Baterias LiFePO4 servem para Vectrix VX-1?
Enviado: sábado jul 05, 2014 9:29 pm
Obg. É que ando a seguir umas vectrix emespanha uma das quais com o pack danificado. Obrigado pela info
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É um pouco como o que o Volt diz!psi20 Escreveu:Obg. É que ando a seguir umas vectrix emespanha uma das quais com o pack danificado. Obrigado pela info
Volt Escreveu:Assumir isso pode ser um erro. O pessoal estava a falar de baterias para este tipo de motas chinesas. Creio que baterias destas não são boas para a Vectrix. Os entendidos podem explicar-lhe melhor que eu. Exagerando um pouco, acho que seria como meter umas rodas de uma 125cc num carro de duas toneladas..
Com a conversão para baterias de litium LiFePo4, esta moto ficava muito boa._rapt0r_ Escreveu:Este Senhor explica como converter um vectrix para lithium
https://www.youtube.com/watch?v=TgzTEmk ... 80E3FBEFD5" onclick="window.open(this.href);return false;
Não mudei nada nem preenchi a caixa do braço, provavelmente ainda fica melhor, abri a caixa limpei tudo, meti óleo e pronto. Não quer dizer que não faça barulho, claro que faz, mas é das que andei que faz menos.RJSC Escreveu:Silenciosa? Já mudaste as engrenagens ou foi preencher a caixa do braço traseiro?
Cheguei a confirmar que cabiam 42 células de 60Ah LiFePO4 dentro do espaço destinado às baterias da Vectrixjmal Escreveu: É uma verdade, fala-se muito mal da química nimh e até dizem ser antiquada, mas na verdade em lítio são poucas as marcas que conseguem ter as mesmas características que as nimh da vectrix têm, e estou para ver quais serão as lítio que irão durar mais que nimh.
É possível usar LFP numa vectrix, não com 24 células, no mínimo 40, mas mesmo com 60 ah não terá a mesma performance que tem com nimh, a autonomia será a dobrar. Ainda assim, com 60 ah são necessárias alterações no compartimento e/ou de estética. Alterações no compartimento não se podem fazer, porque o compartimento é também o quadro da mota. Há quem tenha subido o compartimento na zona entre o banco do condutor e a coluna de direcção, sobe o centro de gravidade e fica uma mota diferente, além disso as baterias ficam sem ventilação, mesmo de lítio e numa mota como esta, acho essencial. Com 40 ah cabem perfeitamente sem alterações de maior, fica a perder na mesma a ventilação e a mota fica muito solta devido à distribuição de peso diferente e mais acentuada atrás.
Falas em arrefecimento para o pack da LiFePO4 e eu tenho isolado muitos, e mesmo sendo alguns com baterias com já mais de 30KKm, e com disponibilidades nominais de 2C, não verifico nenhum aquecimento fora do normal nestes dias de maior calor.Jorge Rocha Escreveu:Também tentaria escolher umas celulas com uma boa relação peso/capacidade/potencia/volume, para que a tornasse mais leve do que com as originais NiMh.
Até a Renault CACIA, faz caixas de velocidade onde todos os carretos têm os dentes dessa forma, exactamente para diminuir o ruído, com excepção o da marcha-a-trás, que serve para assustar os condutores e os piões do sentido e da velocidade, nesse sentido.Afreitas Escreveu: 3 - Preferencialmente substituir as engrenagens de dentes direitos por engrenagens de dentes helicoidais.
Seria caro, difícil e talvez impossível pois teria de ser reforçada a carcaça devido às elevadas cargas que os dentes helicoidais proporcionam.
Jorge Rocha Escreveu:Cheguei a confirmar que cabiam 42 células de 60Ah LiFePO4 dentro do espaço destinado às baterias da Vectrixjmal Escreveu: É uma verdade, fala-se muito mal da química nimh e até dizem ser antiquada, mas na verdade em lítio são poucas as marcas que conseguem ter as mesmas características que as nimh da vectrix têm, e estou para ver quais serão as lítio que irão durar mais que nimh.
É possível usar LFP numa vectrix, não com 24 células, no mínimo 40, mas mesmo com 60 ah não terá a mesma performance que tem com nimh, a autonomia será a dobrar. Ainda assim, com 60 ah são necessárias alterações no compartimento e/ou de estética. Alterações no compartimento não se podem fazer, porque o compartimento é também o quadro da mota. Há quem tenha subido o compartimento na zona entre o banco do condutor e a coluna de direcção, sobe o centro de gravidade e fica uma mota diferente, além disso as baterias ficam sem ventilação, mesmo de lítio e numa mota como esta, acho essencial. Com 40 ah cabem perfeitamente sem alterações de maior, fica a perder na mesma a ventilação e a mota fica muito solta devido à distribuição de peso diferente e mais acentuada atrás.Falas em arrefecimento para o pack da LiFePO4 e eu tenho isolado muitos, e mesmo sendo alguns com baterias com já mais de 30KKm, e com disponibilidades nominais de 2C, não verifico nenhum aquecimento fora do normal nestes dias de maior calor.Jorge Rocha Escreveu:Também tentaria escolher umas celulas com uma boa relação peso/capacidade/potencia/volume, para que a tornasse mais leve do que com as originais NiMh.
Esta química quando chega aos 43ºC torna a resistência tão baixa que já não se perde mais nenhuma energia por elas, evitando o aumento da temperatura.
Retirar uns 20Kg em todo um conjunto que habitualmente pesa 100Kg, acaba por não ter qualquer influencia na ciclistica da mota. Se verificarmos, as novas com Lítio, também são mais leves e ainda ninguém se queixou com a sua ciclistica.
Já há muitas boas conversões feitas por este mundo fora, sem ter que alterar os plásticos da mota ou qualquer outra coisa perceptível.
Até a Renault CACIA, faz caixas de velocidade onde todos os carretos têm os dentes dessa forma, exactamente para diminuir o ruído, com excepção o da marcha-a-trás, que serve para assustar os condutores e os piões do sentido e da velocidade, nesse sentido.Afreitas Escreveu: 3 - Preferencialmente substituir as engrenagens de dentes direitos por engrenagens de dentes helicoidais.
Seria caro, difícil e talvez impossível pois teria de ser reforçada a carcaça devido às elevadas cargas que os dentes helicoidais proporcionam.
Quanto à ventilação, depende de como se anda, 2C em baterias de 40ah são apenas 80 Amperes, não dará para uma vectrix atingir 90 kmh, a 2C as baterias baixam para 3 v a temperaturas amigas, isso dará 120 volts, valor baixo em relação a umas nimh com boa saúde. Não te esqueças que o pack da vectrix é fechado, a ventilação é forçada.É uma verdade, fala-se muito mal da química nimh e até dizem ser antiquada, mas na verdade em lítio são poucas as marcas que conseguem ter as mesmas características que as nimh da vectrix têm, e estou para ver quais serão as lítio que irão durar mais que nimh.
É possível usar LFP numa vectrix, não com 24 células, no mínimo 40, mas mesmo com 60 ah não terá a mesma performance que tem com nimh, a autonomia será a dobrar. Ainda assim, com 60 ah são necessárias alterações no compartimento e/ou de estética. Alterações no compartimento não se podem fazer, porque o compartimento é também o quadro da mota. Há quem tenha subido o compartimento na zona entre o banco do condutor e a coluna de direcção, sobe o centro de gravidade e fica uma mota diferente, além disso as baterias ficam sem ventilação, mesmo de lítio e numa mota como esta, acho essencial. Com 40 ah cabem perfeitamente sem alterações de maior, fica a perder na mesma a ventilação e a mota fica muito solta devido à distribuição de peso diferente e mais acentuada atrás.
Eu nunca colocaria 40Ah numa Vectrix. Sempre falei em LiFePO4 8KWh de minimo, sendo estas células particularmente mais leves, com maior potencia de descarga e com menor volume.jmal Escreveu:Quanto à ventilação, depende de como se anda, 2C em baterias de 40ah são apenas 80 Amperes, não dará para uma vectrix atingir 90 kmh,.
Eu não disse que não dava... disse que era possível e disse as vantagens e desvantagens.Jorge Rocha Escreveu:Eu li o que escreveste, parece que tu é que não leste o que eu escrevi... mas deixa lá...
Mais uma vez, dar dá, mas não fica uma vectrix como a conhecemos, podem dizer que sim, mas não fica, não vale a pena insistir, já testei e nem se aproximam de uma li+, e quando falo em velocidade, falo naquela que a vectrix mostra, que é verdadeira e falsa, falsa quando tem os pneus muito gastos, tem uma diferença de 2 a 3 kmh para menos, e quando são novos a real é superior ao que é reportado. Quando estamos habituados a andar em veículos que dão 90 kmh e com um erro que chega a 15 kmh, é normal não termos algumas percepções de outras realidades. A potência necessária para chegar a 70 e até 80 não tem nada a ver com aquela que é necessária para chegar a 110 kmh. Claro que ela pode andar sempre a 60 kmh e até mais, mas gastar pelo menos 3200 euros só em baterias para depois acompanhar ciclomotores, e quando realmente queremos ouvir aquela transmissão a assobiar e não temos "pó".... e andar com as baterias sempre no limite, tudo bem, é uma escolha que qualquer um pode fazer.Jorge Rocha Escreveu:Eu nunca colocaria 40Ah numa Vectrix. Sempre falei em LiFePO4 8KWh de minimo, sendo estas células particularmente mais leves, com maior potencia de descarga e com menor volume.
Os 2C de descarga a 42S 60Ah daria 120A e mais de 130V, que daria 15,6KW (equivalente a 21CV).
Em terras planas, seria mais do que suficiente para colocar a mota a velocidades superiores às que lhes são permitidas electronicamente pelas configurações de fábrica.
Responde-me por favor a uma simples pergunta, qual é a potencia nominal do motor das Vectrix`s? (não quero saber dos picos, isso é para meninos)
O_volt Escreveu:estas já estão a ser usadas há algum tempo:
http://www.ev-power.eu/Winston-40Ah-200 ... -40Ah.html2014-04-24 20.23.21.jpg[/attachment]
Ou então umas Headway, que ainda seria melhor! (para não falar nas novas CALB que são o dobro do preço)