Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu: Portando, quanto mais painéis colocados em paralelo, mais corrente a circular nos cabos, compensamos isto, colocando cabo com mais secção, ou mais Strings em paralelo.
Mais tensão a circular no conversor, mais tensão para converter, maior perdas por efeito joule, mais stress dos seus componentes.
Como compensas percas em cabo, colocando mais strings em paralelo?

Mais tensão, mais percas por efeitos de Joule!? Onde!? Quer dizer, vamos ter que arrancar todo o sistema de distribuição em alta-tensão que existe pelo mundo fora!

Em relação a montar paineis diferentes em conjunto:

Quando ligados em série, ter em conta a corrente, terão que ser o mais similares possível.
Em grandes séries, é que se vê a pontencialidade dos diodos de bypass que falei no outro tópico. Ex: uma série de 10 paineis de 100W, ficamos com 1000W, se sombrear uma célula, apenas "inutiliza" metade de um painel, ficamos ainda com 950W. Os mesmo paineis, ligados em 2 grupos de 5 paineis, sombreando uma célula, possivelmente, dependendo da carga, podemos ficar com um conjunto de paineis "inutilizado" (500W).

Em paralelo, ter em conta a tensão, terão que ser o mais similares possível. Se bem que neste parametro, não seja tão grave como discrepância na corrente. Basta olhar para as curvas de corrente-tensão das especificações dos paineis. Grosso modo, podemos sempre ligar em paralelo, paineis que tenham o mesmo numero de células.

Até fico perplexo com as tuas perguntas.... :?
E nada de misturar curcuitos de alta tensão (AC) com a tensão dos conversores (DC/DC) dos nossos sistemas!!!

A resposta à tua pergunta é muito simples! Temos duas hipóteses, ou colocamos mais tensão na string (painéis em série) ou colocamos mais corrente (painéis em paralelo)

Se a opção for tensão, quando esta tensão entrar no conversor, o mesmo terá mais tensão para converter, provocando mais calor nos seus componentes, mais perdas por efeito joule (por este fato os conversores vem com um limite de tensão) Ultrapassar este limite pode até queimar o aparelho!

Se for corrente, vai ser ótimo para o conversor lidar com tensões mais próximas ao valor das baterias, mas vai haver mais fluxo de eletrões a circular nos cabos, resultando maior perdas. Solução, cabo com mais secção, ou mais strings ((diretas no conversor)) Isto porque, se usamos as fichas (y) colocando (2) strings em cada cabo, ficando claramente com mais perdas.

(Mda) Desculpa por não me ter lembrado!!!
O CrOhN tem razão nisso!

Ao ligares os painéis desta forma vais ter muitas perdas.
Vamos ver se te consigo explicar!
A corrente (DC) não tem oscilações com diferentes potenciais em série, se ligares (1) painel de (3A) em série com (1) de (7A) o fluxo de corrente da string vai sempre ficar limitada aos (3A) porque a corrente quando passar no painel pequeno vai reduzir de (7A) para (3A)

Ou seja, os (3) painéis de (240w) com corrente de (7A) vão se comportar como (3) painéis de (240w/3A) O resto são watts fantasma....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por CrOhN »

Eu é que fico perplexo com o que dizes! Seja AC ou DC, para transmissão de potência, tensao quanto mais alta, melhor!

Eu acho que já sei onde foste buscar essa ideia. Foi ao manual do Outback, não foi? Lá porque o Outback seja menos eficiente, por quanto mais diferencial houver de tensão, não quer dizer que isso seja a regra. Eu até arriscaria, e olhando para as diferenças de eficiência no Outback, o que ganhas em eficiência por reduzires a tensão, perdes em calor, no cabo.

O que disseste inicialmente foi "ou mais strings em paralelo". Pergunto outra vez: Como colocando mais strings em paralelo, MANTENDO A TENSÂO, consegues compensar as percas por efeito de Joule?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por mda »

Emanuel Couto Escreveu:
Ao ligares os painéis desta forma vais ter muitas perdas.
Vamos ver se te consigo explicar!
A corrente (DC) não tem oscilações com diferentes potenciais em série, se ligares (1) painel de (3A) em série com (1) de (7A) o fluxo de corrente da string vai sempre ficar limitada aos (3A) porque a corrente quando passar no painel pequeno vai reduzir de (7A) para (3A)

Ou seja, os (3) painéis de (240w) com corrente de (7A) vão se comportar como (3) painéis de (240w/3A) O resto são watts fantasma....
Segundo estes factos então eu tenho o seguinte.

100W 17V 5.8A (o circuito fica limitado a estes 5.8A)
240W 32V 7.5A (como estou limitado a 5.8A apenas consigo 185W de cada painel)

Concluído tenho 3x185+3x100=856W máximos na string.



Se eu modificar e eliminar um painel de 100W e puser dois dos painéis de 100W em paralelo fica da seguinte maneira.

240W 32V 7.5A (o circuito fica limitado a estes 7.5A)
2 x 100W 17V 11.6A (como estou limitado a 7.5A apenas consigo dos painéis em paralelo 129.3W)

Concluindo tenho 3x240+129.3= 849.3W maximos na string. (sobra um painel de 100W)


Será que compreendi bem?

O que são watts fantasma? :)
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Esteves »

Eu acho que o @pnunes já disse tudo em relação a titulo do tópico (((Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.))

Portanto no acto da compra é só optar por painéis com o mesmo numero de células ou tensão, se não se arranjar do mesmo tipo então como disse optar por controladores independentes.

Ai podem ter qual quer tipo de painel, cada serie ou paralelo controladores dedicados, de momento que na saída do controlador seja adequado a carga para o consumo desejado, 12V/24V/48/Etc....
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por mda »

Esteves Escreveu:Eu acho que o @pnunes já disse tudo em relação a titulo do tópico (((Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.))

Portanto no acto da compra é só optar por painéis com o mesmo numero de células ou tensão, se não se arranjar do mesmo tipo então como disse optar por controladores independentes.

Ai podem ter qual quer tipo de painel, cada serie ou paralelo controladores dedicados, de momento que na saída do controlador seja adequado a carga para o consumo desejado, 12V/24V/48/Etc....
Sim concordo consigo e com Pnunes, mas isso é na situação ideal. O que eu pretendo é debater a situação não ideal, independentemente de dar um exemplo meu ou não. Isso nunca tinha sido debatido em tópico dedicado no forum, e achei importante debater, fazer contas e chegar a conclusões. :)
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:Eu é que fico perplexo com o que dizes! Seja AC ou DC, para transmissão de potência, tensao quanto mais alta, melhor!

Eu acho que já sei onde foste buscar essa ideia. Foi ao manual do Outback, não foi? Lá porque o Outback seja menos eficiente, por quanto mais diferencial houver de tensão, não quer dizer que isso seja a regra. Eu até arriscaria, e olhando para as diferenças de eficiência no Outback, o que ganhas em eficiência por reduzires a tensão, perdes em calor, no cabo.

O que disseste inicialmente foi "ou mais strings em paralelo". Pergunto outra vez: Como colocando mais strings em paralelo, MANTENDO A TENSÂO, consegues compensar as percas por efeito de Joule?
E voltas a bater na mesma tecla!!!
Deves pensar que eu conheço conversores há meia dúzia de dias.... (muito antes de existir energias alternativas, já havia conversores (DC/DC)
Por acaso sabes como funciona o processo de conversão!?

Então vamos lá mais uma vez!
Vou explicar muito devagarinho...

Digamos que vamos ligar no nosso conversor (8) painéis.
Podemos fazer isto de várias maneiras...

Ligamos tudo em série com (2) cabos numa string, e fazemos um churrasco com o conversor.

Pegamos em (2) cabos vindos do conversor até aos painéis, ligamos a duas ficha (Y) e ligar (2) strings de (2) painéis cada, ficando ligados (4) painéis.
Os outros (4) painéis farão o mesmo percurso, completando os (8) painéis.

Ou pegando em (4) cabos vindos do conversor em (2) strings de (2) painéis.
Com mais (4) cabos para as restantes (2) strings de (2) painéis, completando os (8).

Ou então (16) cabos tudo em paralelo.

Como já tinha dito!
No meu sistema optei pela terceira opção, para cada (2) cabos (+/-) vindo do conversor, uma string de (2) painéis.
A tensão fica num valor médio, o conversor não aquece muito, e a corrente tem bastante fluidez...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por visitante1 »

3% de perda de eficiencia entre valores mais altos e mais baixos de tensão de entrada no outback!!! o resto são tretas!!!!
não é isso que o faz aquecer!
há merdas bem piores que se fazem e diminuem consideravelmente a eficiencia dum sistema.,........
basta ver alguns projectos bem conhecidos por cá e até me vem as lagrimas aos olhos.....
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por CrOhN »

Ah, agora que explicaste devagarinho.... Mantenho tudo o que disse!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Emanuel Couto »

pnunes Escreveu:3% de perda de eficiencia entre valores mais altos e mais baixos de tensão de entrada no outback!!! o resto são tretas!!!!
não é isso que o faz aquecer!
há merdas bem piores que se fazem e diminuem consideravelmente a eficiencia dum sistema.,........
basta ver alguns projectos bem conhecidos por cá e até me vem as lagrimas aos olhos.....
O que consideras tretas, as outras pessoas tem o direito de ter outras considerações!!!

E já agora gostaria de aprender! O que faz aquecer um conversor !??

Numa conversão de (150V) para (15V) duvido muito que a percentagem de energia elétrica convertida a térmica, seja apenas (3%)...!!! Já fizeste os testes, para saber se é realmente isso!?

Quando liguei (4) painéis de (24V) em série, aquilo aquecia que se fartava, o cooler não parava.
Agora imagina ter uma ligação definitiva, e o outback levar todos os dias com isso....

A respeito das tuas lágrimas!!!
Não vale a pena...... cada um sabe de si!
Como já tinha dito tive o azar (que no fundo foi sorte) de ter o conversor (AC) avariado (5) meses, o tempo tb não ajudou muito, e quanto a isso não há nada a fazer....
E na verdade só tinha (4) painéis de (235w) e (1) de (20Wp) não é a mesma coisa que ter (2kWp)..... muito menos ter como tu (10kWp)

((Só espero que continues com as tuas fantásticas produções))
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Emanuel Couto »

mda!
Quando temos painéis com diferente correntes, o melhor é formar strings em separado!
Assim não vamos desperdiçar energia!

Mesmo assim, julgava que os teus painéis de (100w) tinham uma menor corrente!
Menos mal....

Potencial fantasma, é aquele que está no sistema, mas não produz nada, ou seja é como se não existisse.
____________________________________________________

Correção!!!
O conversor não esteve avariado (5) meses!

Tive o sistema parado (5) meses, durante a avaria do conversor, + a construção da nova estrutura.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por mda »

Resumindo pelos meus cálculos tenho uma redução nesse string de cerca de 12%. Podia ser pior. :)
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por CrOhN »

Confirmaste o que supunha. Fui induzido em erro pela diferença de potência, também pensei ser pior.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida que sim.....
Nem sabia que havia painéis destes com tanta corrente.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Emanuel Couto »

Viva... Mda!
Ainda pensas fazer as tais alterações no teu sistema, para retirares maior rentabilidade do teu recente upgrade em painéis?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por mda »

Olé!
Estive sem comunicações durante uns tempos.
Sim ja fiz as alterações aos strings, mediante o que aprendi com este tópico.
O que fiz foi fazer um string em série de 1200W com painéis de 100W 18V, e no outro comprei mais um de 240W o que perfaz 4 x 240W e liguei dois de 100W em paralelo para dar passagem a toda a corrente dos de 240W, sendo que assim minimizo as perdas para cerca de 20W o que para mim é satisfatório.
Este mês tive uma produção de cerca de 210KW o que me parece bem para o sistema.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem duvida uma bela produção..... parabéns ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas desculpem lá a minha ignorância, mas o que são ( strings ) no solar ?

Dúvida:
Bom tenho estado a ler muita coisa e agora fiquei com uma dúvida, em agosto vou ligar 2 paineis de 37.1V / 7.94A em paralelo a um controlador 12/24V para ter mais amperagem neste caso irei ficar com 37.1V a 15.88A, sendo assim sempre posso ter o banco de baterias em paralelo com um input para o conversor a 12V ou tenho de passar as baterias para 24V e comprar 1 conversor de 24V ?

Irei ter problemas ter o sistema a 12V devido os PV estarem a enviar a 37.1V ?

Isto ainda é um sistema pequeno, agora sei que se meter o sistema a 24V não tenho problemas, agora á dúvida é se posso ter o sistema na mesma a 12V em paralelo estando os paineis a enviar a 37.1V ao controlador.

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por accoelho »

O controlador solar regula a voltagem que vai pras baterias.
Os 37,1 nunca chegarão as baterias.

Um sistema a 24 é melhor.....

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por JMLorenzo »

E se o controlador for mppt melhor ainda, principalmente se o sistema for de 12V.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Emanuel Couto »

AngelSpeedy!
Não faz qualquer sentido colocar um conversor normal em painéis destes :!:
Se for num sistema a (12V) ainda pior...! Estes conversores não conseguem converter tensão em corrente!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Autoconsumo”