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Leaf vs Up

Enviado: segunda mai 04, 2015 2:32 pm
por pneves
Estou a equacionar a compra de um VE.
Ja tive uma Predator durante 1/2 meses, há uns anos atrás e como me deu problemas desisti dos VE.
Agora decidi analisar o tema novamente.

Tenho algumas duvidas:
- a nissan só da os 4500 Eur, quando se abate um carro ?
sao 9mil (4500 do estado+4500 por parte da nissan) de desconto
mas se não tiver carro para abater, eles fazem o desconto de 4500 ?

- o IVA dos eléctricos e dedutível para empresas correcto ?

Estou a analisar a compra de um carro.
Estive a a ler a "Revista Veículos Elétricos - Jan/Fev 2015"
http://ge.tt/841QZVC2/v/0
e a ver este video onde comparam carros electricos.
http://forum.autohoje.com/multimedia/13 ... nv200.html

Gosto de i3, e-up e leaf.

Alguem tem experiente com estes modelos ? O que me tem a dizer ?
Estou mais inclinado para o e-UP devido ao preco.
Qualquer dica e bem vinda.

Obrigado,

Pedro

Re: Leaf vs Up

Enviado: segunda mai 04, 2015 3:42 pm
por t3lmo
São ambas boas opções, para segmentos diferentes.

Começo por responder o que sei sobre:
pneves Escreveu:- a nissan só da os 4500 Eur, quando se abate um carro ?
sao 9mil (4500 do estado+4500 por parte da nissan) de desconto
mas se não tiver carro para abater, eles fazem o desconto de 4500 ?
Não, só tens o desconto de 4500 se abateres um veículo em fim de vida.
Mas... podes tentar negociar a compra ou ou sem!
Os 4500€ de desconto da Nissan são imediatos no preço do Leaf, e os outros 4500€ serão pagos à posteriori por via da Agência Portuguesa do Ambiente.
pneves Escreveu:- o IVA dos eléctricos e dedutível para empresas correcto ?
Sim, 100%.

Re: Leaf vs Up

Enviado: segunda mai 04, 2015 3:56 pm
por Volt
Já os testei todos e são muito diferentes...

O i3 é mais caro e calculo que o tenha logo retirado da lista.
O Leaf é "mais carro" que o Up. O Up é um carro compacto para uma utilização mais citadina. O Leaf é um familiar espaçoso, com a vantagem de ser o mais vendido e de ter já várias opções usadas a bom preço.

A Nissan dá o desconto perante o abate. Não tenho informação que o façam de outra forma, mas informe-se num concessionário. Aqui em Lisboa tem o Entreposto e a Caetano Power (em Sintra ou Benfica).

Pelo preço, eu prefiro o Leaf ao Up. A promoção dos 4500€ extra de desconto faz muita diferença. Coloca um Leaf novo mais barato que um Up (e o Leaf é "mais carro"). Mas precisa de pensar também nos extras pretendidos. Esse factor pode ser diferenciador.

:-).

Re: Leaf vs Up

Enviado: segunda mai 04, 2015 4:09 pm
por Edu_Rod
bem assim é difícil, são carros de segmentos diferentes, no preço, nas autonomias, no espaço, na estética, sendo que o i3 deve custar quase o dobro do e-up.
mas para começar.....
para já, fazer uma estimativa o mais real possível dos km diários que vai fazer e depois colocar pelo menos 50% a mais para não andar sempre no limite.
depois experimentar os três, se possível dois ou três dias,
experimentar outros ofertas, às vezes somos surpreendidos.
o mercado em segunda mão já está bastante dinâmico, especialmente para o leaf.

Re: Leaf vs Up

Enviado: segunda mai 04, 2015 7:36 pm
por BE-COOL
E o Renault Zoe?

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No norte do país existe um vendedor que já tem a possibilidade de o vender com bateria incluída por 26.000€.

No entanto talvez seja melhor esperar uns meses, pois agora acabou de sair a versão nova do Zoe com o motor R240 e bateria de 23,3KWh utilizáveis em vez dos antigos 22KWh. No ciclo optimista NEDC proporciona 240km de autonomia. E as baterias LG do Zoe são NMC em vez das LMO usadas nos Leaf que têm um ciclo de vida menor.

LMO das AESC do Leaf:

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NMC das LG do Zoe:

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A bateria do Leaf usa uma tecnologia antiga, porque como o Carlos Ghosn admitiu, havia presa em o lançar para competir com o Chevrolet Volt nos EUA e os engenheiros foram apresados por ele. O Zoe usa uma tecnologia mais recente e foi por isso que o lançamento do Zoe foi adiado vários meses, para terem a certeza que a melhor bateria da altura seria escolhida.

Código: Selecionar todos

http://www.renault.no/kampanjer/nye_ZOE

Código: Selecionar todos

http://batteryuniversity.com/learn/article/explaining_lithium_ion_chemistries

Na Alemanha a Renault está a dar 5.000€ de desconto na compra do Zoe. Os preços do Leaf e do Zoe vão descer definitivamente este ano. Veremos se a BMW, Kia e Volkswagen seguem o exemplo.

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Re: Leaf vs Up

Enviado: terça mai 05, 2015 2:06 pm
por pneves
Boas,

nao considerei o Zoe pelo aluguer das baterias.

Neste teste
http://forum.autohoje.com/multimedia/13 ... nv200.html
o Kia Soul ganhou ao Zoe.
Mas acho que nao vendem o Kia em Portugal, no site deles nao vejo.

Essas baterias NMC, sao o Zoe tem. Ou os outros tambem tem (Kia, VW, ..) ?

Pedro

Re: Leaf vs Up

Enviado: terça mai 05, 2015 2:28 pm
por BE-COOL
O Kia Soul EV também tem baterias SK Innovation (NMC).

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http://www.greencarcongress.com/2014/02/20140224-kia.html
O BMW i3 também tem baterias Samsung SDI (NMC).

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http://www.mybmwi3.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=772
O Volkswagen e-UP também tem baterias Panasonic/Sanyo (NMC).

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http://www.springerprofessional.de/in-neuem-lithium-ionen-akku-ranking-liegt-panasonic_sanyo-auf-platz-1/4969160.html

O Nissan Leaf é mesmo o que tem as baterias que se degradam mais depressa. Se bem que houve algumas melhorias no ano passado (2014) para serem mais resistentes a altas temperaturas, no entanto continuam longe das baterias utilizadas nos outros VEs.


O antigo Zoe (Q210) tem uma autonomia em ciclo NEDC de 210km, o novo (R240) tem autonomia de 240km. Os valores reais são mais baixos, porque o ciclo NEDC é bastante optimista. O Zoe R240 tem um motor mais eficiente e uma bateria de maior capacidade em relação ao Zoe Q210.

Para mim o Zoe R240 é de longe o melhor VE em relação qualidade-preço. Mas sempre com bateria em propriedade, o aluguer dá muita chatice com contratos e a longo prazo sai mais caro.

Para o próximo ano deveremos ter o Twingo ZE, a versão eléctrica do Twingo, também deverá ser uma boa opção e uns 5.000€ mais barato que o Zoe.

Re: Leaf vs Up

Enviado: terça mai 05, 2015 5:42 pm
por Edu_Rod
o kia vai estar disponível a partir do segundo semestre:aqui

Re: Leaf vs Up

Enviado: terça mai 05, 2015 7:46 pm
por marcopns
O Nissan Leaf 2011 mk1 é o que tem as baterias que se degradam mais depressa. No mk2 de 2013 foi melhorado.

Nas outras marcas os carros não reportam a degradação ao utilizador tal como o Leaf faz. Acredito que a maioria das pessoas só se apercebe da degradação porque vê desaparecer a 12a barra.

As outras baterias teoricamente são melhores. Dizer que são muito superiores... eu prefiro esperar para ver...

Re: Leaf vs Up

Enviado: terça mai 05, 2015 9:14 pm
por Volt
As baterias lagarto apareceram apenas em 2014. E a degradação não é assim tão assustadora. Praticamente todos os Leaf que já chegaram ao fim da garantia de 100 mil km ou 5 anos, conservaram mais de 75% da sua capacidade.

Re: RE: Re: Leaf vs Up

Enviado: terça mai 05, 2015 10:04 pm
por Celestino
Volt Escreveu:As baterias lagarto apareceram apenas em 2014...
Acho que queria dizer 2013, certo?

Re: Leaf vs Up

Enviado: terça mai 05, 2015 10:38 pm
por Volt
Que me lembre, em 2013 chegou o mk2 com as baterias iguais ao mk1. Só no início de 2014 chegaram os primeiros modelos com as baterias lagarto. Posso estar errado. Se alguém souber melhor, diga. :-).

Re: Leaf vs Up

Enviado: terça mai 05, 2015 11:53 pm
por Celestino
Volt Escreveu:Que me lembre, em 2013 chegou o mk2 com as baterias iguais ao mk1. Só no início de 2014 chegaram os primeiros modelos com as baterias lagarto. Posso estar errado. Se alguém souber melhor, diga. :-).
Eu tinha em mente que os mk2 eram diferentes e já descobri porquê. Li isto no fórum NissanLeafPT:
Apr Escreveu:Os primeiros mk2 tem uma quimica "modificada"...

Re: Leaf vs Up

Enviado: quarta mai 06, 2015 2:43 pm
por BE-COOL
Os primeiros mk2 não têm a "lizard battery" que é mais resistente ao calor. Esta bateria foi pensada para os EUA onde o deserto do Arizona cozinha as baterias do Leaf mais depressa que o Gordon Ramsay frita um ovo.
Also as part of that replacement, Brian Brockman (Sr Manager) from Nissan says the new pack has the much anticipate new 2015 “lizard” battery, more able to take extreme heat.

Código: Selecionar todos

http://insideevs.com/breaking-nissan-prices-leaf-battery-replacement-5499-new-packs-heat-durable/
Além disto, ainda há o facto de este tipo de bateria só ter sido confirmado nos EUA, na Europa nunca houve confirmação por parte da Nissan que por cá também temos a bateria mais resistente ao calor. No entanto é um facto que todas as baterias do mk2, sejam "lizard" ou não, têm um ligeiro aumento de capacidade em relação ao mk1.

Não me admirava que a Nissan começasse a usar baterias NMC ainda este ano.

Re: Leaf vs Up

Enviado: quarta mai 06, 2015 9:43 pm
por marcopns
No passado mês de Março contactei a Nissan e uma das questões foi precisamente sobre a bateria. Recebi esta resposta:
"Sendo um nº de chassis iniciado por ''SJN'' possui a última tecnologia de baterias usada na Nissan."

Re: Leaf vs Up

Enviado: quarta mai 06, 2015 10:11 pm
por O_volt
marcopns Escreveu:No passado mês de Março contactei a Nissan e uma das questões foi precisamente sobre a bateria. Recebi esta resposta:
"Sendo um nº de chassis iniciado por ''SJN'' possui a última tecnologia de baterias usada na Nissan."
Acho que corresponde ao verão de 2014.
Passa pelo forum nissanleafpt.com onde tens muita informação...

Re: Leaf vs Up

Enviado: quarta mai 06, 2015 10:22 pm
por marcopns
Mas os SJN são os mk2...

Re: Leaf vs Up

Enviado: terça mai 26, 2015 2:15 pm
por pneves
Vou começar a ver preços

Alguém sabe :
- se os carros estão disponíveis, ou tem tempo de espera ?
e-up/ leaf / kia soul / zoe (com baterias)
- de bons vendedores/concessionários ?
- dicas do que tenho de negociar ?
modos extras de carregamento ...

Obrigado,

Pedro

Re: Leaf vs Up

Enviado: quarta mai 27, 2015 10:40 am
por CAA
pneves Escreveu:Vou começar a ver preços

Alguém sabe :
- se os carros estão disponíveis, ou tem tempo de espera ?
e-up/ leaf / kia soul / zoe (com baterias)
- de bons vendedores/concessionários ?
- dicas do que tenho de negociar ?
modos extras de carregamento ...

Obrigado,

Pedro
Para veres o e-up e o e-golf... Soauto...Parque das nações... foi lá que comprei.
Se quiseres uns extras "anormais" como eu quis, conta com quase 3 meses de espera...
Não há muita margem para negociar.

Re: Leaf vs Up

Enviado: quarta mai 27, 2015 2:39 pm
por BE-COOL
Não sei se te interessa mas no final deste ano o Leaf vai ser vendido com bateria de 30 KWh. Deverá chegar um pouco depois do Renault Zoe R240.

Código: Selecionar todos

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=4&t=19818

Código: Selecionar todos

http://insideevs.com/2016-nissan-leaf-get-25-larger-battery/