Audi A3 e-tron
Enviado: quinta jun 25, 2015 5:08 pm
Vivas a todos.
Tive o privilégio de testar este Híbrido Plug-In graças à ZEEV e à Expocar. Obrigado a ambos.
IMG_3942 IMG_3817 É:
- um carro excepcional para quem gosta de motores desportivos;
- um híbrido "poupadinho" para as nossas nacionais;
- um óptimo carro eléctrico para quem faz até 50 km diários.
Este Audi é um verdadeiro três-em-um.
IMG_3689 Peguei nele com estimativa de 101 km de autonomia (31 eléctricos) e com a pressa de ter de fazer Lisboa-Coimbra-Lisboa num final de tarde. Percebi logo que neste primeiro dia apenas testaria um "carro desportivo com motor eléctrico (de 100 cavalos) a auxiliar o TSI (a gasolina de 150 cavalos)".
IMG_3690 Meti-me na A1 e andei em ritmo de AE, ficando sem carga eléctrica ao fim de 29 km. A estimativa não está nada desajustada. Gostei.
IMG_3692 Parei para abastecer (35 litros de gasolina) em Aveiras-de-Cima depois de 46 km feitos. Fiquei com autonomia para 557 km.
IMG_3694 Este carro tem 6 mudanças automáticas ou sequenciais (apenas a gasolina). Do ponto de vista desportivo, é divertido. Mas não é, obviamente, poupado...
IMG_3695 Tem um pormenor que me agradou bastante, que é o facto de termos a possibilidade de ver no visor principal algumas funções "extra" (como a navegação).
IMG_3696 No mostrador, podemos ver no lado esquerdo a potência da aceleração ou regeneração que estamos a aplicar, bem como o estado do "depósito" eléctrico. No centro podemos ver diversas informações do computador de bordo nas quais podemos navegar. Nesta foto em baixo podemos ver, por ordem descendente, a informação multimédia (estação de rádio), a autonomia total, as médias do consumo a gasolina e velocidade dessa viagem, os km do veículo (totais e parciais), o modo (D de drive, M de manual, S de save [creio]) e a mudança (6ª) e a temperatura exterior. No lado direito, está o velocímetro e a informação do estado do depósito de gasolina.
IMG_3770 O GPS é bom como em qualquer bom e moderno carro. Não tenho nada a apontar a não ser o facto de não termos os POI mais interessantes: os postos de carga eléctrica.
IMG_3775 Uma informação interessante que ainda não referi, é o consumo instantâneo. Podem vê-lo na próxima foto, bem como o símbolo de não estar em modo EV, à direita do modo manual da 6ª mudança (M6). Esse consumo está baixo para a situação, porque já estava em "desaceleração". E a imagem é, obviamente, tirada num circuito controlado e fora das estradas públicas...
IMG_3779 Finalmente cheguei a casa de forma a dar electrões ao "menino"! Depois de 450 km feitos num carro mais "desportivo", vou poder testar algo diferente no dia seguinte...
IMG_3780 Deixei o carro à carga durante a noite. Experimentei o carregador a 16A e depois deixei o resto da noite a 13A. Funcionou tudo muito bem.
IMG_3800 Carreguei-o a 100% de carga eléctrica e de manhã já estava pronto para mais uma viagem, desta vez com destino a Praia de Mira.
IMG_3810 Gostei do espaço na bagageira. É bom.
IMG_3815 IMG_3816 Como não tínhamos muito tempo disponível, fomos de autoestrada e não foi desta que dei grande uso à parte "eléctrica". Nem à híbrida. Esta ida foi dentro do género da do dia anterior, daí que não há muito mais a acrescentar, a não ser o facto do raio do carro ter a mania que me manda beber café!
IMG_1 Chegado ao poiso de fim-de-semana depois de mais 280 km, coloquei o "VE" à carga. Como tinha usado a WallBox em casa, ainda não tinha reparado no tamanho do carregador "normal" que vem com o carro: É enorme!
IMG_3825 IMG_3859 A vista da janela era de lagoa de um lado e de electrões no outro.
IMG_3826 IMG_3849 Para carregar, temos de chegar o símbolo da Audi para o lado.
IMG_3840 IMG_3839 Gostei dos botões de ligar e desligar a carga e o temporizador.
IMG_3837 IMG_3835 Outra "mariquice" muito engraçada, é a tranca das portas traseiras. Eu tinha o meu filho no lado direito e sei bem que ele adora abrir portas. Mas o Audi adora o condutor.
IMG_3842 Pouco andei de carro em Praia de Mira. Fizemos 10 km, em modo eléctrico, claro.
IMG_3905 No regresso, deu para testar o conforto.
IMG_3916 Também testei o modo híbrido. 3,5 litros aos cem, andando pela nacional. Bom. Bem bom.
IMG_3920 Chegado a casa passado mais 250 km, prometi que já chegava de gastar gasolina. A partir daqui era altura de andar somente em modo eléctrico.
IMG_3821 Este carro não trazia câmara de marcha-atrás (algo que já estou tão habituado que pareço dependente). Mas tem sensores.
IMG_3926 Os acabamentos interiores têm muito bom aspecto.
IMG_3930 IMG_3807 Tem um modo S no selector, que permite desacelerações fantásticas (calculo que usando a regenerativa eléctrica), mas (e que pena este "mas"!), liga sempre o motor a gasolina.
IMG_3934 O monitor central dá bastante informação sobre a condução.
IMG_3949 IMG_3953 IMG_3954 IMG_3955 IMG_3957 Hora da despedida. Vou levantar a tampa!
IMG_3965 Ainda fiz mais 42 km. Gastei a carga eléctrica toda (e mais um pouco de gasolina). Nas minhas mãos e com o percurso da minha rotina diária, é muito difícil fazer mais de 40 km sem gastar gasolina. Era excelente se tivesse um pouquinho mais de autonomia eléctrica. Não tendo, continua a ser um carro fantástico, mas não é o que mais gosto para mim, actualmente.
IMG_3978 Mais informações sobre o carro em:
http://www.audi.pt/pt/brand/pt/modelos/ ... -tron.html
.
Tive o privilégio de testar este Híbrido Plug-In graças à ZEEV e à Expocar. Obrigado a ambos.
IMG_3942 IMG_3817 É:
- um carro excepcional para quem gosta de motores desportivos;
- um híbrido "poupadinho" para as nossas nacionais;
- um óptimo carro eléctrico para quem faz até 50 km diários.
Este Audi é um verdadeiro três-em-um.
IMG_3689 Peguei nele com estimativa de 101 km de autonomia (31 eléctricos) e com a pressa de ter de fazer Lisboa-Coimbra-Lisboa num final de tarde. Percebi logo que neste primeiro dia apenas testaria um "carro desportivo com motor eléctrico (de 100 cavalos) a auxiliar o TSI (a gasolina de 150 cavalos)".
IMG_3690 Meti-me na A1 e andei em ritmo de AE, ficando sem carga eléctrica ao fim de 29 km. A estimativa não está nada desajustada. Gostei.
IMG_3692 Parei para abastecer (35 litros de gasolina) em Aveiras-de-Cima depois de 46 km feitos. Fiquei com autonomia para 557 km.
IMG_3694 Este carro tem 6 mudanças automáticas ou sequenciais (apenas a gasolina). Do ponto de vista desportivo, é divertido. Mas não é, obviamente, poupado...
IMG_3695 Tem um pormenor que me agradou bastante, que é o facto de termos a possibilidade de ver no visor principal algumas funções "extra" (como a navegação).
IMG_3696 No mostrador, podemos ver no lado esquerdo a potência da aceleração ou regeneração que estamos a aplicar, bem como o estado do "depósito" eléctrico. No centro podemos ver diversas informações do computador de bordo nas quais podemos navegar. Nesta foto em baixo podemos ver, por ordem descendente, a informação multimédia (estação de rádio), a autonomia total, as médias do consumo a gasolina e velocidade dessa viagem, os km do veículo (totais e parciais), o modo (D de drive, M de manual, S de save [creio]) e a mudança (6ª) e a temperatura exterior. No lado direito, está o velocímetro e a informação do estado do depósito de gasolina.
IMG_3770 O GPS é bom como em qualquer bom e moderno carro. Não tenho nada a apontar a não ser o facto de não termos os POI mais interessantes: os postos de carga eléctrica.
IMG_3775 Uma informação interessante que ainda não referi, é o consumo instantâneo. Podem vê-lo na próxima foto, bem como o símbolo de não estar em modo EV, à direita do modo manual da 6ª mudança (M6). Esse consumo está baixo para a situação, porque já estava em "desaceleração". E a imagem é, obviamente, tirada num circuito controlado e fora das estradas públicas...
IMG_3779 Finalmente cheguei a casa de forma a dar electrões ao "menino"! Depois de 450 km feitos num carro mais "desportivo", vou poder testar algo diferente no dia seguinte...
IMG_3780 Deixei o carro à carga durante a noite. Experimentei o carregador a 16A e depois deixei o resto da noite a 13A. Funcionou tudo muito bem.
IMG_3800 Carreguei-o a 100% de carga eléctrica e de manhã já estava pronto para mais uma viagem, desta vez com destino a Praia de Mira.
IMG_3810 Gostei do espaço na bagageira. É bom.
IMG_3815 IMG_3816 Como não tínhamos muito tempo disponível, fomos de autoestrada e não foi desta que dei grande uso à parte "eléctrica". Nem à híbrida. Esta ida foi dentro do género da do dia anterior, daí que não há muito mais a acrescentar, a não ser o facto do raio do carro ter a mania que me manda beber café!
IMG_1 Chegado ao poiso de fim-de-semana depois de mais 280 km, coloquei o "VE" à carga. Como tinha usado a WallBox em casa, ainda não tinha reparado no tamanho do carregador "normal" que vem com o carro: É enorme!
IMG_3825 IMG_3859 A vista da janela era de lagoa de um lado e de electrões no outro.
IMG_3826 IMG_3849 Para carregar, temos de chegar o símbolo da Audi para o lado.
IMG_3840 IMG_3839 Gostei dos botões de ligar e desligar a carga e o temporizador.
IMG_3837 IMG_3835 Outra "mariquice" muito engraçada, é a tranca das portas traseiras. Eu tinha o meu filho no lado direito e sei bem que ele adora abrir portas. Mas o Audi adora o condutor.
IMG_3842 Pouco andei de carro em Praia de Mira. Fizemos 10 km, em modo eléctrico, claro.
IMG_3905 No regresso, deu para testar o conforto.
IMG_3916 Também testei o modo híbrido. 3,5 litros aos cem, andando pela nacional. Bom. Bem bom.
IMG_3920 Chegado a casa passado mais 250 km, prometi que já chegava de gastar gasolina. A partir daqui era altura de andar somente em modo eléctrico.
IMG_3821 Este carro não trazia câmara de marcha-atrás (algo que já estou tão habituado que pareço dependente). Mas tem sensores.
IMG_3926 Os acabamentos interiores têm muito bom aspecto.
IMG_3930 IMG_3807 Tem um modo S no selector, que permite desacelerações fantásticas (calculo que usando a regenerativa eléctrica), mas (e que pena este "mas"!), liga sempre o motor a gasolina.
IMG_3934 O monitor central dá bastante informação sobre a condução.
IMG_3949 IMG_3953 IMG_3954 IMG_3955 IMG_3957 Hora da despedida. Vou levantar a tampa!
IMG_3965 Ainda fiz mais 42 km. Gastei a carga eléctrica toda (e mais um pouco de gasolina). Nas minhas mãos e com o percurso da minha rotina diária, é muito difícil fazer mais de 40 km sem gastar gasolina. Era excelente se tivesse um pouquinho mais de autonomia eléctrica. Não tendo, continua a ser um carro fantástico, mas não é o que mais gosto para mim, actualmente.
IMG_3978 Mais informações sobre o carro em:
http://www.audi.pt/pt/brand/pt/modelos/ ... -tron.html
