Página 1 de 1

Afinação da injecção para OVD

Enviado: quinta jan 11, 2007 5:57 pm
por CarolaFrita
embora já ande a ovd há 16 meses e +/- 30.000km, ainda não tenho a injecção afinada. tentei faze-lo há cerca de um ano, mas o técnico das bombas, um senhor já com uma certa idade, não sei se ficou surpreendido por andar com o carro a óleo, com medo de alguma coisa, se se sentiu apanhado de surpresa na ignorância do assunto ou por outro motivo qualquer, o certo é que a resposta dele foi "você sabe que isso é ilegal?".
após uma breve conversa com ele, respondeu-me "o que se faz nestes casos é aumentar o relenti". deu-lhe um jeitinho, paguei €5 e pronto. realmente o relenti ficou mais estável, especialmente quando o motor está quente e fez umas boas dezenas de km. mas a frio ainda tenho um relenti muito instável, e no arranque (especialmente a frio), se largo o acelerador o motor vai abaixo.
quero afinar tudo certinho de modo a poder ir à inspecção com o carro a 100% ovd e cumprir com o nº 1 do artigo 10 do decreto-lei nº62/2006 de 21 março. mas para que não se repita o mesmo episódio de há um ano atrás, gostava de levar o tpc já todo feito para apresentar ao técnico das bombas, caso ele venha com enrolanços.
sei que é preciso aumentar a pressão dos injectores, mais algo que eu li em inglês que é interpretável como atrasar a injecção no brun cycle.
a carripana é um opel corsa b 1.7, sem turbo, de 1998, com uma bomba de injecção bosch e algum peso extra em ferrugem.

quem é que me dá uma ajudinha e me diz tintim-por-tintim o que é preciso ser feito? o meu caso até pode ser útil a novos utilizadores de ovd.

obrigado a todos e boas eco-passeatas!

Enviado: quinta jan 11, 2007 6:55 pm
por hynek
tens feita alguma adaptação (pré-aquecimento....). que percentagens usas?

Enviado: sexta jan 12, 2007 12:00 am
por CarolaFrita
não fiz alterações nenhumas a nível funcional, só meti mais um filtro de gasolina, pequenino, daqueles verdes transparentes, em linha à saída do depósito. quanto a pré-aquecimento, o corsa já inclui um de série que utiliza a água do radiador. se acham que não é suficiente, digam!
tenho andado a 100% ovd, e o carro sempre pegou, mesmo a temperaturas sub-zero (à excepção de uma vez em que tinha o depósito praticamente vazio). não pega mal, o relenti é lastimável no inicio, mas logo depois em andamento não tenho tido quaisquer problemas.

realmente preciso afinar a injecção, a gasóleo fazia +/- 4,5l/100 (recorde de 3,8; 1350km com 45l em viagem ), com a 3ª a bater nos 120km/h . agora a 100% ovd, algures entre os 90 e os 110 o motor já se começa a cortar...

Enviado: sexta jan 12, 2007 12:30 am
por manuelcar
olá carola frita, bem vindo ao forum
nem sei por onde começar.....
será que percebi que usas ov100 sem qualquer adaptação hà 30000 km e te queixas de ralenti ser irregular? 3ª a bater os 120 km e agora não passa dos 110? (...) nem sei o que dizer... não vejo motivos para surpresas... a não ser ele ainda pegar

Enviado: sexta jan 12, 2007 7:13 am
por Fry
quem é que me dá uma ajudinha e me diz tintim-por-tintim o que é preciso ser feito? o meu caso até pode ser útil a novos utilizadores de ovd.
não sei onde dar a ajudinha.... talvez o teu exemplo seja uma boa ajuda e util, como referes, a novos utilizadores

mas.....que é um grande motor isso é... muito aguentou ele. pena estar moribundo, nem com afinações já lá vai, carola .....que ao menos tenha um funeral digno, caso ele morra nas tuas mãos.

até me veio a lembradura a história do burro do espanhol?
foi reduzindo a pallha e a ração e, quando estava a dar o máximo de rendimento (trabalhava sem comer e só bebia água).... morreu.

queres um conselho sincero? se o carro ainda anda, troca-o pode ser que vás a tempo.

Enviado: sexta jan 12, 2007 1:35 pm
por CarolaFrita
obrigado pelas boas-vindas!
o motor antes dava 120 em 3ª e agora dá menos, mas acho que isso de deverá principalmente ao facto da mudança de combustível. o óleo é mais viscoso, a injecção não está afinada para ele, "etc etc etc". ando sem gasóleo há mais de um ano, com certeza que se metesse só diesel do depósito que o motor se comportaria melhor. não digo que volte ao que era antes e não nego a carga de porrada à moda antiga que ele possa ter sofrido nos ossos! é verdade que estes motores aguantam quase tudo. quaaaaase!
quanto ao motor estar moribundo, arrisco-me a dizer que não, mesmo com esta grande sova. é claro que não está uma floribella! uma vez quente, porta-se muitíssimo bem, só não esgota como dantes, mas também o combustível não é o mesmo. e eu sou um easy rider boa-onda, gosto de andar nos 80, 90 km/h.que possa ter alguns fósseis do tamanho de dinossauros carbonizados nos injectores, não me admiro, porque só fiz uma limpeza ou outra com aditivos. não me admiro nada que tenha sofrido de lavagem dos cilindros, então com este relenti a frio.

tenho sido acompanhado por um bom mecânico, já com uma bonita idade, muito competente e profissional, que ficou curioso com o ov. quando trocou a correia de distribuição, vimos que não havia goma nas válvulas. não abrimos mais tampas nenhumas.
é claro que o mal todo estará por baixo disso: injectores, cilindros e possivelmente muita goma dentro do motor.
mesmo com um óleo do motor a fazer 15.000km (sim, eu sei, big mistake!), este quando foi tirado não apresentou alterações nada de especial. também não me admiro se estiver a goma toda a forrar o motor...

é claro que servirei eu (e todos nós) como exemplo com as nossas experimentações, especialmente para os que se introduzem nesta matéria. não foi só com o uso banal do avião que a humanidade beneficiou, também se aprendeu muita coisa com os hilariantes trambulhões das passarolas!

vou fazer o próximo depósito só a gasóleo, isso dirá certamente alguma coisa e trará termos de comparação.

ora depois de muita conversa, porque eu falo pela boca e pelos 2 cotovelos, e teclo com os 10 dedos , vamos lá sintetizar isto tudo...

1 - deverei ter os injectores bem cheios de carvão. deverei madar limpa-los ou substituí-los, ou o aditivo fará a mesma coisa?

2 - a goma no motor, encontrei um óleo de lavagem (também chamado flushing oil) que é adicionado minutos antes de se trocar o óleo do carter. só encontrei isso numa loja, ofererta num kit de aditivos: protector do motor e limpa injectores. muito caro, custa €45! isso fará alguma coisa útil? haverá à venda à parte? se alguém souber onde, diga, sff!

3 - valerá a pena abrir o motor para avaliar o estado dele?

4 - a bomba de injecção, essa sim, deve ser a peça mais moribunda do carro. quando morrer, logo vejo se reparo ou se vou ao ferro velho... e vou a pé!

5 - algum óleo que usei tinha muito ácido linoleico. para além de corroer uma peça da bi, que mais estragos fará em toda a minha 'passarola'?

6 - (quem se lembrar de mais coisas, bata-me na cabeça, sff...)

7 - e finalmente, depois disto tudo, o assunto inicial deste post: que afinações deverão ser feitas ao sistema de injecção?

Enviado: sexta jan 12, 2007 6:18 pm
por manuelcar
também se aprendeu muita coisa com os hilariantes trambulhões das passarolas!
ok, o bom humor merece sempre uma resposta, aqui vai:
não é a tua bomba de injecção que te deve preocupar, a menos que algumas juntas estejam já a verter. a consequencia mais certeira do teu procedimento temerário deverá estar no interior da câmara de combustão, nos sulcos dos segmentos e em todos os rolamentos da parte de baixo do motor. a bomba sofreu certamente, mas a sua substituição deverá ser muito menos onerosa do que a inspecção e eventuais reparações do resto do motor. abrir a tampa do carter para verificar se ocorreu polimerização provocada pela contaminação do oleo lubrificante, parece-me do mais elementar bom senso, porque se os rolamentos estão cobertos de goma isto quer dizer que não são convenientemente lubrificados. abrir a parte de cima para verificar a câmara de combustão pode ser uma necessidade, mas se retirares os injectores já deves poder ter uma ideia da necessidade de realizar essa inspecção.
a afinação da injecção que recomendamos aqui é, primeiro verificar o bom funcionamento de todos os componentes, segundo mandar aumentar a taragem dos injectores numa oficina especializada que afine também, e simultaneamente a bomba. o aumento da taragem deve realizar-se dentro dos limites de tolerancia da bomba (uma boa referencia pode ser a tabela do oliomobile, caso o mecânico não saiba exactamente).
quanto à utilização do flushing oil nada sei, mas sei que o ov polimerizado é muito dificilmente solúvel. o [***************] reportou uma vez, ter que usar um solvente especial, e isto foi na chapa do carro por baixo da boca do tanque
espero ter respondido
saúde da boa!

Enviado: sexta jan 12, 2007 10:56 pm
por hynek
manuelcar, apoiado.

grande motor. aguentou imenso. merecia uma descontaminação - pelo menos 500 km só com gasóleo e alguns aditivos para limpar injectores. antes e depois desmontar os injectores, verificar, limpar. acho que não precisam de substituir.

trocar o filtro do combustível - deve desaparecer o mau desempenho em altas rotações.

daqui para frente + juízo. pelo menos mistura de 20% do gasóleo durante inverno. e mudar o óleo do motor com mais frequência. se não for sintético, pelo menos cada 5.000 km. se for só mineral talvez cada 3.000.

o problema pode ser a polimerização do ov que passe para o óleo do motor. pode formar uns grumos que entopem os canais do circuito de lubrificação. se isso acontecer = motor gripado.

Enviado: quarta jan 17, 2007 4:37 pm
por João Ferreira
boas
costumo acompanhar este forum, mas sem me manifestar.
mas quando li o que o "carolafrita", vez ao carro parti-me a rir. grande máquina. tenho um corsa a 1.5d com 250mil e já ando a algum tempo com 30% sem problemas, ando a fazer um permutador de calor a partir de um radiador de oleo de um carocha que dpois d acabado e instalado faço uma gestao c reles e resistencias para ficar 100%

mas o k me fez comentar a experiencia do c.frita é o facto de vos querer alertar a todos sobre os aditivos de oleo de motor (anti-fricção)ou aditivos para limpezas de injectores.

quanto aos primeiros fiquei a saber depois de ter usado slick50 (lider em aditivos) por intermedio de uma cadeira de tribologia (para quem não sabe é a ciencia que estuda a interacção entre materiais e superfies de contacto)que tive por um professor que trabalha na tap e eles lá usam aditivos em turbinas de avião.

os aditivos antifricção tem uma formula "secreta" dependendo do fabricante. funcionam da seguinte forma: criam uma camada protectora á superficie do material que é conseguida atraves da corrosão com compostos á base de enxofre e acidos. por sua vez esta camada fica carregada com electroes que repelem outros e ajudam isto diminui o coeficiente de atrito.
isto é tudo muito giro mas não há bela sem senão.
o que apreendi de interessante nessa cadeira, é que chegam a ser encomendados e estudados aditivos especificos para determinados morotes, devido a diminuir a possibilidade destes aditivos corroerem demasiado as superficies ao criarem a camada protectora.

acabando esta seca de teoria o que interessa é isto existem blocos de ligas de aluminio e outros de ferro fundido pelo que´as vezes estes aditivos podem não se dar bem, devido á variedade de ligas.

quanto aos aditivos de limpeza de injectores e afins, tem o seguinte exemplo: já bochecharam os dentes sem escovar com aqueles liquidos de limpeza oral? dá uma sensação de frescura que ate parece que estao lavados mas a sensação de que continuam sujos continua até serem mesmo escovados.
por isso o que aconselho em vez de andar a gastar cerca de 40€ de 20mil em 20mil, mais vale darem um pouco mais e ir a uma oficina de afinação e calibragem de injectores que elels limpam e calibram os injectores para a pressão correcta de injecção e o carro fica como novo, falo por esperiencia porque já cai no erro de usar limpa injectores e não limpa nada, o carro continuava a fazer fumo, com cerca de 100€ mata-se o mal pela raiz o problema resolve-se na oficina num instante.

o tipo de aditivos que podem usar sem danificar os elementos interiores do motor são à base de ptfe(teflon) ou grafite(para alta pressão).

por isso carolafrita, aconselho-te uma simples limpeza de injectores e calibragem, penso que deve melhorar em muito o comportamento do motor.
quanto á mudança do filtro de ov(diesel) tambem vai ajudar.

Enviado: quarta jan 17, 2007 11:31 pm
por CarolaFrita
obrigado pelo teu contributo, joão!
é sempre bom saber mais alguma coisa sobre os aditivos.

meti 5 litros de gasóleo e 8ml de acetona, e o carro pega espectacularmente bem! passado poucos km já o relenti está perfeitinho. a acetona é realmente uma maravilha! quanto a kilometragem, esses prognósticos ficam lá mais para o fim do jogo...

Enviado: quarta jan 17, 2007 11:45 pm
por João Ferreira
sempre ás ordens, é sempre bom aprender com troca de experiencias.
fico feliz por ver tanto pessoal a aderir a isto. como é possivel dizerem mal dos tugas lá fora. somos bem mais desenrrascados e criativos que eles tds juntos
vai relatando o desenrolar da saude do teu carro, como o meu tem um motor semelhante sempre ajuda para comparação.
e a acetona deve de dissolver as possiveis gomas criadas pelo ov e melhora a explosão diminuindo o atraso de explosão/injecção que acontece nos motores diesel.

Enviado: quinta jan 18, 2007 2:41 pm
por manuel
eu continuo muito céptico em relação à acetona. eu uso gasolina 95.

Enviado: quinta jan 18, 2007 6:56 pm
por hynek
joão ferreira,
gostei dos teus conhecimentos da tribologia.

por acaso sabes como se faz o teste de gota (pode não se chamar assim, é tradução)?

sei que se põe uma gota de óleo do motor num papel tipo guardanapo, passado algum tempo fica uma mancha circular. no centro concentra-se sujidade, no círculo a seguir o óleo mais limpo, no exterior, se o círculo for irregular - indica que contém água.

precisava uma metodologia de leitura da informação desta mancha. és capaz arranjar? obrigado.