Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder
Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por sergiomms »

areosa Escreveu:...
O que não está previsto na lei é, por exemplo, produzir em excesso durante o dia para consumir à noite, ou seja, utilizar a rede como "bateria", porque isso implica o registo de entradas e saídas de kWh pelo contador que são geridas por entidades diferentes.
...
Todos sabemos que o melhor é que não entre kws em casa, mas, também todos sabemos que isso não é possivel.
Assim, se são entidades distintas a que entrega e a que vende, como é que o acerto de contas é feito como dito "numa base anual"?
Percebeste isto do pdf?
Última edição por sergiomms em quarta set 10, 2014 8:36 pm, editado 2 vezes no total.
sergiomms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por sergiomms »

Isto porque eu estava a pensar em fazer isso mesmo, inejctar na rede 1.5kws solares e fazer o careto de contas "numa base anual"
sergiomms


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por CrOhN »

Isso seria o lógico, mas pelo que o Areosa diz ( e parece ser o que aì vem), não vai ser assim.

Nesse caso, espetem o auto-consumo num sitio que eu cá sei!

Apenas veio preencher o vazio legal (entenda-se: tentar "mamar" mais algum dos sistemas que já existem "ilegais" a funcionar).

Estou a ver muito poucas situações em que estes sistemas possam ser rentabilizados. A não ser em pessoal que consuma mesmo muito e consiga absorver sempre a produção. A montanha pariu um rato ainda mais pequeno do que eu estava à espera!

A malta que fabrica desviadores de excesso é que vai vender bem! ;)


Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por Ptuga »

CrOhN Escreveu: A malta que fabrica desviadores de excesso é que vai vender bem! ;)
Disse desviadores de excesso???....já estou interessado!!!! eheheh :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

vivemos num país triste....muito triste.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por O_volt »

Ptuga Escreveu:
CrOhN Escreveu: A malta que fabrica desviadores de excesso é que vai vender bem! ;)
Disse desviadores de excesso???....já estou interessado!!!! eheheh :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

vivemos num país triste....muito triste.
X2
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por BondadeSua »

Qualquer que seja a orientação que o "mercado" vier a ter, alguns dos objectivos desta "regulação", ficam cumpridos, ... a expensas do "ZÉ".
Já se falou do vazio legal;
Evitar que a industria do fotovoltaico não "desapareça" no curto prazo;
Manter os "verdes" ocupados com mais uma iniciativa "promovendo" "energia limpa" e fazer campanha eleitoral;
Substituir contadores por interesse/pedido do "Zé" que o vai pagar...veja-se o que eles pretendem no tópico ao lado...
Marco P G Silva Escreveu:Olá malta.
Estamos perante uma nova amiaça, dá para pensar duas vezes...
Pelos vistos isto é para chegar a portugal.

https://www.youtube.com/watch?v=TJ8Wr7dWEvY" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;"
e o porquê de haver algum interesse em entrar em nossas casas...
RJSC Escreveu:Sei de fonte segura que agora os operadores de TV cabo/fibra andam a registar os canais que os cliente vêm, a que horas e todas as vezes que se pressiona um botão num comando de uma BOX para construir perfis de todos.
Foi numa palestra na Universidade por um professor que trabalha em estreita colaboração com os principais operadores e tive que fazer um esforço enorme para não me levantar da cadeira e gritar "Então e a PRIVACIDADE dos utilizadores?!". :evil:
Falavam naquilo como se fosse perfeitamente legítimo/moral e a melhor coisa do mundo...
Quem quer ? Quem quer?
O_volt Escreveu:Quem quer ser a cobaia e experimentar?
Basicamente é isso que se pretende, (e se possivel) não, "investir e ainda poupar" na conta final do OE!

BondadeSua

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por sousacastro »

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por areosa »

sergiomms Escreveu: Todos sabemos que o melhor é que não entre kws em casa, mas, também todos sabemos que isso não é possivel.
Assim, se são entidades distintas a que entrega e a que vende, como é que o acerto de contas é feito como dito "numa base anual"?
Percebeste isto do pdf?
É o que está na proposta de DL, o CUR que se amanhe para saber essa informação se quer ter uns kWh à borla por excesso de produção :x :x :x! Se por acaso o CUR pagou uns kWh a mais, em fevereiro do ano seguinte faz o acerto de contas e recebe a ma$$a de volta, não falha!

Vejam o que o artigo 23º diz:
Artigo 23.º - Contrato de venda da eletricidade ao CUR
1 - Sempre que a energia proveniente de uma UPAC tenha origem em fonte de energia renovável, a capacidade instalada nesta unidade não seja superior a 1 MW e a instalação de utilização se encontre ligada à RESP, o produtor pode celebrar, com o CUR, contrato de venda da eletricidade produzida e não consumida, desde que a venda não exceda a totalidade da eletricidade fornecida por um comercializador à instalação de utilização associada à UPAC.
2 - O CUR, quando o produtor o solicite, contrata com este a compra da eletricidade proveniente da UPAC, até ao limite da fornecida por um comercializador à instalação de utilização associada à UPAC, entendendo-se como sobrante a energia injetada pelo produtor acima deste limite.
3 - A energia sobrante não é paga.
Já o artigo 26º diz o seguinte:
Artigo 26.º - Faturação do CUR
(...)
6 – Anualmente, até 31 de janeiro do ano seguinte ao da compra e venda da eletricidade excedente, o CUR elabora o balanço da eletricidade fornecida à instalação de utilização por um comercializador e a eletricidade adquirida ao produtor ao abrigo do contrato mencionado no artigo 23.º e apura a existência de eventuais saldos a crédito ou, quando tenha ocorrido o pagamento de energia sobrante, a débito do produtor.
7 – O saldo credor apurado é pago ao produtor e o devedor reembolsado ao CUR, devendo os respetivos montantes serem creditados ou debitados no período de faturação seguinte a janeiro.
Em resumo, só se pode vender ao CUR o número de kWh que seja menor ou igual aos que se consumiram, o resto é dado à borla ao CUR. Ou seja, se produzirem 8 MWh/ano e só consumirem 4 MWh/ano, metade é oferecido ao CUR (EDP) e os outros 4 MWh são pagos a 25% (se incluir impostos) do valor a que se compram ao comercializador. Se tiver em conta com o autoconsumo, por exemplo, 1 MWh/ano que seria absorvido pela instalação sem passar pelo contador, então, o registo de entrada seria de 3 MWh e o de saída de 7 MWh. Aplicando as tarifas 0,148€+IVA por kWh na compra e 0,05€ por kWh na venda, resultaria numa poupança de 332,04€ na conta da eletricidade, cerca de 45% do total. A oferta de 4 MWh ao CUR mantinha-se!
Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por sergiomms »

Estou a perceber!Mas....
O objetivo inicial é EXCLUSIVAMENTE o autoconsumo, assim, se injectares 8Mw e consumires 4, é porque tens a instalação mal dimensionada, ou seja desajustada do objectivo inicial.
e não era esta a questão que estava a referir.
Se injectar até 1.5kw significa que aproximadamente injectarei menos de 3.3MW/ano, como sei que comsumo bastante mais não me preocupo com o acerto de contas.

é isto?
sergiomms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por sergiomms »

Sem contador oficial, de forma a que o CUR não se chegue a aperceber de quanta energia eu "acumulo" na "bateria" deles, mas off the record contabilizarei tudo o que produzir.
Tenho é que garantir que na hora solar estou a consumir o que produzo, para que não esteja a pagar como electricidade consumida.
sergiomms


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por areosa »

sergiomms Escreveu:Estou a perceber!Mas....
O objetivo inicial é EXCLUSIVAMENTE o autoconsumo, assim, se injectares 8Mw e consumires 4, é porque tens a instalação mal dimensionada, ou seja desajustada do objectivo inicial.
e não era esta a questão que estava a referir.
Eu referi-me a esse exemplo porque é o meu caso (e de muitos microprodutores atuais com instalações a funcionar), dado que tenho uma instalação com seguidor ao abrigo do regime bonificado. A questão surge quando terminarem os 15 anos... nessa altura terei que optar pelos regimes de autoconsumo ou produtor, mas nenhum deles me parece minimamente atrativo.

Neste caso, é óbvio que a instalação vai estar sobredimensionada se optar por autoconsumo e seria muito penalizado (ou muito generoso) porque ofereceria metade da produção à EDP, mas, por outro lado, em dias de sol, poderia colocar as máquinas que mais consomem (fogão, ferro, etc) a funcionar sem qualquer problema de ter que comprar kWh, o único senão resulta do facto de quantos mais kWh eu gastar em autoconsumo menos margem tenho depois para vender o excedente.

Mas como ainda faltam 12 anos, até lá certamente aparecerão soluções para resolver este problema de otimização da produção com o consumo. Para isso, basta, por exemplo, que a baterias evoluam o suficiente em termos de capacidade, durabilidade, eficiência e preço para que possam ser utilizadas para absorver os excedentes de produção para os devolver mais tarde quando o sol se for embora.
sergiomms Escreveu:Se injectar até 1.5kw significa que aproximadamente injectarei menos de 3.3MW/ano, como sei que comsumo bastante mais não me preocupo com o acerto de contas.
é isto?
Sim, essencialmente é! No entanto parece-me que um sistema fixo com 1.5 kWh de potência instalada poderá ter uma produção mais para os 2,3 MW/ano, tendo Lisboa como referência. Nesse caso, se metade for autoconsumo, a preços atuais (0,148€+IVA por kWh na compra e 0,05€ por kWh na venda) resulta numa poupança anual aproximada de 267€. A questão é, tendo em conta o preço de aquisição e registo desse sistema, quantos anos leva a recuperar o investimento? Diria que mais que 10/15 anos já não compensa.

Cps, :mrgreen:
Última edição por areosa em sábado set 13, 2014 1:10 am, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por areosa »

sergiomms Escreveu:Sem contador oficial, de forma a que o CUR não se chegue a aperceber de quanta energia eu "acumulo" na "bateria" deles, mas off the record contabilizarei tudo o que produzir.
Se não tem um contador bi-direcional que registe o que fornece à rede, como diz: "acumular na bateria deles", a EDP é que se fica a rir porque não tem que pagar esses kWh mas todos os que consumir não lhe serão perdoados!
Segundo a proposta de DL, acima dos 700 Wp de potência dos painéis solares já tem que adquirir um contador bi-direcional para a sua casa, se for acima de 1,5 kWh tem que ter também o módulo para telecontagem. Neste caso, já pode fazer um contrato com a EDP para venda dos kWh excedentes mas se for abaixo dos 700 Wp, não tem que adquirir esse contador, no entanto, nessa situação, se por acaso não consumir toda a energia produzida pelos painéis então é mais uma vez a EDP que fica a beneficiar com kWh a custo 0!!!
Em resumo, se querem vender kWh têm que financiar um contador, caso contrário, só vão engordar os lucros da EDP. A questão é, quantos kWh é necessário vender para que se consiga recuperar o investimento?
sergiomms Escreveu:Tenho é que garantir que na hora solar estou a consumir o que produzo, para que não esteja a pagar como electricidade consumida.
Concordo plenamente! O grande problema reside no facto de ser na primavera/verão a época de maior produção mas de menor consumo e ser no inverno, quando o sistema solar menos produz, a altura em que mais me faz falta para o aquecimento. :( :( :(

Cps, :mrgreen:
Última edição por areosa em terça set 16, 2014 11:56 pm, editado 1 vez no total.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por O_volt »

Mas afinal quem optar por este procedimento poderá ter redução de 50% no IMI?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por areosa »

O_volt Escreveu:Mas afinal quem optar por este procedimento poderá ter redução de 50% no IMI?
50% do IMI??? Parece-me bom de mais... onde é que está isso escrito?
Já existe uma pequena redução do IMI de 5% se utilizar "técnicas ambientalmente sustentáveis" (painéis solares térmicos, fotovoltaicos, eólicas, etc.) mas longe desse valor!
Cps, :mrgreen:


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por mcarneiro »

[5quote="areosa"]
O_volt Escreveu:Mas afinal quem optar por este procedimento poderá ter redução de 50% no IMI?
50% do IMI??? Parece-me bom de mais... onde é que está isso escrito?
Já existe uma pequena redução do IMI de 5% se utilizar "técnicas ambientalmente sustentáveis" (painéis solares térmicos, fotovoltaicos, eólicas, etc.) mas longe desse valor!
Cps, :mrgreen:[/quote]


Boas,

mesmo que isso vá para afrente, estejam mas é quietinhos não mexam nem respirem :lol: , mesmo para os actuais 5% das "técnicas ambientalmente sustentáveis", é necessario fazer a certificação energetica da casa, e a seguir as finanças reavaliam a casa, conheço um caso em que a casa foi avaliada no triplo , e efectivamente teve direito aos 5% , mas só perdeu dinheiro , o da certificação , e a batolada que está a pagar a mais por causa da nova avaliação :mrgreen: :evil:


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por O_volt »

Sim, 50%, é a proposta:
No caso de prédios afetos à produção de energia a partir de fontes renováveis é proposta uma redução em 50% do valor de IMI devido, assim como a atribuição de benefícios aos prédios sujeitos a reabilitação urbana, desde que cumpram o requisito de uma boa eficiência energética.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/governo-quer-re ... z3DxtDUmu6" onclick="window.open(this.href);return false;
http://expresso.sapo.pt/governo-quer-re ... os=f880271
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

joaocfgoncalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm
Localização: Guimarães

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por joaocfgoncalves »

Bom, o que pretendo é não pagar à EDP. O meu consumo é alto durante o dia (empregada em casa a ligar as máquinas a torto e a direito), e à noite pretendo carregar o carro. Não sei o que é um sistema grid tie, terei de investigar.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro


alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por alexpt »

areosa Escreveu:
O_volt Escreveu:Mas afinal quem optar por este procedimento poderá ter redução de 50% no IMI?
50% do IMI??? Parece-me bom de mais... onde é que está isso escrito?
Já existe uma pequena redução do IMI de 5% se utilizar "técnicas ambientalmente sustentáveis" (painéis solares térmicos, fotovoltaicos, eólicas, etc.) mas longe desse valor!
Cps, :mrgreen:
" No caso de prédios afetos à produção de energia "

lol isso não é para particulares com paineis solares. Isso é feito para a EDP, por causa dos parques éolicos:

http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/ ... acoes-1000" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

Acham que iam dar uma abébia dessas ao Zé Povinho? lol


rui_e90
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 31, 2010 11:29 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por rui_e90 »

Boas,

O acham dos kits deste site: http://boaenergia.pt/?lang=en
é só montar e ligar à ficha.

Consumo em média 290Kw fora de vazio, será que compensa? como é que calculo o número de painéis? 250,500 ou 750.

Cumps


ZeroCO2
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta set 26, 2014 10:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por ZeroCO2 »

rui_e90 Escreveu:Boas,

O acham dos kits deste site: http://boaenergia.pt/?lang=en
é só montar e ligar à ficha.

Consumo em média 290Kw fora de vazio, será que compensa? como é que calculo o número de painéis? 250,500 ou 750.

Cumps
Esse kit é muito interessante, mas no contador digital como funciona ? Temos de avisar ?

Responder

Voltar para “Micro-Produção”