Os meus projectos em Solar e Eólico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas, finalmente abro aqui o meu tópico com os meus projectos, no entanto vou tentar copiar o que já tinha inserido em outro post mas no tópico do amigo Emanuel e assim fica já tudo aqui desde o inicio, e depois é só começar a inserir os novos updates nos posts seguintes ok..

Primeiro projecto instalado e a funcionar em Agosto de 2014 :

Post antigo :

" Boas amigos, peço desculpa pelo atraso mas não tenho tido tempo para meter aqui as imagens do meu sistema, hoje tive um tempinho e estive a editar as mesmas e meti tudo em 1, quer dizer algumas delas, mas como se constuma dizer é pequeno ( o sistema ) mas já faz maravilhas hehehehe..

Com o sistema atual instalado tenho todas as luzes da vivenda na parte de baixo ligadas, dá para fazer carregamentos de electrónica e já fiz testes para troca das lampadas da garagem que são 7 de 1.20mt, onde estas gastam imenso, no entanto estas vão ser alteradas também para leds e por fases, mas sempre tendo em atenção aos amperes que todo o sistema vai puxando, para já não quero passar dos 2 a 4 amperes/h, mas penso que não irá chegar aos 4A com todas as luzes já ligadas e alguma electrónica, e isto porque tenho várias luzes á volta da vivenda e estas só gastam 0.6A, são de 2.4W ( luz fria ) com 48 smd, e estou muito satisfeito com o resultado.

Tinha umas imagens do valor do load e já não sei o que fiz as mesmas, tenho de ver se estão nos portáteis..

Nestas imagens por baixo no quadrado de madeira em preto onde se encontram os monitores digitais e o analogico, tinha lá metido um shunt de 100A, mas depois retirei-o porque para já não faz lá falta visto que no momento não vou puxar muito pelas baterias, entretanto ao retirar o shunt fiz mais umas pequenas alterações, mas o básico está aí nas imagens.

Amigo Emanuel eu sei que é pouquinho ainda, mas com o tempo vou lá chegar hehehehe..

Em relação ao suportes quero vos dizer que não meti os suportes indicados para os paineis, arranjei uns porreiros que me ficaram a metade do preço, esta era uma barra única de 6 metros que mandei cortar ao meio e assim deram 2 de 3mts e poupei cerca de 26 € o que me deu para comprar outros acessórios, e como fui eu que fiz tudo ficou super barata toda a instalação, nos paineis vou ter de fazer uma pequena alteração, que será incliná-los um pouco para a esquerda para tirar mais proveito do sol, mas como já não tinha muito tempo até para os instalar por isso estes tiveram de ficar a direito, mas mesmo assim não ficaram mal, porque as 12h00 tenho logo o sol por cima deles, e até ás 19h apanham sempre sol, mas com a inclinação correcta vou tirar mais proveito até essa hora..

Eu sei que não muito mas espero que gostem, o sistema neste momento está a trabalhar sozinho sem ninguém por perto, talvez no final de novembro lá vá 1 ou 2 dias e depois para o natal, vamos ver..

Cumps.. "

Imagem Inserida na altura :

Imagem
Anexos
0.2 (Copy).jpg
0.2 (Copy).jpg (166.84 KiB) Visto 3967 vezes
0.1 (Copy).jpg
0.1 (Copy).jpg (44.31 KiB) Visto 3967 vezes
Última edição por AngelSpeedy em quinta ago 06, 2015 3:13 am, editado 4 vezes no total.
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Bem para quem pretender começar nesta área e não queira gastar nos suportes originais dos paineis, aqui fica a minha solução instalada e a funcionar sem problemas e suporta ventos bem fortes..

O suporte tinha 6 metros e mandei cortar em 2 ficando 2 com 3 metros e assim deu para cima e para baixo, poupando em mais um suporte..

Foram cravados ferro de rosca dentro da placa e telhas + buchas de aço + bucha quimica no suporte, e assim só se voar o telhado todo é que aquilo sai dali, hehehehe..

Esta é uma solução bem económica, um suporte destes anda nos 20 € com 6 metros..

Aqui ficam as imagens :
Anexos
1.0 (Copy).jpg
1.0 (Copy).jpg (82.81 KiB) Visto 3967 vezes
2 (Copy).jpg
2 (Copy).jpg (91.7 KiB) Visto 3967 vezes
3 (Copy).jpg
3 (Copy).jpg (89.52 KiB) Visto 3967 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Bem aqui ficam alguma modificações efectuadas em Abril de 2015, o painel de monitorização ficou incompleto devido a não ter chegado a tempo o resto do material que era necessário..
Anexos
14 (Copy).jpg
14 (Copy).jpg (72.35 KiB) Visto 3967 vezes
16 (Copy).jpg
16 (Copy).jpg (50.8 KiB) Visto 3967 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Novas modificações em Agosto de 2015, desta vez removi tudo e irei começar de novo as cabelagens, isto porque será trocado os cabos que vem dos paineis até ao controlador por um cabo melhor, e será inserido também novos cabos no sistema interno..

Sendo assim e para tentar estar o mais actualizado possível, começo aqui as mais recentes imagens e nestas serão com os 1ºs testes ao novo controlador MPPT de 40A e novos módulos digitais, junto a este irei usar o antigo PWM que tem sido muito bom este tempo todo e passará a controlar a eólica onde também junto já algumas imagens..

Siga as imagens :
Anexos
18 (Copy).jpg
18 (Copy).jpg (43.65 KiB) Visto 3952 vezes
21 (Copy).jpg
21 (Copy).jpg (56.11 KiB) Visto 3952 vezes
29.jpg
29.jpg (74.58 KiB) Visto 3952 vezes
Última edição por AngelSpeedy em quinta ago 06, 2015 3:51 am, editado 1 vez no total.
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Mais umas da eólica..
Anexos
31.jpg
31.jpg (77.49 KiB) Visto 3951 vezes
30.jpg
30.jpg (62.36 KiB) Visto 3951 vezes
22 (Copy).jpg
22 (Copy).jpg (58.54 KiB) Visto 3951 vezes
Última edição por AngelSpeedy em quinta ago 06, 2015 3:56 am, editado 1 vez no total.
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Motor já testado e com voltagem perto dos 40 V, consegue alimentar uma lâmpada de 12v de leds só com o rodar do dedo..

Já comecei a pintar as pás, e a isolar o motor, mais logo insiro mais algumas imagens, visto que ainda estou a tentar finalizar a eólica..

Isto não é fácil ter 2 sistemas para fazer ao mesmo tempo, acho que vou sair de férias mais cansado do que entrei hehehe, mas é por uma boa causa..

Últimas imagens por agora...
Anexos
25 (Copy).jpg
25 (Copy).jpg (76.7 KiB) Visto 3952 vezes
27 (Copy).jpg
27 (Copy).jpg (66.62 KiB) Visto 3952 vezes
28 (Copy).jpg
28 (Copy).jpg (69.42 KiB) Visto 3952 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por Emanuel Couto »

Já passo cá para comentar!
Agora vou descansar uma beca... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por Emanuel Couto »

Bem amigo, para quem dizia que não tinha grande coisa... :)

Estou a "ver" que já tens aí um sistema há maneira! Com eólica e tudo.

E tudo feito por ti, estás sem dúvida de parabéns ;)

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por accoelho »

Pouco à pouco o projeto vai crescendo....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas Emanuel, epa olha posso te dizer que o controlador que comprei da Ep Solar é fantástico, faz o que promete e tem funções muito porreiras, agora sim mete as baterias no máximo que podem chegar, visto serem baterias de carro usadas só conseguem chegar aos 85 % de carga, após isto diz que está caregado, mas realmente não está no máximo, e tudo por já estarem velhotas, mas como tu disseste no teu tópico eu posso dizer o mesmo, já lá vai 1 ano com baterias usadas e só 1 é que foi á vida, por isso mesmo assim compensa bastante..

Em relação á eólica espero meter a mesma a funcionar ou este fim de semana ou no decorrer da semana que vem, só me falta o adaptador para o cabo não enrolar ao girar, mas vou meter a mesma no telhado para fazer testes em quanto espero pelo adaptador..

Amigo accoelho, isto dá trabalho mas depois de pronto é outra coisa hehehehe..

No entanto aqui fica mais umas imagens, desta vez foi já a manutenção das baterias que vão ficar a trabalhar, neste caso agora fico só com 150Ah, visto que 1 foi para a sucata :

Manutenção feita :

Verificação do nível de água
Verificação do ácido
Limpeza dos bornes
Lubrificação com vaselina nos bornes
Inserção de massa consistente nos bornes ( evita aparecer ferrugem ou a aquela pasta branca que aparece nos bornes das baterias )
Anexos
DSC_2323 (Copy).jpg
DSC_2323 (Copy).jpg (63.35 KiB) Visto 3859 vezes
DSC_2327 (Copy).jpg
DSC_2327 (Copy).jpg (67.91 KiB) Visto 3859 vezes
DSC_2330 (Copy).jpg
DSC_2330 (Copy).jpg (60.03 KiB) Visto 3859 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por super.byke »

Parabéns pelo projeto. É bom ver isto a crescer !!!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por MRider »

Belo projeto sim senhor.

Tens muito vento na tua zona ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas MRider, olha aqui na casa de férias tem muito vento, mesmo em dias de verão pode estar 35 graus e estar um óptimo vento, a casa tem a vantagem de estar virada para uma serra onde os ventos vem de rajada sempre a descer e por isso aqui tem alturas em que os ventos são fortes, já no inverno é a toda a hora e sempre ventos bem fortes, até tenho o receio da ventoinha poder partir nessa altura, mas só fazendo alguns testes antes de a meter no telhado..

Eu já a tenho montada no poste mas no piso de baixo e ontem como estava bom vento aproveitei e fiz alguns ensaios e reparei que a ventoinha precisava de mais peso atrás, mas também o eixo que a faz rodar não é nada de especial, foi só para safar agora porque estou a espera de um eixo em condições, mas mesmo assim já deu para concluir algumas coisas e a principal é que não pode ir para o telhado sem um bom eixo e sem estar bem calibrada e sem vibrações..

Eu tenho um vídeo do ensaio que fiz e depois meto aqui, tenho de fazer o upload para o meu servidor..

Em relação ao solar já tenho a monitorização completa, só falta passar o novo cabo do telhado até ao controlador, no entanto fiz um circuito simples com protecção que me indica com 3 leds cada entrada do controlador e se está a funcionar ou não, e este também passa a energia até as baterias e ao load.. Só em testes arrebentei 12 fusíveis de vidro para me certificar que ao exceder a amperagem que os mesmos arrebentavam, assim agora já tenho a certeza que o sistema está seguro..

Bom agora só falta pôr ao lado do sistema de monitorização solar o sistema que irá monitorizar a eólica, mas são mais uns dias, ainda vou fazer mais uma placa de circuito igual á do solar..

Aqui fica mais umas imagens :

1ª - Polimento das pás após a pintura
2ª - Eólica já instalada provisoriamente para os 1ºs testes de voo
3ª - Preparação para criação do circuito

Abraços..
Anexos
DSC_2334 (Copy).jpg
DSC_2334 (Copy).jpg (136.42 KiB) Visto 3782 vezes
DSC_2340 (Copy).jpg
DSC_2340 (Copy).jpg (43.98 KiB) Visto 3782 vezes
DSC_2344 (Copy).jpg
DSC_2344 (Copy).jpg (81.96 KiB) Visto 3782 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por Emanuel Couto »

Está-se a compor, sim senhor... Esta placa faz - me lembrar os meus projetos de eletrónica :)

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Epa esta placa quase que esta dava para ir para a secção de projectos caseiros, mas por agora esta irá ficar mesmo por aqui..

Gosto de fazer estes circuitos dá outra imagem ao sistema além de protegê-lo e de fazer de indicador de funcionalidade..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigos, aqui vai mais um update no Solar e Eólica

Pois bem, finalmente no domingo lá consegui acabar o painel de monitorização do sistema solar, penso que agora tem tudo o que queria em termos de digital e analógico, visto isto já estou a tratar do sistema da eólica, mas devido ao eixo novo que chegou não ser o indicado, tive de alterar os planos e improvisar, sendo assim amanhã se tudo correr bem já tenho o novo eixo e desta vez ficará soldado a barra que liga ao poste principal, este como é bem grande penso que irá dar para um futuro upgrade com um motor maior, pelo menos tem tamanho para aguentar..

No solar agora já tem um amperímetro digital que mostra o que está a vir dos painéis e a entrar no controlador e depois o analógico ao meio mostra o que o controlador está a enviar para as baterias, neste caso será sempre a mais do que os painéis estão a mandar..

Adicionei também na lateral direita um relógio digital, e isto porque uma pessoa perde a noção das horas quando estamos entretidos a fazer algo no sistema ou na garagem com outra coisa, e assim basta olhar para o sistema e está lá sempre um relógio hehehehe..

No load, tem 1 voltímetro digital que diz a diferença que as baterias tem quando está a gastar, por exemplo no meio diz o valor real das baterias e ao lado dtº a diferença quando está em load, por ex : as baterias mostram no digital do meio que tem 12.7v e ao lado dtº quando em load activo diz 12.4v, assim sei sempre os 2 valores, o real e o provisório que vai mostrando ao momento que vai gastando, nesta área do load também tem um amperímetro digital e analógico para um controlo mais fiável..

Na eólica podem ver que logo no início do vídeo que a mesma abana devido ao eixo não ser estável e tudo devido aqueles suportes não serem os indicados para isto, ainda á muita gente que os usa mas nem sabem o risco que correm se aquilo partir, mas enfim ainda bem que este meu foi só para testes..

Também já fiz o circuito para a ventoinha, é igual ao do solar só que não terá o load, visto que a eólica não irá usar qualquer load, simplesmente esta servirá para injectar energia nas baterias e depois o controlador solar faz o resto..

Já arranjei mais 2 baterias usadas e estas com 12.6v de carga e com bons indicadores, aproveitei e fiz logo uma limpeza e uma vistoria as mesmas, assim já fico com 4 no sistema e andará o total nos 300Ah, mas quero ver se para a semana me arranjam mais 2 boas para ficar com 6 e perto dos 500Ah.. ;)

Nota : No video do sistema solar ainda não estão as "novas" baterias, isto porque o vídeo foi feito a uns dias atrás ok..


No entanto de seguida podem ver as imagens e os links para os videos..


Video 1 : Sistema Solar : http://www.upsending.com/vds/solar.mp4

Video 2 : Primeiro pequeno voo de teste da eólica : http://www.upsending.com/vds/eolica.mp4


Cumps..
Anexos
DSC_2413 (Copy).jpg
DSC_2413 (Copy).jpg (53.82 KiB) Visto 3703 vezes
DSC_2425 (Copy).jpg
DSC_2425 (Copy).jpg (114.49 KiB) Visto 3703 vezes
DSC_2427 (Copy).jpg
DSC_2427 (Copy).jpg (107.5 KiB) Visto 3703 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por Emanuel Couto »

Está a ficar cada vez melhor... :)
Depois passo cá para colocar uma questão.

Continua assim, que vais muito bem.

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por dmorgado »

Parabéns pela ousadia. Aguardo resultados

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas, obrigado dmorgado realmente é algo que dá prazer de ver a funcionar depois de pronto ;), em relação a bateria do lado dtº da imagem, o borne da mesma partiu ao apertar o adaptador, penso que o mesmo já estava rachado devido a eles meterem as baterias umas em cima de outras á maluca, mas no entanto fui ao sitio onde adquiri as mesmas e trocaram-me por outra com a voltagem perto do 12.7, o que é ainda melhor, sendo assim já terei as 4 a funcionar hoje após fazer a vistoria a esta.. Como disse em cima para a semana vou ver se adquiro mais 2 para ficar de momento com 6 e perto dos 500Ah, penso ser mais do que suficiente para o que quero gastar de momento..

Também já tenho o novo eixo da eólica pronto e tudo com a ajuda de um novo parceiro que arranjei por estes lados e que me fez todas as soldaduras para este novo eixo através das minhas ideias, agora vou instalar tudo e pintar e depois vou ver como se porta no próximo voo..

Novidades para breve..

Abraços..
Última edição por AngelSpeedy em quinta ago 13, 2015 1:59 am, editado 1 vez no total.
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por dmorgado »

Aguardo com muita curiosidade a eólica, já que todo resto está impecável!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”