Companhias acordam carregamento estandardizado de EV para EU
Enviado: terça jul 16, 2013 3:51 pm
As principais construtoras automóveis europeias anunciaram o estabelecimento, por meio da European Automobile Manufacturer’s Association (ACEA), de um pacote alargado de recomendações com vista à estandardização do carregamento das baterias dos veículos de tração elétrica (ou EVs). Esta proposta conjunta poderá permitir a utilização de uma única ficha independentemente da marca do automóvel, do fornecedor de energia elétrica ou do país.
As recomendações da indústria automóvel cobrem toda a cadeia que vai da infraestrutura de carregamento elétrico à porta de carregamento do veículo, passando pela comunicação entre ambos. Incluem tanto os processos de carregamento rápidos como lentos, com base em corrente contínua (CC) ou alternada (CA). Logo que forem aprovadas pelas entidades de estandardização de referência, os fabricantes dos EVs poderão começar efetuar os seus ciclos de produção de maneira uniforme.
A ACEA salienta a necessidade de dividir o quadro temporal de aplicação das normas em duas fases distintas: Um período em contínuo até a aprovação das normas relevantes (a Fase 1), e o período pós-aprovação até à implemenação das ditas normas (a Fase 2). O atual acordo cobre ambas as fases; aplica-se a automóveis de passageiros e a comerciais ligeiros; e visa apenas carregamentos em CC e em CA.
A Fase 2 prevê uma solução uniforme para toda a União Europeia (ou UE) que permita a aplicação de normas de carregamento a nível global, reduzindo assim o número total de soluções existentes no mercado. As regras harmonizadas para a Fase 2 deverão aplicar-se a novos géneros de veículos a partir de 2017. Isto deverá dar tempo de avanço à indústria para implementar as novas soluções nos seus programas de desenvolvimento de veículos e efetuar as adaptações necessárias às infraestruturas.
A referida associação do setor apresenta igualmente – em linha com o TEC (Transatlantic Economic Council) entre os Estados Unidos e a UE – uma proposta de envelope/encaixe para a tomada de carregamento. Isto deverá permitir um ajuste fácil entre os standards de ambos os mercados.
A estandardização da interligação entre a rede elétrica é, de acordo com a ACEA, um dos pré-requisitos para ajudar a mobilidade elétrica a ganhar uma quota viável de mercado (o que não acontece atualmente devido a uma grande variedade de soluções. Os membros da ACEA são a BMW, a DAF Trucks, a Daimler, FIAT, a Ford of Europe, a General Motors Europe, a Jaguar Land Rover, a MAN Truck & Bus, a Porsche, a PSA Peugeot Citroën, a Renault, , a Toyota Motor Europe, a Volkswagen, a Scania, e a Volvo.
Fonte:Green Car Congress
De salientar que esta noticia é de 2011, até agora não me parece que alguem tenha seguido estas recomendações, mas ainda estamos dentro do prazo!!
As recomendações da indústria automóvel cobrem toda a cadeia que vai da infraestrutura de carregamento elétrico à porta de carregamento do veículo, passando pela comunicação entre ambos. Incluem tanto os processos de carregamento rápidos como lentos, com base em corrente contínua (CC) ou alternada (CA). Logo que forem aprovadas pelas entidades de estandardização de referência, os fabricantes dos EVs poderão começar efetuar os seus ciclos de produção de maneira uniforme.
A ACEA salienta a necessidade de dividir o quadro temporal de aplicação das normas em duas fases distintas: Um período em contínuo até a aprovação das normas relevantes (a Fase 1), e o período pós-aprovação até à implemenação das ditas normas (a Fase 2). O atual acordo cobre ambas as fases; aplica-se a automóveis de passageiros e a comerciais ligeiros; e visa apenas carregamentos em CC e em CA.
A Fase 2 prevê uma solução uniforme para toda a União Europeia (ou UE) que permita a aplicação de normas de carregamento a nível global, reduzindo assim o número total de soluções existentes no mercado. As regras harmonizadas para a Fase 2 deverão aplicar-se a novos géneros de veículos a partir de 2017. Isto deverá dar tempo de avanço à indústria para implementar as novas soluções nos seus programas de desenvolvimento de veículos e efetuar as adaptações necessárias às infraestruturas.
A referida associação do setor apresenta igualmente – em linha com o TEC (Transatlantic Economic Council) entre os Estados Unidos e a UE – uma proposta de envelope/encaixe para a tomada de carregamento. Isto deverá permitir um ajuste fácil entre os standards de ambos os mercados.
A estandardização da interligação entre a rede elétrica é, de acordo com a ACEA, um dos pré-requisitos para ajudar a mobilidade elétrica a ganhar uma quota viável de mercado (o que não acontece atualmente devido a uma grande variedade de soluções. Os membros da ACEA são a BMW, a DAF Trucks, a Daimler, FIAT, a Ford of Europe, a General Motors Europe, a Jaguar Land Rover, a MAN Truck & Bus, a Porsche, a PSA Peugeot Citroën, a Renault, , a Toyota Motor Europe, a Volkswagen, a Scania, e a Volvo.
Fonte:Green Car Congress
De salientar que esta noticia é de 2011, até agora não me parece que alguem tenha seguido estas recomendações, mas ainda estamos dentro do prazo!!