Dúvidas de Novato

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Dúvidas de Novato

Mensagem por Quintas2 »

Sou mais um novato a pensar no fotovoltaico para autoconsumo. Já aprendi alguma coisa na net e no forum mas surgiram muitas dúvidas. Agradeço ajuda total ou parcial.

1) Nos kit's à venda na net, o microinversor Involar MAC250 é referido como o único homologado. É Verdade? Ele presta? Li algures que inversores devem ter eficiência de cerca 98% mas este tem 95,2%. Será mau?
2) Também li que os inversores devem ser de onda pura e ter proteção contra sobretensões. O Involar cumpre isto? Como se vê isso? Ou, sendo homologado, não devo preocupar-me com isso?
3) Posso ter só 2 painéis a distribuir a energia produzida pelas 3 fases (tenho trifásica)? Há algum inversor que receba 2 painéis e distribua a produção em AC pelas 3 fases, consoante o que cada uma delas estiver a precisar? Com os microinversores isso não é possível, pois não?
4) Nos kits da net não aparecem dispositivos de corte antes e após o inversor, mas em muitos sítios recomendam. Devo pôr ou isso não é preciso com microinversores?
5) Onde comprar painéis solares e microinversores mais barato (na net 1 kit de 250W custa cerca de 450 euros) mas com confiança, no ebay ou amazon é seguro em relação a serem equipamentos originais?
6) Os kit's vêm preparados para ligar a uma tomada da casa. Se eu tiver um medidor de consumo de corrente nessa tomada e ligar a ficha do kit no medidor, este funciona ao contrário, ou seja mede a corrente que estou a injetar na rede da casa? Ou o medidor estraga-se?

Obrigado e cumprimentos a todos.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por Emanuel Couto »

Só um pequeno conselho!
É de evitar fazer tantas perguntas de uma só vez...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por CrOhN »

Além do que "quase" tudo já foi falado por aqui.


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por Quintas2 »

CrOhN Escreveu:Além do que "quase" tudo já foi falado por aqui.
CrOhN, confesso que não sei bem onde está o quase tudo falado por aqui. Podes indicar-me onde? Talvez de forma indireta possa ter sido falado, mas não de uma forma facilmente acessível por pesquisa.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por Quintas2 »

Como não obtive respostas até agora, tentei procurá-las mais arduamente. Vou tentar responder a mim próprio, seguindo o conselho do Emanuel Couto - um ponto de cada vez. Fica pelo menos informação para quem dela precisar.
Peço aos entendidos o favor de corrigirem o que possa estar errado.
1) Nos kit's à venda na net, o microinversor Involar MAC250 é referido como o único homologado. É Verdade? Ele presta? Li algures que inversores devem ter eficiência de cerca 98% mas este tem 95,2%. Será mau?
MARCAS que encontrei com características semelhantes: Enphase M250, SMA SB240 (Sunny Boy), ABB Aurora 0.25-I MICRO-0.25-I-OUTD, Renesola Replus 250, Bricosun (li aqui no forum que é o da Involar com etiqueta da empresa Brico Sun), ENECSYS S240W-60.

HOMOLOGAÇÃO: não é bem verdade. O SMA SB240 (Sunny Boy) também está homologado no http://www.renovaveisnahora.pt/web/srm/ ... 2Fconsulta, mas o problema é que ele tem que ser obrigatoriamente ligado ao Sunny Multigate; só este permite a ligação a AC, para além da transmissão dos dados de produção pela net, conforme me informou o representante em Portugal. Este Sunny Multigate permite receber até 12 microinversores SB240.
Ora este conjunto já sai muito mais caro para quem prescindir da comunicação de dados (o Involar, por exemplo, não precisa de o ter).

ELE PRESTA? Daquilo que já li, o Enphase e o SMA serão das melhores marcas, mas o Enphase não é homologado por cá. O Involar é uma marca chinesa nova (de 2010?), o que pode deixar alguns receios quanto a uma garantia dada de 25 anos. Já a SMA é de 1981, terá mais algum crédito certamente.

EFICIÊNCIA: os inversores mais atuais têm eficiência da ordem dos 98% e os microinversores da ordem dos 96%. Nesta base, o Involar não será tão mau.
O Governo da Califórnia tem um link (http://www.gosolarcalifornia.ca.gov/lin ... _links.php) com equipamentos por eles aprovados e testes aos mesmos. Para os inversores, os testes (http://www.gosolarcalifornia.ca.gov/equ ... summaries/) são feitos por uma empresa que eles dizem ser um laboratório credenciado e que segue os protocolos da Comissão de Energia deles.
Daí se tira que as eficiências (testadas e não teóricas) CEC (eficiência para condições de maior insolação da califórnia, se calhar uma aproximação melhor para o centro/sul de portugal do que a eficiência Euro):
Eficiência CEC INVOLAR MAC250A = 93,0% Eficiência EURO = 94,1%
Eficiência CEC ENPHASE M250-60 = 96,5% Eficiência EURO = 95,7%
Eficiência CEC SMA SB240 = 96,0% Eficiência EURO = 95,3%
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Também acho que a pesquisa nos fóruns é muito limitada... Ou aparecem centenas de posts, ou temos que procurar no meio de um monte de off-topic...


Posto isto, infelizmente só poderei dar uma achega nas questões 5 e 6...


Sobre a origem do material, eu aconselharia cuidado. É certo que em determinados sites se encontram preços fantásticos, mas é antes dos custos de transporte, alfandega, etc... Já para não falar na garantia (em coisas tão caras convém ter um bom apoio)...


Sobre os contadores, suponho que dependa dos modelos, mas já li por aqui a experiência de um utilizador que teve que fazer um conjunto 'tomada+ficha' invertido, porque o contador só contava na 'direcção normal', e não ao contrário...


Boa sorte!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por Emanuel Couto »

Quintas2 Escreveu:Como não obtive respostas até agora, tentei procurá-las mais arduamente. Vou tentar responder a mim próprio, seguindo o conselho do Emanuel Couto - um ponto de cada vez. Fica pelo menos informação para quem dela precisar.
Quintas2 tem que ter mais paciência!

Quando criamos um tópico com alguma questão/Es... nem sempre obtemos respostas de imediato.

Se reparar bem, há tópicos que levam semanas/meses/anos... sem resposta alguma.
Infelizmente isso acontece em ((todos os fóruns)) e não há volta a dár, pois ninguém pode obrigar as pessoas a comentar como é óbvio.

A questão que referi acima!
De fazer muitas perguntas de uma só vez, também não ajuda em nada para ter respostas rapidas...

O user fica confuso com tanta pergunta, e mesmo que as saiba responder, levaria muito tempo, e nem todos podem despender desse mesmo tempo.

Com calma vamos lá ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por JMLorenzo »

Respondendo à tua pergunta sobre o Involar MAC250A, eu tenho um ligado a um painel de 195W e já deu picos de 230W e estou muito satisfeito com ele.
Atenção a uma versão que anda por ai MAC250 V2 GWL que é mais caro e é uma vigarice.
Segundo o site do meu fornecedor, tem agora o MAC 500 e o MAC 250A PTB02 com nova versão de firmware para o mercado Português
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


BRibeiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 133
Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm
Localização: Pico, Açores

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por BRibeiro »

E eu a pensar que o meu contador de tomada estava marado, tenho 2 paineis de 250W cada um com o seu Involar MAC250, e já me deu picos de 530W .


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu:2) Também li que os inversores devem ser de onda pura e ter proteção contra sobretensões. O Involar cumpre isto? Como se vê isso? Ou, sendo homologado, não devo preocupar-me com isso?
ONDA PURA: Não encontrei referência a Portugal, mas no Brasil e USA encontrei referência de que todos os inversores para ligação à rede devem ser de onda pura. Assim, sendo o INVOLAR certificado em Portugal para ligação à rede, certamente será de onda pura.

PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES: o Manual do INVOLAR MAC250A a que tive acesso na net, é o cúmulo da confusão. Um manual típico de um produto comprado na loja do chinês, na pior aceção da expressão. Para quem está a aprender, como é o meu caso, recomendo a leitura dum manual de um microinversor de marca credenciada (Enphase, ABB, SMA) e depois ter em consideração o manual do Involar.

Diz o manual do Involar que os inversores ligados à rede não dispõem de proteção contra sobretensões, quer do lado da entrada quer da saída, e que devem ser instalados dispositivos de proteção quer do lado DC quer do lado AC. Os esquemas e recomendações parecem copiados de um manual de um outro inversor (não micro) qualquer.

Sendo o microinversor diretamente ligado ao módulo, não é sequer prático a instalação de qualquer outro dispositivo do lado DC.

Quanto ao lado AC, muitos Kits à venda no mercado vêm com o cabo que sai do inversor a terminar numa ficha para ligar a uma tomada da casa, pelo que desprezam esta proteção.
Mas ela é recomendada no próprio manual do Involar, bem como a ligação AC através de um circuito dedicado e protegido.

Algum cuidado será necessário para quem compra kits e os liga às tomadas, contra as instruções do manual, em caso de ter que recorrer à garantia.

CONCLUSÃO:
- Do lado DC será recomendável ligação equipotencial da estrutura de fixação dos módulos e microinversores à terra, excepto para pequenas potências instaladas (<5kW) e Classe de proteção II, no mínimo. Nota: o Involar é classe I.
- Do lado AC é recomendável ligar o sistema diretamente ao quadro, com proteção de um disjuntor magnetotérmico – aqueles que normalmente temos no quadro de casa - dimensionado para esse circuito (depende do n.º de módulos) e proteção diferencial (sensibilidade menor ou igual a 30 mA).
Uma recomendação que li é a de assegurar que os disjuntores magnetotérmicos e diferenciais admitam a passagem de corrente em sentido inverso (só que não sei com ver isso).

No tópico Como fazer proteção do sistema fotovoltaico? (http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 96&t=18871), vou tentar confirmar isso.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu:3) Posso ter só 2 painéis a distribuir a energia produzida pelas 3 fases (tenho trifásica)? Há algum inversor que receba 2 painéis e distribua a produção em AC pelas 3 fases, consoante o que cada uma delas estiver a precisar? Com os microinversores isso não é possível, pois não?
Do que apurei até agora, os inversores/microinversores trifásicos repartem a corrente AC produzida de forma igual pelas 3 fases.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu:4) Nos kits da net não aparecem dispositivos de corte antes e após o inversor, mas em muitos sítios recomendam. Devo pôr ou isso não é preciso com microinversores?
Mais uma vez o manual do Involar é uma confusão pegada e recomenda interruptores antes e após o inversor.
Sendo os microinversores adjacentes aos módulos, não faz sentido haver corte de DC antes de cada microinversor. Assim, vou seguir as recomendações inglesas e americanas.

No Guia para a Instalação de Sistemas Fotovoltaicos do Reino Unido (ver tópico http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =46&t=6852) considera-se que no caso de inversores montados diretamente ou adjacentes aos módulos FV, pode não ser necessário instalar um interruptor DC, quando o sistema obedecer a todos os seguintes pontos:
Ter um só módulo por inversor.
Não ser necessário prolongar os cabos DC do módulo FV para além do comprimento já instalado de fábrica.
Não exceder as voltagens da gama de Voltagens Extra Baixas (50V AC ou 120V DC pura, quer entre condutores quer para a terra). Nota: não sei se esta terminologia da minha tradução está correta.
Tenha conetores do tipo ficha macho/fêmea para os cabos DC.
Nas diretrizes americanas, as fichas de conexão do lado DC ao microinversor são considerados interruptores DC.

É este o caso dos microinversores, do lado DC.

Já do lado AC, torna-se indicado o dispositivo de corte, que pode ser o próprio disjuntor no quadro, sendo recomendável um outro interruptor mais próximo, para circuitos longos.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re:

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu:Sobre os contadores, suponho que dependa dos modelos, mas já li por aqui a experiência de um utilizador que teve que fazer um conjunto 'tomada+ficha' invertido, porque o contador só contava na 'direcção normal', e não ao contrário...
Pra já, obrigado - tanto tempo depois - pela resposta.

Alguém tem experiência se a corrente a funcionar ao contrário faz pifar o medidor?

É que, mesmo com o sistema "tomada+ficha" invertido, à noite, quando o microinv. estiver em standby, a corrente vai funcionar ao contrário.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dúvidas de Novato

Mensagem por CrOhN »

Não pifa nada, quando tens a corrente "invertida", apenas não conta. Se pensares bem, foi por isso mesmo que o ligaste ao contrário.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”