Barco electrico
Enviado: quinta jul 03, 2014 7:20 am
Olá a todos,
Antes de mais gostaria de vos dar os parabens pelo forum.
Sou um novo membro e os meus conhecimentos sobre electricidade são básicos.
Gostaria de converter o motor auxiliar de um veleiro para electrico.
Já fiz umas buscas na net e existem kits completos mas de sites americanos o que implica custos com alfandega e várias taxas que inviabilizam o projecto.
Pelo que, gostaria de investigar sobre o que será possivel realizar com o que existe na Europa.
Existem várias pessoas interessadas num projecto destes mas ainda ninguém que conheça o concretizou.
O barco: trata-se de um pequeno veleiro de 9metros com cerca de 3500kg e tem um motor interior com linha veio de 25mm. O conjunto motor e periféricos (depósito combustivel, bateria, tubo escape, etc.) deve pesar no total uns 250kg.
O motor tem mais de 40 anos e tem pouca potência para este barco. Eu, tenho pouca paciência para toda a manutenção anual mais as pequenas reparações frequentes e a esperança de vida dele está por um fio.
Portanto, gostaria de me ir preparando para quando tiver que fazera conversão.
Pelo que já encontrei nos forums sobre barcos electricos o ideal para este barco será algo entre os 5kw e os 10kw.
Espaço para baterias tenho suficiente. A única limitação é o peso que gostaria que ficasse dentro dos actuais 250kg do conjunto do do actual motor por motivos de equilibrio do barco. Julgo que tenho espaço para dois bancos de baterias de 48v cada, ou seja, umas 8 baterias ou até mais se necessário.
A simplicidade e fiabilidade são factores muito importantes no mar.
A carga das baterias tem que ser feita quando o barco está atracado e ligado a 220v.
Os kits para barcos são anunciados como tendo a capacidade de regenerar as baterias enquanto navegamos à vela o que faz girar a helice e o motor passando este a funcionar como um gerador. No entanto, não vou confiar muito nisto pois a velocidade à vela é reduzida e é preciso muito tempo a navegar para voltar a carregar as baterias.
Outro factor é que existe muito equipamento a bordo que funciona a 12v. Radio vhf, luzes de navegação, iluminação interior, instrumentos de navegação, etc. O que faz com que tenha que continuar a ter um banco de baterias de serviço a 12v ou um conversor da voltagem do banco do motor para os 12v de serviço.
Não menos importante é a rotação do motor. A helice esta feita para rodar a uma certa velocidade que a torna mais eficiente. O motor terá que ser instalado com o veio paralelo ao veio da helice e a transmissão feita por correia e polis que poderão ser dimensionadas para reduzir as rpm mais eficientes do motor para as rpm mais eficientes da helice. E, julgo que os rolamentos dos motores electricos não são feitos para aguentar a força de impulção directamente e no mesmo sentido do veio mas sim perpendicular ao veio.
Julgo que já há aqui fonte suficiente de discussão.
Aproveito para procurar o contacto de alguem, projecto de universidade ou empresa que se dedique a este tipo de projectos com bons conhecimentos na área de Lisboa.
Desde já agradeço a colaboração de todos os interessados.
Miguel
Antes de mais gostaria de vos dar os parabens pelo forum.
Sou um novo membro e os meus conhecimentos sobre electricidade são básicos.
Gostaria de converter o motor auxiliar de um veleiro para electrico.
Já fiz umas buscas na net e existem kits completos mas de sites americanos o que implica custos com alfandega e várias taxas que inviabilizam o projecto.
Pelo que, gostaria de investigar sobre o que será possivel realizar com o que existe na Europa.
Existem várias pessoas interessadas num projecto destes mas ainda ninguém que conheça o concretizou.
O barco: trata-se de um pequeno veleiro de 9metros com cerca de 3500kg e tem um motor interior com linha veio de 25mm. O conjunto motor e periféricos (depósito combustivel, bateria, tubo escape, etc.) deve pesar no total uns 250kg.
O motor tem mais de 40 anos e tem pouca potência para este barco. Eu, tenho pouca paciência para toda a manutenção anual mais as pequenas reparações frequentes e a esperança de vida dele está por um fio.
Portanto, gostaria de me ir preparando para quando tiver que fazera conversão.
Pelo que já encontrei nos forums sobre barcos electricos o ideal para este barco será algo entre os 5kw e os 10kw.
Espaço para baterias tenho suficiente. A única limitação é o peso que gostaria que ficasse dentro dos actuais 250kg do conjunto do do actual motor por motivos de equilibrio do barco. Julgo que tenho espaço para dois bancos de baterias de 48v cada, ou seja, umas 8 baterias ou até mais se necessário.
A simplicidade e fiabilidade são factores muito importantes no mar.
A carga das baterias tem que ser feita quando o barco está atracado e ligado a 220v.
Os kits para barcos são anunciados como tendo a capacidade de regenerar as baterias enquanto navegamos à vela o que faz girar a helice e o motor passando este a funcionar como um gerador. No entanto, não vou confiar muito nisto pois a velocidade à vela é reduzida e é preciso muito tempo a navegar para voltar a carregar as baterias.
Outro factor é que existe muito equipamento a bordo que funciona a 12v. Radio vhf, luzes de navegação, iluminação interior, instrumentos de navegação, etc. O que faz com que tenha que continuar a ter um banco de baterias de serviço a 12v ou um conversor da voltagem do banco do motor para os 12v de serviço.
Não menos importante é a rotação do motor. A helice esta feita para rodar a uma certa velocidade que a torna mais eficiente. O motor terá que ser instalado com o veio paralelo ao veio da helice e a transmissão feita por correia e polis que poderão ser dimensionadas para reduzir as rpm mais eficientes do motor para as rpm mais eficientes da helice. E, julgo que os rolamentos dos motores electricos não são feitos para aguentar a força de impulção directamente e no mesmo sentido do veio mas sim perpendicular ao veio.
Julgo que já há aqui fonte suficiente de discussão.
Aproveito para procurar o contacto de alguem, projecto de universidade ou empresa que se dedique a este tipo de projectos com bons conhecimentos na área de Lisboa.
Desde já agradeço a colaboração de todos os interessados.
Miguel