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???oleo vegetal no W124 200D???
Enviado: segunda jan 08, 2007 10:43 am
por ways200D
boas "entendidos"
eu possuidor de um mercedes 200d e pelo elevado preço do gasóleo sou tentado a saber um pco mais sobre o óleo vegetal ou biodiesel como alternativa de energia. mas gostava de poder fazer tal consumo sem ir afectar a mecânica do meu único meio de transporte.
já agora qual a diferença entre ov e biodiesel?
Enviado: segunda jan 08, 2007 11:05 am
por Fry
o biodiesel é
isto.
o ovd é
isto.
a mecanica é valorizada pela melhor lubrificação do motor em ambos os casos, se seguires as normas correctamente.
abraço
Enviado: segunda jan 08, 2007 11:37 am
por ways200D
fry Escreveu:o biodiesel é
isto.
o ovd é
isto.
a mecanica é valorizada pela melhor lubrificação do motor em ambos os casos, se seguires as normas correctamente.
abraço
na sua opinião qual as alterações recomendadas deveria eu fazer no meu 200d para que não estragasse nada..
sem alteração nenhuma e usar ov quais eram os estragos?
obrigada
Enviado: segunda jan 08, 2007 11:59 am
por Fry
não sou defensor no uso de oleos vegetais nos motores sem kit.
se têns acesso ao oleo podes montar um kit ou ir arriscando apenas uma pequena percentagem juntamente com o gasoleo.
fazer bd é a solução mais correcta, caso não queiras montar kit.
Enviado: segunda jan 08, 2007 12:04 pm
por Fry
Enviado: segunda jan 08, 2007 1:03 pm
por ways200D
fry Escreveu:não sou defensor no uso de oleos vegetais nos motores sem kit.
se têns acesso ao oleo podes montar um kit ou ir arriscando apenas uma pequena percentagem juntamente com o gasoleo.
fazer bd é a solução mais correcta, caso não queiras montar kit.
bd entendo que seja biodiesel... então para utilizar biodiesel não é necessário qualquer alteração. onde é possivel ter acesso a biodiesel e quais os custos? ainda compensa como o ov?
Enviado: segunda jan 08, 2007 7:34 pm
por Fry
têns oleo usado de fonte segura? o biodiesel não necessita qualquer alteração como acabaste de ler. não existem postos de venda de bd por enquanto, terás de o fazer. presentemente fica entre 30 a 35 cts se tiveres o oleo de borla. caso optes pelo ovd terás de montar um kit.
Enviado: segunda jan 08, 2007 9:01 pm
por manuelcar
olá ways200d, bem vindo ao forum
é como diz o fry, no caso de optares pelo bd não necessitas de qualquer adaptação. particularmente se gostares de quimica e não te importares de manobrares com produtos corrosivos e neurotoxicos
no entanto tens um carro quase ideal para a queima de ovd. de facto os w123, para além da configuração do motor, com pré-câmara de combustão, vêm equipados com bombas bosch em linha e bomba de transferência mecânica independente. estes três factores eliminam ou reduzem alguns dos riscos de teres problemas desde que observes alguns preceitos.
um dos principais é, caso não instales um kit à partida, observares as limitações constantes desta tabela:
http://www.oliomobile.org/documents/clehvb_35.pdf ( o teu motor está descrito na 1ª coluna à esquerda). de qualquer forma é sempre aconselhável proceder ao pré-aquecimento do combustivel, e ainda verificar se o sistema de injecção está em condições e afinado.
saúde da boa!
Enviado: terça jan 09, 2007 9:15 am
por ways200D
manuelcar Escreveu:olá ways200d, bem vindo ao forum
é como diz o fry, no caso de optares pelo bd não necessitas de qualquer adaptação. particularmente se gostares de quimica e não te importares de manobrares com produtos corrosivos e neurotoxicos
no entanto tens um carro quase ideal para a queima de ovd. de facto os w123, para além da configuração do motor, com pré-câmara de combustão, vêm equipados com bombas bosch em linha e bomba de transferência mecânica independente. estes três factores eliminam ou reduzem alguns dos riscos de teres problemas desde que observes alguns preceitos.
um dos principais é, caso não instales um kit à partida, observares as limitações constantes desta tabela:
http://www.oliomobile.org/documents/clehvb_35.pdf ( o teu motor está descrito na 1ª coluna à esquerda). de qualquer forma é sempre aconselhável proceder ao pré-aquecimento do combustivel, e ainda verificar se o sistema de injecção está em condições e afinado.
saúde da boa!
pelo que me diz e o que percebi no quadro posso então andar de 30 a 50% ov sem problemas? o sistema de pré aquecimento que me fala é mto dispendioso? onde me posso dirigir para o fazer? (braga)
obrigada.
Enviado: terça jan 09, 2007 9:02 pm
por manuelcar
acabei de adquiri um para o meu saxo e custou-me 47.8 mais portes. este utiliza a agua do circuito de aquecimento do habitáculo para aquecer o oleo e tem uma potencia pouco superior a 1kw. para o mercedes fiz eu mesmo um que encosta na cabeça do motor, do lado do colector de escape, e cumpre o mesmo efeito. se tiveres alguma habilidade para a bricolage podes fazer muitas das adaptações. se não, procura nos classificados que tens lá anuncios de fabricantes e comerciantes.
atenção que o simples pré-aquecimento, não te permite aumentar as percentagens que viste na tabela, permite apenas o motor lidar melhor com o incremento de viscosidade do combustivel. resta acrescentar que adiciono também 5% de gasolina sobre o total de combustivel, quer mistura, quer gasoleo apenas, e que quando uso apenas gasoleo adiciono ainda meio litro de oleo 2t por deposito. o meu motor é da década de 80 e não gosta tanto deste novo gasoleo com baixo teor de enxofre. creio que o 123 tem uma bomba de purga manual que o meu não tem, se assim for podes remeter o retorno do combustivel para o tubo de alimentação antes da bomba de transferencia, assim a referida bomba realiza ainda menos esforço.