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Pavimento que produz eletricidade testado em ambiente real.

Enviado: sábado jul 06, 2013 12:13 am
por Esteves
Pavimento que produz eletricidade testado em ambiente real na Covilhã.

Na próxima semana a Waydip, empresa responsável pelo pavimento gerador de energia, começa um teste de fogo. Os cofundadores garantem que há muitos interessados no projeto, incluindo no estrangeiro.

A cidade da Covilhã foi o local escolhido para o teste piloto do Waynergy, o pavimento que produz eletricidade através do movimento dos veículos e das pessoas. No dia 12 de julho o projeto vai ser testado em ambiente real para medir as verdadeiras capacidades do conceito em durabilidade e produção energética.

O teste em condições do dia a dia - condições atmosféricas e comportamento de veículos, por exemplo - e sem o mínimo de controlo é para Filipe Casimiro, um dos cofundadores da Waydip, empresa responsável pelo Waynergy, o grande desafio de todo o projeto até ao momento. O pavimento cinético está em desenvolvimento desde 2010, mas agora é o momento da verdade.

O principal objetivo da empresa é conseguir validar o produto através do teste piloto na cidade do interior. O Waynergy vai ser instalado em dois módulos: um dedicado para veículos, outro dedicado para pessoas. A instalação do pavimento vai ser feita perto do Hospital Pêro da Covilhã, uma das zonas mais movimentadas da cidade sobretudo a nível automóvel, pela proximidade com a entrada e saída da autoestrada.

Com a energia das deslocações, o pavimento tem a capacidade de gerar eletricidade que vai alimentar os painéis publicitários e os semáforos da zona circundante à instalação.

Para já a única limitação do Waynergy é a localização: preferencialmente em zonas de abrandamento para os veículos ou de passagem de um grande número de pessoas. Portagens, rotundas, passadeiras, semáforos são alguns dos exemplos de localização ideal para os módulos dedicados para carros. No que diz respeito ao módulo para pessoas, já existe um que está a ser testado num dos átrios de acesso entre Centro Comercial Colombo, em Lisboa, e a linha de metropolitano.

Imagem

O modelo instalado na superfície comercial tem cerca de um mês e ainda não foram feitas medições energéticas que permitam tirar as primeiras conclusões, como explicou Sérgio Baptista, um dos cinco elementos que compõe a Waydip.

Filipe Casimiro confessa que atualmente a implementação do pavimento ainda tem custos elevados, mas a ideia passa por continuar a desenvolver o conceito a nível de mecânica e eletrónica para que seja uma tecnologia tão viável como outras fontes de energia verde, tal como os painéis solares e eólicas.

Ainda sem pensar muito no plano de negócios, os esforços estão concentrados na validação do produto com a experiência em ambiente real na Covilhã. Depois, caso o teste seja ultrapassado, já existem clientes a nível nacional e internacional que têm interesse em investir no Waynergy.

Ainda relativamente à estratégia da empresa para o futuro, Filipe Casimiro revelou que numa primeira fase o pavimento vai dar resposta a aplicações locais, como a alimentação de publicidades, fontes de iluminação e semáforos. Numa fase posterior, e já exigindo outro tipo de parceiros, o objetivo é vender energia para a rede nacional elétrica.



Fonte: TeK

Re: Pavimento que produz eletricidade testado em ambiente re

Enviado: domingo nov 24, 2013 12:08 pm
por fabianobarros85
Achei muito interessante. Eu, que sou bastante leigo nesse assunto de energia alternativa tenho aprendido muito aqui no fórum, onde acabei chegando por necessidade. Pesquisei um pouco sobre esse assunto dos pisos como geradores de energia, e achei um artigo duma revista aqui do Brasil, muito interessante, principalmente pra leigos como eu: http://www.istoe.com.br/reportagens/732 ... NOSSOS+PES

Re: Pavimento que produz eletricidade testado em ambiente re

Enviado: segunda nov 25, 2013 8:19 am
por nunopaulo1975
Já lá passei e sinceramente não fiquei nada convencido.

Quando os carros passam, aquilo faz um barulho um bocado esquezito, parece que estava qualquer partida ou solta.

Se o funcionamento normal for assim, então as pessoas nos prédios vizinhos vão ter muitas insónias.

Re: Pavimento que produz eletricidade testado em ambiente re

Enviado: segunda nov 25, 2013 10:26 am
por g_card
nunopaulo1975 Escreveu:Já lá passei e sinceramente não fiquei nada convencido.

Quando os carros passam, aquilo faz um barulho um bocado esquezito, parece que estava qualquer partida ou solta.

Se o funcionamento normal for assim, então as pessoas nos prédios vizinhos vão ter muitas insónias.
e somos dois... aquilo com chuva fica perigoso... e para carros com suspençao dura é uma dor de cabeça (aquilo varia de altura...).

Re: Pavimento que produz eletricidade testado em ambiente re

Enviado: quarta nov 27, 2013 12:47 am
por Aless
O que não está explícito é que a energia coletada representa um incremento no esforço dispendido pelo usuário (pedestre ou veículo).

Assim, caminhar sobre o pavimento especial (produtor de eletricidade) exigirá, necessariamente, mais esforço que caminhar sobre um pavimento de material indeformável (granito, por exemplo).

Dessa forma, talvez haja algum empecilho legal para o uso indiscriminado de tais dispositivos porque, efetivamente, cada cidadão estará, com seu próprio esforço, a fornecer energia sem ser consultado ou reembolsado.

Re: Pavimento que produz eletricidade testado em ambiente re

Enviado: quarta nov 27, 2013 1:36 am
por RJSC
A pé, até nada contra, já que o consenso é que a generalidade das pessoas necessita de mais exercício físico.
Quanto a colocar esse pavimento onde circulem veículos de combustão, só vai aumentar o consumo de combustível e consequentemente as emissões poluentes. Nos VE também é prejudicial, porque leva a um maior consumo energético e diminuição da autonomia.

Parece que o pessoal da universidade se esqueceu convenientemente do princípio da conservação da energia: se extraem energia elétrica dos carros que passam em cima é porque os estão a "travar" aumentado a resistência ao rolamento.
A energia que eles esperam vender para a rede elétrica sem custos é paga por quem abastece os veículos que circulam em cima do dispositivo e com a saúde dos transeuntes com o aumento das emissões dos veículos de combustão.

Re: Pavimento que produz eletricidade testado em ambiente re

Enviado: quarta nov 27, 2013 6:40 am
por Celestino
RJSC Escreveu:A pé, até nada contra, já que o consenso é que a generalidade das pessoas necessita de mais exercício físico.
Quanto a colocar esse pavimento onde circulem veículos de combustão, só vai aumentar o consumo de combustível e consequentemente as emissões poluentes. Nos VE também é prejudicial, porque leva a um maior consumo energético e diminuição da autonomia.

Parece que o pessoal da universidade se esqueceu convenientemente do princípio da conservação da energia: se extraem energia elétrica dos carros que passam em cima é porque os estão a "travar" aumentado a resistência ao rolamento.
A energia que eles esperam vender para a rede elétrica sem custos é paga por quem abastece os veículos que circulam em cima do dispositivo e com a saúde dos transeuntes com o aumento das emissões dos veículos de combustão.
Mas a ideia não era instalar isso em zonas de "frenagem" habitual?

Re: Pavimento que produz eletricidade testado em ambiente re

Enviado: domingo dez 01, 2013 11:22 pm
por nunopaulo1975
A melhor parte é que o sistema foi colocado numa subida e não numa descida.

Re: Pavimento que produz eletricidade testado em ambiente re

Enviado: domingo dez 08, 2013 12:17 am
por Ferra
RJSC Escreveu:A pé, até nada contra, já que o consenso é que a generalidade das pessoas necessita de mais exercício físico.
Quanto a colocar esse pavimento onde circulem veículos de combustão, só vai aumentar o consumo de combustível e consequentemente as emissões poluentes. Nos VE também é prejudicial, porque leva a um maior consumo energético e diminuição da autonomia.

Parece que o pessoal da universidade se esqueceu convenientemente do princípio da conservação da energia: se extraem energia elétrica dos carros que passam em cima é porque os estão a "travar" aumentado a resistência ao rolamento.
A energia que eles esperam vender para a rede elétrica sem custos é paga por quem abastece os veículos que circulam em cima do dispositivo e com a saúde dos transeuntes com o aumento das emissões dos veículos de combustão.
Subscrevo totalmente!