Auto-Consumo
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: segunda nov 09, 2015 3:52 pm
Auto-Consumo
Boa Tarde, Tenho uma Casa no qual pretendo fazer uma instalação para auto-consumo, Gasto uma média de 600KW Mensais, gostava de saber que tipo de painéis me aconselham e a quantidade estava a pensar colocar painéis de 250w mas não sei quais serão mais adequados 12v ou 24v . Fico a Aguardar.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta mar 29, 2013 12:41 pm
Re: Auto-Consumo
Olá
O que é importante é saber qual o seu perfil de consumo, isto é, quanto consome de dia e se é duma forma contínua ou variável. Assim será mais fácil determinar o número de painéis a instalar. O ideal para não estar a produzir energia a mais será sempre consumir toda a energia produzida.
O que é importante é saber qual o seu perfil de consumo, isto é, quanto consome de dia e se é duma forma contínua ou variável. Assim será mais fácil determinar o número de painéis a instalar. O ideal para não estar a produzir energia a mais será sempre consumir toda a energia produzida.
-
Autor do tópico - Membro
Olá, trata-se de uma moradia com piscina, neste caso tem alturas do dia que poderá ter mais consumos quando as próprias bombas da piscina estão a funcionar, de resto trata se de um consumo normal sendo que em casa é mais utilizado durante o periudo da noite, no entanto devo mencionar que tenho o quadro eléctrico dos antigos e pelo que penso ter percebido se tiver a produzir mais energia durante o dia do que o que esta a ser utilizado o contador pode andar no inverso correcto?
Tirando a ideia de colocar vários painéis para injectar na rede, montei um sistema de 2 paineis de 2 250w/24v com 2 Baterias de 250Amp e um conversor de corrente que vai ate os 3000w que me serve para alimentar uma bomba da cisterna e iluminação da vivenda no exterior durante a noite.
Como sou muito novo no assunto queria saber opiniões para poder ter quase a casa com auto consumo, a ideia era basicamente colocar alguns painéis com um inversor/ carregador para injectar energia na rede e também carregar as baterias para utilizar essa energia durante a noite.
Tirando a ideia de colocar vários painéis para injectar na rede, montei um sistema de 2 paineis de 2 250w/24v com 2 Baterias de 250Amp e um conversor de corrente que vai ate os 3000w que me serve para alimentar uma bomba da cisterna e iluminação da vivenda no exterior durante a noite.
Como sou muito novo no assunto queria saber opiniões para poder ter quase a casa com auto consumo, a ideia era basicamente colocar alguns painéis com um inversor/ carregador para injectar energia na rede e também carregar as baterias para utilizar essa energia durante a noite.
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Ótimo projeto.
FabioG, ficamos curiosos para saber mais de si
Porque não passa pelas apresentações
FabioG, ficamos curiosos para saber mais de si

Porque não passa pelas apresentações

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Autor do tópico - Membro
Ja passei por la, e desde já Parabéns pelo excelente projecto que fez.. já reparei que estão la muitas horinha/€ gastos.
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Obrigado...FabioG Escreveu:Ja passei por la, e desde já Parabéns pelo excelente projecto que fez.. já reparei que estão la muitas horinha/€ gastos.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am
media de 600kw mensais é muita fruta....
tudo bem que tem bomba para a piscina mas mesmo assim!!!
tem de ter outro tipo de equipamento para consumir tanta energia (ar condicionado, aquecedores eléctricos)
mas se tem um contador dos antigos esqueça as baterias, o contador de dia anda tras e á noite anda para a frente
tem de ter outro tipo de equipamento para consumir tanta energia (ar condicionado, aquecedores eléctricos)
mas se tem um contador dos antigos esqueça as baterias, o contador de dia anda tras e á noite anda para a frente

-
Autor do tópico - Membro
sim é um pouco, por enquanto não tenho ar condicionado nem aquecedores a trabalhar , mas é algo que que por mais tarde depois de ter já um auto consumo.. pois neste caso tou usar apenas as baterias para alimentar a iluminação exterior e a bomba da cisterna. o que me aconselham em termos de quantidade de painéis para cobrir estes 600Kwt e material?
-
Autor do tópico - Membro
sim é um pouco consumo por volta dos 500kw mas já estou a colocar um pouco a mais para contar com are condicionado que pretendo instalar mais tarde e contanto com as bombas da piscina a trabalhar muito mais tempo do que o que tenho de momento , o que me aconselham a colocar em termos de painéis/quantidade e material para uma instalação desta?
-
- Membro Gold
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Mas nesse caso nada de fazer comunicação prévia da instalação, ou o contador é mudado mais mês menos mês. Sei por experiência.fsilva Escreveu:media de 600kw mensais é muita fruta....
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Com um contador antigo, eu também acho que poderia não utilizar as baterias.
Mas não concordo que utilize a rede para armazenar 600kwh/mês.
Mas não concordo que utilize a rede para armazenar 600kwh/mês.
sergiomms
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
O melhor é ver um registo contínuo dos consumos ao longo de um dia (ou semana, se se quiser ser mais minucioso) num gráfico, e ver de que formas se poderia transformar a curva resultante numa que seja o mais plana possível (meter uma máquina a trabalhar de cada vez em vez de ambas ao mesmo tempo, coisas desse género)...
Depois dimensionar o autoconsumo para ligeiramente acima do mínimo registado, e adicionar-lhe a potência necessária para carregar as baterias diariamente.
Estou a especular um pouco, mas seria o que eu faria
Depois dimensionar o autoconsumo para ligeiramente acima do mínimo registado, e adicionar-lhe a potência necessária para carregar as baterias diariamente.
Estou a especular um pouco, mas seria o que eu faria

-
Autor do tópico - Membro
vou ter que fazer um estudo melhor para ver os consumos diarios e quais as alturas de mais consumos, mas estava a pensar comecar por colocar
um multinversor destes :
Equipamento solar tudo-em-um Ecosolar Multiplus 3Kva 24V, composto por um potente inversor de corrente de donda pura de 2400W (pico de 4800), um regulador de carga de 50A e um carregador de baterias de 30A. Esta unidade dispõe de um ecrã através do qual se pode controlar o funcionamento da instalação solar e configurar os parâmetros de uso de cada componente. Dispõe de uma alta fiabilidade e de eficiência superior a 93%. É ideal para utilizar em todo o tipo de instalações solares em vivendas, casas, quintas, casas de campo, hortos, etc., graças à sua fácil montagem e utilização.
alguma opiniao sobre ele? e ligar lhe 6 paineis de 250w para começar.

Equipamento solar tudo-em-um Ecosolar Multiplus 3Kva 24V, composto por um potente inversor de corrente de donda pura de 2400W (pico de 4800), um regulador de carga de 50A e um carregador de baterias de 30A. Esta unidade dispõe de um ecrã através do qual se pode controlar o funcionamento da instalação solar e configurar os parâmetros de uso de cada componente. Dispõe de uma alta fiabilidade e de eficiência superior a 93%. É ideal para utilizar em todo o tipo de instalações solares em vivendas, casas, quintas, casas de campo, hortos, etc., graças à sua fácil montagem e utilização.
alguma opiniao sobre ele? e ligar lhe 6 paineis de 250w para começar.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
O Ecosolar e todas as outras marcas que existem são copias do Axpert 3Kva pois a fabrica é a mesma. Eu gosto dele, só tem um defeito, não se dá bem com a humidade.
E podes comprar cá em Portugal com outro nome mais barato que esse da foto.
E podes comprar cá em Portugal com outro nome mais barato que esse da foto.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.

-
Autor do tópico - Membro
Não conheço lojas de Portugal. Onde posso encontra-lo por ca? no meu caso não ha esse problema que vai ficar num local fechado..
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
fala com o pedrolima cá do forum.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.

-
Autor do tópico - Membro
Tenho algumas duvidas em relação aos carregadores / inversores se por exemplo tiver 4 painéis de 250w (mais tarde será para colocar mais) se tiver o carregador/inversor ligado as 2 baterias de 250ha durante a noite ele injeta a energia na rede? que tipo de inversor aconselham relação preço/ qualidade e se possível com monitorização?
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Supostamente os inversores híbridos nunca injectam na rede... Escolhem a fonte de energia consoante a potência a ser consumida (painéis, se não chegar passa para bateria, se não chegar passa para rede), e se não houver consumo a carga das baterias é preservada para quando houver...
Pelos menos foi o que li deles, e que me pareceu que tinha mais lógica
Pelos menos foi o que li deles, e que me pareceu que tinha mais lógica

-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
É isso mesmo jmflorencio.
-
Autor do tópico - Membro
Uma pergunta de quem pouco ou quase nada sabe sobre os inversores.. os inversores híbridos podem ser ligados a qualquer ponto de Luz em casa?