Auto-Consumo

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
FabioG
Membro
Membro
Registado: segunda nov 09, 2015 3:52 pm

Auto-Consumo

Mensagem por FabioG »

Boa Tarde, Tenho uma Casa no qual pretendo fazer uma instalação para auto-consumo, Gasto uma média de 600KW Mensais, gostava de saber que tipo de painéis me aconselham e a quantidade estava a pensar colocar painéis de 250w mas não sei quais serão mais adequados 12v ou 24v . Fico a Aguardar.

Cumprimentos

antonio.campea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mar 29, 2013 12:41 pm

Re: Auto-Consumo

Mensagem por antonio.campea »

Olá
O que é importante é saber qual o seu perfil de consumo, isto é, quanto consome de dia e se é duma forma contínua ou variável. Assim será mais fácil determinar o número de painéis a instalar. O ideal para não estar a produzir energia a mais será sempre consumir toda a energia produzida.

Autor do tópico
FabioG
Membro
Membro

Mensagem por FabioG »

Olá, trata-se de uma moradia com piscina, neste caso tem alturas do dia que poderá ter mais consumos quando as próprias bombas da piscina estão a funcionar, de resto trata se de um consumo normal sendo que em casa é mais utilizado durante o periudo da noite, no entanto devo mencionar que tenho o quadro eléctrico dos antigos e pelo que penso ter percebido se tiver a produzir mais energia durante o dia do que o que esta a ser utilizado o contador pode andar no inverso correcto?

Tirando a ideia de colocar vários painéis para injectar na rede, montei um sistema de 2 paineis de 2 250w/24v com 2 Baterias de 250Amp e um conversor de corrente que vai ate os 3000w que me serve para alimentar uma bomba da cisterna e iluminação da vivenda no exterior durante a noite.

Como sou muito novo no assunto queria saber opiniões para poder ter quase a casa com auto consumo, a ideia era basicamente colocar alguns painéis com um inversor/ carregador para injectar energia na rede e também carregar as baterias para utilizar essa energia durante a noite.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Ótimo projeto.

FabioG, ficamos curiosos para saber mais de si :)

Porque não passa pelas apresentações :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
FabioG
Membro
Membro

Mensagem por FabioG »

Ja passei por la, e desde já Parabéns pelo excelente projecto que fez.. já reparei que estão la muitas horinha/€ gastos.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

FabioG Escreveu:Ja passei por la, e desde já Parabéns pelo excelente projecto que fez.. já reparei que estão la muitas horinha/€ gastos.
Obrigado... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Mensagem por fsilva »

media de 600kw mensais é muita fruta....
tudo bem que tem bomba para a piscina mas mesmo assim!!!
tem de ter outro tipo de equipamento para consumir tanta energia (ar condicionado, aquecedores eléctricos)

mas se tem um contador dos antigos esqueça as baterias, o contador de dia anda tras e á noite anda para a frente :)

Autor do tópico
FabioG
Membro
Membro

Mensagem por FabioG »

sim é um pouco, por enquanto não tenho ar condicionado nem aquecedores a trabalhar , mas é algo que que por mais tarde depois de ter já um auto consumo.. pois neste caso tou usar apenas as baterias para alimentar a iluminação exterior e a bomba da cisterna. o que me aconselham em termos de quantidade de painéis para cobrir estes 600Kwt e material?

Autor do tópico
FabioG
Membro
Membro

Mensagem por FabioG »

sim é um pouco consumo por volta dos 500kw mas já estou a colocar um pouco a mais para contar com are condicionado que pretendo instalar mais tarde e contanto com as bombas da piscina a trabalhar muito mais tempo do que o que tenho de momento , o que me aconselham a colocar em termos de painéis/quantidade e material para uma instalação desta?

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

fsilva Escreveu:media de 600kw mensais é muita fruta....
tudo bem que tem bomba para a piscina mas mesmo assim!!!
tem de ter outro tipo de equipamento para consumir tanta energia (ar condicionado, aquecedores eléctricos)

mas se tem um contador dos antigos esqueça as baterias, o contador de dia anda tras e á noite anda para a frente :)
Mas nesse caso nada de fazer comunicação prévia da instalação, ou o contador é mudado mais mês menos mês. Sei por experiência.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Com um contador antigo, eu também acho que poderia não utilizar as baterias.
Mas não concordo que utilize a rede para armazenar 600kwh/mês.
sergiomms

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

O melhor é ver um registo contínuo dos consumos ao longo de um dia (ou semana, se se quiser ser mais minucioso) num gráfico, e ver de que formas se poderia transformar a curva resultante numa que seja o mais plana possível (meter uma máquina a trabalhar de cada vez em vez de ambas ao mesmo tempo, coisas desse género)...

Depois dimensionar o autoconsumo para ligeiramente acima do mínimo registado, e adicionar-lhe a potência necessária para carregar as baterias diariamente.

Estou a especular um pouco, mas seria o que eu faria ;-)

Autor do tópico
FabioG
Membro
Membro

Mensagem por FabioG »

vou ter que fazer um estudo melhor para ver os consumos diarios e quais as alturas de mais consumos, mas estava a pensar comecar por colocar Imagem um multinversor destes :

Equipamento solar tudo-em-um Ecosolar Multiplus 3Kva 24V, composto por um potente inversor de corrente de donda pura de 2400W (pico de 4800), um regulador de carga de 50A e um carregador de baterias de 30A. Esta unidade dispõe de um ecrã através do qual se pode controlar o funcionamento da instalação solar e configurar os parâmetros de uso de cada componente. Dispõe de uma alta fiabilidade e de eficiência superior a 93%. É ideal para utilizar em todo o tipo de instalações solares em vivendas, casas, quintas, casas de campo, hortos, etc., graças à sua fácil montagem e utilização.

alguma opiniao sobre ele? e ligar lhe 6 paineis de 250w para começar.

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

O Ecosolar e todas as outras marcas que existem são copias do Axpert 3Kva pois a fabrica é a mesma. Eu gosto dele, só tem um defeito, não se dá bem com a humidade.
E podes comprar cá em Portugal com outro nome mais barato que esse da foto.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Autor do tópico
FabioG
Membro
Membro

Mensagem por FabioG »

Não conheço lojas de Portugal. Onde posso encontra-lo por ca? no meu caso não ha esse problema que vai ficar num local fechado..

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

fala com o pedrolima cá do forum.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Autor do tópico
FabioG
Membro
Membro

Mensagem por FabioG »

Tenho algumas duvidas em relação aos carregadores / inversores se por exemplo tiver 4 painéis de 250w (mais tarde será para colocar mais) se tiver o carregador/inversor ligado as 2 baterias de 250ha durante a noite ele injeta a energia na rede? que tipo de inversor aconselham relação preço/ qualidade e se possível com monitorização?

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Supostamente os inversores híbridos nunca injectam na rede... Escolhem a fonte de energia consoante a potência a ser consumida (painéis, se não chegar passa para bateria, se não chegar passa para rede), e se não houver consumo a carga das baterias é preservada para quando houver...

Pelos menos foi o que li deles, e que me pareceu que tinha mais lógica ;)

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

É isso mesmo jmflorencio.

Autor do tópico
FabioG
Membro
Membro

Mensagem por FabioG »

Uma pergunta de quem pouco ou quase nada sabe sobre os inversores.. os inversores híbridos podem ser ligados a qualquer ponto de Luz em casa?

Responder

Voltar para “Autoconsumo”