Bem vindo ao forum,
Um Pedro de Mafra, até parece mentira
Eu também quando comecei a pagar 153€ por um passe, mais a deslocação até à paragem de autocarro, pensei logo se não havia uma forma de locomoção mais económica disponível no mercado.
É verdade que foi a primeira coisa que pensei quando comecei a investigar as motos eléctricas.
Depois de alguma leitura e troca de impressões, a Vectrix seria a melhor opção, mas o carregamento em Lisboa seria necessário, porque nem sei se uma Vectrix com litio, consegue fazer os 100km, a uma velocidade média de 100km/h. E como já alguém disse, não é saudável, para as baterias, andares todos os dias a descarregá-las completamente.
Como andei a fazer umas contas para apresentar à minha cara metade, para ver se compensava a compra de uma Vectirx Nimh em segunda mão, posso partilhá-las aqui, visto que será mais ou menos as contas que irás fazer (no meu caso são 80km

)
"São 80km por dia, ao fim de 22 dias são 1760km.
Supondo a média de 5,5l ao 100km, temos para os 1760 km 96.8l.
Se gasoleo 1.3 gasto 125.84€ por mês. Ao fim do ano são 1384.24€
Se gasoleo 1.4 gasto 135.52€ por mês. Ao fim do ano são 1490.72€
se Gasoleo 1.5 gasto 145.2€ por mês. Ao fim do ano são 1597.2€
se gasoleo 1.6 gasto 154.88€ por mês. Ao fim do ano são 1703.68€
Se são 1760km por mês, ao fim do ano são 19360km (11 meses).
Se fizermos contas directas, para a mota que custa 5700€ compensar:
Se gasóleo 1.3 são 4,11 anos.
Se gasoleo 1.4 são 3.8 anos
se Gasoleo 1.5 são 3.56 anos
se gasoleo 1.6 são 3.34 anos
Juntando ao carro os kilometros, revisões e pneus temos:
Ao fim 4 anos são +/-80.000km por isso são 4 revisões anuais, mínimo de 200€-250€ cada, por isso temos mais 1000€. Contando que os pneus podem durar só 50.000km temos quase 2 jogos de pneus a 350€. Mas para as contas vamos só contar com 1 jogo de pneus a 400€.
Se gasoleo 1.3 ao fim de 4 ano são 1384.24€ * 4 + 1400€ = 6936.96€
Se gasoleo 1.4 ao fim de 4 ano são 1490.72€ * 4 + 1400€ = 7362.88€
se Gasoleo 1.5 ao fim de 4 ano são 1597.20€ * 4 + 1400€ = 7788.80€
se gasoleo 1.6 ao fim de 4 ano são 1703.68€ * 4 + 1400€ = 8214.72€
Vamos aproveitar a margem dos 4 anos para fazermos contas aos gastos com a mota.
se fizermos contas a 4Kwh para carregar a bateria quando fazes os 50km, fazemos contas a 8 Kwh para carregar ao fim de 100km. Portanto ao fim do mês são 1760km e gasto 140Kwh.
Se pagar 0,16€ por Kwh (mais caro) são 22.5€ ao final do mês. Tendo em conta que metade é gasto na empresa estamos a falar de 11€ por mês, 121€ ao final de 1 ano.
Se fizermos as contas que as baterias, bem tratadas durarão 40.000km, que dizer que durante os 4 anos levará um pack de baterias, mas façamos contas a trocar um pack de baterias e arredondemos para 2000€ o pack.
Pensando em que o pneu de trás, que é o que se gasta mais, custará à volta dos 70€ mais instalação contemos com mudança de pneu a 100€.
Se o pneu durar 10.000km-12.000km temos que gastar mais 8 pneus para trás e contando com 2 pneus para a frente, gastamos 1000€ ao fim dos 80.000km.
Ao fim de 4 anos temos 5700€ + 121*4 + 2000 + 1000 = 9184€.
Se só aderirmos ao pack base são 4499 + 121*4 + 2000 + 1000= 7983€.
Só não conto aqui com o tempo de deslocação e o custo de estacionamento da mota vs o carro."
São contas por alto, e a parte da subsituição das baterias ao fim de 4 anos não é certo. Penso que é o componente que menos garantias tens e que ninguém te vai dizer que, mesmo dando um bom tratamento, vai durar mais ou menos anos

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Penso que dá uma ajuda para as contas.
Abraço,
Pedro Pais