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BMW i3 REx

Enviado: quinta jul 02, 2015 5:59 pm
por Volt
Vivas a todos. :-).

Como grande parte dos aficionados por estas novas tecnologias para a mobilidade, eu já tinha testado o i3 sem o REx (Range Extender). Adorei o carro. É divertido de conduzir; Potente; Ágil. Enfim, tem tudo o que a BMW já nos habituou a nível de qualidade e inovação, mas com um preço muito mais elevado do que os seus concorrentes mais próximos. É bom, mas caro.

O modelo com o REx é ainda mais caro, mas deixou-me siderado! O sistema está fantástico. O motor 650cc da Maxi-Scooter desportiva/turística da BMW, equipa a traseira do i3 e serve, juntamente com o depósito de 9 litros de gasolina, como uma magnífica reserva de 150 km, a juntar aos já 150 km de autonomia eléctrica existente. Não temos um gerador/carregador de bateria, nem um motor que vá às rodas auxiliar o sistema eléctrico. Nada disso! Temos um "gerador" que mantém a carga da bateria, sempre que pressionamos o botão respectivo.

Claro que, se andarmos depressa, o "gerador" não consegue carregar à mesma velocidade com que gastamos a energia das baterias. Mas acreditem que, se usarmos o sistema com inteligência, podemos fazer muitas centenas de quilómetros sem andar devagar.

E é mesmo por aqui que vou começar. Apesar de este (o branco) não ter sido o primeiro i3 com REx que testei, foi neste que fiz os testes mais interessantes.

Deixem-me apenas começar por agradecer à Santogal (que está a explorar o Stand BMW i da Avenida da República em Lisboa), visto que me emprestaram um dos seus veículos para essa minha primeira experiência, e à ZEEV, que além do excelente trabalho que tem feito representando várias marcas de veículos (carros, motos e bicicletas) eléctricos, também me emprestou o i3 que me permitiu os segundos testes.

Fotos do primeiro REx, o cinza:
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Fotos do segundo REx, o branco:
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Com o branco, fiz mais de 500 km seguidos (sim, mais de meio milhar de quilómetros) sem ter um carregador disponível (não há ainda carregadores rápidos a sul de Lisboa) e com pressa (autoestrada A2 sempre a uma velocidade ligeiramente alta).

-- Foto do display em andamento.
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Comecei por sair com cerca de 85% do depósito de gasolina e 100% do "depósito" eléctrico. Apanhei a A2 e fui a uma velocidade fixa ligeiramente acima do normal... Liguei o REx quando tinha cerca de 70% da carga. Ao fim de 98 quilómetros de percurso, na AS de Grândola, fui meter gasolina. Estava com 30% de gasolina e 55% de bateria. Meti 7 litros e continuei ao mesmo ritmo.

-- Foto interessante do display mostrando o ponto dos 70% onde fixei o manter carga e o que faltava carregar até lá chegar.
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Passado 82 quilómetros estava na AS de Almodôvar com cerca de 35% de gasolina e 32% de bateria. Meti mais 6 litros e meio e continuei. Saí em Silves e fiz o resto por nacional.

-- Foto do abastecimento na AS.
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Cheguei a Portimão, tratei das coisas que tinha de tratar e pouco depois regressei fazendo o caminho inverso. Desta vez não entrei na A2 em Silves, fiz um pouco mais de nacional. Abasteci em São Marcos da Serra. Foram mais 115 km. Estava com 15% de gasolina e 26% de bateria. Meti 8 litros e segui. A meio do Alentejo entrei na A2. Não me recordo bem onde.

-- Foto com os painéis do restaurante da Mimosa onde já carreguei com a Vectrix.
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Cheguei à AS de Alcácer do Sal e voltei a abastecer. Foram mais 134 km. Desta vez, já tinha apenas 10% de gasolina (estava mais confiante!) e 24% de bateria. Meti 8 litros e meio e continuei até casa. Quando estava quase a chegar e vi que tinha autonomia eléctrica suficiente, resolvi desligar o REx. Cheguei com 55% de gasolina e 7% de bateria. Finalizei este teste e o carro passou a noite a repor os 100% de carga na bateria (foram mais de 20 kWh).

-- Foto do i3 white estacionado.
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512 km seguidos num carro eléctrico com extensor. Um "depósito" eléctrico gasto juntamente com 32 litros de gasolina (30 durante a viagem e mais cerca de 2 que já lá estavam antes). E saí da Margem-Sul com pouco mais de duas horas para chegar ao Algarve. Não me atrasei. 5*.

:-).

PS: A foto da cerveja deveu-se a um pedido da minha sogra que tem um café e precisava de stock. :-p.

Re: BMW i3 REx

Enviado: sexta jul 03, 2015 8:23 pm
por Volt
Irei continuar este teste e darei mais informações em breve.

:-).

Re: BMW i3 REx

Enviado: sexta jul 03, 2015 8:58 pm
por jasmim
Genial! Finalmente um teste que responde às minhas dúvidas sobre o i3 com Rex!
Sabes quanto paga de iuc?

Re: BMW i3 REx

Enviado: sexta jul 03, 2015 10:06 pm
por Volt
A mota da BMW paga 50 euros. O carro pagará certamente menos. Mas assim que souber ao certo, venho cá dizer.

Re: BMW i3 REx

Enviado: sexta jul 03, 2015 10:12 pm
por visitante1
Volt Escreveu:Vivas a todos. :-)

PS: A foto da cerveja deveu-se a um pedido da minha sogra que tem um café e precisava de stock. :-p.
Claro que sim!!, acho que ninguém aqui se atreveria pensar outra coisa :lol:
por falar nisso... que calor que está :lol:

e já agora parabéns por esses km todos ao volante da maquina ;)

Re: BMW i3 REx

Enviado: sexta jul 03, 2015 10:50 pm
por t3lmo
jasmim Escreveu:Sabes quanto paga de iuc?
i3+EXA IUC = 97,82€

Re: BMW i3 REx

Enviado: sábado jul 04, 2015 12:21 am
por Volt
Pensava que era menos... :-/

Re: BMW i3 REx

Enviado: sábado jul 04, 2015 10:50 pm
por karamelo
E no final que média fizeste no depósito a gasolina?

Re: BMW i3 REx

Enviado: domingo jul 05, 2015 4:56 am
por luisfm
Ola pessoal.Sim ,aqui a ideia é amostrar quantos quilómetros faz o i3 carregado de cerveja. :D :D :D :D .
Belo teste. ;)

Re: BMW i3 REx

Enviado: domingo jul 05, 2015 10:07 pm
por Mumia
interessante :P apesar que ja sabia que falamos no cafe de 6ª ehehe

bom, podias ter passado cá eu ajudava a ficar mais leve essa carga preciosa e tinhas mais autonomia :lol: :lol: :lol:

e o resto?? ;)

Re: BMW i3 REx

Enviado: segunda jul 06, 2015 1:00 pm
por Volt
karamelo Escreveu:E no final que média fizeste no depósito a gasolina?
Ora, comecei com cerca de 85% de depósito de gasolina (9 litros vezes 0.85 dá 7.65 litros) aos quais se somam 7.01 litros em Grândola, 6.59 litros em Almodôvar, 8.06 litros em São Marcos da Serra e 8.5 litros em Alcácer do Sal. Como fiquei com cerca de 55% de depósito no fim da viagem (9 litros vezes 0.55 dá 4.95 litros), retiramos estes da soma e o resultado é: 7.65 + 7.01 + 6.59 + 8.06 + 8.5 - 4.95 = 32.86 litros. Se dividirmos pelos 512.2 km e multiplicarmos por 100, obtemos uma média aos 100 de 6.4 litros arredondados.

Atenção que eu não fui devagar, por isso não encarem este consumo como "normal". No meu caso, se fosse de férias para o Sul ou para o Norte, dificilmente me meteria na AE. Quando tenho tempo (que é a situação mais frequente), meto-me pelas nacionais ou vias rápidas sem portagem, procurando cumprir os limites de velocidade. Também não se pode comparar este consumo com o de um carro a gasóleo equivalente, pois em 1500 quilómetros não gastei mais depósito nenhum (a gasolina). Quero com isto dizer que a média desta viagem foi de 6.4 litros aos cem, mas a média do teste foi 2.38 litros aos cem.
;-).
luisfm Escreveu:Ola pessoal.Sim ,aqui a ideia é amostrar quantos quilómetros faz o i3 carregado de cerveja. :D :D :D :D .
Belo teste. ;)
A cerveja e os detergentes e outras compras que fizemos, serviram para mostrar que, apesar da bagageira não ser "estrondosa", também não é minúscula.

E deixo aqui mais umas fotos do i3 cinza sobre esse tema. Uma coisa que me parece óptima é o facto dos bancos traseiros poderem ficar ao mesmo nível da bagageira. Outra coisa, mas menos boa, é o facto da bagageira extra que ele traz à frente não ser impermeável...
Mumia Escreveu:interessante :P apesar que ja sabia que falamos no cafe de 6ª ehehe
bom, podias ter passado cá eu ajudava a ficar mais leve essa carga preciosa e tinhas mais autonomia :lol: :lol: :lol:
e o resto?? ;)
Bem, o resto, vou dizendo à medida que me for lembrando. :-p.

Tenho de ver se cá venho explicar um pouco melhor o funcionamento do sistema REx, que achei o máximo.

:-).

Re: BMW i3 REx

Enviado: segunda jul 06, 2015 2:54 pm
por Mumia
Volt Escreveu:Bem, o resto, vou dizendo à medida que me for lembrando. :-p.
eheheh o resto n era esse ;) era a tal decisão eheheh ma isso será contas de outro rosário :P

Re: BMW i3 REx

Enviado: quarta jul 08, 2015 10:25 am
por Emanuel Couto
Mais um grande teste a uma grande máquina :)

Acho que nesse podes fazer um teste mais demorado... :lol:

Re: BMW i3 REx

Enviado: quarta jul 08, 2015 3:51 pm
por Volt
Mumia Escreveu:
Volt Escreveu:[Bem, o resto, vou dizendo à medida que me for lembrando. :-p.
eheheh o resto n era esse ;) era a tal decisão eheheh ma isso será contas de outro rosário :P
Sim. Essas contas não te preocupes que eu vou vos actualizando por PM. :-p

Re: BMW i3 REx

Enviado: quarta jul 08, 2015 6:03 pm
por Volt
Vivas a todos.

Acerca do IUC, devo dizer que a lei não está nada adaptada aos veículos PlugIn. Parece-me mesmo uma enorme injustiça face ao objectivo da lei. Enfim...
Um carro que usa maioritariamente o motor eléctrico e que até pode não emitir qualquer CO2, paga o mesmo que um carro que emita até 120 gramas de CO2 por km.
O i3 com REx tem declarado "emitir" 13 gramas de CO2 por quilómetro (sem REx seriam 0 gramas). Isto quer dizer que calha no escalão mais baixo (57.76€), ao qual se soma a taxa sobre a cilindrada até 1250cc (28.15€ - escalão mais baixo também, visto que o seu gerador apenas tem 650cc) e se multiplica pelo factor idade (1.15 - aplicável a todos os carros desde 2010). O resultado é (57.76+28.15)*1.15=98.80€.
Esta "injustiça" é parecida com aquela das motas (especialmente as de injecção) com mais de 750cc (e com menos de 19 anos de idade) pagarem mais de 120€ de IUC. Uma lei desajustada. Enfim...
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Re: BMW i3 REx

Enviado: quarta jul 08, 2015 11:52 pm
por serges
Não falemos sobre isso...
Os 140€ do ampera dao me uma comichão...

Re: BMW i3 REx

Enviado: terça jul 14, 2015 7:30 pm
por Volt
Vivas a todos.

Vou falar um pouco sobre os modos de carregamento e sobre os modos de "andamento".

-- Foto do cabo e das suas fichas.
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O i3 vem com um cabo mennekes para abastecermos nos postos Mobi.E e com um carregador doméstico (EVSE) para carregarmos em casa ou no café da esquina. Ambos são ajustáveis (configuramos no carro).

-- Foto do ecrã onde se configura a coisa.
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No caso do mennekes, creio que o ajuste se limita à escolha entre os 16 ou 32 amperes (3.7 ou 7.4 kWh). Ainda não encontrei um Mobi.E onde possa testar isto a 32A...
Já o carregador doméstico, ele tem três modos de carregamento.

-- Foto do ecrã onde se vêem os modos de carregamento doméstico.
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O carregamento máximo dá 2.5 ou 2.6 kWh (cerca de 11A), o reduzido dá 1.5 kWh (cerca de 7A), ao passo que o baixo dá 1.25 kWh (cerca de 5.5A).

Os modos de "andamento" são três: Confort, Eco Pro e Eco Pro +.
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O modo Confort é uma "besta". Perdoem-me a frontalidade, mas o modo Confort é muito pouco suave no acelerador e coloca disponível ao mais leve dos pés os seus 170 cavalos de potência. Não tem qualquer limite (excepto o da velocidade máxima, 150 kph). Este é, obviamente, o modo "menos poupado" na autonomia... Por defeito, sempre que ligamos o carro este modo está activo.
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O modo Eco Pro é bem mais suave na condução e tem limite (ajustável) na velocidade máxima (eu tinha 130 kph) e no Ar Condicionado (também ajustável - eu tinha 60% de potência).
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O modo Eco Pro + é o modo mais "poupadinho". Limita a velocidade máxima a 90 kph (não ajustável) e desactiva o AC (só temos ventilação).
Apesar disso, se carregarmos a fundo no acelerador, o i3 ignora os limites temporariamente. É simpático (e cola as costas de qualquer um ao banco do carro!). :-).

Re: BMW i3 REx

Enviado: terça jul 14, 2015 11:13 pm
por t3lmo
Podes ir testar os 32A mobi.e na A16 (Prio) sentido Sintra-Queluz ;)

Re: BMW i3 REx

Enviado: quarta jul 15, 2015 10:11 am
por Volt
É verdade, ainda não fui a esse posto, pois não me fica no caminho. É este, certo? http://www.electromaps.com/puntos-de-re ... cao-sintra

Re: BMW i3 REx

Enviado: quarta jul 15, 2015 4:18 pm
por rnlcarlov
Por acaso parece que é o do sentido inverso. Sintra-CREL.