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filtro de gasoil com aquecimento

Enviado: quinta jan 18, 2007 7:32 pm
por Mário Liberato
boas.montei ontem o filtro de gasoil com aquecimento com o fluído de motor mas ainda não experimentei.será seguro aumentar a percentagem
de ov para 70 ou 80%?quanto à filtragem do óleo usado estou a usar
manta geotextil que é excelente.é usada na montagem de bombas submersíveis,no filtro para evitar a aspiraçao de areias.

Enviado: quinta jan 18, 2007 8:14 pm
por mtavares
ola !

1º qual é o teu carro, qual é a tua bomba injectora?

2º tas com oleo usado, e a agua que está disfarçada no oleo usado !e as particulas que estao no oleo , cuidado hem !

3º axo que ainda tens de ler muito neste forum, ve os post com maior numero de participacoes !

4º nao metas isso no carro sem teres a certeza do que estas a fazer !

ab
mtavares

Enviado: quinta jan 18, 2007 9:24 pm
por manuelcar
olá mário
o mtavares tem razão, tens que ser um cadito mais específico para podermos ajudar.
receio que a manta geotextil seja insuficiente para a filtragem. precisas de um filtro adicional depois dela.
só por si, sem adaptações adicionais não podes aumentar as percentagens acima dos valores recomendados para a época, no entanto o aquecimento do filtro é sempre uma mais-valia.
descreve lá então o teu carro....
saúde da boa!

Resposta ao Tavares e Manuelcar

Enviado: sexta jan 19, 2007 8:09 pm
por Mário Liberato
boas noites pessoal.o meu carro é uma nissan navarra 2500.a bomba é
japonesa tambem,segundo me disse o mecanico é o equivalente à bosch.
quanto ao óleo usado eu filtro-o a frio para retirar o maior.depois aqueço-o
com uma resistência nele mergulhado,isto é feito à noite pois tenho contador
bi-horário,e torno-o a filtrar com 4 voltas de manta geotextil,depois meto.lhe
o dobro do oleo de água e com um misturador de tinta agito-o durante 2 a3
minutos e fica a assentar vários dias.é de novo aquecido e filtrado e vai para
uma quantidade igual de gasoil,e depois vai para o deposito.quando substitui
o filtro anterior este estava limpo sem vestigios de água,lamas ou outros
depositos.para terminar informo-os que fui durante trinta e tal anos maquinista prático da marinha mercante,mas desconhecia que o oleo alimentar podia servir de combustivel,mas é aprender até morrer.um abraço

Enviado: sexta jan 19, 2007 8:17 pm
por mtavares
ola! mario!

os teus filtros assim parrecem resultar ! ja tentas-te passar por um filtro de café so pra ver o que sobra de lixo ?

o teu processo de filtragem de aquecer e deixar repousar tb é utlizado no biodiesel, para o fazeres apenas precisas de metanol e soda caustica. e mais uns instrumentos "zitos" .

se for equivalente á bosch tas safo!
noinverno é que a malta diz pra misturar gasoleo pra baixar a viscosidade e a dificuldade de arranque.

ab
mtavares

Para o MTavares

Enviado: sexta jan 19, 2007 8:42 pm
por Mário Liberato
boa essa do filtro do café.costumo utilizá-los quando faço aguardente mas
não me tinha vindo "à lembradura" utilizá-lo no òleo,mas garanto que o óleo que está a decantar vai ser passado por ele.depois dou noticia .

Enviado: sexta jan 19, 2007 8:55 pm
por mtavares
fazes !!! aguardente ??
entao podes fazer metanol !! e ficas com um biodiesel barato !!! ie, tb nao sei ocusto de producao do metanol ! mas sempre se pode tentar fazer contas e experiencia !

Para Mtavares

Enviado: sexta jan 19, 2007 9:38 pm
por Mário Liberato
sim tavares faço aguardente e tambem vinho,pois tenho uma quinta mas
como não percebo nada de quimica não me atrevo a fazer misturas,pois uma vez a bordo de um navio onde estava embarcado os meus colegas que na altura estavam na casa da máquina ficaram queimados por má
aplicação de um descarbonisante,por isso prefiro meter ov directo misturado com gasoil que compro nos supermercados onde custa à volta de 7 cent mais barato que na galp,isto apesar de ter cartão galpfrota/liga dos combatentes.

Enviado: sexta jan 19, 2007 9:44 pm
por manuelcar
olá mario. parece bem o teu processo. podes fazer mais lavagens com menos agua, mas deve estar bem. quanto à adição de 50% é que me parece excessivo para esta época do ano.
a tua bomba deve ser uma denso, a equivalente japonesa da bosch. jà agora e aproveitando a tua experiencia profissional, como é que o fuel é aquecido num motor de navio antes de ir para os injectores? e é verdade que os motores de navio pegam a ar comprimido injectado directamente no cilindro?
saúde da boa!

Para o Manuelcar

Enviado: sexta jan 19, 2007 10:22 pm
por Mário Liberato
boas noites manel.sim quaise todas as máquinas a bordo sejam principais ou auxiliares,arrancam a ar comprimido que se encontra dentro de reservatórios especiais quase sempre a uma pressão de 30kg/cm2.só pequenos geradores têm motor de arranque.para arrancar a ar comprimido
existe um distribuidor de ar e uma valvula de arranque em cada cilindro.quando assim não é,temos de rodar o volante até colocar o êmbolo
do cilindro que tem valvula de arranque no ponto morto superior.as máquinas principais são as propulsoras ou seja as que fazem movimentar a
embarcação.as auxiliares são geradores ou outras que existem a bordo
que tenham bombas acopladas compressores ou sistemas de combate a incendios,se precisares de mais informação,manda.ab.

Para o Manuelcar

Enviado: sexta jan 19, 2007 10:26 pm
por Mário Liberato
esquecime do fuel.este é aquecido numa caldeira a vapor e depois é injectado nos cilindros

ajuda

Enviado: terça jan 23, 2007 3:57 am
por conde_de_valongo
eu vi aqui a foto de um filtro de gasolio ja com aquecimento esquecime de o imprimir pra ver se o concigo arranjar alguem sabe aonde posso ver esse filtro na net

Re: ajuda

Enviado: terça jan 23, 2007 8:52 am
por husky
conde_de_valongo Escreveu:eu vi aqui a foto de um filtro de gasolio ja com aquecimento esquecime de o imprimir pra ver se o concigo arranjar alguem sabe aonde posso ver esse filtro na net
mas foi filtro de gasoleo com aquecimento ou foi um pre-aquecedor de gasoleo??

Re: ajuda

Enviado: terça jan 23, 2007 10:01 am
por hynek
conde_de_valongo Escreveu:eu vi aqui a foto de um filtro de gasolio ja com aquecimento esquecime de o imprimir pra ver se o concigo arranjar alguem sabe aonde posso ver esse filtro na net
posso arranjar esse filtro na sucata, vendem-no por uns 40 €. tenta arranjar numa sucata por aí. se não consegues, posso ir comprá-lo e enviar-te. fica em 50 €.

no e-shop http://seealte.europecon.net/ vou colocar brevemente à venda um suporte para filtro, aquecido por uma vela:

Imagem

o preço de venda será 65 €, com iva incluído

Enviado: terça jan 23, 2007 11:04 am
por husky
mas de que carro é esse pre-aquecedor??

Enviado: terça jan 23, 2007 11:13 am
por hynek
husky Escreveu:mas de que carro é esse pre-aquecedor??
este é universal, pode ser montado em qualquer carro. passas a comprar os filtros adequados.

Enviado: terça jan 23, 2007 9:37 pm
por manuelcar
mário, muito grato pela informação. assim já sabes como se resolve o nosso problema da queima do ovd, trata-se de fazer o mesmo que se faz nos navios para queimar fuel. salvo as devidas proporções, evidentemente, o fuel é muito mais viscoso que o ov e todo o motor foi desenhado para a queima desse combustivel.
p/s: nem imagino o trabalho que seja rodar o motor até um cilindro chegar ao pms

Re: ajuda

Enviado: domingo jan 28, 2007 12:01 am
por paulocadillac
existe um sistema de filtro com aquecimento eletrico 12v.
eu tenho um montado no meu carro.e do bricomax frança.
e muito bom e rapido.

Re: Para o Manuelcar

Enviado: domingo jan 28, 2007 3:19 pm
por Melobanha
mário liberato Escreveu:esquecime do fuel.este é aquecido numa caldeira a vapor e depois é injectado nos cilindros
caro mário liberato, o combustivel é aquecido nos depósitos, ditos tanques volantes, não é mesmo? através de resistencias eléctricas ou de serpentinas a vapor, e este gerado nas caldeiras. desculpe a correcção.
abraço
melobanha

Toyota Land Cruiser 3.0

Enviado: domingo jan 28, 2007 5:40 pm
por Marco Araujo
boa tarde pessoal.

tenho um jipe toyota land cruiser 3.0 de 2000, queria saber se poderia usar ovd sem modificações.
marco