consegue dar a mesma sensação de terror mas a velocidades bem mais baixas, especialmente no paralelo: baixo peso (500 quilos), tração traseira, pneus finos e de baixo atrito, sem abs ou controlo de tração é a receita mais impropria para a chuva. Se se for ligeiramente bruto com o acelerador é facil sentir a traseira a sair. Colocar um autocolante no acelerador "usar com cuidado".
Mas acelera o coração, afaga o ego e tras aquele sorriso à cara que só alguns conseguem...desde claro não acabe na valeta ou no passeio!

- mostrem-me o dinheiro!
O que conto a seguir é a pura das verdades. Usamos o twizy diariamente nas nossas deslocações particularmente para o trabalho. Ora um senhor apareceu à porta do escritório a perguntar pelo proprietário do Twizy. Ainda pensei que ele me tinha estragado o carro mas afinal ele tinha um negócio e queria pôr publicidade no carro por troca do valor do aluguer mensal da bateria. Não é propriamente o que eu imaginava mas é menos uma despesa e isso é que conta!

- conforto
Ainda não alterei o assento, projeto adiado já que iria custar pelo menos 100 euros e é dinheiro que quero agora gastar.

- tempo de recarga
Observei algo interessante - a Renault diz que carregar a bateria completamente demora 3 horas e meia, mas a verdade é que carregar 95% da bateria demora 3 horas e os ultimos 5% demoram os restantes 30 minutos. A recarga destes ultimos 5% é muito inefeciente e para os quilometros que faço~vejo que não vale a pena - só mesmo para aqueles cuja deslocação exige a descarga complete, se não 3 horas basta.


23-05-2013
- Autonomia
Infelizmente parece que não consigo ir além dos 70 quilômetros de autonomia por mais que tente no dia-a-dia. O que não é mau tendo em conta que moro numa cidade localizada num vale e todos os dias o Twizy anda acima e abaixo com 2 passageiros relativamente pesados. E infelizmente a esposa anunciou que gosta muito de conduzir o Twizy como um kart, o que significa que a autonomia não vai ficar melhor.
O que me deixa com a proverbial pulga atrás da orelha - quantos quilômetros dá a bateria afinal? Mas decidido a responder a essa pergunta resolvi fazer uma Maratona. Espero num sábado de Junho arrancar estrada fora com a bateria ao máximo e assim que a bateria atingir os 50% vou inverter a marcha e regressar. No final terei a minha resposta. O percurso que tenho em mente é relativamente plano, se bem que com algumas subidas pelo caminho e o rabo pesado continua a bordo dai que a experiencia terá valor.

- Conforto
Projecto numero 2 - encontrei um senhor que vai ajudar a alterar os assentos do Twizy para melhorar o conforto. É que mesmo em paralelo ele é aceitável mas o problema são mesmo as lombas de velocidade exageradas e alguns buracos. A ideia é trocar a esponja do assento ou melhor ainda meter umas molas.

E enfim consegui apanhar o jeito ao estacionamento em lugares que normalmente diria "não cabe ali".
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Estive a medir um lugar de estacionamento e seria possível estacionar 4 Twizy's num lugar de estacionamento. O que coloca uma pergunta - se estacionarmos 2 veículos num lugar de estacionamento pago tira-se 1 ou 2 talões? Afinal só se ocupa 1 lugar de estacionamento...há aí alguém da EMEL?

22/04/2013 4ª semana
Autonomia - boas noticias!
Percorri 261 km nestas 4 semanas - esta ultima carga deu para percorrer 71 quilômetros melhorando a média para 65.3 km por carga de bateria. É interessante o impacto que algumas pequenas alterações conseguem, como disse antes, uma questão de gerir a condução de forma inteligente. Ok, e também andei a esticar a bateria.
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E há um ganho adicional - sem me aperceber tomo os mesmos cuidados no automóvel normal e creio que isso vai ajudar nos consumos. E já que falo nisso, como disse antes gastava normalmente 1 tanque de gasóleo por mês - ora ao fim de 1 mês de Twizy, apenas gastei 1/4 de deposito de gasóleo. Claro que no próximo fim de semana terei que ir a Lisboa ao IKEA e isso vai estragar as contas, mas se olhar apenas para este mês, o mesmo deposito que iria gastar num mês daria para 3 ou quem sabe 4 meses!
Muitos queixam-se da ideia do aluguer da bateria mas neste meu mês vejam bem as contas:
- custo em 4 cargas: aproximadamente 2,4 euros/mês
- aluguer da bateria - 50 euros
Ora este mês no Twizy gastei um total de 52.4 euros em "combustível", quando em diesel gastaria pelo menos 70 euros.
Condução
Pequenas mudanças podem ter um impacto significativo. Creio que ainda posso melhorar a autonomia, mas tendo em conta a geografia de onde moro provavelmente não irei muito mais longe.
Quando conduzi o Twizy pela 1ª vez queixei-me da ausência da direcção assistida, mas até esse detalhe é fácil de contornar - basta recordar o mesmo truque que os nossos pais faziam quando ainda não havia direcção assistida: rodar o volante enquanto mantendo o automóvel em movimento. E como o Twizy mede pouco mais de 2 metros é algo fácil - o problema é processar isso. É que ao fim de tantos anos a medir lugares de estacionamento não sou capaz de olhar para 1 lugar de 2,5 metros e dizer "sim, este serve". É mais difícil do que parece.

Conforto
Se vai comprar um Renault Twizy e não é sado-masoquista tem que escolher um com portas e com as janelas agora disponíveis Pode comprar sem estes extras, mas acredite que não quer isso! Já sobre as janelas (irei tirar umas fotos assim que puder) tive um pequeno incidente: é que estava muito vento hoje e ao abrir a porta a janela serviu de vela e basicamente dobrou um dos apoios metálicos. Tive que dar um salto à Renault que em 5 minutos tiraram o apoio, dobraram-no correctamente e voltaram a colocá-lo no sitio, mas foi um exemplo de mais um cuidado a ter: ao abrir as portas se estiver muito vento abrir primeiro a janela antes de abrir a porta.


14/05/2013 - 3ª semana
Completei no dia 14 de Abril 3 semanas de Twizy e já é altura para o primeiro ponto da minha experiencia.
- Autonomia
Percorri um total de 190 quilômetros em 3 semanas e efetuei 3 cargas da bateria. Isso significa uma autonomia média de apenas 63 quilômetros por carga - um pouco desapontante. Mas há alguns factores a levar em consideração e que explicam este resultado:
a) é preciso "aprender" a conduzir um eléctrico (ver abaixo).
b) pé de chumbo: andei a ver se chegava aos 80 km\h (chega) e como acelerava...
c) geografia: moro numa cidade com um grande desnível e infelizmente é de sentido único - a descida é o caminho mais curto e a subida o mais comprido.
Podia simplesmente recomeçar as minhas contas da autonomia, mas prefiro ir fazendo uma média cumulativa para ser mais realista. Mas uma conta já posso fazer estas 3 cargas de bateria custaram-me 1,60 euros de eletricidade e antes do Twizy eu gastava cerca de 70 euros de diesel por mês. Ora pelas minhas contas, com base no uso actual de ambos os veículos esses mesmos 70 euros de diesel passam a dar para 2,5 a 3 meses

- Reaprender a conduzir
Para tirar o melhor partido da bateria é preciso perder maus hábitos, que até dá jeito para a condução clássica - mas não estou a falar de algo extremamente dificil, acima de tudo é uma questão de gerir a condução:
a) acelerar calmamente e aproveitar o display informativo e tentar manter no 1º ou 2 traço horizontal. Isso não significa ir devagar porque em plano vai-se a 70km\h no 1º traço, mas é mais a forma como lá se chega. Claro que isto dependo da velocidade, inclinação e peso a bordo. 1 traço é optimo, 2 é aceitavel, 3 traços...mau.
b) levantar o pé na altura certa. Especialmente nas descidas, no aproximar de cruzamentos e outros para não ter que usar o travão e aproveitar a regeneração de energia.
c) recordar que aquilo é pequeno e cabe em todos os buracos

-Conforto a melhorar
Devido à reduzida largura e distancia entre eixos a suspensão do Renaulkt Twizy é um pouco dura demais. O paralelo até se safa, mas as lombas de velocidade é que são piores - especialmente as mais altas. Vou tentar descer um pouco a pressão dos pneus e estou a estudar com um amigo estufador uma ideia.

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: quinta mai 23, 2013 7:02 pm
por serges
Muito bem vindo e muito obrigado por ter aceite o desafio de partilhar a sua experiência.

Obrigado

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Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: quinta mai 23, 2013 9:58 pm
por MRider
Boas muito bem vindo.
E muitos parabéns pela compra e por ser um pioneiro.
Eu a dias aluguei um twizy e gostei bastante tirando o que já mencionou.

Mas para mim com o aluguer não compro. São opiniões

Vai dando novidades.

Abraço

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: quinta mai 23, 2013 10:29 pm
por Mumia
é com mt alegria que vejo aparecer mais um 4 rodas aqui pelo forum... :) q os outros "fogem" todos :P

interessante relato sobre a conduçao do Twizy e sobre o mesmo :) fico curioso!! Claro está, que para mim a ausencia de janelas é um ponto muito negativo(e ate diria que lhe faz perder mais autonimia, na mh opiniao).


é de onde?? :)

venham mais relatos e mais fotos.. curioso ;)

Muitos e bons Km's pela frente ;)

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: quinta mai 23, 2013 10:45 pm
por pafi
Bem-vindo!

Parabéns pela mudança para a mobilidade elétrica. Relato fiel das experiências que vão sendo relatadas por aqui. Boa continuação para a descoberta das técnicas de "prolongamento" da autonomia ;) .

E para o próximo ano já pode acompanhar o pessoal da capital até ao encontro nacional de VE.

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: quinta mai 23, 2013 11:03 pm
por RJSC
Pagar esse aluguer de bateria eternamente é que deve doer...

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: quinta mai 23, 2013 11:24 pm
por MRider
Realmente 50€ dava para fazer muitos km .... :roll:

Mas enfim assim pelo menos já andas de VE 8-)

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 12:44 am
por Jorge Rocha
Muitos parabéns e sê muito bem vindo ao forum!

Existe realmente um treino às nossas mentes para poder rentabilizar da melhor forma a energia acomulada nas baterias da viatura, é como jogar um jogo, e que se torna muito divertido quando se começa a dominar!!!

Muitos bons kms!

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 2:59 am
por DAndrade
Parabéns pela compra e bem vindo ao fórum!

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 8:52 am
por ICEM4N
As unicas solucoes sao aluguer de baterias? Existem varios alugueres?

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 11:00 am
por turbolento_4R1V
Sei que defender o aluguer da bateria é convidar comentários menos próprios, portanto tenham calma por favor.

Mais cedo ou mais tarde vamos chegar ao ponto em que ao invés de comprar um automóvel, vamos pagar para usar um automóvel - tipo renting. Com o custo crescente de fabrico, impostos galopantes, preço de combustíveis e o surgimento de mega-cidades o custo de ter e manter um automóvel vai acabar por nos empurrar para esse modelo. Quando é a unica questão. O aluguer da bateria é um passo nesse caminho.

Relativamente à bateria o aluguer faz algum sentido porque a bateria acabará por ser inutilizada (que os entendidos dizem ser quando a bateria só tiver 70% da carga inicial) e é algo muito caro. Se tiver um automóvel eléctrico e ao fim de alguns anos quiser vendê-lo em segunda mão ninguém o vai comprar porque terá de trocar a bateria. Um pouco como trocar a correia da distribuição num motor clássico.

Ao alugar elimina ambos estes problemas...por um preço. Mas vale a pena? Depende de cada um - eu fiz as contas para o meu caso (e da minha família) e fazia sentido. Só contabilizando os custos de combustível diesel (no eléctrico isso é bateria+custo eletricidade) e o eléctrico custava mais 20 euros por ano que o diesel mas se entrar em conta com imposto de circulação, seguros, manutenção então a situação inverte-se completamente. A titulo de exemplo, o diesel que antes dava para um mês agora dá para 3 meses. Gasolina nem vou fazer as contas. Fica aqui o artigo que escrevi sobre o Twizy em que fiz essas contas.http://www.4rodas1volante.com/2012/09/e ... twizy.html

Aí esta a questão - estudos feitos por várias empresas apontam para que 9 a 10% dos condutores têm vantagens em mudar para um eléctrico. Basta saber se o perfil encaixa. Um colega esta a pensar em importar um Fluence Electrico de França onde já encontrou um com 2 anos por 9.000 euros em branco. E ao ser eléctrico e mais que 6 meses não paga nada pela importação (nem iva ou o que quer que seja) nem é preciso inspeção especial.

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 12:38 pm
por Volt
Também peço moderação nas respostas, visto que já todos testemunhámos demasiada agressividade contra quem defende o aluguer. É uma opção e todos têm direito a opinião...

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 12:53 pm
por marciopinto
Vendo bem, até que tem as suas vantagens, mas o tipo de contrato, a meu ver,
tem algumas lacunas que ainda não encontrei.

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 1:25 pm
por RJSC
Volt Escreveu:Também peço moderação nas respostas, visto que já todos testemunhámos demasiada agressividade contra quem defende o aluguer. É uma opção e todos têm direito a opinião...
A agessividade não foi contra a existência da opção de aluguer, foi precisamente contra a inexistência de opção.
Na Renault o aluguer não é opção, é forçado como a única forma de se poder adquirir o veículo.

A Nissan já aluga baterias no Leaf de 2013, a Smart também, mas o comprador tem liberdade de escolha entre compra com garantia ou aluguer.
E contra essas marcas não vi niguém manifestar-se apesar de também alugarem baterias.
A diferença fundamental está em que nelas a opção existe.

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 1:55 pm
por Volt
A Renault está no seu direito, bem como os "não-clientes" estão no seu direito de não comprar. Se a Renault não quer que os clientes possam escolher, está no seu direito. A Nissan também não deu, durante estes primeiros anos, possibilidade de escolha aos seus clientes. E também está no seu direito. A agressividade, mesmo que seja contra o facto de não ter outra opção, não se justifica.

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 1:59 pm
por serges
Boas,

Vamos nos manter ao diario de bordo do turbolento_4R1V e verificar qual o seu comportamento, quanto ao aluguer creio que o utilizador pode esclarecer, apar discunsão já existe um tópico mesmo só para isso.

Obrigado!

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 2:16 pm
por ICEM4N
Julgo que é uma questão de fazer contas. no meu caso não compensa pois o aluguer acaba por ser elevado em relacao ao que gasto atualmente. Ja a mota é outra coisa pois tem um custo inicial muito reduzido.

No entanto não é nada mais nada menos que gasoleo e gasolina, durante muitos anos os condutores optaram por gasoleo quando os mesmos custavam + de 10.000eur em relacao ao gasolina e faziam 10.000km /ano!!!! era um erro colossal desde que nunca recuperavam o valor excedente e quando fosse vender pouco mais valia o carro a gasoleo ..

BAterias alugadas, faltam-me alguns conceitos como se eles se responsabilizam 100% pelas mesmas seja danificar ou substituir o pack integralmente. Temos que ter em conta que se eu tenho uma mota que pode fazer 80.000km o que é muito, para um carro 100.000km é pouco!!!

Por fim estive a ler o seu outro site e foram bem feitas as contas, no entanto, com a mota fiz cerca de 14.000km no primeiro ano dai ter que fazer muito bem as contas já que tenho experiencia em andar sem gastar ... E UM VICIO!!!

E por fim, dar 15.000eur com aluguer e 22 ou 23.000 sem aluguer, lá está, temos que fazer contas!!!! Os 23.000km podem ficar caros ...

Em conclusão apesar do que disse a minha optica nos automoveis era sem aluguer, mas certo que ainda não me debrucei a 100% sobre os custos de 1 veiculo com e sem aluguer.

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 3:03 pm
por serges
ICEM4N Escreveu:Julgo que é uma questão de fazer contas. no meu caso não compensa pois o aluguer acaba por ser elevado em relacao ao que gasto atualmente. Ja a mota é outra coisa pois tem um custo inicial muito reduzido.

No entanto não é nada mais nada menos que gasoleo e gasolina, durante muitos anos os condutores optaram por gasoleo quando os mesmos custavam + de 10.000eur em relacao ao gasolina e faziam 10.000km /ano!!!! era um erro colossal desde que nunca recuperavam o valor excedente e quando fosse vender pouco mais valia o carro a gasoleo ..

BAterias alugadas, faltam-me alguns conceitos como se eles se responsabilizam 100% pelas mesmas seja danificar ou substituir o pack integralmente. Temos que ter em conta que se eu tenho uma mota que pode fazer 80.000km o que é muito, para um carro 100.000km é pouco!!!

Por fim estive a ler o seu outro site e foram bem feitas as contas, no entanto, com a mota fiz cerca de 14.000km no primeiro ano dai ter que fazer muito bem as contas já que tenho experiencia em andar sem gastar ... E UM VICIO!!!

E por fim, dar 15.000eur com aluguer e 22 ou 23.000 sem aluguer, lá está, temos que fazer contas!!!! Os 23.000km podem ficar caros ...

Em conclusão apesar do que disse a minha optica nos automoveis era sem aluguer, mas certo que ainda não me debrucei a 100% sobre os custos de 1 veiculo com e sem aluguer.

Podem por favor agir como pedido no ultimo post meu!

Obrigadissimo!!!

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 3:08 pm
por ICEM4N
Serges, eu até concordei com o user!!!

Re: Diário de Bordo Renault Twizy

Enviado: sexta mai 24, 2013 3:11 pm
por RJSC
Ao ler com mais cuidado: não sabia que a própria renault já disponibilizava janelas.
Tinha visto apenas aftermarket.