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mercedes 220d de 1973
Enviado: quinta jan 11, 2007 10:08 pm
por greenmove
ora boas a todos!
tornei me recentemente possuidor duma reliquia...um mb 220d de 1973, nao resisti...é muito antigo mas tá impecável, muito bonito mesmo! foi a maneira de me iniciar no o.v.
http://www.fileden.com/public/2007/2/23 ... 728738.jpg
já rolei 700 km a 10% de o.v., sem problemas, desenvolve até melhor, não faz fumo nenhum...tou muito contente , com a reliquia..que é mais velha que eu.
gostava de instalar um kit, para aumentar a percentagem, estava a pensar num kit de 2 depósitos, mas as dúvidas sao tantas....estudei vários esquemas aqui no forum, e acho que compreendi quase tudo...1 válvula de 3 vias para fazer a comutaçaõ, o permutador, o filtro, penso serem os pontos chave, será necessário também 1 bomba auxiliar??
aqui no trabalho tenho óleo usado aos pontapés...só nao sei se é adequado, a marca é vaqueiro fritplus, gordura 100% vegetal e os ingredientes sao oleos e gorduras vegetais simples e hidrogenados, antioxidante (tocoferol), quando está novo parece 1 pasta branca, depois de aquecido fica liquido e nao torna a empastar...será que é bom para o que nós queremos??
aproveito para dar os parabens a todos, pelo óptimo trabalho que se tem feito neste forum, partilha de conhecimentos e ideias, respira se 1 bom clima aqui!
Re: mercedes 220d de 1973
Enviado: quinta jan 11, 2007 10:50 pm
por hynek
tenta saber que bomba injectora tem o carro, embora o mais provável é ter uma bosh em linha. se for essa não será difícil fazer adaptação. aqui encontras alguma informação útil:
http://seealte.europecon.net/home/index.php
o ov usado é preciso tratar. lavar ou/e filtrar. desde que fique suficientemente líquido, tudo ok. podes instalar um tubo de combustível com maior diâmetro, eventualmente uma bomba auxiliar, o indispensável pré-aquecimento por permutador e eléctrico. uma válvula para comutação do combustível, etc.....
Enviado: sexta jan 12, 2007 7:23 am
por Fry
deve ser uma máquina lindissima se estiver estimado.
vale a pena investires num kit e andares quase de borla pena é que esse oleo
hidrogenizado nao serve, nem para o carro nem infelizmente para a saúde de quem come os fritos
abraço
Enviado: sexta jan 12, 2007 12:39 pm
por ANCCO
fry,
até onde sei, pensei que o óleo vegetal hidrogenado fosse melhor para consumo como combustível, devido ao baixo índice de iodo (menor que 120), conforme preconiza a elsbett; sei, contudo, que trata-se de um óleo mais viscoso, podendo até mesmo solidificar abaixo de certas temperaturas. o fato do índice de iodo ser menor que 120 inibe a polimerização, daí pensei ser uma boa alternativa, porém me deixaste em dúvida
Enviado: sexta jan 12, 2007 12:44 pm
por Fry
amigo ancco
talvez no brasil com altas temperaturas consigas lavá-lo e filtrá-lo com mais facilidade. em portugal, e em pleno inverno é assunto para esquecer
Enviado: sexta jan 12, 2007 1:41 pm
por manuelcar
o oleo vegetal hidrogenado é um oleo ao qual foram adicionadas moléculas de hidrogénio para efeitos de solidificação e conservação. ao que parece é o principal responsável pela obesidade e má conservação do aparelho circulatório dos cidadãos dos estados unidos, onde o uso dste tipo de gordura está muito vulgarizado. em principio qualquer oleo pode ser hidrogenado, incluindo o de soja, pelo que não estou seguro quanto à ideia do baixo indice de iodo avançada pelo annco. de qualquer forma é solido à temperatura ambiente, o que coloca muitos problemas no seu uso no motor. talvez seja melhor ver o que dizem os americanos sobre isso, está para aí um linque de um forum deles.
em principio este carro tem um motor w123, com pré-câmara de combustão, bomba bosch em linha com bomba manual de purga e bomba de tranferencia mecanica (pela ordem inversa ). é um sonho para quem quiser queimar ovd. o meu 190d tem um motor diferente mas com caracteristicas iguais no que diz respeito ao circuito de injecção, uso ov30 no inverno e ov50 no verão.
mercedes 220d
Enviado: sexta jan 12, 2007 2:53 pm
por greenmove
é mesmo esse da foto! preto e tudo...é uma máquina, mas não é para andar a chispar! é para passear...
em relaçao ao oleo lá do trabalho...realmente antes da 1ª utilização ele tá em pasta, quase sólida, depois de levar calor fica liquido como todos os outros...mas tive a observar o aspecto dele depois de utilizado...e realmente acho que tem uma viscosidade elevada e uma cor muito escura...vou experimentar fazer uma filtragem a ver como fica mas nao tou muito convencido.
em relaçao ao kit de 2 depósitos...é indespensavel 1 bomba auxiliar?
o permutador...é melhor o eléctrico certo? 1 vez que o a água nao atinge a temperatura ideal, certo? ou sao os 2 necessários?
mais 1 perguntinha...depois de andar a mecher na tubaria da bomba...vai entrar ar no sistema...será que faz a purga do mesmo sozinho?
verao o.v. 50% inverno o.v. 30%
Enviado: sexta jan 12, 2007 2:58 pm
por greenmove
manuelcar
nao consigo identificar a bomba, tem dificil acesso...mas perguntei ao mecanico e disse me que era bosh em linha, mas vou procurar essa referencia w123, para ter a certeza..
essa percentagem de o.v. que usa, é sem kit?
Enviado: sexta jan 12, 2007 5:58 pm
por manuelcar
tranquilo amigo. não precisas de uma bomba auxiliar. a que tens faz todo o serviço. para saberes se tens uma bosch em linha (!) basta olhar para ela, se os tubos dos injectores estiverem alinhados por cima da bomba, está feito. se estiverem distribuidos radialmente (em circulo) no topo da bomba, então tens uma rotativa.
quanto ás opções do kit podes aconselhar-te com o hynek. eu não utilizo um kit monocombustivel sem injectores apropriados e velas de incandescencia mais potentes. num kit bicombustivel tens diversas opções, mas se quiseres limitar o consumo de gasoleo e comutar rapidamente, o aquecimento electrico é altamente recomendável. se fizeres viagens longas, vais ver que ao fim de 10/15 minutos tens o motor à temperatura de funcionamento pelo que fazes o resto da viagem a ov.
uma chamada de atenção para a mudança frequente do filtro de combustivel, o ov vai lavar todas as impurezas do tanque e tubagens que se irão depositar no filtro.
eu tenho um manual de oficina do teu motor, vou confirmar logo à noite se oteu modelo está coberto, se assim for eu vejo se tem bomba de purga manual e digo-te qual o melhor procedimento. isto no caso de realizar uma alteração do circuito de retorno como eu, senão a purga é automática e muito rápida (o meu motor nem tem bomba auxiliar). isto porque a bomba de tranferencia é alimentada por gravidade, o deposito está mais acima. e também porque o retorno da bomba e dos injectores vai ao filtro e daqui para o deposito.
esta percentagem é sem kit, aproveitando apenas o acrescimo de calor transmitido pelo retorno, o que também reduz as necessidades de trabalho da bomba de transferencia.
Enviado: sexta jan 12, 2007 9:43 pm
por manuelcar
infelizmente não posso confirmar o w123. este motor equipa 0 200 o 240 e o 300. mas fica aqui uma foto da bomba bosch em linha, neste caso a do 300d de 5 cilindros:

bomba em linha
Enviado: sábado jan 13, 2007 2:38 pm
por greenmove
manuelcar
, confirma se! a b.i é em linha! (como é que se mete fotos aqui?)
se percebi a descrição do seu sistema, fez apenas alteraçao no retorno da b.i.? e utiliza a mistura o.v.\diesel, mesmo assim, consoante a época do ano?
começei com 10% de o.v.,rolei + de 700km, tudo óptimo, ao pegar treme 1 pouco, mas ajudo só 1 bocadinho com o acelarador e vai á primeira, depois de quente pega sempre confiante! estou mesmo contente com a máquina (já andava à procura de algo assim...faz tempo!), logo quero respeitar...os seus limites. acha que posso subir a percentagem para 20%, em segurança, ainda sem pré aquecimento? se calhar tá muito frio ainda..ehehh!
p.s.- tenho lido aqui, que há algumas pessoas interresadas em tirar medidas exatas de temperaturas nos respectivos sistemas, eu tenho 1 termómetro digital calibrado, com laser e sonda, estou na região do algarve.[/code][/url]
Enviado: sábado jan 13, 2007 3:48 pm
por orbis
se eu tivesse um carro desses não o punha a ovd. mas enfim há gostos para tudo.
Enviado: sábado jan 13, 2007 5:42 pm
por netcruiser
aparentemente o carro foi comprado para o efeito de andar a ovd.
(interessante)
abraço surpreendido
por que não o.v.d?
Enviado: sábado jan 13, 2007 6:48 pm
por greenmove
orbis
orbis Escreveu:se eu tivesse um carro desses não o punha a ovd. mas enfim há gostos para tudo.
já agora punhas o carro a andar a quê? achas muito velho para esse efeito?
concerteza não o comprei para o ter parado a porta de casa....é para andar!
Enviado: sábado jan 13, 2007 9:26 pm
por orbis
punha-o a trabalhar com gasóleo. de certeza que não ia rebentar a bomba injectora e o motor a um carro com 33 anos e que contrariamente à maioria dos automóveis, se está a valorizar com a idade.
Enviado: domingo jan 14, 2007 1:52 am
por manuelcar
a inveja é coisa feia
quanto mais antigo melhor.
Enviado: domingo jan 14, 2007 9:34 am
por Fry
se tiver o kit indicado e souber usá-lo, esse motor nunca mais vai acabar e está a proteger uma reliquia
os colecionadores não são donos das reliquias mas sim fieis depositários ou zeladores de obras de arte
Enviado: domingo jan 14, 2007 12:17 pm
por orbis
manuelcar espero que esse comentário da inveja não tenha sido dirigido à minha pessoa, porque não corresponde à verdade. foi-me feita uma pergunta à qual respondi e justifiquei. só isso.
Enviado: domingo jan 14, 2007 5:32 pm
por manuelcar
ok.
saudável e amigavel ironia entre membros de um forum.
Enviado: domingo jan 21, 2007 9:52 pm
por mtavares
ola !
tenho um w123 220d ! ve la se nao se parece com o teu ????
anda a 100 % de ovd, sem problema no verao claro, mas faço a mistrua pelo menos 30 %
e um dia meto o um kitzinho!!
ab
mtavares