Dúvidas de Novato

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Dúvidas de Novato

Mensagem por Quintas2 »

Sou mais um novato a pensar no fotovoltaico para autoconsumo. Já aprendi alguma coisa na net e no forum mas surgiram muitas dúvidas. Agradeço ajuda total ou parcial.

1) Nos kit's à venda na net, o microinversor Involar MAC250 é referido como o único homologado. É Verdade? Ele presta? Li algures que inversores devem ter eficiência de cerca 98% mas este tem 95,2%. Será mau?
2) Também li que os inversores devem ser de onda pura e ter proteção contra sobretensões. O Involar cumpre isto? Como se vê isso? Ou, sendo homologado, não devo preocupar-me com isso?
3) Posso ter só 2 painéis a distribuir a energia produzida pelas 3 fases (tenho trifásica)? Há algum inversor que receba 2 painéis e distribua a produção em AC pelas 3 fases, consoante o que cada uma delas estiver a precisar? Com os microinversores isso não é possível, pois não?
4) Nos kits da net não aparecem dispositivos de corte antes e após o inversor, mas em muitos sítios recomendam. Devo pôr ou isso não é preciso com microinversores?
5) Onde comprar painéis solares e microinversores mais barato (na net 1 kit de 250W custa cerca de 450 euros) mas com confiança, no ebay ou amazon é seguro em relação a serem equipamentos originais?
6) Os kit's vêm preparados para ligar a uma tomada da casa. Se eu tiver um medidor de consumo de corrente nessa tomada e ligar a ficha do kit no medidor, este funciona ao contrário, ou seja mede a corrente que estou a injetar na rede da casa? Ou o medidor estraga-se?

Obrigado e cumprimentos a todos.
Cumprimentos,
Quintas2

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por Emanuel Couto »

Só um pequeno conselho!
É de evitar fazer tantas perguntas de uma só vez...
Imagem