Página 1 de 8
Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sexta jan 02, 2015 10:45 am
por jasmim
Abro este tópico para apresentar o projeto de uma vectrix com baterias de lítio com 60 ah.
O trabalho irá ser feito na base de uma Li+ de 42 ah, cujas as baterias já não estão de boa saúde.
Todo o trabalho está a cargo da JR Lab (Jorge Rocha) que irá colocar aqui, se assim entender, todos os passos deste melhoramento.
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sexta jan 02, 2015 10:50 am
por Volt
Não aproveitam nada das baterias de origem? E vão meter que tipo de baterias?
PS: É uma pena o anterior dono ter recusado a assistência dentro da garantia, pois evitava-se isso. Mas paciência. Vamos a ver que vida nova ela terá. Com 60ah, se tiver 125v de tensão já será capaz de ficar com uma grande autonomia (7,5kWh contra os 5,4kWh de origem).
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sexta jan 02, 2015 11:12 am
por jasmim
As baterias de origem, irão servir para outros propósitos.
Prefiro colocar baterias novas e aproveitar ao máximo o potencial da máquina. No que diz respeito aos aspetos técnicos (Marca, tensões etc...) deixo para o Jorge Rocha se pronunciar.
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sexta jan 02, 2015 11:31 am
por Volt
Aproveitar todo o potencial da máquina é uma boa filosofia.

.
Mas não tens grandes opções de baterias para isso. Sem ser as de origem, julgo que há apenas uma ou duas marcas capazes de aguentar a performance para a qual ela vem preparada. E isso já vai ser um gasto significativo... Mas desde que a uses e dure muito tempo, é um investimento que trará retorno.

.
PS; E o espaço que vão usar, é apenas o do compartimento das baterias ou vão fazer alguma adaptação para colocar módulos noutro lado?
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sexta jan 02, 2015 12:42 pm
por Jorge Rocha
Olá Volt, tive a oportunidade de ler algumas paginas do DB desta Li+, para tentar compreender as razões para aquele estado (mau). Verifiquei que não estavas a ser compreendido, e muito te esforçaste para ajudar...
Verifiquei também que as baterias não são de Ferro (embora possam conter na sua composição), e se os materiais forem bem estimados, poderão durar uma vida. De outra forma, poderão envelhecer muito rápido.
As baterias que tinha (penso já não serem as originais de nova e que foram substituídas em garantia quando a mota tinha perto dos 15.000Km) com aproximadamente 30.000Km (de uso sempre a fundo) estão com uma resistência interna muito alta, fazendo descer a tensão para os valores mínimos, mesmo que acabadinha de ser carregada.
Também suas auto-descargas estão altas e encontrei uma célula que descarregou mais 6Ah que as outras e outra mais 15Ah (terei de verificar se o problema é das células ou se é do BMS).
As novas células serão Calb CA60FI de (3,20V / 60Ah) e o mesmo numero de células em série que as originais (40S). O BMS será mantido para o bom funcionamento de toda a mota, sem necessidade de alterações.
Conheço estas células de perto, tanto pela conversão no "Peugeot 106 electric" como em experiências realizadas em laboratório, e verifico ter uma resistência interna bastante baixa, capaz de potencializar os veículos que tenho projectado.
O pouco espaço que estas ocupam e o baixo peso são factores determinantes para a escolha das mesmas. Não será assim necessário fazer alterações ao espaço reservado, para as baterias, original da mota.
As recomendações para o uso da mota serão, andar em regimes abaixo dos 90Km/h na maior parte do tempo de uso. Isto pode fazer toda a diferença entre que se possa permanecer de boa saúde o pack até aos 200.000Km, ou de outra forma ver a sua degradação ser brutal e fazer apenas 40.000Km.
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sexta jan 02, 2015 2:09 pm
por sugarstorm
Boas Jorge,
Pelas medidas delas apenas cabem 34 células em baixo na vertical.
Onde vais "enfiar" as outras 6? Deitadas em cima?
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sexta jan 02, 2015 2:50 pm
por serges
Boas Creio que o Nuno Santos já a fez mas teve de alterar o espaço para as mesmas
Boa sorte com o projecto!
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sexta jan 02, 2015 4:09 pm
por Jorge Rocha
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sexta jan 02, 2015 5:45 pm
por O_volt
Realmente esse pack está péssimo.
E essas de 60ah vão ser um espetáculo!
Parabéns ao comprador e ao cirurgião!
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sexta jan 02, 2015 6:23 pm
por Mumia
uhm boa boa!!! curioso com mais este trabalho

vá vá venha de lá agora muita fotozinhaaaaaaa e muito pormenor
Isto é como tudo, o que não é bem estimado dificilmente dura muito...
Agora venha de lá mais uma Vx de 60Ah!! Boa Sorte no projecto
Curiosoooooo

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sexta jan 02, 2015 7:50 pm
por Jorge Rocha
Tinha carregado as células há um mês atrás (quando também carregei as do "P106-e") e agora volto a carrega-las, e qual o meu espanto? Sua auto-descarga num mês inteiro, com temperaturas de 15ºC médias, foi de 0,25Ah para cada célula de 60Ah, o que dá 0,41% de descarga ao mês.
Pode parecer "batatas" tudo o que falo, mas quanto menor for a auto-descarga das células, menor serão os tempos de balanceamento, menor são as perdas energéticas, logo maior será a consistência de um pack em boa saúde.

- Quando carreguei as células, todas em paralelo, embora que inicialmente com um carregador de 12V 20A. Foram quase 3 dias seguidos, sempre a carregar, e quase nem foi necessário fazer balanceamentos ou carregamentos individuais a cada um dos 4 gigantes paralelos, pois na sua média ficaram equilibrados.
- 2014-10-24 05.32.38.jpg (139.22 KiB) Visto 12383 vezes

- Cada célula pesa aprox. 1.965g
- 2014-10-24 00.46.08.jpg (139.48 KiB) Visto 12383 vezes
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sábado jan 03, 2015 3:01 am
por zeuz
Comecei a ler e ao mesmo tempo pensava quem seria o antigo proprietário a quem o Volt se referia... depois vi a foto da Li+ dentro da carrinha de transporte e... pronto, não é preciso dizer mais nada...
Jorge, porque não usar as células do Leaf?
Pelo que li no VisforVoltage, apesar de não ser fácil importa-las para a Europa, a conversão é directa!

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sábado jan 03, 2015 12:14 pm
por Jorge Rocha
Com estas também a conversão é directa!
Confio mais km realizáveis com estas baterias, tendo em conta uma condução moderada.
Também por não conhecer o histórico das dos Lesf's (será que não são de viaturas batidas? ou cujo o pack teve alguma anormalidade e foi substituído?), e nestas coisas que não se enviam num simples envelope, é preferível não arriscar.
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: sábado jan 03, 2015 1:05 pm
por jasmim
Para além de que fica mais caro o despacho e as taxas alfandegárias do que as baterias...
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: domingo jan 04, 2015 8:37 am
por O_volt
O jorge sabe o que faz.....carga em paralelo...do best!
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: domingo jan 04, 2015 7:56 pm
por Jorge Rocha
Pelo meu ponto de vista os sensores de temperatura nesta Li+ estão em local não apropriado:

- Dois sensores por cada uma das duas caixas.
- PC190223.JPG (546.65 KiB) Visto 12226 vezes

- Sensores sujeitos a água (aqui na minha zona quando as marés altas coincidem com lua cheia, o nível das águas da ria passam para a estrada e por vezes ficam 30 cm de altura de água salgada que muitos condutores pensam não ter problema nenhum em passa-los, enganando-se por vezes)
- PC190218.JPG (540.49 KiB) Visto 12226 vezes

- As entradas de ar estão mesmo perto dos sensores de temperatura e na parte mais baixa das células, sendo facilmente influenciáveis pelas temperaturas exteriores. Sabendo que o ar quente sobe, nunca a temperatura das células será bem medida, principalmente quando o sistema liga a ventilação, ou em andamento, que o ar é forçado a sair por cima e entrar por baixo, local para onde as entradas de ar, na frente da mota, o canalizam.
- PC190225.JPG (545.38 KiB) Visto 12226 vezes
Tenho dificuldade em perceber como é que podem ter deixado passar este pequeno pormenor, no meio de tão boa construção, sendo ele o bastante para que não se tenha forma possível de saber a que temperatura as células estão na realidade.
Não é por causa disto que deixo de gostar da mota. Daria-lhe nota máxima em mais de 90% dos pontos já por mim verificados. E peço desculpa por os não mencionar, pois então nunca mais daqui sairia.
P.S. - Aos moderadores, se acharem que isto não ajuda em nada os proprietários de quem tenha modelo igual, como um aviso de amigo, podem retirar sem deixar justificação, pois para esta mota já não vai servir, uma vez que vão ser colocados os sensores de temperatura em local apropriado para uma boa leitura das células.
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: domingo jan 04, 2015 8:30 pm
por Jorge Rocha
Preparação para a introdução das novas baterias:
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: domingo jan 04, 2015 8:51 pm
por Jorge Rocha
Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: domingo jan 04, 2015 9:10 pm
por Mumia
bom eu só digo que estouuuuuuuuuuu a gostar de ver!!!!
a gostar das explicações e claro das fotos

só tenho a dizer.... mais mais mais mais

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Enviado: domingo jan 04, 2015 9:14 pm
por Mumia
Jorge Rocha Escreveu:P.S. - Aos moderadores, se acharem que isto não ajuda em nada os proprietários de quem tenha modelo igual, como um aviso de amigo, podem retirar sem deixar justificação, pois para esta mota já não vai servir, uma vez que vão ser colocados os sensores de temperatura em local apropriado para uma boa leitura das células.
Código: Selecionar todos
Toda a partilha de informação é bem vinda seja em que tipo de mota/carro for, ainda mais quando para alertar e informar os restantes. É essa a essência deste Fórum.